Issuu on Google+

INFORMATIVO A.A.A. Associação Atlética Acadêmica Unesp Bauru Abril de 2013 - Edição 01

Casa de ferreiro, espeto de ouro Dois técnicos de destaque nos últimos Jogos Interunesp foram alunos da UNESP Bauru

Todos sabem que Bauru é nove vezes campeão do Interunesp, mas poucos conhecem o trabalho que a Atlética, os atletas e os treinadores desenvolvem para que o Campus consiga tanto destaque nas competições universitárias. Um fator que contribui com o sucesso dos resultados de Bauru é a busca de técnicos que foram alunos da graduação da Unesp e participaram como atletas dos jogos. Dois bons exemplos de ex -alunos que hoje são técnicos da A.A.A. Unesp Bauru são, no Handebol, o Birigui e no Futebol, o Paulinho. Para ambos, a experiência de trabalhar como técnico da UNESP Bauru é muito gratificante. Birigui destaca o seu amor ao campus e ainda afirma que tanto como atleta quanto como treinador, no Interunesp, a vontade de vencer não diminuiu. Paulinho, por sua vez, fala do prazer que é treinar os atletas universitários: “Com certeza aqui a satisfação é bem maior, não no lado financeiro, mas a parte intrínseca você não compra. Ver o seu trabalho sendo reconhecido em nível de respeito, e de amizade.

“Fala Atleta” - Isabela Marçal p.02

Não é só o Barcelona do ex-treinador Pep Guardiola, que forma técnicos em casa

Para mim isso é uma satisfação muito grande”. Paulinho e Birigui treinam também times profissionais em outras agremiações e os dois destacam que as diferenças de treinar a Unesp Bauru e os outros clubes aparecem mais no quesito emocional. Por outro lado, as questões táticas e técnicas são quase as mesmas. “Não vejo tanta diferença, pois as equipes são praticamente as mesmas, tanto da cidade quanto da Unesp. Porém, Interunesp é Interunesp, dificil descrever e comparar com qualquer outra emoção. Mas uma coisa que nunca acaba é o orgulho de ser unespiano”, afirma Birigui.

“Se eu pudesse, faria tudo de novo” “Texugão da Páscoa” p.03

Lá fora também faz sucesso... Não é só a Atlética de Bauru que conta com seus ex-atletas como técnicos. No esporte profissional também é possível encontrar ex-atletas que alcançaram o sucesso como treinador na mesma equipe. O caso mais famoso é o do Barcelona, time mundialmente famoso e tetra campeão da UEFA Champions League. Josep Guardiola, ex-jogador do time catalão, foi responsável por uma mudança na maneira de jogar futebol e colocou sua filosofia em prática quando assumiu o cargo de técnico do Barcelona, alcançando a incrível marca de 18 títulos em 4 anos a frente do clube, inclusive os dois últimos títulos na Champions.

“Que comece o Intercalouros” “Espaço Febre” Horários dos Treinos p.04


INFORMATIVO A.A.A.

Expediente Reportagem: João Ernesto Wanessa Medeiros Pedro Borges Raphael Freitas Edição e Revisão: Pedro Borges Beatrice Lesur Projeto Gráfico: Beatrice Lesur Diagramação: Beatrice Lesur A.A.A. Unesp Bauru Gestão “Legado”

Wanessa Medeiros Acesse nosso site e redes sociais: www.atleticaunespbauru.com.br

@aaaunespbauru Atlética Unesp Bauru @aaaunespbauru

Associação Atlética Acadêmica Unesp Bauru, levemos em conta essas três palavras segundo o dicionário da língua portuguesa. Associação: organização que congrega pessoas para um fim ou interesse comum, como por exemplo, sociedade, clube, esporte, dentre outros. Acadêmica: estilo em que se faz sentir a preocupação de aplicar os princípios do grupo a que está inserido, no caso a universidade. Atlética: referente a atletas. Pois bem, o significado dessa instituição está resumido nessas denominações, diferentes, porém com o mesmo objetivo. A Atlética associa valores e desejos no meio acadêmico para um propósito que é tido como legado e responsabilidade de todas as gestões que participam da organização desse estabelecimento. Por meio de atividades esportivas, as quais são a essência da associação, a entidade promove eventos que buscam integrar os universitários com a cidade de Bauru. Por ter uma ligação direta com os estudantes no meio universitário, a Atlética promove e divulga eventos dentro e fora da universidade com o intuito de apoiar ações sociais que visam melhorias para toda a sociedade. Além desse engajamento social, há também o comprometimento acadêmico que busca inserir a instituição dentro dos anseios e problemas debatidos dentro e fora do campus.

fala atleta! Foto: Acervo do atleta

Beatriz Nascimento Beatriz Sanchez Bruna Laurentiis Caroline Lima Dan Ribeiro Felipe Marchiori Felipe Orru Gabriel Feitosa Gabriel Prudente Gabriel Rodrigues Katherine Sallum Laís Benevides Leonardo Picolo Lucas Alarcon Lucas de Abreu Maira Campi Pedro Borges Pedro Solera Roberto Chacur

Editorial

Isabela Marçal, basquete feminino

“Quando descobri que seria uma unespiana e defenderia o basquete pela minha faculdade, não imaginei a satisfação que me seria proporcionada. Optei por deixar parte do basquete pra trás ao escolher a faculdade e,hoje em dia, posso dizer a qualquer atleta profissional o quão inexplicável é ser atleta universitário e participar dos

jogos do Interunesp, nos quais todos jogam em busca de uma vitória, um título não só para o time, mas para todos que torcem de forma indescritível... e que torcida! Torcida que vibra tanto quanto o time na vitória, aplaude e chora conosco quando enxerga a derrota. Não é fácil conciliar esporte e vida acadêmica, encontramos essa motivação dentro de cada time, que se torna uma família repleta de amizades ,e que sempre está de braços abertos para novos membros.Convido todas as bixetes e veteranas a fazer parte dessa história, o time está de braços abertos para novos membros.” Treinos do Basquete Feminino às segundas e quartas.

#rumoaodeca

02


Associação Atlética Acadêmica Unesp Bauru

Abril de 2013 - Edição 01

“Se eu pudesse, faria tudo de novo”

Rafael Maekawa não tem dúvidas de que fez a escolha certa ao decidir treinar futsal pela Unesp Bauru. da época do futsal. Ainda nos perar e motivar o companheiro falamos, trocamos ideias, faze- a doar o seu máximo. Tudo por um objetivo em comum: vencer com a camisa da Unesp Bauru. Rafael também não se esquece das competições: “joguei vários campeonatos na minha juventude, mas o que me arrepiava e dava tesão de jogar eram as finais que disputei. Era de arrepiar ver o ginásio cheio com as pessoas te empurrando, cantando e incentivanmos alguns encontros”. A questão é que mesmo vendo do”. Não é à toa que Maekawa os ex-companheiros, a sauda- afirma com convicção que fez a de continua, já que Maekawa, escolha certa ao decidir treinar gostava muito da “pegada” do por Bauru. “Se eu pudesse, faria treino, sempre tentando se su- tudo de novo!”.

Texugão Solidário Atlética UNESP Bauru realiza páscoa solidária juntamente com o projeto Crescer Em abril, a Atlética UNESP Bauru realizou mais uma ação solidária. O projeto chamado “Texugo da Páscoa” teve o intuito de arrecadar brinquedos para crianças carentes. A ação teve parceria com o Projeto Crescer, idealizado pelo CEAC-Grupo de Amor e Caridade. Foram mais de 200 brinquedos. Joyce Godoi é uma das responsáveis pelo projeto Crescer e explica como o projeto é benéfico para os parceiros. “A parceria com a Atlética UNESP Bauru é enxergada como uma oportunidade de divulgar o trabalho feito com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Seu beneficio proporciona melhor qualidade de vida e a efetivação dos direitos sociais, visto que sem essa parceria somos impossibilitados de garantir

com qualidade esses direitos.” O Texugo da Páscoa foi uma iniciativa dos alunos participantes da Atlética UNESP Bauru, a fim de incentivar as ações solidárias no meio universitário. Joyce comenta ainda sobre essa integração entre os alunos da faculdade com a cidade: “essa aproximação é vista como uma forma de inclusão social, pois leva a interação, respeito e solidariedade entre as pessoas.”

Essa ação não é a primeira que a Atlética UNESP Bauru proporciona dentro do campus. Há alguns anos foi criado o Arraiá Solidário, que tem como objetivo reverter toda renda arrecada em projetos sociais, como doação de presentes, ajuda para cadeirantes, como no ano passado. A Atlética também vem fortalecendo ao longo dos anos o apoio ao Trote Solidário da Empresa Junior de Relações Públicas. Foto: Acervo Atlética Unesp Bauru

03

Foto: Acervo Atlética Unesp Bauru

Quando param de atuar, muitos jogadores sentem falta dos treinos, dos campeonatos e das conquistas, mas na Unesp Bauru, a maioria sente falta mesmo das amizades construídas na faculdade e no esporte, que tem o poder de unir pessoas aparentemente tão distintas. Rafael Maekawa, formado em Engenharia de Produção, jogava futsal e acredita que não teria feito as amizades que fez se não fosse pelo esporte. Mesmo com pessoas de cursos diferentes, os treinos ajudaram a formar laços duradouros: “guardo grandes amigos


Que comece o Intercalouros !

“Participar do Intercalouros foi uma forma de me encontrar na faculdade, além de estreitar os laços de amizade com meus amigos da sala, a disputa esportiva ainda me abriu as portas para participar do time de futsal da universidade e perceber que a devoção que eu encontrava nas arquibancadas do Intercalouros era multiplicada por muitas vezes quando levada ao Interunesp”. É o que pensa João Ernesto, aluno de jornalismo, e o que a Atlética espera do intercalouros, proporcionar o esporte e uma melhor convivência dentro do campus. São essas as razões do Intercalouros, campeonato de futsal destinado aos calouros e às calouras da Unesp de Bauru. O torneio é conhecido por jogos disputados e por relevar para o campus novos talentos do esporte.

Espaço febre amarela

A Febre Amarela é a torcida organizada da Unesp de Bauru. Surgiu em 2008 com o objetivo de apoiar os times e os atletas de Bauru nos jogos que eles participam, com maior foco no InterUnesp, que reúne todos os câmpus da Unesp para jogar,e também integrar. A partir do mês de abril, a Febre lançou a campanha “Dia do Amarelo”. A ideia é que em todas as terças-feiras todo mundo vá de amarelo para a faculdade e deixe o Campus de Bauru dominado pela cor que mais nos representa!. As reuniões da Febre acontecem às terças-feiras, à partir das 18h e o ponto de encontro é na cantina da FEB! Façam parte dessa campanha!

VENHA Treinar com a gente!!! Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

12h às 14h

Natação - P.E Atletismo - P.E

Basq. Masc. - P.E Judo - ElevenFit FutCampo - P.E

Basq. Fem. - P.E Natação - P.E Atletismo - P.E

Futsal Fem. - P.E Judo - ElevenFit FutCampo - P.E

Natação - P.E

17h às 19h

Volei Fem. - P.E Basq. Fem. - P.E

Volei Fem. - P.E Xadrez - Facul

Volei Masc. - P.E

Volei de Areia - ADPM

22h às 24h

Hand Misto Futsal Fem - P.E Ginasinho Volei Masc. - P.E Futsal Masc. - P.E

Futsal Masc. - P.E Basq. Masc. - P.E Futsal Masc. - P.E Hand Misto Ginasinho

* Tabela Sujeita a Modificações


Informativo - Abril 2013