Issuu on Google+

WORKSHOP “LESÕES DA PELE NA PESSOA IDOSA – Cuidados com a Pele: Indicador de Qualidade" (Adaptado ao contexto de Lares de idosos, Instituições sociais e pequenos lares privados)

Lesões da Pele na Pessoa Idosa

Cuidados com a Pele

Indicador de Qualidade

Acerca deste tema várias questões emergem:  Toda a lesão na região sacro é uma ulcera de pressão?

 Na pele com dermatite de incontincencia (fralda) deve-se colocar fralda de pano ao invés descartável?  Há dermatites alérgicas no local das abas das fraldas?  Deve-se colocar cremes hidratantes nas dermatites de fralda?


 Coloca-se compressas e ligadura nos calcanhares para prevenir ulceras de pressão? MODELO WORKSHOP 8 Horas, com inicio às 09H00 e final às 18H00 com intervalo para almoço entre as 13H00 e as 14H00. MATERIAL DIDÁTICO É fornecido a cada formando uma pasta com alguma documentação, e outra informação relevante, bem como acesso à informação em formato digital. CERTIFICAÇÃO O Workshop será certificado como formação profissional em contexto prático, coordenada por formadores creditados pelo IEFP e será emitido certificado de participação no Workshop com 8 horas de formação e descrição da mesma. FORMADORES Enfermeiro Vítor Santos (Especialista em Tratamento de feridas)

Enfermeira Elsa Menoita (Especialista em Tratamento de feridas)

PREÇO O Workshop tem um custo de 75,00 €, devendo ser feito pagamento no acto da inscrição, no portal da Associação Amigos da Grande Idade. LOCAL Rua Duarte Lopes, nº28 r/c, 1950-098 Lisboa (instalações da AAGI) DESTINATÁRIOS Profissionais do Sector Social, da Saúde, Gestores e Pessoas que exerçam a sua actividade junto de pessoas idosas

Conteúdos  Diferença entre úlceras de pressão, lesão por humidade e dermatite de incontinencia (fralda)  Cuidados a ter com as dermatites de incontinencia  Casos práticos


Workshop Feridas idoso