Page 1

JORNAL

ACREDITAR

Distribuição Gratuita Ano 8 | nº 27 Julho/Agosto/Setembro 2018

Informativo Trimestral da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer Informe Publicitário Porto Alegre e Bento Gonçalves

Embora 80% dos fumantes demonstrem vontade de parar de fumar, pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde apontam que apenas 3% conseguem parar definitivamente ...(p.7)

O Câncer de Pulmão é uma das principais causas de morte entre as neoplasias no Brasil, com 28.220 casos novos em 2016, sendo a principal causa de morte por câncer entre homens, e a segunda maior entre as mulheres ...(p.8)


JORNAL

ACREDITAR

2

INFORMATIVO TRIMESTRAL DA AAPECAN INFORME PUBLICITÁRIO

EDITORIAL

HISTÓRICO

N

o ano em que a Aapecan comemora seus 13 anos de atuação no Rio Grande do Sul é ainda mais importante darmos visibilidade para questões que envolvem o cotidiano do paciente oncológico, nossos usuários, bem como seus familiares e cuidadores. Assim nesta edição, ilustramos um pouco do trabalho realizado em cada unidade e que os leitores poderão vislumbrar a partir das matérias escritas. E por fim, artigos escritos por especialistas dão alusão a data de 29 de agosto que foi instituída como o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Esta edição do jornal Acreditar colabora com esta campanha fazendo um alerta sobre os malefícios do cigarro para a saúde e informando seus leitores sobre os números alarmantes de casos de câncer de pulmão, garganta e boca, doenças que estão intimamente ligadas ao hábito de fumar. O lema “Nós Acreditamos na Vida” não é apenas uma marca registrada da Aapecan. Cada integrante das equipes técnicas e todos colaboradores das 14 unidades espalhadas pelo estado estão cientes de que os usuários são a prioridade da instituição. É por eles e suas famílias que trabalhamos e dedicamos nossas ações e conquistas. Desejamos uma ótima leitura!

PALAVRA DO COLABORADOR Carlos Alberto Costa Sedrez - Empresário Pelotas

Sou colaborador há mais de cinco anos da Aapecan, Unidade Pelotas. Reconheço o valor do apoio e a importância do trabalho da entidade junto às pessoas que não tem possibilidades de enfrentar o Câncer. Sempre que eu posso, ajudo ainda mais, pois já passei pela experiência do diagnóstico da doença com a minha esposa, e sei o quanto é difícil este momento e requer amparo de todas as formas.

DEPOIMENTO DA USUÁRIA 0

Eni Maria Somensi da Silva, 69 anos

Conheci a Aapecan através do CRAS. Posso dizer pra você, que se não fosse a Aapecan hoje eu não estaria aqui. Já são mais de 8 anos que sou auxiliada pela entidade. Desde o primeiro momento que fiz o cadastro, já recebi a ajuda. Sempre que posso participo do grupo de apoio ou vai o meu marido no meu lugar, quando eu não consigo me locomover! Eu estava no fundo do poço, mas quando apareceu a Aapecan mudou tudo, pois chegou a ajuda que eu precisava para enfrentar o câncer.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO:

• •

A

Aapecan é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, criada de acordo com a Lei Federal nº 9790/99, com sede e foro no município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, tem 14 unidades instaladas no Estado: Bagé, Bento Gonçalves, Camaquã, Caxias do Sul, Ijuí, Lagoa Vermelha, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. A ideia de abrir uma Organização Não Governamental (ONG) que atendesse as pessoas com câncer, surgiu de um grupo de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes. Durante estas visitas, perceberam a dificuldade que enfrentavam as pessoas com câncer em terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente pósinternação, já que, a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários são de custo elevado. Assim a Aapecan foi criada com o compromisso de dar suporte aos usuários e seus familiares.

EXPEDIENTE Jornal Acreditar – Informativo da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (fundada em 05/03/2005)

Bento Gonçalves

• • • • •

Quem somos?

RG OU CERTIDÃO DE NASCIMENTO; CPF; LAUDO DO MÉDICO ONCOLOGISTA COM CID10 (CÓDIGO INTERNACIONAL DE DOENÇAS); CARTEIRINHA DO SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE); RG OU CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS FILHOS E DAQUELES QUE RESIDEM COM A PESSOA A SER CADASTRADA; COMPROVANTE DE RENDA DA PESSOA COM CÂNCER E DE TODOS OS QUE RESIDEM COM ELA COM IDADE ACIMA DE 18 ANOS; E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ÁGUA, LUZ, ALUGUEL OU TELEFONE)

Presidente: Paulo da Siqueira Vasques Periodicidade: Trimestral Distribuição Gratuita Tiragem: 145 mil exemplares Impressão: Zero Hora Textos e fotos: Assessoria de Comunicação Aapecan Supervisora do Jornal: Fernanda Aver Pupe Assessores: Caxias do Sul: Cristiane Battassini; Pelotas: Valéria Moreira da Cunha; Porto Alegre: Bárbara Barbieri; Santa Cruz do Sul: Lusardo Júnior; Santa Maria: Renata Teixeira; Ijuí: Taciana Ribas; Bento Gonçalves: Vinicius do Nascimento Mieznikowski. Planejamento gráfico: Vanessa Bratz, vanessabratz@outlook.com Diagramação: Mª Regina da Silva, mreginas@hotmail.com Para colaborar com o Jornal Acreditar com artigos ou depoimentos escreva para: jornalacreditar@aapecan.com.br Acesse: www.aapecan.com.br


JORNAL

ACREDITAR

3

INFORMATIVO TRIMESTRAL DA AAPECAN INFORME PUBLICITÁRIO

PORTO ALEGRE Oficina de jogos estimula a cooperação e a convivência em grupo No mês de abril, iniciamos os encontros da Oficina de Jogos. O projeto, que faz parte do Plano de Ação de 2018 da Aapecan Porto Alegre, tem como objetivo estimular a cooperação e oferecer a oportunidade da convivência em grupo. Através da ludicidade do jogo proporciona momentos agradáveis, e experiências que ofereçam grande satisfação. As oficinas são orientadas pela psicóloga da instituição, Fernanda Pupe, e pela assistente social, Lauriana Nardini.

Aapecan Porto Alegre celebra o amor Em abril, os funcionários da instituição prepararam uma solenidade para firmar a união de dois usuários. Com direito a decoração, lembrancinhas, buquê, bolo, padrinhos, Amélia e Ildo tiveram sua comemoração de casamento na sede da associação. O momento emocionou a todos e provou que o amor deve ser sempre celebrado.

Aapecan comemora dia das mães Benefício de Prestação Continuada foi assunto em roda de conversa na Aapecan No mês de maio, recebemos na instituição as assistentes sociais da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), Patricia e Maria Regina, para conversar sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os usuários e familiares puderam esclarecer dúvidas, compartilhar suas histórias e aprender um pouco sobre os benefícios disponíveis para os cidadãos. O Benefício de Prestação ContinuadaBPC, da LOAS, é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

No mês de maio a Aapecan Porto Alegre comemorou o Dia das Mães, homenageando as mamães da instituição e usuárias com rosas, distribuídas ao som do musicista voluntário Dorval, e com um delicioso bolo, feito com muito carinho pela cozinheira da instituição, Joice.

Campanha da Aapecan tem apoio de Rosane Marchetti No mês de junho, a Aapecan iniciou a campanha DoeAção, que foi desenvolvida por alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e tem como embaixadora a jornalista Rosane Marchetti. A campanha foi desenvolvida com base nas necessidades da associação e busca arrecadar fundos para a manutenção da entidade. Para ajudar, basta acessar doeacao.org.

Grupos de Apoio: serviço de essencial importância oferecido pela Aapecan Um dos serviços de grande importância dentro da Aapecan são os Grupos de Apoio, que são orientados pela psicóloga Fernanda Pupe. A troca e o compartilhamento de experiências e sentimentos, proporcionam, aos participantes, alívio da dor psíquica e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de recursos adaptativos e de enfrentamento mais eficientes. Semanalmente o grupo se reúne para, através da técnica grupal e o chamado efeito espelho, cada integrante possa enxergar-se através do outro. Os integrantes se sentem acolhidos e compreendidos por seus pares, tornando estas vivências positivas, permeadas de atenção, cuidado, afeto e qualidade de vida. Nas quinta-feiras o grupo de apoio se reúne para o momento de musicalidade, onde a alegria e a expressão emocional são estimuladas.

Evento de basquete doa leite para Aapecan Porto Alegre No mês de junho, recebemos da equipe de basquete da Sogipa a doação de 17 caixas de leite integral. A arrecadação acorreu nos dia 19 e 20 de maio, durante o Estadual Master de Basquete (Copa RS Nei Breitman de Basquete), onde a entrada para o evento era um litro de leite integral. A iniciativa tem o nome de Basquete Compaixão e ocorre em todas as rodadas da COPA RS. No mês de maio, a equipe da Sogipa estava responsável pelo evento e indicou a Aapecan Porto Alegre para receber os donativos.


JORNAL

ACREDITAR

4

INFORMATIVO TRIMESTRAL DA AAPECAN INFORME PUBLICITÁRIO

PORTO ALEGRE Aapecan promove prevenção e cuidados com a saúde Há muito tempo, a Aapecan busca, constantemente, educar a população a repensar seus estilos de vida. Informando sobre fatores de risco e fatores de proteção no que diz respeito ao binômio saúde/doença. Mensalmente oferece, na sede da instituição momentos educativos tratando os temas como qualidade de vida, hábitos saudáveis, alimentação adequada, prática de atividades físicas, aspectos emocionais, qualidade nos relacionamentos, sentido da vida, prevenção aos mais variados tipos de câncer, entre outros.

Além disso, leva para dentro de empresas informação qualificada através de palestras, ações educativas e divulgações, com o objetivo que a população compreenda que autocuidado global é o princípio de um ser humano com mente-corpo-espírito em equilíbrio, e assim, com menos chances de adoecimento. Quer levar informação sobre qualidade de vida para dentro de sua empresa, agende sua palestra pelos contatos (51) 3014-9500 ou aapecanpoacom@gmail.com.

Conscientizar através da disseminação da informação Semanalmente a equipe da Aapecan faz blitz em sinaleiras, visitas à prefeituras, secretarias e entidades, distribuindo o material informativo da instituição. Através deste serviço, a população tem acesso a material de qualidade, que trata assuntos como: prevenção do câncer, conscientização de hábitos saudáveis, serviços disponibilizados pela instituição, prestação de contas, etc.

Feijoada beneficente da Aapecan Porto Alegre foi um sucesso Dia 10 de junho, aconteceu a Feijoada Beneficente em prol da Aapecan Porto Alegre, no CTG Tiarayu. O evento foi organizado pelo, parceiro e amigo da instituição, Nei do Bolicho e pela equipe da associação. Os convidados apreciaram uma deliciosa feijoada, com os acompanhamentos típicos, feita pela equipe do Nei. Logo após, prestigiaram a apresentação do coral do Grupo de Apoio, que emocionou a todos, com música e apresentação performática de dança da participante do coral, Ângela. O evento foi encerrado com o sorteio de quatro camisetas da dupla GRENAL.


JORNAL

ACREDITAR

5

INFORMATIVO TRIMESTRAL DA AAPECAN INFORME PUBLICITÁRIO

BENTO GONÇALVES Previdência Social é pauta de reunião informativa “Vamos conversar sobre Previdência Social?” foi a pauta da reunião Informativa na tarde do dia 7 de março, na Aapecan Bento Gonçalves. Usuários e familiares puderam conferir e tirar todas as dúvidas sobre o assunto com Larissa Bortolli que é Assistente Social e Analista do Seguro Social do INSS. Na ocasião foi debatido sobre segurados da previdência social, aposentadoria, benefícios para a família, benefícios por incapacidade e outros assuntos que também foram levantados pelos próprios participantes.

Aapecan realiza reuniões na cidade de Espumoso A Aapecan esteve na cidade de Espumoso no dia 18 de abril realizando reuniões e ação de divulgação no município. O primeiro encontro aconteceu na secretaria de saúde, onde a equipe técnica da Aapecan formada pela psicóloga Scheila Romagna e a Assistente Social Verônica Maidana apresentaram o trabalho da Aapecan para a secretaria de saúde do município Marileisa Valandro e para o presidente do legislativo espumosense vereador Juliano Fiuza. No segundo encontro do dia ocorreu reunião no hospital Notre Dame São Sebastião, onde a Aapecan foi recebida pela Enfermeira Chefe do hospital Letiane Gugel Dolci, o diretor Rafael Scolari e a Assistente Social Juliane kempf. Participou também da reunião a voluntária da Liga de Combate ao Câncer do município, sra. Maria Albina Masutti Werlang.

Alegria e maquiagem na comemoração do Mês da Mulher

Aapecan realiza plantão social na cidade de Encantado

O dia 14 de março foi das mulheres na Aapecan Bento Gonçalves, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. Usuárias, colaboradoras e voluntárias estiveram realizando atividade da Semana da Mulher com as consultoras da Mary Kay Vanusa e Andréa. Na oportunidade as consultoras deram dicas de maquiagem as participantes. Muita alegria e descontração marcaram o momento.

A equipe técnica da unidade da Aapecan Bento Gonçalves, composta pela Assistente Social Verônica Maidana e a psicóloga Scheila Romagna, esteve durante o dia 28 de março, na cidade de Encantado onde realizou na parte da manhã atualização de cadastro de usuários e também roda de conversa. No período da tarde aconteceu o plantão social, onde novos usuários foram cadastrados e também receberam todas as informações sobre o trabalho da Aapecan. A equipe da entidade foi recebida na prefeitura, pela secretária de saúde Ângela Hollmann e equipe.

Vereador de São Jorge visita a Aapecan

Reunião Informativa sobre “Direitos da Mulher” e homenagem as Mamães

No dia 23 de Abril a Aapecan recebeu a visita do vereador da cidade de São Jorge, Sr. Antônio Carlos Miorando, que juntamente de sua família viajou até Bento Gonçalves para conhecer a Aapecan. Miorando e a família foram recebidos pela Assistente Social Verônica Maidana que apresentou a casa e o trabalho da Aapecan. O vereador parabenizou a entidade pelo trabalho desenvolvido ao longo dos 13 anos. "Espero que vocês continuem nessa caminhada" afirmou o vereador.

No dia 9 de maio aconteceu na unidade da Aapecan Bento Gonçalves reunião informativa com o tema "Direitos da Mulher" que foi mediada pelas advogadas Sabrina Sanches e Juleides Bombassaro. A reunião também foi momento de confraternizar o Dia das Mães na Aapecan, onde todas as mães ganharam uma flor e um cartão como lembrança pela data. As mamães também foram homenageadas com um vídeo emocionante durante a entrega das lembranças.


JORNAL

6

ACREDITAR INFORMATIVO TRIMESTRAL DA AAPECAN INFORME PUBLICITÁRIO

BENTO GONÇALVES Aapecan inaugura Casa de Apoio na cidade de Passo Fundo No dia 22/06/2018 a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer - Aapecan, inaugurou mais uma Casa de Apoio, desta vez, na cidade de Passo Fundo. Assim, a instituição passa a contar com dez casas no estado do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. A Casa de Apoio de Passo Fundo oferece Serviço de Acolhimento Institucional, e atenderá pessoas que estão em tratamento oncológico no Hospital São Vicente de Paulo e Hospital da Cidade. A região de abrangência será de 62 municípios: Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Alto Alegre, André da Rocha, Arvorezinha, Barracão, Barros Cassai, Cacique Doble, Camargo, Campos Borges, Capão Bonito do Sul, Carazinho, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Gentil, Ibiaçá, Ibiraiaras, lbirapuitã, ltapuca, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Lagoão, Machadinho, Marau, Mato Castelhano, Maximiliano de Almeida, Montauri, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Nicolau Endereço: Rua Passo Fundo, 335 - Bairro: Vila Luiza Vergueiro, Nova Alvorada, Paim Filho, Passo Fundo, Pontão, Passo Fundo/RS Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Fone: (54) 3317.5700 Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São Domingos do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Serafina Corrêa, Sertão, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanci do Sul, Vanini, Victor Graeff, Vila Lângaro e Vila Maria. Para anteder de forma acolhedora e confortável, pensando no bem estar dos usuários, a Casa de Apoio conta com uma infraestrutura composta de 06 dormitórios com 04 camas de solteiro (cada), e 1 dormitório com 2 camas, que será reservada à pessoas com deficiência física; 04 banheiros com chuveiro; sala de convivência, sala de estar, cozinha na qual são preparadas as refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar); refeitório e lavanderia, podendo atender até 26 usuários por pernoite. A unidade contará com o apoio de uma equipe, composta de coordenador, assistente social, psicóloga, assessor de comunicação, monitores (24 horas), secretária, cozinheira, auxiliar de limpeza e voluntários. Este serviço é oferecido pelo tempo que se fizer necessário, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Todos os serviços são gratuitos e a casa acolherá o usuário com um acompanhante. Este sonho só pôde ser concretizado mediante ajuda dos colaboradores, veículos de comunicação, funcionários e voluntários, que auxiliaram com recursos financeiros, doação de móveis, eletrodomésticos, roupas de cama e com a organização do evento de inauguração da Casa. A Aapecan deixa os mais sinceros agradecimentos a todos que de uma forma ou outra contribuíram para a abertura da Casa.

Aapecan participa de ação com a Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves

No dia 12 de maio a equipe da Aapecan Bento Gonçalves esteve presente na campanha de prevenção ao Câncer de Boca - Maio Vermelho, ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves através do Setor de Saúde Bucal, onde a Aapecan participou como parceira da iniciativa. O evento aconteceu na Via del Vino no centro de Bento Gonçalves e foram realizados vários atendimentos ao público que passava pelo local, para avaliação bucal com profissionais da odontologia, e que atendem através da secretaria de saúde. A equipe da Aapecan esteve responsável pela confecção dos panfletos que foram usados na

campanha e que também foram distribuídos nos postos de saúde do município.

Maio Vermelho debate o Câncer Bucal No dia 21 de maio ocorreu na unidade da Aapecan Bento Gonçalves reunião informativa sobre o "Maio Vermelho - Mês de Prevenção ao Câncer Bucal". A equipe do setor de saúde bucal da secretaria da saúde de Bento Gonçalves, composta pela dentista Juliana Schenato e pela Auxiliar de Saúde Bucal, Fernanda Vons abordaram sobre as formas de prevenção e também dos cuidados com a saúde da boca. Na ocasião também houve também avaliação bucal aos interessados ao final do evento.

Aapecan realiza divulgação em seis municípios A Aapecan realizou ação de divulgação em seis municípios. No dia 23 de maio foi realizada atividade na cidade Nova Prata com visita a rádio Prata e Secretaria de Saúde do município. No dia 11 de maio os municípios que receberam a Aapecan foram Muçun, Vespasiano Côrrea e São Valentim do Sul, onde foram realizadas visitas as secretarias de saúde, além da entrega de exemplares do Jornal Acreditar em pontos comerciais das cidades. No dia 5 de Abril a Aapecan esteve no município de Veranópolis, onde visitou a secretaria de saúde, realizou distribuição do jornal Acreditar nos principais pontos da cidade e também concedeu entrevista no Jornal O Estafeta, falando sobre o trabalho da Associação. No mesmo dia também foi realizada ação no município de Vila Flores.


JORNAL

ACREDITAR

7

INFORMATIVO TRIMESTRAL DA AAPECAN INFORME PUBLICITÁRIO

ARTIGOS FOCO E DETERMINAÇÃO: Dicas para parar de fumar por uma vida sem tabaco

E

mbora 80% dos fumantes demonstrem vontade de parar de fumar, pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde apontam que apenas 3% conseguem parar definitivamente a cada ano. Isso demonstra que apesar das pessoas estarem conscientes sobre o mal que o cigarro traz à saúde, elas continuam fumando, caracterizando um grande desafio a ser trabalhado. A nicotina, substância presente no tabaco, leva à dependência física, responsável pelo desejo intenso por cigarro e pelos sintomas de abstinência; à dependência psicológica, responsável pelo significado dado ao cigarro, seja como apoiador ou como algo que proporciona prazer e à dependência comportamental que envolve a associação de comportamentos como fumar e tomar café por exemplo. Sabe-se que a maioria das pessoas que realmente conseguiu parar de fumar foi pela parada abrupta, porém a retirada gradual do cigarro é uma das formas e talvez a mais indicada de se iniciar um trabalho neste sentido, pois a medida que o cigarro é diminuído, há o engajamento em novas atividades; além de facilitar a adaptação do organismo. Segundo especialistas esta “parada” deve ser feita no máximo em 7 dias, caso contrário quando prolongam muito este tempo, perdem o foco e desistem. Dentro desta perspectiva é necessário identificar os “gatilhos” que despertam o desejo de fumar, para que assim ocorra a substituição dos hábitos e consequentemente a parada total do cigarro. A maioria das pessoas descreve a associação do cigarro com o café como um ato muito prazeroso e que um complementa o outro.

Neste caso, do “gatilho” ser o café, sem dúvida o ideal é evitar o seu consumo, substituindo-o por suco ou água. Ter em mãos chiclete ou doce também é uma boa estratégia. Para outras pessoas, o nível de prazer é alto ao fumar quando acordam, então neste caso, a alternativa é tomar o café da manhã pouco depois de se levantar, não deixando espaço para a vontade de fumar. A associação nem sempre é entre cigarro e alimento/bebida, podendo estar relacionado à momentos vivenciados pela pessoa no seu dia a dia, como por exemplo, caminhar, sair com os amigos, jogar baralho, ou simplesmente segurar algo em suas mãos. Neste sentido, o segredo é evitar esses “gatilhos” ou reduzir a disponibilidade de cigarro nestes momentos, cabendo a cada um encontrar outras formas de prazer que não estejam associadas ao uso do cigarro. Vale ressaltar que também se faz necessário compreender o que leva a pessoa a fumar e o que mantém este comportamento, para além dos “gatilhos” já citados; ou seja, o importante não é compreender que uma pessoa fuma porque está ansiosa, por exemplo, mas sim o que causa a ansiedade, tratando assim a raiz do problema. Parar de fumar é um grande desafio, mas as razões para conseguir são superiores ao bem estar “falso” que este vício pode fornecer. Tomar a decisão é um importante passo rumo a mudança, juntamente com a motivação e persistência que o processo exige. Por isso: - Acredite em si mesmo; - Crie seu próprio plano para parar de fumar; - Escreva os motivos pelos quais deseja parar de fumar e leia-os diariamente;

- Conte à alguém que você está parando de fumar, como forma de receber apoio emocional, livre de qualquer julgamento; - Defina o dia que irá parar de fumar; - Pratique exercícios físicos e beba muita água; - Faça uma limpeza bucal; - Busque a orientação e acompanhamento de um especialista; - Sempre que tiver vontade de fumar, em vez de acender um cigarro, escreva ou converse sobre seus sentimentos e/ou pensamentos; - Treine suas emoções e administre de forma adequada sua ansiedade, utilizando técnicas de respiração e relaxamento. É importante lembrar mais que o tabagismo é uma doença, e muitas vezes mais de uma tentativa é necessária para que dê certo. A recaída e a abstinência fazem parte do processo e muitas vezes, vale procurar se é necessária outra mudança na estratégia e reavaliar o processo como um todo.

Franciele Guimarães CRP - 07122846 Especialista em Psicologia Hospitalar IEP - Hospital Moinhos de Ventos

NUTRIÇÃO x TABAGISMO tabagismo é o maior fator de risco O evitável de adoecimento e morte no mundo e está relacionado aos principais tipos

de câncer que seriam pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias e é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer. Além disso, o hábito de fumar também pode trazer consequências em vários aspectos nutricionais, pois o cigarro promove diversas alterações no organismo: • Por atuar diretamente no sistema nervoso central, o cigarro causa uma diminuição do apetite e afeta a atividade da serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo controle da fome; • Com a alteração do paladar, as percepções olfativas e o aroma dos alimentos diminuem; • O cigarro aumenta a formação de radicais livres e consequentemente eleva a demanda de nutrientes antioxidantes, os quais estão presentes em diversos alimentos, principalmente os de origem vegetal;

• A nicotina é responsável pelo aumento do efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo corpóreo o que causa o envelhecimento precoce da pele; • A fumaça do cigarro provoca a morte celular e ocasiona o aparecimento de rugas. Pela alta temperatura, contribui também para o envelhecimento dos cabelos, que ficam opacos e caem com mais frequência; • Unhas, dentes e pele amarelada são consequência do alcatrão presente. Tendo tudo isso relacionado, temos

alimentos que ajudam muito no combate ao tabagismo, por exemplo o gengibre que é importante na eliminação da nicotina, ajudando nosso organismo. Receita do Chá de gengibre e canela Ingredientes: • 1 rodela de raiz de gengibre grossa • 1 ramo de canela em pau • ½ limão • 1xícara de água Preparo • Para começar, lave bem a raiz de gengibre e rale-a. • Depois, coloque uma xícara de água para ferver e adicione o gengibre ralado e a canela. Deixe no fogo lento por uns 10 minutos. • Enquanto isso, lave o limão e tire o suco de uma de suas metades para adicionar à infusão. • Quando estiver pronta, filtre o líquido em um coador, deixe repousar uns minutos e tome duas ou três vezes por dia. Mariane Cardoso de Oliveira Nutricionista CRN2: 5856


JORNAL

ACREDITAR

8

INFORMATIVO TRIMESTRAL DA AAPECAN INFORME PUBLICITÁRIO

ARTIGOS CÂNCER DE PULMÃO: Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Cura!

Câncer de Pulmão - É um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos celulares naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas. Este tumor maligno, que pode pegar desde a traqueia até a periferia do pulmão, é uma das principais causas de morte entre as neoplasias no Brasil, com 28.220 casos novos em 2016, sendo a principal causa de morte por câncer entre homens e a segunda maior entre as mulheres. Tipos - Os principais subtipos são: indiferenciado de grandes células, adenocarcinoma, carcinoma epidermoide e carcinoma de pequenas células. Causas - A causa mais comum do câncer de pulmão é o fumo, por um longo período de tempo. Outros fatores de risco importantes são: Inalação de agentes químicos, como radônio, amianto e arsênio; Inalação de poeira e poluição do ar; Fumo passivo; Algumas doenças também predispõem à malignidade, como a tuberculose e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assim como uma alimentação pobre em frutas e verduras. Há também fatores genéticos relacionados, como a presença de história familiar. Sintomas de Câncer de Pulmão - Os sintomas iniciais do câncer de pulmão são facilmente confundidos com doenças comuns, sendo os mais frequentes: tosse, falta de ar, chiado no pulmão, presença de sangue no escarro, dor no peito, perda rápida de peso e de apetite. É comum não sentir nada na fase inicial, o que é um perigo maior, pois leva ao diagnóstico tardio da doença. Qualquer uma das manifestações de sintomas, principalmente

se conhecida a exposição aos fatores de risco, deve servir como um alerta para a procura de orientação médica. Mudanças características da tosse, como aumento da frequência e produção de catarro, são indicativos para procurar um médico. Diagnóstico de Câncer de Pulmão - Dificilmente o câncer de pulmão é diagnosticado em fase inicial, justamente pela ausência de sintomas. Dessa forma, o tumor geralmente é diagnosticado em estágio avançado ou alocado em outros lugares. Quanto ao diagnóstico precoce, exames de imagem periódicos podem auxiliar na detecção da doença no momento em que ainda pode ser possível tratamento com intenção curativa. A radiografia simples do tórax pode auxiliar na avaliação inicial. Qualquer suspeita de anormalidade no exame de raio x levará à necessidade de se fazer uma tomografia computadorizada do tórax. Este exame é de fácil acesso e fornece informações muito detalhadas sobre os pulmões, principalmente nos pacientes tabagistas. Caso estes exames evidenciem alterações suspeitas de câncer, será necessária a realização de uma biópsia, que significa a retirada de um pequeno fragmento da área suspeita para a análise, que poderá confirmar a presença de câncer do pulmão. Tratamento - Apesar de a cirurgia ser considerada o tratamento de maior chance de controle e cura, poucos são os candidatos a uma ressecção completa - cerca de 10% a 20% dos casos apenas. Entre esses, uma porcentagem reduzida se beneficia claramente da cirurgia. A radioterapia com intenção curativa, associada ou não à quimioterapia, tem sido reservada para pacientes que não podem ser operados por questões técnicas, como a localização do tumor, ou questões clínicas, como a saúde do paciente. O carcinoma indiferenciado de não pequenas células pode ser tratado com cirurgia, ao passo que o carcinoma de pequenas células responde melhor à quimioterapia e à radioterapia. Nos casos em que a doença é metastática, a quimioterapia pode ser realizada para aumentar a média de sobrevida em relação ao tratamento de suporte, assim como a qualidade de vida.

Câncer de Pulmão cura? - o diagnóstico precoce do câncer de pulmão tem um papel fundamental na sobrevida do paciente. Quando o câncer ainda está localizado, a sobrevida de 5 anos ou mais é de 55,2%. Já na doença mais avançada, os índices de sobrevivência diminuem. Na fase metástica da doença esse índice pode atingir 4,3% de sobrevivência. Evitar os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção pode ajudar a prevenir o câncer de pulmão. Pare de fumar - O tabagismo é o fator de risco maior. Cigarro, charuto, cachimbo e outras formas de consumo do tabaco podem aumentar o risco. O tabagismo causa cerca de 9 em cada 10 casos de câncer de pulmão em homens e cerca de 8 em cada 10 casos em mulheres. O risco também está relacionado com o número de cigarros fumados por dia e com o tempo de vício - logo, quanto mais cigarros você fuma por dia e quanto mais cedo você começa, maior é risco. Pessoas que fumam têm cerca de 20 vezes o risco de ter a doença em comparação com aqueles que não fumam. Evite o fumo passivo - Estar exposto à fumaça do tabaco é também um fator de risco para câncer de pulmão. O fumo passivo inclui outro produto do tabaco - ou exalada pelos fumantes. As pessoas do fumo passivo estão expostas em quantidades menores.

Dr. Élio Rolim Medico Cardiologista e Pneumologista CRM 7095/RS

UNIDADES AAPECAN: BAGÉ R Dr. Breno Ferrando, 2325 (53) 3241 9929

CAXIAS DO SUL (CASA DE APOIO) R. Irmão Anastácio, 65 (54) 3026 9546

LAJEADO (CASA DE APOIO) R. Emílio Abichequer, 123 (51) 3714 2523

PORTO ALEGRE (CASA DE APOIO) Av. Ceará, 1260 (51) 3014 9500

SANTA MARIA (CASA DE APOIO) Av. Borges de Medeiros, 1897 (55) 3025 9400

BENTO GONÇALVES R. Havaí, 136 (54) 3055 9400

IJUÍ (CASA DE APOIO) Rua Dr. Pestana, 76 (55) 3333 0289

PASSO FUNDO (CASA DE APOIO) Rua Passo Fundo, 335 (54) 3317-5700

RIO GRANDE (CASA DE APOIO) R. General Abreu, 342 (53) 3201.4504

URUGUAIANA (CASA DE APOIO) R. Estilac Leal, 2639 (55) 3411 9327

CAMAQUÃ R. Gal. Vivaldino Mendes, 468 (51) 3671 4455

LAGOA VERMELHA R. Bento Gonçalves, 91 (54) 3358 3456

PELOTAS (CASA DE APOIO) Rua Barão de Santa Tecla, 821 (53) 3026 2965

SANTA CRUZ DO SUL (CASA DE APOIO) R. Dorval Martins, 249 (51) 3056 9500

Jornal Acreditar  

Informativo Trimestral da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer

Jornal Acreditar  

Informativo Trimestral da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer

Advertisement