Page 17

E-agora? Empresas do século XX, profissionais do século XXI - Setembro 2010 técnicas e ferramentas adequadas para cada tipo de ação, estabelece parcerias, integra departamentos e está sempre conectado com as novas tendências, como a era digital que está tomando conta das casas, das empresas e dos demais ambientes por onde andamos. Inovar sempre O RP moderno está sempre inovando, revendo paradigmas, quebrando tabus. Pare e pense o que seríamos de nós comunicadores se estivéssemos até hoje no jornalzinho para informar, no cartãozinho de aniversário para estreitar relacionamentos e na ligação de pós-venda para fidelizar os clientes?

Na era da comunicação digital, o profissional de Relações Públicas deve estar bem preparado, pois as ferramentas possuem linguagens e características que exigem especialização e um razoável grau de conhecimento. “É preciso conhecer suas especificidades adaptando-se às características do público-alvo que se quer atingir”, como diz a colega Carolina Terra. A perspicácia faz parte do perfil do profissional de RP do século XXI, pois é preciso ter o “feeling”, saber como aproveitar as oportunidades que surgem em prol do seu sucesso e do êxito de seus projetos, assim como saber criar oportunidades para se destacar e levar a sua empresa junto, ou vice-versa.

Não basta exercer bem sua função e não saber se realmente está gerando bons resultados. O profissional deve sempre avaliar suas atitudes, sua postura,suasmetodologiasdetrabalho e seu grau de (re) conhecimento. Isso pode ser medido com pesquisas no ambiente de trabalho, através de clipping (essa técnica não vale apenas para empresas) e até mesmo uma simples pesquisa em sites de busca, como o google, basta digitar seu nome e/ou o nome da empresa onde atua. Outras técnicas são válidas, basta ter criatividade. O século XXI ainda promete muitas surpresas e nós, comunicadores, devemos estar preparados para não ficarmos defasados e perdermos espaço para profissionais de outras áreas, o que acontece constantemente em muitos Estados do nosso país. As relações públicas estão crescendo e devemos crescer junto para nos tornarmos sempre profissionais melhores e mais capazes de revolucionar a nossa classe, dando o verdadeiro exemplo de que os profissionais de RP são os mais apropriados para solucionar os problemas comunicacionais das empresas e trabalhar em prol de uma imagem excelente.

w w w . a b o r d o d a c o m u n i c a c a o . c o m . b r

17

Revista A Bordo da Comunicação  

Tema: E agora? Empresas do século XX e Profissionais do Século XXI