Page 1

QUE OS DIZERES DESTA ÁRVORE... PAZ SAÚDE

SONHOS

EMPREGO

CORAGEM

HARMONIA

SORRISOS cumplicidade DISPONIBILIDADE

MUDANÇAS POSITIVAS AMOR

... ESTEJAM PRESENTES NESTE NATAL E EM 2020!


2

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

DEZEMBRO DE 2019

Editorial

Feliz 2020 a todos nós!

Pois é, chegamos a mais um final de ano, Graças a Deus, com a sensação do dever cumprido. Ao desejar um Feliz Natal e próspero ano novo a todos, aproveito para uma reflexão sobre o ano que está terminando e sobre o trabalho contínuo, que faz com que a nossa Associação não pare de crescer, independentemente de crises pelas quais passa o País. Como você pode ver nas páginas 5, 6 e 7, este também está sendo um ano muito promissor para a nossa entidade, com várias conquistas, inclusive da Usina Fotovoltaica, e que transformará a AAP-VR na única Associação mundial com energia sustentável. Outro motivo de orgulho para todos nós é o reconhecimento unânime de cidadãos e autoridades sobre a grandeza e, mais do que isso, a importância da nossa Associação, inclusive na parte que toca a filantropia. E foi justamente isso, filantropia, que fez com que conquistássemos, mais uma vez, o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) junto ao Ministério da Saúde. São vitórias grandes, robustas, significativas, que ratificam a posição da AAP-VR como a maior do gênero na América Latina. Um grande abraço e feliz 2020 a todos nós! Ubirajara Vaz

Expediente

Presidente: Ubirajara Vaz

Vice Presidente: Clara Sabença Presidente do Conselho Fiscal: Irineu Rosas Secretário: Jomar Azeredo Presidente do Conselho Consultivo: José Lúcio Da Silva Secretário: Humberto De Oliveira Filho

Diretoria de Divulgação Direção: Djalma Marcelino da Silva e Sergio Luiz Pereira dos Santos Jornalista Responsável: Mauro Veríssimo - Mtb: 13.849/62 Social Mídia: Léo Rocha. Equipe de Divulgação: Cristina Stefanon e Gabriel Machado. Redação: Mauro Veríssimo. Representante Comercial: Janette Campos Souza, Sílvio Alves e José Maria Jeremias. Impressão: Infoglobo - Tiragem 19.000 exemplares. Todas as matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.


DEZEMBRO DE 2019

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

3

Líderes dos aposentados dizem que Confederação precisa lutar mais Mauro Veríssimo

“A Cobap não foi criada para promover excursões e bailes. Isso até pode acontecer, mas o principal é o nosso poder de compra, que caiu drasticamente nos últimos anos. Não vemos mais as manifestações, a pressão na atuação dos deputados e senadores, uma nota oficial, sequer, de repúdio a covarde política dos sucessivos governos para com os aposentados”. A afirmação é da presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro, Yedda Gaspar, e foi feita após a reeleição da direção da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), ocorrida num congresso em Gramado, no Rio Grande do Sul, no final de outubro. Marcada por atos de autoritarismo, como a proibição do candidato a presidente pela Chapa 2, João Pimenta, entrar no auditório em que se realizava a eleição, recebeu críticas, enquanto a atuação da oposição, com maioria de integrantes das Federações do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, foi considerada histórica, pois, pela primeira vez, houve disputa e mostrou ao grupo que administra a Cobap há anos que precisa retornar à luta pela recuperação dos direitos da classe e não focar, apenas, em excursões e lazer. Na visão dos principais líderes do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, além de alguns diretores de outras federações que votaram na Chapa 2, a administração de Warley Martins, nos últimos anos, fez a Cobap se afastar totalmente dos seus objetivos iniciais, que são as lutas pela melhoria das condições de vida dos aposentados e pensionistas. O candidato da Chapa 2, intitulada SOS Cobap, João Pimenta, criticou até o fato do congresso que definiu às eleições ser localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. “Gramado é uma cidade muito bonita, ótima para receber turistas e para a gente passear. Mas um congresso da nossa Confederação tem que ser numa cidade mais centralizada. As federações não estão nadando em dinheiro. Muitas não têm como sair, por exemplo, do Norte ou Nordeste para ir para o Rio Grande do Sul, a não ser que tenham sido bancadas pela própria Cobap”. As irregularidades apresentadas pela direção da Cobap nas eleições foram motivos de ações na Justiça que podem anular o pleito. A chapa 2, por exemplo, foi comunicada pela Comissão Eleitoral que não poderia panfletar o boletim que continha as 15 propostas de campanha. Também não permitiu que houvesse defesas das chapas no microfone. “Enquanto a chapa de oposição era tolhida, no telão, alguém apresentava, rapidamente, para ninguém entender mesmo, as realizações do Warley, que, na maior cara de pau, ainda distribuiu centenas de camisas da Cobap com o logotipo do Banco BMG”, criticou João Pimenta.

DELEGAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E DO DISTRITO FEDERAL NO CONGRESSO DA COBAP, NO RIO GRANDE DO SUL.


4

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

DEZEMBRO DE 2019


DEZEMBRO DE 2019

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

5

RETROSPECTIVA 2019 Mauro Veríssimo

Dezembro é mês de retrospectiva e o nosso Informativo não é diferente. Só que, ao pesquisarmos a atuação da AAP-VR durante o ano, verificamos que as três páginas do nosso jornal que dispomos para isso não são insuficientes, tal o número de serviços e ações realizadas durante o ano. Por conta disso, relacionamos um pouco do que ocorreu ao longo do ano: JANEIRO Excursão a Aparecida: Nossa delegação foi uma das maiores no dia em que se comemora, na cidade de Aparecida, em São Paulo, o Dia Nacional do Aposentado, com missas no primeiro domingo após 24 de janeiro. Manifestação: Tradicionalmente, o dia das missas em homenagem aos aposentados na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida também é marcado por manifestações, promovidas pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e Federações pela recuperação do nosso poder de compra. Como sempre, também participamos. FEVEREIRO Carnaval do CPSI: A nossa Associação proporcionou um baile de carnaval com os grupos do CPSI. O evento contou com muita música e animação. Visita: Mais uma autoridade visita a nossa sede. Desta vez, o deputado federal Antônio Furtado, ex-delegado de polícia de Volta Redonda. Academia do Cérebro: O nosso Informativo de Fevereiro informava que o grupo Academia do Cérebro, realizado no CPSI, finalizou 2018 com muitas conquistas e superações.

viagem a aparecida 2019

Deputado Antônio Furtado visita a nossa Associação

dia internacional da mulher cpsi

festa de carnaval cpsi

MARÇO Dia Internacional da Mulher: O mês da mulher foi comemorado no CPSI com dois grandes eventos, com diversas atividades, como palestras, oficinas, exposições de produtos, festival de tortas e serviços de empresas parceiras, além de uma apresentação do nosso Coral Alvorada e seresta. Autoestima e bem-estar: Autoestima, autoconfiança, autoconhecimento, auto respeito e amor próprio. Essas definições guiaram a oficina realizada no CPSI, da nossa Associação. “Combater eu Preciso”: O Informativo mostrava que as visualizações na página do Facebook da campanha (@combatereupreciso) ultrapassaram o número de 330 mil. Contas aprovadas: Em assembleia no salão da sede, os nossos associados aprovaram a prestação de contas de 2018 e a previsão orçamentária para este ano. Homenagem: No mês de março foi realizada uma homenagem, em nosso Informativo, ao ex conselheiro Carlos Pereira Bráz, falecido em 29 de janeiro.


6

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

ABRIL: Dia Mundial da Saúde: O CPSI realizou evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, com exames preventivos de saúde, atividades esportivas, atividades pedagógicas, apresentações artísticas, gincanas e muitas outras atividades. Assinado acordo com o INSS: A nossa Associação e o INSS assinaram acordo de cooperação técnica para requerimento de serviços prestados pelo Instituto. Com isso, quem quiser dar entrada em pedido de benefícios basta se dirigir à sede da AAP-VR, na Rua 35, em frente à Praça Pandiá Calógeras. MAIO Aniversário da AAP-VR: Numa tarde de festa, que reuniu centenas de associados no salão do Centro Recreativo Paulo José de Oliveira, na sede da Rua 35, a nossa Associação comemorou 46 anos de existência. Mais informação: Foram apresentados, durante a reunião festiva, os novos veículos de comunicação da AAP-VR: a Rádio Web e o WhatsApp, utilizado para o envio do Jornal Informativo para os associados. Além de ressaltar a participação do Facebook, das TVs institucionais e do Informativo na divulgação dos nossos produtos. 109 anos de Vó Rosa: Vicência Rosa Gomes, conhecida por Vó Rosa, interna na Instituição de Longa Permanência João Miguel da Silva, ganhou um bolo de aniversário. Também, não era para menos: completou 109 anos. Segunda parte da campanha: A campanha contra a violência ao idoso, denominada “Combater eu Preciso”, entrou em sua segunda fase, com novos vídeos nas emissoras de tv, spots nas rádios e matérias nos jornais. Fisioterapia em Barra do Piraí: O Informativo deste mês anunciava que a nossa Associação estava proporcionando, desde outubro de 2018, serviços de fisioterapia aos associados de Barra do Piraí.

DEZEMBRO DE 2019

JUNHO Justa homenagem: O nosso jornal de junho prestou justa homenagem ao engenheiro Alberto Flores, que nos deixou, no final de abril, aos 95 anos. Ele foi daqueles homens que o grande pensador alemão, Bertolt Brecht afirmava ser “imprescindível”. Balanço da campanha: Resultado da campanha de prevenção da violência contra os idosos foi muito positivo. Todos os Conselhos dos municípios da região foram visitados e receberam o material da campanha.

JULHO Usina Fotovoltaica: Escolhido o local, na sede campestre, onde será instalada a Usina Fotovoltaica, uma das grandes conquistas da AAPVR em 2019 Eventos Sociais: Informativo traz matéria sobre alguns projetos específicos da área de Eventos Sociais, entre eles o Futebol Arte, em Volta Redonda e Barra do Piraí. Centro Odontológico: Informamos que foi iniciado o serviço de Odontopediatria para os filhos de nossos associados, contribuintes e também para o público em geral.

aprovação de contas

ALBERTO FLORES


DEZEMBRO DE 2019

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

AGOSTO Campanha do Agasalho: Foi realizado, no dia 14, o tradicional Festival de Prêmios que encerra a Campanha do Agasalho, com uma bela notícia: Este ano batemos a meta de aumentar o número de doações do ano passado. Primeiros benefícios: Saíram os primeiros pedidos de aposentadoria requeridos via AAP-VR. “Canta Brasil 2019”: O Coral Alvorada participou do 19º Encontro de Corais “Canta Brasil 2019”, organizado pela direção geral do maestro José Henrique Martins, em São Lourenço/Caxambu – MG, entre os dias 15 a 18 de agosto. SETEMBRO Ginástica em BP: A ginástica, em Barra do Piraí, faz o maior sucesso junto aos associados. O projeto, este ano, teve diversas atividades adicionadas.

outubro rosa 2019

Cartão Bradesco: O novo sistema de troca do Cartão Bradesco na sede da nossa Associaçãofoi amplamente elogiado pelos segurados, que foram atendidos rapidamente. OUTUBRO Outubro Rosa: AAP-VR entra na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. E o nosso Informativo traz matéria sobre este importante evento. Dia do Idoso: Centenas de pessoas passaram a manhã do dia primeiro de outubro no CPSI, onde comemoraram o Dia Internacional do Idoso. No dia 2, houve novas atrações. Obras iniciadas: Começam as obras de Usina Fotovoltaica em nossa sede campestre de Pinheiral. Uma economia mensal de R$ 30 mil em energia elétrica para a AAP-VR. NOVEMBRO Credibilidade da AAP-VR: Presidente Ubirajara Vaz afirma que a renovação do CEBAS mostra o grau de credibilidade da AAP-VR junto às autoridades e à sociedade em geral. Novembro Azul: Como aconteceu com o Outubro Rosa, o nosso Informativo traz matéria sobre o Novembro Azul, importante campanha de prevenção ao câncer de próstata. Dança Comigo: Foi realizado em novembro, o tradicional Dança Comigo. Com muita alegria e música boa, o baile foi um sucesso!

dia do idoso cpsi

7


8

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

1 Foto

O NÃO

DEZEMBRO DE 2019


9

ÁGUA

CLÍN. RADIOLÓGICA DE ODONTOLOGIA Desconto Especial Para Associados AAP-VR

Filtro

SDO - Serviço de Documentação Ortodôntica

PURIFICADOR DE ÁGUA, VELAS E FILTROS Barra do Piraí:R. Ana Nery, nº 126, Ed. cond. Atlântico, sala 111, Centro - Tels.:(24) 2442-2388 (24) 98110-0178 Valença: Rua João Rufino nº 11 sala 404 edifício Panorama. Telefones: (24)2442- 2388 (24) 98110-0178

VENDA E MANUTENÇÃO DESCONTO PARA ASSOCIADOS.

Telefone:3346-4630 Desconto para AAP-VR: 50%

98156-0300 Volta Redonda- RJ www.softsulfluminense.com.br/loja

CIRURGIÕES DENTISTAS

CLÍNICAS MÉDICAS

Volta Redonda: Rua 40, nº 20, sala 505 - Shopp 33 - Tel.: (24) 3342-7501 Barra Mansa: Av. Franciso Vilela, n° 44 - Sala 904 Ed. João Shneider - Tel.: (24) 3322-6290 Angra dos Reis: R: Coronel Carvalho, n° 539, sala 106 - Centro - Tel: 3365-0955.

SERO APARELHOS AUDITIVOS

Doutora Bárbara Dias CRO RJ 42247 Clínica Geral atuando em:

atendimento a crianças, adultos e idosos.

Rua 40, n° 13 – B Vila Santa Cecília Volta Redonda RJ Tel. (24) 33433707, 33489950 WhatsApp (24) 992853799 E-mail: contato@clinerj.com.br Site: www.clinerj.com.br

DROGARIAS

Dr. Egeu Alves de Queiroz

GASTROCENTER

CRO/RJ 6343-RJ

*Video Endoscopia Digestiva Alta; *Colonoscopia; *Retossigmoidoscopia Flexível; *Colangiopancreatografia Retrógrada.

Implantodontista Largo 9 de Abril nº 26 - Ed. Cecisa I, sl.402 e 404 - Vila Stª Cecília - VR Tel:(24) 3342-4808 www.dregeuimplantes.com.br

Serviço Especializado de Radiologia Odontológica

Descontos especiais para associados da AAP-VR em consultas, exames e procedimentos.

Rua 33, nº 154 - Edifício Med Center Vila Tel.: (24) 3342-7435

FISIOTERAPIA

Dr. Elias Rodrigues Alves CRO-RJ 1.16522-4 Ortodontia - Aparelhos Ortodonticos Disfunção de ATM. Rua 40, nº 14 - Sala 1515 / 1517 Vila Santa Cecília - VR Tel: (024) 3343-4172

DESCONTO ESPECIAL PARA ASSOCIADOS (24) 99955-1772 / 98134-2659

Fonoaudiologia Dr. Marcus Vinícius A. de Carvalho CRO/RJ 19671

30 ANOS servindo com excelência Tel.: (24) 3342-9144 - Largo 9 de Abril, nº 27 /803 Ed. Cecisa II - Vila Santa Cecilia Volta Redonda e-mail:jmsvieira.marcos@gmail.com

Clínica Geral / Implantodontista

Desconto especial para associado da AAP-VR parcelamento em até 24x

Rua 552, 31/101 - Jardim Paraíba - VR Tel: (024) 3337-4319

A certeza de um diagnóstico seguro. Desconto para AAP-VR: 15% Rua 26, n° 34, Vila Santa Cecília, VR Tel: 3343-4282 // 3342-5788 Fax: 3348-5178

Dezembro • 2019

Rua: 4 nº 60, Conforto, Volta Redonda-RJ (ao lado da Protonic) Telefone (24) 3026-1122 / 9 9813-2359

Mamografia e Raio X Digital;Estereotaxia Mamária; Ultrassonografia Geral; Intervencionista e 4D; Medicina Fetal; Doppler Geral;Cardíaco e Vascular; Eletrocardiograma e Desintometria Óssea. Desconto de até 35 %.


10

Convênios GÁS

Laboratório Luis Labor FOTOGRAFIA

Controle de Qualidade –PNCQ. Descontos para Associados da AAP-VR. Diversos Convênios e Particular. Coleta domiciliar E-mail: laboratorioluislabor@gmail.com Rua Doutor Oswald Milward nº 135, loja 2 -Centro B.do Piraí-RJ-Tel 2443-2432-WhatsApp 98857-2766 Mais de 65 anos de LAPEC tradição e qualidade

OFTALMOLOGIA E CIRURGIA DE OLHOS

Oftalmologia e Cirurgia dos olhos Dr. Thiago Padilha Especialista em Glaucoma, Transplante de Corneá, Cirurgia de Catarata e outros procedimentos. Cirurgia refrativas, correção de grau. Descontos especiais para associados da AAP-VR. ‘‘Atende Particular e Planos de Saúde’’ Rua 40 n / 20 - Shopping 33 Torre I - Salas 1013/1014 Vila Santa Cecília - Volta Redonda/ RJ CEP: 27.260-200 Telefones: (24) 3342-4742/ 30751791/99916- 4742 site: www.drthiagopadilha.com.br

CRM- RJ 77416-2 OTORRINOLARINGOLOGIA

LABORATÓRIOS

Otorrinolaringologia

Dr. Francisco A. M. Borges CRM 5224055-8 Rua 33 N° 48 - 3° Andar - Sala 302, Edifício Neme Felippe - Vila Santa Cecília Volta Redonda - RJ Audiometria Imitanciometria Videofaringolaringoscopia Videoendoscopia Nasal Estroboscopia

Ótica do Gladston Parcelamos em Até 6 x sem juros no cartão e no cheque. Vendemos lentes de contato com grau e descartáveis

Desconto especial para associados VR: Rua Lucio Bittencourt n.º 139 loja 06, ED.: Vila Shoping Terreo, Vila Santa Cecilia, VR Telefone: (24)3348 5065

Ótica Nova Barra

Tel: (24) 3343-6923 Desconto de 20% em consultas e exames

ÓTICAS Preventivo Ginecológico

Armações - lentes - óculos de sol - lentes de contato e acessórios. Parcelamos em 10 x sem juros nos cartões DESCONTO DE 20% Á VISTA DESCONTO DE 10% EM 6 VEZES NOS CARTÕES

Dezembro • 2019

Rua Paulo de Frontin, 139 - A Centro Tel. 2442-1895 Barra do Piraí - RJ.

Associados e Familiares

25% à vista e 20% à prazo Em até 6x no cartão ou cheque. Av. Amaral Peixoto 225 - Loja 09 Gal. Kennedy - Volta Redonda Tel:(24) 3343-2864

ATENDIMENTO EM DOMICILIO Desconto de 15% a 20% nas compras à vista, parcelamento em até 6 vezes no cartão de crédito ou cheque, com 15% de desconto nas compras parceladas. Avenida Santa Edwiges nº324 Vila Rica - VR Tel.: 3349-6687

MÉDICOS ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR

Clínica de Doenças Vasculares Dr. João Roberto - Drª. Gina Mancini Drª. Camila Mancini

Tratamento de Varizes, Arterioesclerose, Úlcera de perna.

20% desconto a vista ou 10% parcelado no cartão em até 6 vezes

Desconto especiais em consultas e Escleroterapias

Tabela diferenciada para Associados

Rua 33, n°169, Vila Santa Cecília, VR-RJ Tel.: (24) 3348-1488//3343-4888

Rua 14 n°350 loja 34 ,pontual shopping Vila Sta Cecilia-VR - Telefone:3112 8355


PSICOLOGIA

Convênios

11

PSICOLOGIA CLÍNICA

Dra.Aide Mariz CRP 43998/5ª RJ ATENDIMENTO PARA ADULTOS E CRIANÇAS PINHEIRAL AV.NILTON PENNA BOTELHO, 333, SL.-103, BAIRRO SÃO JORGE -TEL- (21) 99594-1205 (24) 2430-1327 DESCONTO DE 10% PARA ASSOCIADOS.

RESTAURANTES

RUBIM RESTAURANTE Restaurante e Churrascaria 10% de desconto no Self Service Pagamentos em dinheiro. Dependentes apresentar comprovante de identificação

TECIDOS

RÁDIO AAP-VR radioaapvr.webradiosite.com

Dezembbro • 2019

Rua 21, 39, Vila Santa Cecília-VR Tel: (24) 3343-7501


12

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

DEZEMBRO DE 2019


DEZEMBRO DE 2019

13

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

´


14

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

DEZEMBRO DE 2019

Lei pode isentar o Imposto de Renda dos aposentados com mais de 60 anos Mauro Veríssimo

IMPOSTO

DE RENDA

Rendimentos de pensões e aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), até o limite do teto Regime Geral da Previdência Social (hoje em R$ 5,8 mil), poderão ficar livres de cobrança do Imposto de Renda (IR) quando o segurado completar 60 anos. A isenção é o que almeja o Projeto de Lei (PL) 4.198/2019, de autoria do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Após passar por outras comissões, a proposta será votada pelo plenário. Para o diretor previdenciário da nossa Associação, Rômulo de Carvalho, se o governo não mandar os deputados aliados vetarem o projeto na Câmara, será muito bom para os que têm mais de 60 anos, que já foram prejudicados por vários anos com perdas no poder aquisitivo. “Ano após ano, a política de salários dos sucessivos governos federais causou um verdadeiro arrocho no salário dos aposentados e pensionistas, com aumentos do salário mínimo com índices bem maiores do que os aplicados nos benefícios. A isenção do Imposto de Renda para os que completaram 60 anos, justamente os mais prejudicados, pode amenizar um pouco esta perda”, explicou Rômulo de Carvalho.

Ampliação do limite Atualmente, a Lei 7.713, de 1988, estabelece isenção de rendimentos de aposentadoria e pensão, de transferência para a reserva remunerada ou de reforma pagos pela Previdência Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, por qualquer pessoa jurídica de direito público interno ou por entidade de previdência privada, a partir do mês em que o contribuinte completar 65 anos. A mesma norma impõe como teto mensal para essa isenção o valor de R$ 1.903,98. Assim, ao mesmo tempo em que reduz a faixa etária que torna o segurado apto à isenção proposta, o PL 4.198/2019 amplia o limite mensal de referência para o teto de aposentadorias e pensões pagas pelo RGPS: R$ 5.839,45. “Queremos contribuir para minimizar a perda dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, oferecendo-lhes uma pequena compensação pela diferença de critério no reajuste de seus benefícios, em relação ao salário mínimo”, argumenta Kajuru.


DEZEMBRO DE 2019

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

15

Curso gratuito de noções básicas em Previdência Complementar Mauro Veríssimo

O curso Noções Básicas em Previdência Complementar voltou a ser oferecido e está com as inscrições abertas. O curso é promovido pela Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar (SURPC), agora em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) do Ministério da Economia. Mais de 5 mil alunos já participaram da capacitação. O curso Noções Básicas em Previdência Complementar é on-line e gratuito, sem limite de vagas. A carga horária é de 25 horas, e o prazo para a conclusão dos módulos é de 60 dias. As inscrições podem ser feitas no Portal Único de Escolas do Governo. Os estudantes têm acesso ilimitado ao conteúdo durante o período das aulas. Ao final, os aprovados recebem certificado.

Unidade 1 Ÿ Aula 01 - Evolução da Seguridade Social e da Previdência Social no Brasil Ÿ Aula 02 - Segmentos da Previdência Social no Brasil Ÿ A história ilustrada da Previdência Unidade 2 Ÿ Aula 01 - Evolução e Características do Regime de Previdência Complementar Ÿ Aula 02 - Como o Regime de Previdência Complementar está organizado Unidade 3 Ÿ Aula 01 - Como as EFPC estão organizadas Ÿ Aula 02 - Conhecendo as EFPC e as Modalidades de Planos de Benefícios Unidade 4 Ÿ Aula 01 - A Política de Investimento e a Aplicação dos Recursos Unidade 5 Ÿ Aula 01 - Vantagens para os Participantes das EFPC Ÿ Aula 02 - Vantagens para o Patrocinador, Instituidor e a Sociedade


16

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

DEZEMBRO DE 2019

Integrantes do GAV criam projeto Árvore de Natal Solidária Mauro Veríssimo Com o objetivo de arrecadar presentes para os idosos assistidos em instituições auxiliadas por

árvore de natal solidária eles, os integrantes do Grupo de Ação Voluntária da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda criaram o projeto Árvore de Natal Solidária. Os presentes serão entregues na tradicional "Festa de Natal das ILPI's" (Institutos de Longa Permanência para Idosos), promovida pelo GAV, na Sede Campestre da Associação, em Pinheiral, no dia 11 de dezembro, às 10 horas. Para participar, a pessoa escolheu um dos cartões com o nome de um idoso e da instituição em uma das duas árvores montadas no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso e na sede da AAP-VR. O presente foi entregue até o dia 22 de novembro na unidade onde o cartão foi retirado, ou seja, na sede da AAP-VR (Rua 35, nº 112 - Vila Santa Cecília) ou no CPSI (Rua 535, nº 835 - Nossa Senhora das Graças). A Confraternização de Natal reunirá os internos do Lar dos Velhinhos São José (Vista Alegre Barra Mansa), ILPI Vila Vicentina (Ano Bom - Barra Mansa), Recanto dos Velhinhos (Pinheiral) e ILPI João Miguel da Silva (antigo Asilo Dom Bosco - Volta Redonda). A Sede Campestre Carombert Rocha Faria, da AAP-VR, fica na Estrada Pinheiral - Vargem Alegre, 5.000, em Pinheiral.


DEZEMBRO DE 2019

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

17

Ceia de Natal saudável Mauro Veríssimo

Ninguém precisa sair da alimentação saudável para manter a tradição dos pratos de Natal. Nesta página, damos um exemplo de um dos pratos, feitos de forma mais light, para que você não precise brigar com a balança depois: Salpicão Para fazer um salpicão light, boas dicas são adicionar frutas frescas na receita, legumes ralados ou picados e trocar a maionese por iogurte natural, utilizando temperos como ervas, alho e pimenta para dar mais sabor ao prato. Ingredientes: ·1 peito de frango cozido e desfiado;

·1 cenoura ralada no ralo fino; ·1 maçã verde fatiada em rodelas finas; ·3 colheres de sopa de salsinha picada; ·1 xícara de chá de salsão cortado em fatias finas ou em pedacinhos; ·1/2 de xícara de nozes picadas; ·Suco de 1 limão; ·1 pote de iogurte natural desnatado (cerca de 160 ml); ·1 dente de alho; ·2 colheres de sopa de azeite; ·2 colheres de sopa de uvas passas (opcional); ·Sal e pimenta a gosto. Modo de preparo: No liquidificador ou no processador, bater o iogurte, o suco de limão, o sal, a pimenta, o alho e o azeite. Em seguida, juntar em um recipiente os ingredientes batidos com as nozes, as uvas passas, a maçã, o salsão e o peito de frango desfiado. Misturar bem e armazenar na geladeira até a hora de servir.

Fonte: www.tuasaude.com.br


18

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

Piadas curtas

Piadas Em uma feira de carros usados, um comprador chega até o vendedor e pergunta: - Aceita cheque? E o vendedor responde: - Não sendo meu, eu aceito!

RESPOSTA LÓGICA

A esposa chega desesperada na delegacia: - Meu marido saiu ontem de casa pra comprar arroz e não voltou até agora. O que eu faço, senhor delegado? - Sei lá! Faz macarrão!

DIFÍCIL DE ENTENDER O paciente vai ao médico: - Doutor, doutor, ninguém me entende. - O que você quer dizer com isso?

DANDO EMPATE Um homem pergunta ao outro: - Ei, como está essa questão da gripe aí na sua região? - Está empate - respondeu o outro. O primeiro questiona: - Mas como assim empate? E o outro explica: - H1 N1.

CROCODILOS AZUIS Um doente se queixa: - Doutor, toda noite quando vou dormir eu vejo crocodilos azuis. - O médico fala: - Você já viu um psicólogo? O homem responde: - Não doutor. Só vejo crocodilos azuis mesmo!”

JOÃOZINHO

Joãozinho chega em casa e diz: - Mãe, eu descobri que sou mais inteligente que a professora. - Por que você acha isso? - Porque eu passei de ano e ela continuou no mesmo.

DEZEMBRO DE 2019


DEZEMBRO DE 2019

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE VOLTA REDONDA

19

Aqui o Associado tem voz Mauro Veríssimo

O que você espera do Brasil e da AAP-VR para o próximo ano? Dirceu Fernandes Soares: “Espero que exista mais entendimento entre os três poderes, pois hoje eles divergem muito entre si, o que causa atraso ao Brasil. O nosso País precisa sair da crise, gerar empregos e ter um progresso acelerado. Quanto a nossa Associação, eu acho que ela é muito boa, que pode continuar do jeito que está, mas que sempre há algo a melhorar. É isso que espero”.

Argeu Mendes Costa

Argeu Mendes Costa: “A esperança é a última que morre, mas é preciso ações concretas por parte do governo para o desenvolvimento do Brasil. O desemprego é a maior tristeza do ser humano e é preciso, também, investimento na saúde, educação e segurança. Já sobre a AAP-VR, sou associado há apenas três anos. Vim de São Paulo e conheço várias outras associações, mas nenhuma igual a nossa. Considero a mensalidade até pequena para tantos benefícios, como bons serviços Dirceu Fernandes Soares que presta nas áreas de saúde e de lazer, por exemplo. E a utilização dos convênios faz com que a gente possa economizar até mesmo o valor da contribuição”. Márcia Fátima de Souza: “Espero que o nosso Brasil tenha melhora na saúde, principalmente, e na questão do emprego, pois é muito triste um pai de família desempregado. Também espero que se crie mais oportunidades para os jovens que estão se formando. Sobre a AAP-VR, utilizo mais a ginástica, aqui na sede, até hoje não precisei muito da área da saúde, mas sei que tem bons médicos, o Centro de Prevenção à Saúde do Idoso e lazer na sede campestre”.

Márcia Fátima de Souza

Sara de Paula Oliveira: “Minha esperança principal é que se acabe a corrupção, pois, sem ela, sobra dinheiro para investir, em saúde, educação, emprego e em que mais o Brasil precisa. Espero, também, que deixem o presidente trabalhar. Sara de Paula Oliveira Quanto a Associação, aproveito muito as aulas de ginástica e estou amando o artesanato, que faço, no CPSI. Também conheço a sede campestre e outros benefícios. Espero que em 2020 eles continuem com a mesma qualidade”. Corrigindo:

No número passado, a foto da associada Marilda Martins Dias da Conceição saiu com o nome errado, como se fosse de Margarida José Pereira. Marilda participa de várias atividades da AAP-VR, é coralista, voluntária do GAV e aluna de tapeçaria, entre outras atividades Marilda Martins Dias da Conceição


Profile for AAP-VR - DIVULGAÇÃO

Jornal Informativo - Dezembro 2019  

Jornal Informativo - Dezembro 2019  

Advertisement