Issuu on Google+

Projector de Vídeo Um projetor de vídeo é um dispositivo que recebe um sinal de vídeo e projeta a imagem correspondente numa tela de projeção que utiliza um sistema de lentes. Todos os projetores de vídeo utilizam uma luz muito brilhante para projetar a imagem, e os mais modernos podem corrigir eventuais curvas, borrões e outras inconsistências através de ajustes manuais. Os projetores de vídeo são utilizados para muitos trabalhos como apresentações, conferências e concertos. Os projetores são amplamente utilizados em muitas escolas e outros ambientes educacionais. Um bom projetor é: ● Capaz de difundir uma imagem com diagonais superiores a 5 metros, um projector de vídeo dá-nos uma vivência cinematográfica bastante mais próxima da realidade do que um televisor. ● Interessante para ver filmes em DVD, a sua utilização obriga a cuidados tais que não substituem um televisor. Uma sala escura é essencial: a imagem representada pelo projector é imperceptível com luz ambiente. Em especial se o fixar ao tecto, é muito discreto. ● Quando não integram colunas de som, é necessário comprar um kit de cinema em casa ou os componentes em separado. Também é exigido, na maioria dos casos, um sintonizador externo, como um gravador de DVD ou um videogravador.


Lâmpadas com vários anos de luz ● Os fabricantes anunciam lâmpadas com uma duração que oscila entre 2 e 4 mil horas. Passadas estas horas, as lâmpadas já perderam metade da luminosidade. Se o projector for utilizado 6 horas semanais, tal permite, em princípio, uma utilização entre 6 (2 mil horas) e 12 anos (4 mil horas). Quanto à distância a guardar entre o utilizador e a tela ou parede onde a imagem está a ser projectada, esta é afectada pelo seu formato e resolução. Porém, no mínimo, é sempre necessário reservar um espaço correspondente ao dobro da largura da imagem projectada. Assim, abrangerá toda a imagem no seu campo de visão.


Projector de Vídeo Regra geral, os projectores de vídeo usam a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display) ou DLP (Digital Light Processing). ● A vantagem dos primeiros é a melhor reprodução de cores. A impossibilidade de reproduzir negros profundos, mas apenas tons acinzentados, e o fraco detalhe nas zonas mais escuras da imagem são os principais inconvenientes. ● Nos DLP, o nível de negros é bastante melhor, mas as cores são mais artificiais e menor a luminosidade máxima. Verifica-se ainda o efeito “arco-íris”, muito incómodo para alguns utilizadores. Assim, antes de comprar um projector, peça uma demonstração.Alguns modelos permitem regular a orientação de projecção por lentes (lens shift).


hardware