Issuu on Google+

Capa


2

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Edição Comemorativa

Informações

Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

2012

2012 Ano Internacional das Cooperativas


SUMÁRIO Mensagem do Presidente Sistema Ocemg Valores e Princípios Cooperativistas Sistema de Representação Ramos do Cooperativismo Apresentação de Critérios

EXPEDIENTE

6 7 8 9 10 12

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo no Brasil

13

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo em Minas Gerais

14

As Cooperativas em Minas Gerais Indicadores e Termos Técnicos Resultados Gerais Resultados do Ramo Agropecuário Resultados do Ramo Crédito Resultados do Ramo Saúde Resultados do Ramo Transporte Resultados do Ramo Educacional Resultados do Ramo Trabalho Resultados do Ramo Consumo Demais Ramos Quadro Comparativo Catálogo de Cooperativas

21 22 25 38 45 53 61 68 73 78 82 86 88

Presidente do Sistema Ocemg: Ronaldo Scucato Vice-Presidente: Luiz Gonzaga Viana Lage Superintendente: William Bicalho da Cruz Conselho Diretor - Ocemg: Almyr Vargas de Paula Carlos Alberto Paulino da Costa Flávio Lúcio Moreira Bicalho Geraldo Magela da Silva Henrique Sousa Saldanha João Batista Bartoli Noronha José Augusto Ferreira José Edgard Pinto Paiva José Nilton Gomes Barbosa Matusalém Dias Sampaio Renato Nunes dos Santos Roberto Cleber Cunha Carvalho André Luiz Costa Clésio Vilela Reis Márcio Olívio Villefort Pereira Nilson Andrade Paulo César de Araújo Rangel Conselho Fiscal - Ocemg: Cristiano Felix dos Santos Silva Evaldo Moreira de Matos Tatiana Campos Salles Silva Elson Rocha Justino Flávio Eduardo de Gouvêa Santos Orlando Antunes de Oliveira Conselho de Ética: Irone Martins de Sampaio José Acácio Carneiro Luiz Otávio Fernandes de Andrade Garibalde Mortoza Júnior Paulo César Câmara Teixeira Trajano Raul Ladeira de Lima Conselho Administrativo - Sescoop: Jorge Nobuhico Kiryu Adalberto de Souza Lima Raimundo Sérgio Campos Francisco Miranda Figueiredo Filho Luiz Gonzaga Chaves Campos Lásara Dirli Gomes da Silva Ana Cristina Maia Penido Ryan Carlo Rodrigues dos Santos Conselho Fiscal - Sescoop: Elton Evangelista Corrêa Lima Urias Geraldo de Souza José Ailton Junqueira de Carvalho Tereza Raquel Melo Vitoriano Alves Ramiro Rodrigues de Ávila Júnior Carlos Fabiano Braga Elaboração e Estudo Técnico: Gerência Técnica do Sistema Ocemg Produção e Editoração: A2 Comunicação e Marketing CTP e Impressão: EGL - Editores Gráficos Ltda. Tiragem: 2 mil exemplares


MENSAGEM DO PRESIDENTE

Chegamos à sétima edição consecutiva do Anuário do Cooperativismo Mineiro, que teve seu nome alterado para Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro em 2011. A adequação foi feita em função do alcance e importância que a publicação atingiu em Minas e em todo o país ao longo dos anos. Os resultados apresentados neste compêndio refletem a real situação do cooperativismo no Estado e demonstram a consolidação e o potencial do segmento para a economia mineira. São 760 cooperativas, 1.232.931 cooperados e 36.743 empregos gerados diretamente por essas instituições. Tivemos um aumento de 18% no número de cooperados e de 10% em relação ao número de empregados, sendo que o setor é responsável por uma movimentação anual de R$ 27,2 bilhões. No ano comemorativo às cooperativas declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), estamos orgulhosos em lançar mais uma publicação que confirma os resultados e a expressividade do cooperativismo para a construção de um mundo melhor.

Ronaldo Scucato Presidente do Sistema Ocemg

6

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Sistema Ocemg O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais é o órgão de representação política, patronal e de defesa do cooperativismo no Estado. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG) é responsável pelas atividades de treinamento e capacitação das diversas cooperativas de Minas. Juntas essas instituições formam o Sistema Ocemg, que atua sempre em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo, proporcionando orientação e apoio necessários para a gestão eficiente do setor, fortalecendo as sociedades cooperativas. Uma entidade consolidada e de credibilidade que abrange um universo de 760 cooperativas dos mais diversos ramos e mais de um milhão de cooperados em todo o Estado.

Visão Ser o agente político, representar, promover e integrar as cooperativas mineiras, zelando pela sua existência, promovendo ainda a capacitação, a formação profissional e o desenvolvimento social nas cooperativas mineiras.

Missão Ser o agente propulsor e avalizador da qualidade e eficácia do sistema cooperativista no Estado de Minas Gerais, preservando os princípios e valores universais do cooperativismo.

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

7


VaLores e PrincÍpios cooperativistas Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

Valores As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição de seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo semelhante.

Princípios Os princípios cooperativistas são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam seus valores à prática. 1o - Adesão Voluntária e Livre As cooperativas são organizações voluntárias e abertas a todas as pessoas aptas a utilizarem os seus serviços e a assumir as responsabilidades como cooperados, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas e religiosas. 2o - Gestão Democrática pelos Cooperados As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Nas cooperativas de primeiro grau (singulares), os membros têm igual direito de voto (um membro, um voto). As cooperativas de grau superior (centrais, federações e confederações) são também organizadas de forma democrática. 3o - Participação Econômica dos Cooperados Os cooperados contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os cooperados recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão e destinam os excedentes a um ou mais dos seguintes objetivos: desenvolvimento de suas cooperativas, eventualmente através da criação de reservas, parte 8

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

das quais, pelo menos, será indivisível; benefícios aos membros na proporção das suas transações com a cooperativa; apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados. 4o - Autonomia e Independência As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus cooperados. Se firmarem acordo com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus cooperados, mantendo a autonomia das cooperativas. 5o - Educação, Formação e Informação As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros e colaboradores. Informam o público em geral, sobretudo os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação. 6o - Cooperação entre Cooperativas As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus cooperados e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalho em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais. 7o - Interesse pela Comunidade As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades por meio de políticas aprovadas pelos cooperados.


Sistema de RepresentaÇÃo A representação política do cooperativismo é organizada da seguinte forma:

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

9


RAMOS DO COOPERATIVISMO Agropecuário Cooperativas formadas por produtores rurais e têm como finalidade organizar a produção de seus associados em maior escala, garantindo melhor preço na comercialização dos produtos. Visa também integrar e orientar as atividades dos produtores, além de facilitar a utilização recíproca dos serviços (adquirir insumos, dividir custos de assistência técnica, ente outros) e a eliminação do atravessador para vender a produção dos cooperados diretamente ao consumidor.

Consumo A atividade básica deste ramo é viabilizar aos cooperados mercadorias de boa qualidade a preços acessíveis. As cooperativas auxiliam na compra em comum de bens de consumo como alimentos, roupas, medicamentos e material escolar, entre muitos outros itens.

Crédito O objetivo principal de uma cooperativa de crédito é prestar serviços de natureza financeira, assim como reunir a poupança de seus cooperados e lhes proporcionar empréstimos com taxas menores que as praticadas no mercado.

Educacional Formado por cooperativas de alunos de escolas agrícolas, pais de alunos ou professores, essas cooperativas buscam viabilizar algumas das atividades desenvolvidas pelo próprio estabelecimento de ensino. Podem comprar insumos e materiais escolares, acompanhar o processo educacional dos alunos através da administração da escola/cooperativa, além de reunir profissionais da área da educação para disponibilizar seus serviços no mercado.

Especial Reúne cooperativas constituídas por pessoas que precisam de auxílio especial. Sejam físicos, sensoriais, psíquicos e mentais, assim como dependentes químicos, egressos de prisões, condenados a penas alternativas ou pessoas em situação familiar desajustada. Desenvolve e executa programas especiais de treinamento, visando aumentar a produtividade e a independência econômica e social desse grupo.

Habitacional As cooperativas desse ramo viabilizam a compra ou construção da casa própria por um custo menor e dentro das possibilidades dos cooperados.

10

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Infraestrutura Administram serviços dos quais os cooperados necessitam e não se encontram disponíveis ou são mais caros no mercado. As cooperativas mais conhecidas são as de eletrificação e telefonia rural, saneamento e limpeza pública. Podem comprar os insumos necessários e contratar terceiros para realizar os projetos.

Mineral São cooperativas de mineradores constituídas para viabilizar a extração, industrialização e comercialização de produtos minerais.

Produção Formado pelas cooperativas dedicadas à produção de bens e mercadorias, sendo os meios de produção de propriedade cooperativa e não de propriedade individual. Nesse ramo, os cooperados organizam a produção dos bens e participam de todo o processo administrativo, técnico e operacional da cooperativa.

Saúde Dividido em dois segmentos: Cooperativas de profissionais de saúde: dedicam-se à preservação e recuperação da saúde humana, congregando profissionais das áreas de medicina, odontologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, entre outros. Cooperativas de usuários: compostas por usuários de serviços de saúde que buscam qualidade, atendimento rápido a preços mais acessíveis que os oferecidos no mercado.

Trabalho Dedica-se à organização e administração dos interesses inerentes ao grupo de profissionais cooperados, posicionando o serviço prestado por eles no mercado.

Transporte São cooperativas que se dedicam à organização e administração dos interesses inerentes ao grupo de profissionais cooperados em atividades de transporte. Proporcionam para os cooperados maior volume de cargas e passageiros, garantindo mercado de trabalho.

Turismo e Lazer Formado pelas cooperativas que atuam no setor de turismo e lazer, organiza as comunidades para disponibilizarem o seu potencial turístico, hospedando os turistas e prestando-lhes toda ordem de serviços.

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

11


ApresentaÇÃo de CritÉrios As Informações Econômicas e Sociais do Cooperativis-

u

Salário médio por empregado;

mo Mineiro 2012 foram consolidadas a partir da avalia-

u

Valor médio de operações de crédito por associado

ção de dados fornecidos pelas cooperativas que:

(ramo crédito);

u

responderam a pesquisa de dados realizada pelo Siste-

u

Receita média por usuário (ramo saúde).

ma Ocemg entre os dias 16 de abril e 29 de junho de 2012; u

enviaram até o dia 29 de junho de 2012 a autorização

Esta estrutura está disposta em categorias que permitem a

original que permite a divulgação do nome da coopera-

análise mais consistente dos resultados das cooperativas:

tiva e seus respectivos dados em estudo elaborado pelo

u

Geral (consolidação de todos os ramos);

Sistema Ocemg;

u

Ramo Agropecuário;

u

Ramo Consumo;

u

Ramo Crédito;

u

Ramo Saúde;

O trabalho aqui apresentado tem caráter informativo e

u

Ramo Trabalho;

os seguintes objetivos:

u

Ramo Transporte;

u

Ramo Educacional;

u

Demais Ramos (Habitacional / Produção / Mineral).

u

estavam devidamente registradas e regulares com o

Sistema Ocemg até o dia 24 de julho de 2012.

u

registrar os principais dados econômicos, financeiros

e sociais das cooperativas do Estado; u

apresentar indicadores de desempenho que mensu-

rem a eficiência das atividades das cooperativas e os efei-

É importante destacar que os dados de cada cooperati-

tos dessas atividades no desenvolvimento da sociedade;

va são de sua exclusiva responsabilidade, uma vez que

u

mostrar as tendências do setor;

u

servir como fonte de consulta para estudantes, pro-

foram informados e autorizados para publicação.

fessores, técnicos e demais profissionais da área.

Constam nesta publicação, as cooperativas de Minas Gerais que se enquadram nos seguintes critérios, dentro das perspectivas relacionadas anteriormente:

Nesta publicação, continuamos com a mesma estrutura das edições anteriores por facilitar a análise dos dados das cooperativas. Em primeiro lugar, são apresentados os principais resultados do setor em 2011, como número de associados, empregados, receitas, patrimônio líquido, ativos totais, sobras do exercício, salários pagos a empregados, investimentos, entre outros. Em seguida, são exibidos indicadores de desempenho com relação ao quadro social, quadro funcional, desempenho operacional, desempenho financeiro e sobre contribuições para a sociedade. Por fim, são apresentados os

rankings das cooperativas mineiras referentes a 2011 nos diferentes critérios listados a seguir:

12

u

Número de associados;

u

Número de empregados;

u

Receitas totais;

u

Ativos totais;

u

Patrimônio líquido;

u

Capital social;

u

Riqueza média gerada por associado;

u

Sobra média por associado ativo;

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

Ser uma das 50 maiores cooperativas, independente do ramo de atividade. u Ser uma das 20 maiores cooperativas do ramo agropecuário. u Ser uma das 20 maiores cooperativas do ramo de crédito. u Ser uma das 20 maiores cooperativas do ramo de saúde. u Ser uma das 20 maiores cooperativas do ramo de transporte. u Ser uma das 10 maiores cooperativas do ramo de trabalho. u Ser uma das 10 maiores cooperativas do ramo educacional. u Ser uma das 05 maiores cooperativas do ramo de consumo. u Ser a maior cooperativa dos ramos habitacional, produção e mineral. u

Os rankings completos deste estudo estão disponíveis no Portal do Cooperativismo Mineiro (www.minasgerais.coop.br).


InformaÇÕes EconÔmicas e Sociais do Cooperativismo no BrasiL

O Brasil tem 6.560 cooperativas presentes em todos os Estados, liderado por São Paulo com 14,2% seguido pela Bahia com 11,9%, Minas Gerais com 11,6% e Rio Grande do Sul com 8,4%.

Estado

No de Cooperativas

Acre

Associados

Empregados

72

8.837

394

Alagoas

105

20.104

2.244

Amazonas

1.692

157

16.554

Amapá

81

5.043

572

Bahia

783

228.677

3.853

Ceará

135

60.544

5.457

Distrito Federal

184

143.128

1.882

Espírito Santo

150

196.214

6.591

Goiás

221

141.064

7.349

Maranhão

130

10.920

352

Minas Gerais*

760

1.232.931

36.743

Mato Grosso

154

253.650

7.724

Mato Grosso do Sul

100

106.260

4.491

Pará

252

82.325

2.325

Paraíba

133

46.761

2.912

Pernambuco

221

111.165

3.348

55

5.957

447

Paraná

239

679.966

64.999

Rio de Janeiro

482

230.307

7.883

Rio Grande do Norte

121

54.798

1.301

Piauí

Rio Grande do Sul

550

1.999.766

48.755

Rondônia

107

37.795

1.530

Roraima

63

3.228

369

261

1.267.868

38.462

55

11.212

643

932

3.335.957

48.505

57

11.374

842

6.560 10.302.405

301.665

Santa Catarina Sergipe São Paulo Tocantins

Total *dado atualizado em setembro/2012 Fonte: GEMERC/OCB –2011

Ramo

Cooperativas

Agropecuário

Associados

Empregados

1.523

969.541

120

2.710.423

10.968

1.047

4.673.174

33.988

294

51.534

3.694

9

393

12

Habitacional

226

99.474

1.829

Infraestrutura

128

829.331

6.334

69

58.891

161

243

11.500

3.605 67.156

Consumo Crédito Educacional Especial

Mineral Produção

155.896

Saúde

846

271.004

Trabalho

966

188.644

2.738

1.088

143.458

9.712

Transporte Turismo e Lazer

Total

27

1.468

193

6.586

10.008.835

296.286

Fonte: Gemerc/OCB -2011

Em 2011, os ramos que apresentaram maior número de cooperativas foram o agropecuário, transporte, crédito e trabalho, representando 70% do total. Os que tiveram maior número de associados foram crédito, consumo e agropecuário, com 83,5% dos associados. Em relação ao número de empregados, os ramos que mais se destacaram foram o agropecuário, saúde e crédito, com 87%. Segundo dados da OCB, o cooperativismo brasileiro registrou uma queda de 1% no número de cooperativas, porém houve um crescimento de 11% no número de associados e queda de 0,6% no número de empregados em relação ao ano anterior. Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

13


InformaÇÕes EconÔmicas e Sociais do Cooperativismo em Minas Gerais Participação dos ramos na pesquisa de dados realizada pelo Sistema Ocemg em 2012

Crescimento do cooperativismo mineiro em 2011 Ramo

Cooperativas

Associados

Empregados

Crédito

-1

110.788

706

Consumo

-4

87.986

142

Agropecuário Saúde

6.600

1.535

-6.297

733

-334

182

218

111

Trabalho

-5

-7.548

-37

Habitacional

-2

-39

3

Produção

-2

-279

-4

2

58

11

-10

191.153

3.382

Mineral

1,6%

Total

10,1%

5 -2

Educacional

18,2%

Transporte

0 -1

Este ano o número de cooperativas respondentes à pes-

O Segmento teve uma pequena queda no número de

quisa de dados foi praticamente o mesmo do ano ante-

cooperativas, mas cresceu no número de associados

rior, conferindo maior fidelidade à pesquisa.

e de empregados, fortalecendo as instituições já existentes, principalmente nos ramos crédito, consumo e

Ramo Crédito

Cooperativas*

Associados Empregados

203

783.762

6.671

27

204.774

1.441

Agropecuário

208

160.393

18.504

Saúde

121

47.154

8.016

Transporte

Consumo

113

17.069

1.624

Educacional

32

13.243

430

Trabalho

37

3.708

24

6

2.420

17

10

265

5

3

143

11

760 1.232.931

36.743

Habitacional Produção Mineral

Total

agropecuário.

Quadro Social Número de associados

*dados de set/2011

O cooperativismo mineiro, em 2011, registrou 1.232.931 associados e 36.743 empregados. Assim como em 2010, os ramos que apresentaram o maior número de cooperativas foram o agropecuário, crédito, saúde e transporte,

O número de associados do cooperativismo minei-

com 85%. Em relação ao número de associados, apa-

ro aumentou 18,2% entre 2010 e 2011, totalizando

recem os ramos crédito, consumo e agropecuário, com

1.232.931 pessoas, apesar dos ramos saúde e trabalho

82%. No número de empregados, destacaram-se os ra-

terem apresentado queda em seu quadro social.

mos agropecuário, saúde e crédito, com 95% do total. 14

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Participação Feminina no Quadro Social

Quadro Funcional Número de empregados

A participação das mulheres no quadro social cresceu de 15% para 17,5%. O número de associados não alfabetizados e de portadores de deficiência em 2011 foi de 7.187 e 1.598, respectivamente.

O número de empregados diretos das cooperativas teve um aumento de 10,1% em 2011, totalizando

Participação Feminina na Diretoria

36.743 pessoas. O ramo que mais admitiu foi o agropecuário, seguido dos ramos saúde e crédito. A participação de mulheres no quadro funcional se manteve estável em relação a 2010. O cooperativismo contribui com a inclusão social tendo em seu quadro funcional a participação em 2011 de 12,3% de negros e 1,5% de pessoas portadoras de necessidades especiais com 4.513 e 548 empregados. Os números representam um crescimento de 7% e 11% em relação ao ano anterior respectivamente.

A participação feminina na diretoria diminui de 9% para

Escolaridade dos Empregados

7,2% em relação a 2010.

Escolaridade do Presidente

Em 2011, 72,3% dos empregados de cooperativas tinham escolaridade entre o nível médio e a pós-graduação. O número cresceu em relação a 2010, que apresentou um percentual de 67,3%. Observa-se no nível de escolaridade dos presidentes de cooperativas que 62,6% estão entre o superior completo e a pós-graduação. Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

15


Média de Salário

Movimentação Econômica Participação no PIB de Minas Gerais: 7,2% PIB do Cooperativismo Mineiro: R$ 27,2 bilhões

A participação do cooperativismo no Produto Interno Bruto (PIB) mineiro foi de 7,2% em 2011, com moviObserva-se que persiste uma distinção salarial no que

mentação econômica de R$ 27,2 bilhões de reais.

diz respeito a gênero e raça.

Movimentação Econômica

Mão de Obra Mão de obra terceirizada dentro da cooperativa

Nesse resultado estão as receitas de todas as cooperativas e o total em operações de crédito realizadas pelas cooperativas de crédito. A movimentação econômica cresceu 24% em relação ao ano anterior e mostra uma Os ramos agropecuário, saúde e crédito representa-

tendência de crescimento ao longo dos anos. A elevada

ram 95% da mão de obra terceirizada dentro do sis-

taxa de crescimento do ramo mineral se deu pela cons-

tema cooperativista em 2011, com um total de 5.402

tituição de novas cooperativas quando comparada com

pessoas que, somadas aos empregados diretos, geram

a movimentação de apenas uma no ano anterior.

ocupação para 42.145 trabalhadores apresentando um crescimento de 11% em relação a 2010.

16

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Ramo

2010 (R$)

Agropecuário Consumo

10.229.072.714

Crescimento (%)

2011 (R$) 14.382.852.370

40,61

228.325.741

246.712.565

8,05

6.578.901.571

7.302.477.236

11,00

Educacional

13.500.358

23.131.760

71,34

Habitacional

1.159.595

1.128.902

-2,65

Infraestrutura

2.882.324

-

n.d.

Crédito

Mineral Produção Saúde Trabalho Transporte Total

5.923

3.210.273

54.097,37

8.751.076

4.057.179

-53,64

4.328.703.926

4.603.802.105

6,36

75.797.772

39.302.086

-48,15

521.243.923

660.928.715

26,80

21.988.344.924

27.267.603.190

24,0

Contribuições para a Sociedade

Obs: valores nominais; * inclui receitas e operações de crédito.

PIB per capita do cooperativismo mineiro: R$ 22.116,08 PIB per capita de MG*: R$ 19.291,09 Fonte: IBGE *estimado em dados fornecidos pela fonte citada

O PIB per capita, indicador de renda que mede o valor médio do PIB por habitante em 2011, foi de

Contribuições para a sociedade são os tributos recolhidos e os investimentos diretos em meio ambiente, na comunidade e em cultura e lazer. O cooperativismo de Minas Gerais contribuiu com R$ 1,3 bilhão em 2011, tendo crescido 14,4% em relação ao ano anterior, em função do aumento da carga tributária. Os valores corresponderam a 6,2% das receitas das cooperativas no período.

R$ 19.291,09 em Minas Gerais, inferior ao PIB per capi-

ta do cooperativismo mineiro que foi de R$ 22.116,08, tendo ficado 14,6% acima do PIB do Estado.

Tributos Recolhidos

Participação dos ramos na movimentação econômica do cooperativismo mineiro

Em 2011, as cooperativas mantiveram uma tendência de crescimento em relação aos tributos recolhidos e auOs ramos agropecuário, crédito, saúde e transporte so-

mentaram o percentual de contribuição em relação à

maram 98,84% da movimentação econômica das coo-

receita quando comparado com o ano anterior.

perativas de Minas Gerais. Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

17


Tributos

Crescimento

em Produção e Produtividade e em Treinamento e Ca-

417.923.754,68

16,2%

pacitação de associados e empregados. Em 2011 con-

195.706.229,07

250.858.281,63

28,2%

tinuou com uma tendência de crescimento e aumento

101.592.201,14

131.252.528,94

n.d.

2010 (R$)

2011 (R$)

ICMS

359.775.886,64

INSS Folha de Pagamento Funrural

da participação da receita.

ISSQN

26.407.182,08

29.296.784,03

10,9%

Cofins

155.702.255,27

149.363.564,64

-4,1%

FGTS

56.266.168,82

70.898.072,65

26,0%

IRPJ

40.302.608,24

46.974.229,08

16,6%

8.038.399,51

9.043.536,06

12,5%

Outros

64.487.018,66

51.018.862,09

-20,9%

PIS Faturamento

34.871.587,02

31.550.858,80

-9,5%

19.074.227,75

21.781.565,33

14,2%

5.869.084,26

7.554.838,11

28,7%

Na comunidade

18.181.713,99

25.704.571,20

41,4%

Em cultura e lazer

145.985,88

214.252,13

46,8%

Total

1.354.838,27

61.219,12

-95,5%

1.087.775.386,60 1.243.496.918,49

14,3%

INSS Faturamento

Contribuição Social Sobre Lucro PIS Folha de Pagamento IOF IPI ITR Total

Investimentos Em produção e produtividade No Meio Ambiente Saúde de associados e empregados Treinamento e capacitação de associados e empregados

2010 (R$)

2011 (R$)

Crescimento

366.202.413,94

386.486.303,45

5,5

4.522.597,20

4.248.709,78

-6,1

51.018.463,12

51.405.574,05

0,8

21.570.861,50

26.531.592,45

23,0

64.802.500,05

77.409.629,10

19,5

7.368.118,15

6.859.823,56

-6,9

515.484.953,96

552.941.632,39

7,3

Os itens que tiveram maior participação nas contribuições para a sociedade foram os tributos, com aumento da contribuição do IPI, IOF, PIS Folha de Pagamento,

Intercooperação

INSS Folha de Pagamento e FGTS. Os tributos recolhidos pelas cooperativas tiveram aumento de 14,3% e sua car-

Intercooperação é qualquer forma de negócio, trabalho

ga sobre a receita cresceu de 5% para 6,3% em 2011.

ou parceria entre cooperativas. Quando uma cooperativa adquire produtos e serviços de outra cooperativa ou realiza projetos conjuntos, os recursos envolvidos na

Investimentos

transação são gastos com mais eficiência e movimentados dentro do próprio sistema cooperativista. Isso ajuda a garantir a força do movimento cooperativo e segue o 6º princípio do cooperativismo.

Linhas de intercooperação

Os investimentos realizados pelas cooperativas mineiras decresceram de 2005 até 2008, registrando em 2009

18

um crescimento de 48,7% em relação ao ano anterior.

Verificou-se que 406 cooperativas, 66,5% do total, pro-

Em 2010, o crescimento se manteve com a mesma par-

moveram alguma ação de intercooperação em 2011.

ticipação da receita, com destaque para investimentos

Foram 760 linhas de intercooperação distribuídas em

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


prestação de serviços em cooperativas de saúde, movimentação financeira em cooperativas de crédito, com-

Exportações

pra de produtos em cooperativas agropecuárias e de

Evolução das Exportações

consumo, prestação de serviços de transporte e serviços especiais de cooperativas de trabalho.

Operações do Ramo Agropecuário Participação das Cooperativas na Produção Agropecuária Ramo

Unidade

Minas Gerais

Cooperativas

Participação %

Abacate

Toneladas

30.975

4.732

15,3

Algodão

Toneladas

117.280

20.743

17,7

Alho

Toneladas

40.960

5.404

13,2

Arroz

Toneladas

82.991

4.658

5,6

partir de 2003. Entre esse ano e 2006, as receitas e o

Banana

Toneladas

654.491

14.507

2,2

volume exportados cresceram 178% e 45,6% respecti-

Batata

Toneladas

1.275.088

26.111

2,0

vamente. Verificou-se entre 2005 e 2006 a menor varia-

Café

Toneladas

1.335.738

772.066

57,8

ção de aumento das exportações de café em função do

Cebola

Toneladas

138.233

16.833

12,2

aumento das operações de armazenamento, dos baixos

Cenoura

Toneladas

415.956

40.042

9,6

Feijão

Toneladas

582.966

166.382

28,5

Frango

Toneladas

775.000

26.718

3,4

Laranja

Toneladas

824.041

986

0,1

8.755.452

3.156.869

36,1

Mil litros

Fonte: MDIC

As exportações cooperativistas deram grandes saltos a

estoques que reduziram os excedentes para exportação e o aumento do consumo interno. O aumento das exportações entre os anos de 2006 e 2007 ocorreu em função da maior participação dos produtos lácteos e do

Leite (inspecionado) Limão

Toneladas

76.694

1.450

1,9

Mel

Toneladas

3.076

11

0,4

Milho

Toneladas

6.534.987

661.228

10,1

21% no volume das exportações em 2008, houve um

Morango

Toneladas

66.500

560

0,8

crescimento de 15% nas receitas. Já em 2009, houve

Soja

Toneladas

6.534.987

222.422

3,4

queda de 23% tanto no volume exportado quanto nas

Sorgo

Toneladas

370.128

10.265

2,8

receitas. Em 2010, houve uma recuperação no cres-

Suínos

Toneladas

390.400

16594

4,3

cimento das exportações lideradas pelo café com um

Tangerina

Toneladas

169.037

2.100

1,2

Tomate

Toneladas

476.113

324

0,1

aumento de 62,9% no volume e de 43,9% nas receitas.

Trigo

Toneladas

90.146

16.940

18,8

Uva

Toneladas

9.873

636

6,4

*Fonte: SEAPA

As cooperativas agropecuárias têm um importante papel na produção agrícola e pecuária de Minas Gerais, representando 12,2% do PIB do agronegócio mineiro em 2011. Os produtos de cooperativas que tiveram maior participação foram o café e o leite, responsáveis por 57,8% e 36,1% da produção do Estado. Produto

Nº de cooperativas*

Nº de associados

Nº de empregados

complexo soja, com crescimento de 70% nas receitas e 112,68% no volume exportado. Apesar da queda de

Houve um crescimento de 95% nas receitas e de 21% do volume das exportações de cooperativas mineiras em 2011, tendo novamente o café como o principal produto.

Produtos exportados O principal produto exportado pelas cooperativas mineiras foi o café, representando 98,9% das receitas. Os demais produtos foram os lácteos, com destaque para o leite condensado, e a própolis. O café foi exportado

Produção (Toneladas/Mil litros)

para todos os continentes, com exceção da África, o leite

Café

38

68.092

5.957

772.066

condensado para os Estados Unidos, Venezuela, Guiné-

Leite

85

94.496

12.314

3.156.869

Equatorial, Tunísia, Paraguai e a própolis para o Japão.

*Cooperativas respondentes à pesquisa de dados

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

19


O sistema cooperativista do ramo saúde está distribuído

Operações do Ramo Crédito Presença nos municípios de Minas Gerais

entre as Unimed’s, Uniodonto’s e Demais cooperativas de diversas especialidades em Minas Gerais tais como anestesiologia, enfermagem, fisioterapia, cirurgia, etc., estando presentes em diversos municípios do Estado.

As cooperativas de crédito estão presentes em 446 municípios mineiros, atendendo 52% do Estado através de 203 cooperativas e 667 postos de atendimento (PA)*. * Em adequação à resolução Bacen 4072/2012, que altera a nomenclatura de PAC (Posto de Atendimento Cooperativo) para PA (Posto de Atendimento).

Resultados das cooperativas de crédito

Em 2011, as cooperativas de saúde mineiras tiveram crescimento no número de usuários, consultas e exames laboratoriais e radiológicos realizados em relação ao ano anterior.

Operações do Ramo Transporte Serviços das cooperativas de transporte

Operações do Ramo Saúde Natureza das cooperativas de saúde

As cooperativas deste ramo prestam serviços de transporte de pequenas mercadorias, mensagens, passageiros, cargas e fretamento de veículos, dentre outros. Em 2011, Minas teve 45 cooperativas de transporte de cargas, 40 cooperativas de transporte de passageiros, 32 de transporte escolar, sete cooperativas de táxi, 18 de fretamento de veículos, sete de entregas e mensagens, quatro de moto táxi e duas de outros serviços (respondentes da pesquisa de dados). Houve crescimento em todas as modalidades em relação a 2010.

20

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


as cooperativas em Minas gerais

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

21


Indicadores e Termos TÉcnicos Conheça o significado dos indicadores e termos técnicos utilizados neste trabalho: Ativos totais

É qualquer recurso, em termos monetários, capaz de gerar benefícios futuros cuja propriedade e controle é de exclusividade da entidade.

Capital médio por associado

É o capital social dividido pelo número de associados. Indica o valor médio que está investido nas cooperativas por associado.

Capital social

É o valor investido na cooperativa pelos associados.

Carga de tributos recolhidos sobre a riqueza gerada

É o total de tributos dividido pelo total de receitas. Indica a porção da riqueza gerada que foi recolhida como tributo.

Contribuição média por cooperativa

É a contribuição para a sociedade dividida pelo número de cooperativas. Indica o quanto foi contribuído para a sociedade, em média, por cooperativa.

Contribuições para a sociedade

É o total de tributos somado ao total de investimentos em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade. Representa o valor contribuído diretamente para a sociedade pelas cooperativas em forma de tributos e investimentos.

Crescimento da receita / riqueza gerada

É o percentual de variação anual das receitas (em valores nominais). Indica o quanto a riqueza gerada aumentou entre um ano e outro.

Crescimento do número de associados

É o percentual de variação anual do número de associados. Indica o acréscimo de pessoas no quadro social entre um ano e outro.

Crescimento do número de consultas e exames realizados

É o percentual de variação anual do número de consultas e exames médicos realizados. Indica o aumento do número desses atendimentos médicos pelas cooperativas de saúde.

Crescimento do número de empregados

É o percentual de variação anual do número de empregados. Indica o incremento de pessoas empregadas diretamente nas cooperativas entre um ano e outro.

Crescimento do número de empresas conveniadas

É o percentual de variação anual do número de empresas conveniadas com cooperativas de saúde. Indica o quanto aumentou o número de empresas que contrataram serviços de saúde de cooperativas.

Crescimento do número de usuários

É o percentual de variação anual do número de usuários de cooperativas de saúde. Indica o incremento do número de clientes dessas cooperativas.

Investimento médio em capacitação por cooperativa

É o total de investimentos em capacitação dividido pelo número de cooperativas. Indica o quanto foi aplicado em média por cooperativa para capacitar o quadro social e funcional.

Investimento médio em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade por cooperativa

É a soma dos investimentos em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade dividido pelo número de cooperativas. Indica quanto cada cooperativa investiu, em média, nesses itens.

Investimento médio em produção e produtivi- É o total de investimentos em ampliação de capacidade produtiva, armazenadade por cooperativa gem, máquinas, equipamentos, veículos, informática, pesquisa e inovação tecnológica, dividido pelo número de cooperativas. Indica quanto cada cooperativa investiu em média nesses itens.

22

Investimento médio em saúde por cooperativa

É o total de investimentos em saúde dividido pelo número de cooperativas. Indica quanto foi aplicado, em média, por cooperativa, para tratar da saúde de seu quadro social e funcional.

Investimentos em capacitação de associados e empregados

É o total de investimentos para capacitar e treinar o quadro social e funcional.

Investimentos em produção e produtividade

É o total de investimentos em ampliação de capacidade produtiva, armazenagem, máquinas, equipamentos, veículos, informática, pesquisa e inovação tecnológica.

Investimentos em saúde de associados e empregados

É o total de investimentos em saúde de associados e empregados.

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Número de associados

É a quantidade de pessoas cooperadas registrada no quadro social das cooperativas no fechamento do exercício.

Número de associados ativos

É a quantidade de associados que realmente utilizaram os serviços da cooperativa a que pertencem durante o ano, registrada no fechamento do exercício.

Número de associados por empregado

É o número de associados ativos dividido pelo número de empregados. Indica a quantidade de empregados necessária para suprir as demandas de mão-deobra da cooperativa. Também é um indicador de produtividade. Quanto maior o valor por empregado, maior a produtividade.

Número de consultas realizadas

É a quantidade de consultas médicas realizadas pelos associados durante o ano.

Número de empregados

É a quantidade de pessoas empregadas diretamente nas cooperativas, considerando a matriz, as filiais e os postos, sem contar funções terceirizadas, registrada no fechamento do exercício.

Número de empregados por trabalhador terceirizado

É a quantidade de empregados dividido pelo número de terceirizados. Indica o nível de terceirização na mão-de-obra da cooperativa. Quanto maior o valor, menor o nível de terceirização.

Número de empresas conveniadas

É a quantidade de empresas conveniadas com cooperativas de saúde registrada no fechamento do exercício.

Número de exames laboratoriais e radiológicos realizados

É a quantidade de exames laboratoriais e radiológicos realizados pelos associados durante o ano.

Número de usuários (titulares e dependentes)

É a quantidade de clientes de cooperativas de saúde registrada no fechamento do exercício.

Número médio de associados ativos por cooperativa

É a quantidade de associados ativos dividido pelo número de cooperativas. Indica quantos associados em média utilizaram cada cooperativa durante o exercício.

Número médio de associados por cooperativa

É a quantidade de associados dividida pelo número de cooperativas. Indica quantos associados em média estão registrados no quadro social das cooperativas.

Número médio de consultas e exames realizados por associado

É a quantidade de consultas e exames dividida pelo número de associados ativos das cooperativas de saúde. Indica a produtividade média dos associados.

Número médio de consultas e exames realizados por usuário

É a quantidade de consultas e exames dividida pelo número de usuários das cooperativas de saúde. Indica o nível de utilização da cooperativa por seus usuários.

Número médio de contratos por cooperativa

É a quantidade de contratos de operação de crédito dividida pelo número de cooperativas. Indica quantos contratos em média cada cooperativa realizou.

Número médio de empregados por cooperativa

É a quantidade de empregados dividida pelo número de cooperativas. Indica a quantidade média de empregados necessária para realizar os serviços das cooperativas.

Número médio de trabalhadores terceirizados por cooperativa

É a quantidade de trabalhadores terceirizados dividido pelo número de cooperativas. Indica a quantidade de mão de obra média necessária para realizar os serviços das cooperativas.

Número médio de usuários por associado

É a quantidade de usuários dividida pelo número de associados ativos em cooperativas de saúde. Indica a produtividade dos associados em termos de número de clientes atendidos.

Número médio de usuários por cooperativa

É a quantidade de usuários dividida pelo número de cooperativas de saúde. Indica a produtividade das cooperativas em termos de número de clientes atendidos.

Participação feminina no quadro funcional

É o percentual de mulheres no número total de empregados.

Participação feminina no quadro social

É o percentual de mulheres no número total de associados.

Participação média de associados em AGO por cooperativa

É a média dos percentuais de participação de associados na última Assembleia Geral Ordinária. Indica o nível de participação do quadro social nas decisões estratégicas da cooperativa.

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

23


24

Patrimônio líquido

É a soma do capital, das reservas e fundos, das sobras ou perdas acumuladas, sem considerar os efeitos de inflação. Mede a riqueza da cooperativa, ou seja, seus recursos próprios.

Patrimônio médio por associado

É o patrimônio líquido dividido pelo número de associados da cooperativa. Indica o valor médio da riqueza por associado na cooperativa.

Percentual da riqueza gerada contribuído para a sociedade

É a contribuição de tributos e investimentos em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade em relação à receita. Indica a porção da receita que foi contribuída diretamente para a sociedade pelas cooperativas em forma de tributos e investimentos.

Percentual da riqueza gerada destinado a investimentos

É a contribuição dos investimentos em relação à receita. Indica a porção da receita que foi destinada a investimentos.

Percentual de associados ativos

É o número de associados ativos em relação pelo número de associados da cooperativa. Indica o nível de utilização dos serviços da cooperativa pelo quadro social.

Receita média gerada por associado

É o valor total de receitas das cooperativas dividido pelo número de associados ativos. Indica o valor médio que cada associado gerou na cooperativa.

Receita média por usuário

É o valor total de receitas dividido pelo número de usuários em cooperativas de saúde. Indica o valor médio realizado com cada cliente das cooperativas de saúde.

Receitas totais

É o valor total de vendas de mercadorias e serviços no período contábil.

Riqueza média gerada por associado

É o total de receitas dividido pelo número de associados ativos. Indica a produtividade média do associado e a riqueza criada por ele. A legislação cooperativista prevê que a riqueza gerada pelo associado é proporcional à sua operação na cooperativa.

Salário médio por empregado

É o valor total da folha de pagamento de empregados dividido pelo número de empregados, dividido novamente pelo número de salários anual (12 + 13º). Indica o nível salarial médio do quadro funcional.

Salários pagos a empregados

É o valor total da folha de pagamento de empregados das cooperativas.

Sobra / perda média por associado

É o valor total das sobras (ou perdas) do exercício dividido pelo número de associados ativos. Indica o quanto sobrou financeiramente para ser revertido em média para cada associado.

Sobras / perdas do exercício

É o valor financeiro que sobrou para ser revertido no quadro social após os descontos de despesas, dispêndios, tributos e provisões das operações da cooperativa.

Tributos médios recolhidos por cooperativa

É o valor total de tributos dividido pelo número de cooperativas. Indica o valor médio que cada cooperativa contribuiu para a sociedade em impostos, encargos e contribuições.

Valor médio das operações de crédito por associado

É o montante de recursos das operações de crédito dividido pelo número de associados ativos. Indica o valor médio de crédito que cada associado operou com a cooperativa.

Valor médio de depósitos por associado

É o valor total de depósitos dividido pelo número de associados ativos. Indica o valor médio depositado por associado.

Valor médio de depósitos por cooperativa

É o valor total de depósitos dividido pelo número de cooperativas de crédito. Indica o valor médio, por cooperativa, depositado pelos associados.

Valor médio de operações de crédito por cooperativa

É o montante de recursos de operações de crédito dividido pelo número de cooperativas. Indica o valor de crédito que cada cooperativa operou, em média, para seus associados.

Valor total de depósitos

É o valor total de depósitos efetuado pelos associados nas cooperativas de crédito.

Valor total de operações de crédito

É o montante total de recursos que as cooperativas de crédito operaram em empréstimos e financiamentos.

Valor de operações de crédito rural

É o montante de recursos que as cooperativas de crédito operaram para o meio rural.

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


gERAL

u u u u u u u

Associados Ativos Totais Capital Social Empregados Patrimônio Líquido Receitas Totais Sobras do Exercício

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

25


gERAL Resultados das Cooperativas de Minas Gerais

Ano Base: 2011

Resultados Gerais Número de cooperativas respondentes da pesquisa de dados

610

Número de associados

1.232.931

Número de associados ativos

900.189

Número de empregados

36.743

Receitas totais

R$ 21.603.523.241,27

Ativos totais

R$ 21.952.360.163,94

Fundos e reservas

R$ 2.146.829.631,93

Patrimônio líquido

R$ 5.233.549.197,87

Capital social

R$ 2.485.469.397,43

Sobras/ perdas do exercício

R$ 545.599.106,89

Salários pagos aos empregados

R$ 736.279.371,38

Impostos e encargos recolhidos

R$ 1.243.496.918,49

Investimento em meio ambiente

R$ 4.248.709,78

Cultura e lazer

R$ 6.856.407,12

Investimento na comunidade

R$ 77.409.629,10

Investimento em produção e produtividade

R$ 386.486.303,45

Investimento em capacitação de associados e empregados

R$ 26.531.592,45

Investimento em saúde de associados e empregados

R$ 51.405.574,05

Indicadores de Desempenho Quadro Social 1. Número médio de associados por cooperativa 2. Crescimento do número de associados 3. Número médio de associados ativos por cooperativa

2.021 18,2% 1.476

4. Percentual de associados ativos

73,0%

5. Participação feminina no quadro social

17,5%

6. Participação média de associado em AGO por cooperativa

32,0%

Quadro Funcional 1. Número médio de empregados por cooperativa 2. Crescimento do número de empregados 3. Número médio de trabalhadores terceirizados por cooperativa 4. Número de empregado por trabalhador terceirizado 5. Número de associados por empregado 6. Participação feminina no quadro funcional 7. Salário médio por empregado

60,2 10,1% 8,9 6,8 24,5 41,2% R$ 1.541,43

Desempenho Financeiro 1. Riqueza média gerada por associado 2. Crescimento da receita gerada

R$ 23.998,87 29,1%

3. Sobra/ perda média por associado

R$ 606,09

4. Capital social médio por associado

R$ 2.015,90

5. Patrimônio médio por associado

R$ 4.244,80

Contribuições para a Sociedade 1. Contribuição média por cooperativa 2. Percentual da riqueza gerada contribuído para a sociedade 3. Tributos médios recolhidos por cooperativa 4. Carga de tributos recolhidos sobre a riqueza gerada

6,2% R$ 2.038.519,54 5,8%

5. Investimento médio em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade por cooperativa

R$ 145.106,14

6. Investimento médio em produção e produtividade por cooperativa

R$ 633.584,10

7. Investimento médio em saúde de associados e empregados por cooperativa

R$ 84.271,43

8. Investimento médio em capacitação de associados e empregados por cooperativa

R$ 43.494,41

9. Percentual da riqueza gerada destinado a investimento

26

R$ 2.183.625,68

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

2,6%


gERAL Associados - 50 Maiores Cooperativas Colocação Cooperativa

Ramo

2011 2010

Ano Base: 2011 No de associados

% associados ativos

No de associados por empregado

Riqueza média gerada por associado (R$)

Sobra/ perda média por associado (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

CONSUL

Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda

Consumo

70.026

57,9

53,5

3.593,27

252,11

824,85

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

Crédito

36.646

100,0

150,2

2.931,90

292,32

1.955,92

COOPMED

Cooperativa de Consumo, Editora e de Cultura Médica Ltda

Consumo

25.133

59,7

600,0

358,65

32,51

103,35

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

Crédito

18.938

88,8

83,3

1.908,62

141,93

1.617,19

SICOOB VALE DO AÇO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço Ltda

Crédito

17.769

100,0

204,2

984,65

177,12

1.307,42

14º

SICOOB CREDIRIODOCE

Cooperativa de Poupança e Crédito do Vale do Rio Doce Ltda

Crédito

17.352

75,1

113,4

1.671,63

30,18

960,11

SICOOB CREDIMUR

Cooperativa de Crédito de Muriaé Ltda

Crédito

17.343

48,2

90,8

2.283,39

209,98

527,31

12º

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

Crédito

17.036

99,3

85,1

2.930,41

922,50

3.762,41

SICOOB AC CREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Material de Construção de Governador Valadares Ltda

Crédito

16.992

50,2

99,2

2.914,72

438,50

1.376,40

10º

SICOOB CREDIMATA

Cooperativa de Crédito da Mata Mineira Ltda

Crédito

15.507

64,8

85,1

1.665,03

180,49

746,59

11º

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

Crédito

15.335

65,2

66,2

3.130,66

441,32

1.834,38

12º

13º

SICOOB CREDIVALE

Cooperativa de Crédito Vale do Mucuri Ltda

Crédito

14.324

69,6

82,4

1.116,18

286,23

1.284,04

13º

16º

SICOOB CREDIVASS

Cooperativa de Crédito do Vale do Sapucaí Ltda

Crédito

13.997

83,5

102,5

324,45

144,85

1.286,73

14º

20º

SICOOB CREDICAF

Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda

Crédito

12.361

88,0

97,1

1.643,00

95,80

1.239,21

15º

15º

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

Agropecuário

11.857

90,5

5,4

283.584,20

13.102,38

41.614,74

16º

19º

SICOOB CREDIVAP

Cooperativa de Crédito do Vale do Paraíso Ltda

Crédito

11.850

66,5

80,4

900,20

91,70

1.006,49

17º

-

SICOOB SAROMCREDI

Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas Ltda

Crédito

11.502

100,0

164,3

1.180,03

176,00

1.093,31

18º

-

SICOOB LAGOACRED GERAIS

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Lagoa da Prata Ltda

Crédito

11.337

100,0

257,7

322,51

77,23

520,20

19º

21º

SICOOB CREDI VERTENTES

Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes Ltda

Crédito

10.727

72,2

91,1

2.268,80

432,35

1.314,29

20º

17º

COOPEDER

Cooperativa de Consumo dos Servidores do DER/MG Ltda

Consumo

10.375

99,8

27,8

1.243,88

-20,02

4.238,41

21º

23º

SICOOB CREDICENM

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Centro Nordeste Mineiro Ltda

Crédito

10.321

89,7

125,1

753,72

30,99

279,85

22º

18º

SICOOB CREDICAMPO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Campos da Mantiqueira Ltda

Crédito

10.108

76,2

115,0

1.554,01

76,09

706,39

23º

90°

SICOOB COOPEMG

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Militares, Polícia Civil e da Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais Ltda

Crédito

9.746

32,4

131,7

711,45

21,52

530,50

24º

-

SICOOB SÃO FRANCISCO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto e Médio São Francisco Ltda

Crédito

9.454

50,4

76,9

1.323,72

60,91

891,44

25º

24º

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

Crédito

9.392

81,0

58,5

2.502,72

488,86

3.620,82

26º

22º

SICOOB CREDICOPE

Cooperativa de Crédito Rural de Conselheiro Pena Ltda

Crédito

8.958

78,2

120,7

2.048,13

148,64

2.834,20

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

27


gERAL

Ramo

No de associados

% associados ativos

No de associados por empregado

Riqueza média gerada por associado (R$)

Sobra/ perda média por associado (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

Colocação Cooperativa 2011 2010

28

27º

11º

VIVAMED

Cooperativa de Usuários de Assistência Médico Hospitalar do Sicoob Ltda

Saúde

8.908

100,0

212,1

3.226,61

-24,74

1.467,29

28º

26º

SICOOB NOSSO CRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

Crédito

8.103

76,0

63,5

3.856,33

642,77

2.794,49

29º

36º

SICOOB CREDIPATOS

Cooperativa de Crédito de Patos de Minas Ltda

Crédito

8.080

84,1

83,9

2.416,96

202,36

2.073,22

30º

25º

SICOOB CREDIARA

Cooperativa de Crédito da Região de Araxá Ltda

Crédito

8.077

78,0

80,8

1.181,91

73,19

1.512,46

31º

29º

COOMANN

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Vallourec & Mannesmann Ltda

Crédito

7.912

100,0

719,3

947,66

810,25

5.954,86

SICOOB NOSSACOOP

Cooperativa de Economia e Crédito dos Empregados das Instituições de Ensino Superior e Pesquisas Científica e Tecnológica e dos Servidores do Ministério do Trabalho e Emprego de Minas Gerais Ltda

Crédito

7.626

100,0

165,8

1.504,41

127,59

2.073,22

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

Agropecuário

7.529

58,6

10,8

97.151,01

1.409,98

6.045,70

Crédito

7.401

100,0

194,8

566,61

105,49

2.051,68

32º

-

33º

30º

34º

32º

CECREF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Fundação Hospitalar e Empregados dos Estabelecimentos Hospitalares de Belo Horizonte, Região Metropolitana e Zona da Mata Ltda

35º

31º

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

Crédito

7.129

100,0

173,9

3.126,64

590,25

6.639,90

36º

35º

SICOOB CREDCOOPER

Cooperativa de Crédito da Região de Caratinga Ltda

Crédito

7.104

83,6

70,7

2.318,10

503,57

2.342,14

37º

44º

SICOOB COPERMEC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Circuito Campos das Vertentes Ltda

Crédito

7.040

98,2

101,7

2.251,49

952,72

4.244,73

38º

40º

SICOOB CREDIBOM

Cooperativa de Crédito de Bom Despacho Ltda

Crédito

6.805

89,1

99,4

2.053,02

589,51

2.979,62

39º

34º

SICOOB CREDIACIP

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Passos Ltda

Crédito

6.691

100,0

142,4

3.101,40

835,09

2.928,02

40º

43º

SICOOB CREDIMEPI

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Médio Piracicaba e do Circuito do Ouro Ltda

Crédito

6.510

100,0

105,0

1.632,76

266,38

1.891,60

41º

33º

SICOOB CREDIPONTAL

Cooperativa de Crédito do Pontal do Triângulo Ltda

Crédito

6.227

100,0

84,1

2.688,94

396,13

2.803,03

42º

37º

COOPERABAETÉ

Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região Ltda

Agropecuário

6.071

7,2

2,6

41.249,30

2.016,63

2.493,30

43º

45º

SICOOB CREDICOPA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Oeste Mineiro Ltda

Crédito

5.953

69,3

72,4

3.041,31

764,52

3.707,42

44º

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

Agropecuário

5.910

83,3

12,1

89.333,49

425,66

4.813,02

45º

39°

SICOOB CREDIOESTE

Cooperativa de Crédito do Oeste de Minas Gerais Ltda

Crédito

5.872

84,9

76,7

1.450,29

124,78

2.896,44

46º

42º

SICOOB CREDITRIL

Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo Ltda

Crédito

5.830

64,0

58,3

2.196,19

539,01

2.694,11

47º

41º

COSMIPA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos e Trabalhadores da Rede de Ensino da Região e Colar Metropolitano do Vale do Aço Ltda

Crédito

5.673

99,2

375,2

747,27

148,75

2.409,41

48º

58°

SICOOB CREDI JEQUITINHONHA

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto e Médio Jequitinhonha Ltda

Crédito

5.507

100,0

81,0

2.042,19

453,24

2.289,58

49º

50º

SICOOB CREDISUCESSO

Cooperativa de Crédito de Bom Sucesso Ltda

Crédito

5.396

100,0

117,3

1.236,31

193,20

1.105,68

50º

57°

SICOOB CREDIMONTE

Cooperativa de Crédito de Santo Antônio do Monte Ltda

Crédito

5.318

87,7

150,4

3.462,12

738,18

2.776,23

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


gERAL Ativos Totais - 50 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011

Cooperativa

2011 2010 1º

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Ramo

Ativos Totais (R$)

Agropecuário

2.281.069.940,00

Crédito

1.851.483.933,61

Agropecuário

1.600.255.839,74

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

Crédito

1.299.135.606,84

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

Saúde

994.322.245,03

Crédito

718.988.908,94

Agropecuário

308.946.370,00

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

Crédito

297.924.961,00

-

UNICRED CENTRAL MG

Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde de Nível Superior e Outros Segmentos de Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda - UNICRED

Crédito

249.568.948,30

10º

12º

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

Agropecuário

213.675.000,00

Crédito

198.378.204,77

Crédito

178.366.823,60

11º

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

12º

11º

SICOOB COFAL

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Ltda

13º

10º

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

Agropecuário

177.135.469,48

14º

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

Agropecuário

165.135.239,00

15º

15º

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

Agropecuário

164.713.419,00

16º

110°

SICOOB CREDIUNA

Cooperativa de Crédito Rural de Itaúna Ltda

Crédito

156.587.046,47

17º

16º

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

Crédito

144.268.560,01

18º

13º

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

Agropecuário

135.737.723,00

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

Crédito

130.531.986,46

19º

17º

20º

19º

SICOOB CREDIBOM

Cooperativa de Crédito de Bom Despacho Ltda

Crédito

125.940.919,00

21º

23º

SICOOB CREDIVASS

Cooperativa de Crédito do Vale do Sapucaí Ltda

Crédito

123.796.410,48

22º

22º

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

Crédito

117.611.917,57

Crédito

113.747.000,00

23º

27º

UNICRED MINEIRA

Cooperativa de Crédito dos Profissionais da Saúde das Regiões do Triângulo, Circuito das Águas e Centro de Minas Ltda

24º

24º

SICOOB NOSSOCRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

Crédito

112.044.182,40

25º

18º

SICOOB CREDIRIODOCE

Cooperativa de Poupança e Crédito do Vale do Rio Doce Ltda

Crédito

110.735.175,84

26º

28º

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

Crédito

109.395.728,20

27º

29º

SICOOB CREDIPONTAL

Cooperativa de Crédito do Pontal do Triângulo Ltda

Crédito

108.894.983,80

28º

21º

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

Agropecuário

107.618.958,05

29º

34º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

Agropecuário

106.928.289,00

30º

39º

COPERMONTE

Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo Ltda

Agropecuário

105.373.070,00

31º

-

COOPERCOFFEE

Cooperativa de Café do Alto Paranaíba Ltda

Agropecuário

103.988.248,08

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

Saúde

102.766.099,58

Agropecuário

100.702.866,29

32º

26º

UNIMED/ UBERLÂNDIA

33º

25º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

34º

71°

SICOOB CREDICAF

Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda

Crédito

94.427.633,55

35º

35º

SICOOB DIVICRED

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro Ltda

Crédito

91.137.528,77

36º

43º

SICOOB ARACOOP

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Triângulo Mineiro Ltda

Crédito

90.504.628,93

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

29


gERAL Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ramo

37º

37º

SICOOB CREDIPATOS

Cooperativa de Crédito de Patos de Minas Ltda

Crédito

86.112.609,14

38º

33º

CAPEL

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

Agropecuário

86.023.446,00

39º

73°

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

Agropecuário

84.868.419,83

40º

41º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

Agropecuário

83.031.824,00

41º

59°

COOPAMA

Cooperativa Agrária de Machado Ltda

Agropecuário

81.300.947,00

42º

30º

SICOOB CREDIARA

Cooperativa de Crédito da Região de Araxá Ltda

Crédito

81.070.154,87

43º

20º

UNIMED/ VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

Saúde

80.518.792,83

44º

58°

SICOOB CREDICOPA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Oeste Mineiro Ltda

Crédito

78.819.602,70

45º

45º

SICOOB CREDITRIL

Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo Ltda

Crédito

78.129.726,81

46º

40º

CONSUL

Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda

Consumo

77.851.065,92

47º

44º

SICOOB CREDIVALE

Cooperativa de Crédito Vale do Mucuri Ltda

Crédito

76.469.016,96

48º

-

SICOOB SAROMCREDI

Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas Ltda

Crédito

75.657.871,11

49º

36º

SICOOB CREDICOPE

Cooperativa de Crédito Rural de Conselheiro Pena Ltda

Crédito

75.596.037,17

50º

48º

SICOOB CREDISG

Cooperativa de Crédito da Microrregião do Alto Paranaíba Ltda

Crédito

74.372.804,03

Capital Social - 50 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011 Ramo

Capital Social (R$)

Capital médio por associado (R$)

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

Saúde

210.983.373,77

42.839,26

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

Crédito

163.568.447,46

1.970.704,19

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

Agropecuário

141.966.888,00

11.973,26

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

Agropecuário

81.165.266,67

2.459.553,54

Crédito

56.880.969,66

1.552,17

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

Crédito

46.884.994,87

633.581,01

COOMANN

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Vallourec & Mannesmann Ltda

Crédito

42.870.786,00

5.418,45

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

Crédito

37.332.230,28

5.236,67

11º

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

Agropecuário

34.415.345,39

8.603.836,35

10º

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

Crédito

33.032.470,00

1.938,98

11º

10º

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

Crédito

23.915.906,15

1.262,85

12º

12º

SICOOB CREDICOPE

Cooperativa de Crédito Rural de Conselheiro Pena Ltda

Crédito

23.245.942,35

2.594,99

Crédito

22.223.577,00

1.307,88

Agropecuário

20.602.878,00

4.647,62

Crédito

20.474.606,04

4.402,19

Agropecuário

19.984.000,00

4.455,74

Crédito

19.607.857,83

1.103,49

13º

13º

SICOOB AC CREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Material de Construção de Governador Valadares Ltda

14º

15º

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

15º

21º

SICOOB DIVICRED

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro Ltda

16º

18º

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

17º

SICOOB VALE DO AÇO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço Ltda

17º

30

Ativos Totais (R$)

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


gERAL Colocação

Cooperativa

2011 2010

Capital Social (R$)

Capital médio por associado (R$)

Agropecuário

19.100.509,00

3.231,90

Ramo

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

14º

SICOOB COPERMEC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Circuito Campos das Vertentes Ltda

Crédito

19.007.088,74

2.699,87

20º

16º

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

Crédito

18.855.131,37

2.007,57

21º

20º

SICOOB COOPJUS

Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário da União e MPU em Minas Gerais Ltda

Crédito

18.572.635,73

7.787,27

22º

19º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

Agropecuário

17.495.653,29

8.622,80

23º

23º

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

Crédito

17.037.016,73

1.110,99

24º

31º

SICOOB ARACOOP

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Triângulo Mineiro Ltda

25º

35º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

26º

28º

SICOOB CREDICOPA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Oeste Mineiro Ltda

27º

24º

CAPEBE

28º

26º

29º

25º

30º

-

31º

32º

18º

-

19º

Crédito

16.387.749,84

3.266,44

Agropecuário

16.063.744,00

6.543,28

Crédito

15.666.980,95

2.631,78

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

Agropecuário

14.742.445,00

1.958,09

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

Agropecuário

14.734.752,00

139.007,09

SICOOB NOSSOCRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

Crédito

14.263.586,93

1.760,28

UNICRED CENTRAL MG

Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde de Nível Superior e Outros Segmentos de Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda - UNICRED

Crédito

13.894.012,06

631.546,00

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

Agropecuário

13.836.974,00

8.541,34

SICOOB NOSSACOOP

Cooperativa de Economia e Crédito dos Empregados das Instituições de Ensino Superior e Pesquisas Científica e Tecnológica e dos Servidores do Ministério do Trabalho e Emprego de Minas Gerais Ltda

Crédito

13.793.725,24

1.808,78

Agropecuário

13.654.696,93

216.741,22

32º

-

33º

42º

SUINCO

Cooperativa de Suinocultores Ltda

34º

27º

SICOOB CREDIRIODOCE

Cooperativa de Poupança e Crédito do Vale do Rio Doce Ltda

Crédito

13.490.757,71

777,48

35º

36º

SICOOB CARLOS CHAGAS

Cooperativa de Crédito do Nordeste de Minas Gerais Ltda

Crédito

13.217.060,28

2.498,50

36º

29º

CECREF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Fundação Hospitalar e Empregados dos Estabelecimentos Hospitalares de Belo Horizonte, Região Metropolitana e Zona da Mata Ltda

Crédito

12.952.184,72

1.750,06

37º

34º

COPETRO

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Petroleiros do Estado de Minas Gerais Ltda

Crédito

12.792.973,82

8.345,06

38º

40º

SICOOB CREDIARA

Cooperativa de Crédito da Região de Araxá Ltda

Crédito

12.758.216,81

1.579,57

Crédito

12.533.439,57

3.165,01

39º

33º

CREDINOVA

Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Fabricantes de Calçados de Nova Serrana Ltda

40º

46º

UNIMED/ JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

Saúde

12.347.600,85

10.014,27

41º

43º

SICOOB CREDIOESTE

Cooperativa de Crédito do Oeste de Minas Gerais Ltda

Crédito

12.190.811,20

2.076,09

42º

41º

SICOOB CREDIPONTAL

Cooperativa de Crédito do Pontal do Triângulo Ltda

Crédito

11.985.055,82

1.924,69

43º

37º

UNIMED/ VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

Saúde

11.908.665,14

42.530,95

44º

44º

SICOOB CREDIPATOS

Cooperativa de Crédito de Patos de Minas Ltda

Crédito

11.863.863,91

1.468,30

45º

38º

SICOOB CREDIVALE

Cooperativa de Crédito Vale do Mucuri Ltda

Crédito

11.823.499,26

825,43

Crédito

11.434.868,82

2.015,67

46º

55°

COSMIPA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos e Trabalhadores da Rede de Ensino da Região e Colar Metropolitano do Vale do Aço Ltda

47º

47º

SICOOB CREDISG

Cooperativa de Crédito da Microrregião do Alto Paranaíba Ltda

Crédito

11.421.856,19

4.968,18

48º

39º

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

Saúde

11.281.698,80

168.383,56

49º

49º

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

Crédito

11.122.078,12

3.321,01

50º

45º

SICOOB JUS-MP

Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Ltda

Crédito

10.913.015,65

5.026,72

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

31


gERAL Empregados - 50 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

32

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

CONSUL

Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda

CAPUL

Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda

UNIMED/BETIM

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BETIM

CEMIL

COOPERVAP

UNIMED/ VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

10º

13º

CAPEL

11º

11º

Ano Base: 2011 Ramo

No de empregados

No de associados por empregado

Agropecuário

3.505

0,01

Saúde

2.704

1,79

Agropecuário

1.995

5,38

Consumo

758

53,51

Agropecuário

543

5,05

Saúde

532

0,53

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

Agropecuário

504

0,01

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

Agropecuário

497

2,52

Saúde

482

0,58

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

Agropecuário

411

3,39

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

Agropecuário

409

10,78

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

Agropecuário

407

12,10 0,22

12º

-

13º

18º

COGRAN

Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas Ltda

Agropecuário

394

14º

16º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

Agropecuário

393

2,82

15º

14º

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

Agropecuário

386

10,10

16º

17º

COOPEDER

Cooperativa de Consumo dos Servidores do DER/MG Ltda

Consumo

373

27,77

17º

19º

COOPERBOM

Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho Ltda

Agropecuário

371

5,57

18º

12º

UNIMED/ POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Saúde

349

0,62

19º

15º

COPERVALE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Grande Ltda

Agropecuário

328

2,30

20º

25º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

Agropecuário

318

6,52

21º

21º

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

Agropecuário

304

3,05

22º

20º

CALU

Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia

Agropecuário

303

2,26

23º

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

Transporte

302

1,35

24º

27º

COOCAFÉ

Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda

Agropecuário

280

18,00

25º

22º

UNIMED/ JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

Saúde

276

4,46

26º

31º

SUINCO

Cooperativa de Suinocultores Ltda

Agropecuário

274

0,23

27º

23º

UNIMED/ UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ UBERLÂNDIA

Saúde

269

2,91

28º

30º

UNIMED/ GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

Saúde

246

1,67

29º

28º

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

Crédito

244

150,19

30º

33º

COOPAMA

Cooperativa Agrária de Machado Ltda

Agropecuário

243

5,33

31º

32º

COOPER-RITA

Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí Ltda

Agropecuário

235

4,01

Agropecuário

230

1,97

32º

26º

LAC

Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade Ltda

33º

24º

COOLVAM

Cooperativa de Laticínios do Vale do Mucuri Ltda

Agropecuário

229

1,39

34º

52°

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

Agropecuário

224

0,36

35º

-

CASMIL

Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro Ltda

Agropecuário

217

3,46

36º

36º

COOPERVASS

Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí Ltda

Agropecuário

207

8,20

37º

29º

CAARG

Cooperativa Agrícola do Alto Rio Grande Ltda

Agropecuário

202

8,00

38º

37º

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

Crédito

202

83,26

39º

34º

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

Crédito

199

85,05

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


gERAL Colocação

Cooperativa

2011 2010

No de associados por empregado

Ramo

No de empregados

Crédito

190

0,44

Agropecuário

186

0,41

40º

35º

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

41º

70°

COOPERTINGA

Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda

42º

39º

UNIMED/UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

Saúde

183

3,18

43º

42º

UNIMED/ DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

Saúde

173

3,36

44º

45º

COOPASSA

Cooperativa Agropecuária de Cássia Ltda

Agropecuário

172

6,76

45º

40º

COOPERABAETÉ

Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região Ltda

Agropecuário

170

2,59

46º

54°

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

Transporte

161

2,56

47º

46º

UNIMED/SUDOESTE DE MINAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SUDOESTE DE MINAS

Saúde

159

0,65

48º

51°

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

Agropecuário

158

23,96

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

Agropecuário

158

2,28

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

Crédito

151

66,20

49º

41º

50º

44º

Patrimônio Líquido - 50 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010 1º

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

COOXUPÉ

Ano Base: 2011 Ramo

Patrimônio Líquido (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

Saúde

532.073.273,84

108.035,18

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

Agropecuário

493.426.022,00

41.614,74

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

Agropecuário

321.133.590,95

9.731.320,94

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

Crédito

176.113.280,85

2.121.846,76

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

Crédito

71.676.740,45

1.955,92

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

Agropecuário

69.529.794,00

15.684,59

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

Crédito

64.096.459,00

3.762,41

CONSUL

Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda

Consumo

57.760.856,70

824,85

11º

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

Agropecuário

56.788.212,00

535.737,85

10º

CAPUL

Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda

Agropecuário

56.656.249,70

13.518,55

11º

13º

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

Crédito

56.436.576,09

762.656,43

12º

10º

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

Agropecuário

56.105.000,00

12.509,48

13º

12º

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

Agropecuário

54.222.613,60

13.555.653,40

Saúde

48.739.403,36

727.453,78

Crédito

47.335.863,12

6.639,90

Agropecuário

47.183.095,00

16.377,33

Crédito

47.114.841,41

5.954,86

14º

37º

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

15º

19º

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

16º

14º

CAPEL

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

17º

18º

COOMANN

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Vallourec & Mannesmann Ltda

18º

16º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

Agropecuário

46.864.306,06

23.097,24

19º

20º

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

Agropecuário

45.518.077,00

6.045,70

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

33


gERAL Colocação Cooperativa

Ramo

2011 2010

34

20º

15º

COAPERIODOCE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce Ltda

21º

110°

COOPEDER

Cooperativa de Consumo dos Servidores do DER/MG Ltda

22º

21º

SICOOB COOPJUS

23º

23º

24º

Patrimônio Líquido (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

Agropecuário

44.361.864,00

32.787,78

Consumo

43.973.490,90

4.238,41

Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário da União e MPU em Minas Gerais Ltda

Crédito

36.367.029,71

15.248,23

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

Crédito

34.006.782,34

3.620,82

48º

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

Agropecuário

33.926.099,71

25.604,60

25º

30º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

Agropecuário

33.923.857,65

13.818,27

26º

22º

COOPERBOM

Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho Ltda

Agropecuário

33.905.265,95

10.860,11

27º

28º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

Agropecuário

33.897.224,00

20.924,21

28º

25º

COOPAMA

Cooperativa Agrária de Machado Ltda

Agropecuário

31.440.139,00

22.865,56

29º

43º

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

Agropecuário

31.388.263,90

77.693,72

30º

27º

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

Crédito

30.626.383,49

1.617,19

31º

24º

COPAMIL

Cooperativa Agrícola Mista de Iraí Ltda

Agropecuário

30.429.648,49

447.494,83

32º

29º

SICOOB COPERMEC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Circuito Campos das Vertentes Ltda

Crédito

29.882.934,34

4.244,73

33º

26º

UNIMED/ POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Saúde

29.180.452,18

133.855,29

34º

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

Agropecuário

28.444.933,00

4.813,02

35º

31º

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

Crédito

28.130.228,63

1.834,38

36º

17º

UNIMED/ VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

Saúde

25.625.145,55

91.518,38

37º

32º

SICOOB CREDICOPE

Cooperativa de Crédito Rural de Conselheiro Pena Ltda

Crédito

25.388.776,32

2.834,20

38º

40º

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

Crédito

25.308.759,12

7.557,11

39º

50º

COOCAFÉ

Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda

Agropecuário

23.689.666,36

4.676,21

40º

35º

SICOOB AC CREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Material de Construção de Governador Valadares Ltda

Crédito

23.387.715,00

1.376,40

41º

41º

SICOOB DIVICRED

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro Ltda

Crédito

23.280.165,72

5.005,41

42º

36º

SICOOB VALE DO AÇO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço Ltda

Crédito

23.231.502,44

1.307,42

43º

56°

UNIMED/ DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

Saúde

23.097.163,00

38.818,76

44º

39º

SICOOB NOSSOCRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

Crédito

22.643.760,00

2.794,49

45º

53°

SICOOB CREDICOPA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Oeste Mineiro Ltda

Crédito

22.070.249,86

3.707,42

46º

38º

COOPER-RITA

Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí Ltda

Agropecuário

21.707.646,35

23.019,77

47º

34°

COOPERVASS

Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí Ltda

Agropecuário

21.445.005,00

12.629,57

48º

42º

SICOOB COFAL

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Ltda

Crédito

21.358.188,67

8.685,72

49º

91°

COOPERTINGA

Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda

Agropecuário

21.101.347,98

251.206,52

50º

65°

SUINCO

Cooperativa de Suinocultores Ltda

Agropecuário

20.887.891,59

331.553,83

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


gERAL Receitas Totais - 50 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011 Ramo

Receitas Totais (R$)

Crescimento da receita (%)

Riqueza média gerada por associado (R$)

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

Agropecuário

3.041.440.540,00

68,20

283.584,20

CCPR/MG ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

Agropecuário

2.174.195.704,34

18,75

65.884.718,31

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

Saúde

1.945.594.909,00

10,09

400.905,61

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

Agropecuário

533.289.261,00

25,71

136.740,84

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

Agropecuário

458.648.000,00

29,63

121.175,17

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

Agropecuário

439.967.434,00

n.d.

89.333,49

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

Agropecuário

428.435.942,00

31,17

97.151,01

13º

COOCAFÉ

Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda

Agropecuário

318.453.271,11

71,17

63.197,71

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

Agropecuário

309.056.960,55

37,15

858.491,56

10º

-

COOPARAÓ

Cooperativa Agropecuária das Vertentes do Caparaó Ltda

Agropecuário

290.599.067,88

n.d.

92.665,52

11º

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

Agropecuário

275.189.797,61

21,58

68.797.449,40

12º

CAPUL

Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda

Agropecuário

262.598.056,04

4,15

95.699,00

13º

11º

UNIMED/ JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

Saúde

255.324.571,25

17,35

207.580,95

14º

12º

UNIMED/ UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ UBERLÂNDIA

Saúde

236.939.294,28

21,71

302.218,49

15º

10º

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

Agropecuário

233.982.564,00

5,14

2.924.782,05

16º

-

Agropecuário

204.399.484,77

n.d.

178.827,20

Crédito

203.996.808,96

33,56

2.457.792,88

COOPERCOFFEE

Cooperativa de Café do Alto Paranaíba Ltda Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda CREDIMINAS

17º

16º

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

18º

19º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

Agropecuário

201.723.849,45

50,28

97.263,19

19º

15º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

Agropecuário

192.290.072,00

20,35

173.234,30

20º

14º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

Agropecuário

186.812.361,39

12,56

149.449,89

21º

17º

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

Agropecuário

173.831.893,08

22,91

187.318,85

22º

-

CASMIL

Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro Ltda

Agropecuário

153.381.102,00

n.d.

204.508,14

23º

23º

CAPEL

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

Agropecuário

151.095.594,00

30,69

108.545,69

Agropecuário

149.397.680,25

23,63

158.428,08

Consumo

145.743.188,60

11,02

3.593,27

Crédito

139.570.480,26

41,03

1.886.087,57

Agropecuário

130.144.338,00

20,94

112.000,29

Saúde

127.227.840,05

27,53

218.604,54

24º

22º

COOPER-RITA

Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí Ltda

25º

20º

CONSUL

Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda

26º

31º

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

27º

26º

COOPASSA

Cooperativa Agropecuária de Cássia Ltda

28º

29º

UNIMED/ UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

29º

28º

COOPERBOM

Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho Ltda

Agropecuário

122.182.429,64

17,51

59.111,00

30º

25º

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ GOVERNADOR VALADARES

Saúde

121.475.622,65

11,05

294.843,74

31º

27º

CALU

Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia

Agropecuário

119.150.246,00

10,99

173.688,41

Agropecuário

110.788.317,92

29,96

85.156,28

32º

37º

COOPERBOM

Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Bom Sucesso Ltda

33º

40º

CAPAL

Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda

Agropecuário

110.677.679,00

35,79

83.278,92

34º

38º

COOPAMA

Cooperativa Agrária de Machado Ltda

Agropecuário

108.072.142,00

28,52

83.389,00

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

Crédito

107.442.439,00

30,54

2.931,90

35º

39º

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

35


gERAL Colocação Cooperativa

Receitas Totais (R$)

Ramo

2011 2010

Riqueza média gerada por associado (R$)

36º

34º

COPERMONTE

Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo Ltda

Agropecuário

105.855.139,00

11,80

371.421,54

37º

30º

COOPERCAM

Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio Ltda

Agropecuário

103.674.212,63

4,31

75.896,20

38º

33º

COPERVALE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Grande Ltda

Agropecuário

102.956.238,00

6,56

136.546,73

39º

18º

UNIMED/ DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ DIVINÓPOLIS

Saúde

102.322.035,00

-26,19

176.113,66

40º

21º

COAPERIODOCE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce Ltda

Agropecuário

95.781.795,00

-22,50

98.036,64

41º

36º

CAARG

Cooperativa Agrícola do Alto Rio Grande Ltda

Agropecuário

89.735.594,00

1,60

55.495,11

42º

32º

COGRAN

Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas Ltda

Agropecuário

89.313.582,51

-9,39

1.014.927,07

43º

42º

COOPERVASS

Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí Ltda

Agropecuário

87.740.729,00

16,96

51.672,99

44º

44º

UNIMED/ VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

Saúde

87.297.818,80

21,35

311.777,92

45º

41º

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/ POÇOS DE CALDAS

Saúde

83.362.953,59

6,86

382.398,87

46º

47º

COOPERTINGA

Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda

Agropecuário

83.018.280,91

29,86

1.078.159,49

47º

45º

UNIMED/SUL MINEIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/POUSO ALEGRE

Saúde

82.944.588,92

21,56

245.398,19

48º

43º

SUINCO

Cooperativa de Suinocultores Ltda

Agropecuário

79.270.949,90

7,14

1.258.269,05

49º

46º

COPAMIL

Cooperativa Agrícola Mista de Iraí Ltda

Agropecuário

78.517.737,17

17,64

1.154.672,61

LAC

Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade Ltda

Agropecuário

77.732.316,00

-30,01

171.594,52

50º

24º

Sobras do Exercício - 50 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

36

Crescimento da receita (%)

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

UNIMED/BH

14°

SICOOB AGROCREDI

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

72°

UNIMED/ UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ UBERLÂNDIA

10º

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

86°

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

CONSUL

Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda

166°

COOPERTINGA

10º

12º

11º

18º

12º

Ano Base: 2011 Ramo

Sobras/Perdas (R$)

Sobra média por associado (R$)

Agropecuário

140.523.047,00

13.102,38

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

Saúde

46.206.944,39

9.521,32

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

Crédito

15.613.267,00

922,50

Agropecuário

12.330.551,00

154.131,89

Saúde

11.637.115,30

14.843,26

Crédito

10.712.424,34

292,32

Agropecuário

10.572.321,00

2.710,85

Consumo

10.225.731,34

252,11

Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda

Agropecuário

8.580.622,57

111.436,66

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

Agropecuário

8.155.098,45

3.932,06

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

Saúde

7.591.468,71

18.425,89

40º

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

Agropecuário

7.543.778,71

20.954,94

13º

25º

SICOOB COPERMEC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Circuito Campos das Vertentes Ltda

Crédito

6.588.068,30

952,72

14º

443°

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

Crédito

6.475.803,25

78.021,73

15º

11º

COOMANN

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Vallourec & Mannesmann Ltda

Crédito

6.410.683,21

810,25

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


gERAL Colocação

Cooperativa

2011 2010 16º

17º

188°

18º

20º

19º

Ramo

Sobras/Perdas (R$)

Sobra média por associado (R$)

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

Agropecuário

6.294.761,00

5.670,96

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

Agropecuário

6.217.998,00

1.409,98

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

Agropecuário

6.139.000,00

1.621,93

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

Agropecuário

6.122.728,73

1.530.682,18

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

Saúde

6.008.709,00

10.342,01

20º

37°

UNIMED/ DIVINÓPOLIS

21º

21º

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

Crédito

5.893.182,79

1.759,68

22º

17°

SICOOB CREDIACIP

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Passos Ltda

Crédito

5.587.586,15

835,09

23º

62°

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

Crédito

5.391.446,65

72.857,39

24º

59

COOCAFÉ

Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda

Agropecuário

5.105.904,19

1.013,28

25º

-

CARPEC

Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda

Agropecuário

4.853.320,35

6.174,71

26º

COAPERIODOCE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce Ltda

Agropecuário

4.816.940,00

4.930,34

27º

31º

SUINCO

Cooperativa de Suinocultores Ltda

Agropecuário

4.504.577,27

71.501,23

28º

64°

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

Crédito

4.411.404,47

441,32

29º

15º

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

Crédito

4.207.866,45

590,25

30º

24º

SICOOB NOSSOCRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

Crédito

3.958.164,11

642,77

31º

36º

SICOOB AC CREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Material de Construção de Governador Valadares Ltda

Crédito

3.742.189,00

438,50

32º

55°

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

Crédito

3.719.241,11

488,86

33º

19º

SICOOB CREDIBOM

Cooperativa de Crédito de Bom Despacho Ltda

Crédito

3.574.760,00

589,51

34º

35º

SICOOB NOROESTE DE MINAS

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Unaí e Noroeste de Minas Ltda

Crédito

3.465.290,65

1.044,08

35º

30º

SICOOB CREDIMONTE

Cooperativa de Crédito de Santo Antônio do Monte Ltda

Crédito

3.442.117,74

738,18

36º

52°

SICOOB ARACOOP

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Triângulo Mineiro Ltda

Crédito

3.378.533,70

761,27

37º

150°

SICOOB CREDIVERTENTES

Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes Ltda

Crédito

3.347.282,19

432,35

38º

156°

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

Saúde

3.320.975,93

49.566,80

39º

115°

UNIMED/ITABIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITABIRA

Saúde

3.239.200,34

33.053,06

40º

22º

UNIMED/TRÊS VALES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/TRÊS VALES

Saúde

3.199.730,43

9.875,71

41º

161°

SICOOB CREDICOPA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Oeste Mineiro Ltda

Crédito

3.155.955,79

764,52

42º

100°

SICOOB VALE DO AÇO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço Ltda

Crédito

3.146.117,03

177,12

43º

45º

UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

Saúde

3.084.400,63

16.854,65

44º

16º

SICOOB COOPEMATA

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Zona da Mata Ltda

Crédito

3.071.666,31

811,54

45º

47º

SICOOB CREDCOOPER

Cooperativa de Crédito da Região de Caratinga Ltda

Crédito

2.990.684,45

503,57

46º

173°

UNIMED/ALTO SÃO FRANCISCO

Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED/Alto São Francisco

Saúde

2.875.954,20

28.759,54

47º

42°

SICOOB CREDIVALE

Cooperativa de Crédito Vale do Mucuri Ltda

Crédito

2.853.724,99

286,23

48º

164°

UNIMED/ SETE LAGOAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SETE LAGOAS

Saúde

2.831.647,00

14.596,12

49º

95°

SICOOB CREDIPARNOR

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecção de Paracatu e Região Noroeste de MG Ltda

Crédito

2.582.372,96

1.444,28

50º

78°

COOCACER

Cooperativa de Produção dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari Ltda

Agropecuário

2.533.774,57

21.114,79

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

37


Agropecuário

u Associados u Ativos Totais u Capital Social u Empregados u Patrimônio Líquido u Receitas Totais u Riqueza Média Gerada por Associado u Salário Médio por Empregado u Sobra Média por Associado

38

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Agropecuário Resultados das Cooperativas de Minas Gerais

Ano Base: 2010 2011

Resultados Gerais Número de cooperativas respondentes da pesquisa de dados

174

Número de associados

160.393

Número de associados ativos

99.192

Número de empregados

18.504

Receitas totais

R$ 14.382.852.369,66

Ativos totais

R$ 8.327.250.164,37

Fundos e reservas

R$ 1.208.134.222,10

Patrimônio líquido

R$ 2.109.607.343,64

Capital social

R$ 643.630.562,21

Sobras/ perdas do exercício

R$ 191.775.892,88

Salários pagos aos empregados

R$ 354.526.468,39

Impostos e encargos recolhidos

R$ 850.177.896,05

Investimento em meio ambiente

R$ 2.366.536,42

Cultura e lazer

R$ 2.192.163,81

Investimento na comunidade

R$ 2.288.976,33

Investimento em produção e produtividade

R$ 263.868.854,77

Investimento em capacitação de associados e empregados

R$ 6.940.635,05

Investimento em saúde de associados e empregados

R$ 7.400.641,23

Indicadores de Desempenho Quadro Social 1. Número médio de associados por cooperativa

922

2. Crescimento do número de associados

4,3%

3. Número médio de associados ativos por cooperativa

570,1

4. Percentual de associados ativos 5. Participação feminina no quadro social 6. Participação média de associado em AGO por cooperativa

61,8% 6,9% 22,2%

Quadro Funcional 1. Número médio de empregados por cooperativa

106,3

2. Crescimento do número de empregados

9,0%

3. Número médio de trabalhadores terceirizados por cooperativa 4. Número de empregado por trabalhador terceirizado 5. Número de associados por empregado 6. Participação feminina no quadro funcional 7. Salário médio por empregado

16,4 6,5 5,4 21,4% R$ 1.473,80

Desempenho Financeiro 1. Riqueza média gerada por associado 2. Crescimento da receita gerada 3. Sobra/ perda média por associado 4. Capital social médio por associado 5. Patrimônio médio por associado

R$ 145.000,12 40,6% R$ 1.933,38 R$ 4.012,83 R$ 13.152,74

Contribuições para a Sociedade 1. Contribuição média por cooperativa 2. Percentual da riqueza gerada contribuído para a sociedade 3. Tributos médios recolhidos por cooperativa 4. Carga de tributos recolhidos sobre a riqueza gerada 5. Investimento médio em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade por cooperativa 6. Investimento médio em produção e produtividade por cooperativa

R$ 4.925.434,33 6,0% R$ 4.886.079,86 5,9% R$ 39.354,46 R$ 1.516.487,67

7. Investimento médio em saúde de associados e empregados por cooperativa

R$ 42.532,42

8. Investimento médio em capacitação de associados e empregados por cooperativa

R$ 39.888,71

9. Percentual da riqueza gerada destinado a investimento

2,0%

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

39


Agropecuário Associados - 20 Maiores Cooperativas Colocação Cooperativa

No de associados

2011 2010

40

Ano Base: 2011 % associados ativos

No de associados por empregado

Riqueza média gerada por associado (R$)

Sobra/ perda média por associado (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

11.857

90,5

5,4

283.584,20

13.102,38

41.614,74

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

7.529

58,6

10,8

97.151,01

1.409,98

6.045,70

COOPERABAETÉ

Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região Ltda

6.071

7,2

2,6

41.249,30

2.016,63

2.493,30

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

5.910

83,3

12,1

89.333,49

425,66

4.813,02

COOCAFÉ

Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda

5.066

99,5

18,0

63.197,71

1.013,28

4.676,21

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

4.485

84,4

24,0

121.175,17

1.621,93

12.509,48

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

4.433

88,0

10,1

136.740,84

2.710,85

15.684,59

CAPUL

Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda

4.191

65,5

5,1

95.699,00

n.d.

13.518,55

CALU

Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia

3.531

19,4

2,3

173.688,41

489,52

2.925,60

10º

-

COOPARAÓ

Cooperativa Agropecuária das Vertentes do Caparaó Ltda

3.446

91,0

55,0

92.665,52

497,57

2.363,70

11º

12º

COOPERBOM

Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho Ltda

3.122

66,2

5,6

59.111,00

722,56

10.860,11

12º

13º

CAPEL

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

2.881

48,3

3,4

108.545,69

1.781,60

16.377,33

13º

-

CASMIL

Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro Ltda

2.859

26,2

3,5

204.508,14

1.737,61

5.569,92

14º

14º

COOPASSA

Cooperativa Agropecuária de Cássia Ltda

2.461

47,2

6,8

112.000,29

351,93

4.126,05

15º

15º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

2.455

84,5

6,5

97.263,19

3.932,06

13.818,27

16º

17º

COOPERCAM

Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio Ltda

2.075

65,8

11,0

75.896,20

731,29

481,42

17º

18º

COOPARÁ

Cooperativa Mista Regional Agroindustrial dos Produtores Rurais de Pará de Minas Ltda

2.034

24,0

3,3

83.751,77

-43,15

2.119,49

18º

16º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

2.029

61,6

2,5

149.449,89

307,17

23.097,24

19º

-

CAPRS

Cooperativa Agropecuária de Raul Soares Ltda

1.849

35,7

30,0

14.389,75

-279,01

358,00

20º

19º

COAPI

Cooperativa Agropecuária de Pitangui Ltda

1.837

20,3

15,5

44.088,08

1,18

585,45

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Agropecuário Ativos Totais - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011

Cooperativa

2011 2010

Ativos Totais (R$)

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

2.281.069.940,00

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

1.600.255.839,74

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

308.946.370,00

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

213.675.000,00

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

177.135.469,48

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

165.135.239,00

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

164.713.419,00

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

135.737.723,00

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

107.618.958,05

10º

13º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

106.928.289,00

11º

14º

COPERMONTE

Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo Ltda

105.373.070,00

12º

-

COOPERCOFFEE

Cooperativa de Café do Alto Paranaíba Ltda

103.988.248,08

13º

10º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

100.702.866,29

14º

12º

CAPEL

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

86.023.446,00

15º

21º

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

84.868.419,83

16º

15º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

83.031.824,00

17º

18º

COOPAMA

Cooperativa Agrária de Machado Ltda

81.300.947,00

18º

16º

COOPASSA

Cooperativa Agropecuária de Cássia Ltda

71.387.438,00

19º

-

20º

17º

CASMIL

Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro Ltda

67.061.588,00

COAPERIODOCE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce Ltda

65.073.257,00

Capital Social - 20 Maiores Cooperativas

Ano Base: 2011

Colocação

Cooperativa

2011 2010 1º

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

Capital Social (R$)

Capital médio por associado (R$)

141.966.888,00

11.973,26

81.165.266,67

2.459.553,54

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

34.415.345,39

8.603.836,35

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

20.602.878,00

4.647,62

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

19.984.000,00

4.455,74

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

19.100.509,00

3.231,90

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

17.495.653,29

8.622,80

11º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

16.063.744,00

6.543,28

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

14.742.445,00

1.958,09

10º

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

14.734.752,00

139.007,09

11º

10º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

13.836.974,00

8.541,34

SUINCO

Cooperativa de Suinocultores Ltda

12º

12º

13°

18º

13.654.696,93

216.741,22

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

9.961.602,46

24.657,43

14º

13º

15º

14º

COOPERTINGA

Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda

9.939.553,49

118.328,02

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

9.488.002,88

7.160,76

16º

15º

CAPUL

Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda

8.883.397,39

2.119,64

17º

17º

COOPAMA

Cooperativa Agrária de Machado Ltda

8.815.429,00

6.411,22

18º

16º

COAPERIODOCE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce Ltda

8.591.509,00

6.349,97

19º

19º

CALU

Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia

8.473.512,00

2.399,75

20º

24°

COOPER-RITA

Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí Ltda

6.901.640,94

7.318,81

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

41


Agropecuário Empregados - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

3.505

0,01

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

1.995

5,38

CAPUL

Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda

543

5,05

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

504

0,01

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

497

2,52

CAPEL

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

411

3,39

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

409

10,78

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

407

12,10

11º

COGRAN

Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas Ltda

394

0,22

10º

10º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

393

2,82

11º

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

386

10,10

12º

12º

COOPERBOM

Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho Ltda

371

5,57

13º

COPERVALE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Grande Ltda

328

2,30

14º

16º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

318

6,52

15º

14º

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

304

3,05

16º

13º

CALU

Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia

303

2,26

17º

18º

COOCAFÉ

Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda

280

18,00

18º

20°

SUINCO

Cooperativa de Suinocultores Ltda

274

0,23

19º

22°

COOPAMA

Cooperativa Agrária de Machado Ltda

243

5,33

20º

21°

COOPER-RITA

Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí Ltda

235

4,01

Patrimônio Líquido - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

42

No de associados por empregado

No de empregados

Ano Base: 2011 Patrimônio Líquido (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

493.426.022,00

41.614,74

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

321.133.590,95

9.731.320,94

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

69.529.794,00

15.684,59

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

56.788.212,00

535.737,85

CAPUL

Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda

56.656.249,70

13.518,55

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

56.105.000,00

12.509,48

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

54.222.613,60

13.555.653,40

CAPEL

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

47.183.095,00

16.377,33 23.097,24

10º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

46.864.306,06

10º

11º

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

45.518.077,00

6.045,70

11º

COAPERIODOCE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce Ltda

44.361.864,00

32.787,78

12º

23°

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

33.926.099,71

25.604,60

13º

16º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

33.923.857,65

13.818,27

14º

12º

COOPERBOM

Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho Ltda

33.905.265,95

10.860,11

15º

15º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

33.897.224,00

20.924,21

16º

14º

COOPAMA

Cooperativa Agrária de Machado Ltda

31.440.139,00

22.865,56

17º

20º

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

31.388.263,90

77.693,72

18º

13º

COPAMIL

Cooperativa Agrícola Mista de Iraí Ltda

30.429.648,49

447.494,83

19º

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

28.444.933,00

4.813,02

20º

24°

COOCAFÉ

Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda

23.689.666,36

4.676,21

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


Agropecuário Receitas Totais - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011 Receitas Totais (R$)

Cooperativa

2011 2010

Crescimento da receita (%)

Riqueza média gerada por associado (R$)

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

3.041.440.540,00

68,20

283.584,20

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

2.174.195.704,34

18,75

65.884.718,31

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

533.289.261,00

25,71

136.740,84

MINASUL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda

458.648.000,00

29,63

121.175,17

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

439.967.434,00

n.d.

89.333,49

CAPEBE

Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda

428.435.942,00

31,17

97151,01

10º

COOCAFÉ

Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda

318.453.271,11

71,17

63.197,71

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

309.056.960,55

37,15

858.491,56

-

COOPARAÓ

Cooperativa Agropecuária das Vertentes do Caparaó Ltda

290.599.067,88

n.d.

92.665,52

10º

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

275.189.797,61

21,58

68.797.449,40

11º

CAPUL

Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda

262.598.056,04

4,15

95.699,00

12º

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

233.982.564,00

5,14

2.924.782,05 178.827,20

13º

-

COOPERCOFFEE

Cooperativa de Café do Alto Paranaíba Ltda

204.399.484,77

n.d.

14º

14º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

201.723.849,45

50,28

97.263,19

15º

12º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

192.290.072,00

20,35

173.234,30

16º

11º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

186.812.361,39

12,56

149.449,89

17º

13º

COOPRATA

Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda

173.831.893,08

22,91

187.318,85

18º

-

CASMIL

Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro Ltda

153.381.102,00

n.d.

204.508,14

19º

17º

CAPEL

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda

151.095.594,00

30,69

108.545,69

20º

16º

COOPER-RITA

Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí Ltda

149.397.680,25

23,63

158.428,08

Riqueza Média Gerada por Associado 20 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011 Riqueza média gerada por associado (R$)

Cooperativa

2011 2010

No de associados ativos

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

68.797.449,40

4

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

65.884.718,31

33

COOPADAP

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

2.924.782,05

80

-

CADL

Cooperativa Agropecuária de Divinópolis Ltda

2.820.732,49

24

SUINCO

Cooperativa de Suinocultores Ltda

1.258.269,05

63

COPAMIL

Cooperativa Agrícola Mista de Iraí Ltda

1.154.672,61

68

COOPERTINGA

Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda

1.078.159,49

77

12º

COGRAN

Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas Ltda

10º

-

11º

11º

FRUTVALE

Cooperativa dos Fruticultores do Vale do Verde Grande Ltda

665.437,56

18

12º

COOCACER

Cooperativa de Produção dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari Ltda

625.326,61

120

COCAFÉS

1.014.927,07

88

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

858.491,56

360

Cooperativa dos Agricultores de Fazendas Especializadas do Sul de Minas Ltda

783.719,50

45

13º

-

COOCEM

Cooperativa Central de Muzambinho Ltda

489.462,69

82

14º

15º

COANOR

Cooperativa Agropecuária do Noroeste Mineiro Ltda

486.960,16

108

15º

13º

COCCAMIG

Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais Ltda

388.002,06

19

16º

10º

COPERMONTE

Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo Ltda

371.421,54

285

17º

20º

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

283.584,20

10.725

18º

14º

COOSUIPONTE

Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região Ltda

278.590,95

76

19º

18º

COOPES

Cooperativa dos Produtores de Leite de Esmeraldas Ltda

250.396,77

80

20º

-

COOPERSERRO

Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro Ltda

206.644,95

137

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

43


Agropecuário Salário Médio por Empregado 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011 Salário médio por empregado (R$)

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

2.642,18

COCCAMIG

Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais Ltda

2.561,11

9

-

CAPIL

Cooperativa Agropecuária de Itaguara Ltda

2.546,86

12

-

AURORA ALIMENTOS

Cooperativa Central Oeste Catarinense

2.481,16

68

COPERMONTE

Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo Ltda

2.375,79

92

COPAMIL

Cooperativa Agrícola Mista de Iraí Ltda

2.361,99

59

CAPAL

Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda

2.349,95

87

22º

CALU

Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia

2.191,21

303

1.995

-

COOPARAISO

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda

2.107,18

407

10º

11º

COANOR

Cooperativa Agropecuária do Noroeste Mineiro Ltda

1.945,69

36

11º

-

CARPEC

Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda

1.904,16

60 217

12º

-

CASMIL

Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro Ltda

1.800,60

13º

COPERPASSOS

Cooperativa Regional dos Suinocultores em Passos Ltda

1.781,47

52

14º

15º

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

1.741,20

386

15º

32º

COOPERVAP

Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda

1.695,21

497

16º

-

COOPAGBH

Cooperativa Agropecuária da Grande Belo Horizonte Ltda

1.694,77

6

17º

-

COOCACER C. DO PARANAÍBA

Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Núcleo Carmo do Paranaíba Ltda

1.692,56

10

18º

16º

CCPR/MG - ITAMBÉ

Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda

1.637,21

3.505

19º

CPRCML

Cooperativa dos Produtores Rurais de Carmópolis de Minas Ltda

1.526,88

4

20º

17º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

1.505,61

318

Sobra Média por Associado - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010 1º

44

No de empregados

CEMIL

Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda

COOPADAP

14º

COOPERTINGA

SUINCO

COOCACER

11º

Ano Base: 2011 Sobra média por associado (R$)

No de associados ativos

1.530.682,18

4

Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda

154.131,89

80

Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga Ltda

111.436,66

77

Cooperativa de Suinocultores Ltda

71.501,23

63

Cooperativa de Produção dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari Ltda

21.114,79

120

Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda

20.954,94

360

COOCACER C. DO PARANAÍBA

Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Núcleo Carmo do Paranaíba Ltda

13.405,02

31

13.102,38

10.725

-

13º

COOXUPÉ

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda

COOPA 10

Cooperativa dos Produtores de Grãos de Patrocínio

9.803,76

20

10º

-

CARPEC

Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda

6.174,71

786

11º

15º

COOPES

Cooperativa dos Produtores de Leite de Esmeraldas Ltda

5.830,92

80

12º

10º

COOPATOS

Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda

5.670,96

1.110

13º

12º

COOSUIPONTE

Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região Ltda

5.468,62

76

14º

COAPERIODOCE

Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce Ltda

4.930,34

977

15º

-

COOPERSERRO

Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro Ltda

4.329,38

137

16º

21º

COOPA

Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda

3.932,06

2.074

17º

35º

COPERMONTE

Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo Ltda

3.706,28

285

18º

50º

Cooperativa Agropecuária de Betim Ltda

2.901,16

70

19º

60º

COCATREL

Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda

2.710,85

3.900

20º

27º

COOPER-RITA

Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí Ltda

2.441,10

943

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


crÉdito

u Associados u Ativos Totais u Capital Social u Empregados u Receitas Totais u Riqueza Média Gerada por Associado u Salário Médio por Empregado u Sobra Média por Associado u Valor Médio das Operações de Crédito por Associado

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

45


crÉdito Resultados das Cooperativas de Minas Gerais

Ano Base: 2011

Resultados Gerais Número de cooperativas respondentes da pesquisa de dados

174

Número de associados

783.762

Número de associados ativos

634.544

Número de empregados

6.671

Receitas totais

R$ 1.638.397.287,52

Valor total de operações de crédito

R$ 4.106.607.952,45

Valor de operações de crédito rural

R$ 1.557.471.996,08

Valor total de depósitos

R$ 5.762.944.230,80

Ativos totais

R$ 11.007.273.222,67

Fundos e reservas

R$ 389.984.687,19

Patrimônio líquido

R$ 2.004.623.326,96

Capital social

R$ 1.439.284.748,08

Sobras/ perdas do exercício

R$ 214.066.970,35

Salários pagos aos empregados

R$ 178.144.471,44

Impostos e encargos recolhidos

R$ 114.720.675,75

Investimento em meio ambiente

R$ 19.280,00

Cultura e lazer

R$ 1.853.246,64

Investimento na comunidade

R$ 2.976.177,87

Investimento em produção e produtividade

R$ 38.327.750,21

Investimento em capacitação de associados e empregados

R$ 11.945.450,13

Investimento em saúde de associados e empregados

R$ 7.392.718,18

Indicadores de Desempenho Quadro Social 1. Número médio de associados por cooperativa 2. Crescimento do número de associados 3. Número médio de associados ativos por cooperativa

4.504 16,5% 3.647

4. Percentual de associados ativos

81,0%

5. Participação feminina no quadro social

18,8%

6. Participação média de associado em AGO por cooperativa

9,2%

Quadro Funcional 1. Número médio de empregados por cooperativa 2. Crescimento do número de empregados 3. Número médio de trabalhadores terceirizados por cooperativa 4. Número de empregado por trabalhador terceirizado 5. Número de associados por empregado 6. Participação feminina no quadro funcional 7. Salário médio por empregado

38,3 11,8% 4,4 8,7 95,1 55,0% R$ 2.054,18

Desempenho Operacional 1. Valor médio de operações de crédito por cooperativa

R$ 32.552.183,61

2. Valor médio de depósitos por cooperativa

R$ 33.120.369,14

Desempenho Financeiro 1. Riqueza média gerada por associado 2. Crescimento da receita gerada

R$ 2.582,01 23,9%

3. Sobra/ perda média por associado

R$ 337,36

4. Capital social médio por associado

R$ 1.836,38

5. Patrimônio médio por associado

R$ 2.557,69

Contribuições para a Sociedade 1. Contribuição média por cooperativa 2. Percentual da riqueza gerada contribuído para a sociedade 3. Tributos médios recolhidos por cooperativa 4. Carga de tributos recolhidos sobre a riqueza gerada 5. Investimento médio em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade por cooperativa 6. Investimento médio em produção e produtividade por cooperativa

7,3% R$ 659.314,23 7,0% R$ 27.866,12 R$ 220.274,43

7. Investimento médio em saúde de associados e empregados por cooperativa

R$ 42.486,89

8. Investimento médio em capacitação de associados e empregados por cooperativa

R$ 68.652,01

9. Percentual da riqueza gerada destinado a investimento

46

R$ 687.180,35

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

3,8%


crÉdito Associados - 20 Maiores Cooperativas Colocação Cooperativa

No de associados

2011 2010

Ano Base: 2011 % associados ativos

No de associados por empregado

Riqueza média gerada por associado (R$)

Sobra/ perda média por associado (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

36.646

100,0

150,19

2.931,90

292,32

1.955,92

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

18.938

88,8

83,26

1.908,62

141,93

1.617,19

SICOOB VALE DO AÇO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço Ltda

17.769

100,0

204,17

984,65

177,12

1.307,42

10º

SICOOB CREDIRIODOCE

Cooperativa de Poupança e Crédito do Vale do Rio Doce Ltda

17.352

75,1

113,38

1.671,63

30,18

960,11

SICOOB CREDIMUR

Cooperativa de Crédito de Muriaé Ltda

17.343

48,2

90,82

2.283,39

209,98

527,31

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

17.036

99,3

85,05

2.930,41

922,50

3.762,41

SICOOB AC CREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Material de Construção de Governador Valadares Ltda

16.992

50,2

99,23

2.914,72

438,50

1.376,40

SICOOB CREDIMATA

Cooperativa de Crédito da Mata Mineira Ltda

15.507

64,8

85,11

1.665,03

180,49

746,59

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

15.335

65,2

66,20

3.130,66

441,32

1.834,38

10º

SICOOB CREDIVALE

Cooperativa de Crédito Vale do Mucuri Ltda

14.324

69,6

82,40

1.116,18

286,23

1.284,04

11º

11º

SICOOB CREDIVASS

Cooperativa de Crédito do Vale do Sapucaí Ltda

13.997

83,5

102,52

324,45

144,85

1.286,73

12º

14º

SICOOB CREDICAF

Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda

12.361

88,0

97,08

1.643,00

95,80

1.239,21

13º

13º

SICOOB CREDIVAP

Cooperativa de Crédito do Vale do Paraíso Ltda

11.850

66,5

80,44

900,20

91,70

1.006,49

14º

-

SICOOB SAROMCREDI

Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas Ltda

11.502

100,0

164,31

1.180,03

176,00

1.093,31

15º

-

SICOOB LAGOACRED GERAIS

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Lagoa da Prata Ltda

11.337

100,0

257,66

322,51

77,23

520,20

16º

15º

SICOOB CREDIVERTENTES

Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes Ltda

10.727

72,2

91,08

2.268,80

432,35

1.314,29

17º

17º

SICOOB CREDICENM

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Centro Nordeste Mineiro Ltda

10.321

89,7

125,08

753,72

30,99

279,85

18º

12º

SICOOB CREDICAMPO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Campos da Mantiqueira Ltda

10.108

76,2

114,99

1.554,01

76,09

706,39

19º

73°

SICOOB COOPEMG

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Militares, Polícia Civil e da Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais Ltda

9.746

32,4

131,67

711,45

21,52

530,50

20º

-

SICOOB SÃO FRANCISCO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto e Médio São Francisco Ltda

9.454

50,4

76,89

1.323,72

60,91

891,44

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

47


crÉdito Ativos Totais - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ativos Totais (R$)

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

1.851.483.933,61

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

1.299.135.606,84 718.988.908,94

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

297.924.961,00 249.568.948,30

-

UNICRED CENTRAL MG

Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde de Nível Superior e Outros Segmentos de Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda - UNICRED

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

198.378.204,77

SICOOB COFAL

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Ltda

178.366.823,60

65°

SICOOB CREDIUNA

Cooperativa de Crédito Rural de Itaúna Ltda

156.587.046,47

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

144.268.560,01

10º

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

130.531.986,46

11º

10º

SICOOB CREDIBOM

Cooperativa de Crédito de Bom Despacho Ltda

125.940.919,00

12º

12º

SICOOB CREDIVASS

Cooperativa de Crédito do Vale do Sapucaí Ltda

123.796.410,48

13º

11º

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

117.611.917,57

14º

14º

UNICRED MINEIRA

Cooperativa de Crédito dos Profissionais da Saúde das Regiões do Triângulo, Circuito das Águas e Centro de Minas Ltda

113.747.000,00

15º

13º

SICOOB NOSSOCRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

112.044.182,40

16º

SICOOB CREDIRIODOCE

Cooperativa de Poupança e Crédito do Vale do Rio Doce Ltda

110.735.175,84

17º

15º

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

109.395.728,20

18º

16º

SICOOB CREDIPONTAL

Cooperativa de Crédito do Pontal do Triângulo Ltda

108.894.983,80

19º

44°

SICOOB CREDICAF

Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda

94.427.633,55

20º

18°

SICOOB DIVICRED

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro Ltda

91.137.528,77

Capital Social - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010 1º

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

SICOOB CREDICOM

Ano Base: 2011 Capital Social (R$)

Capital médio por associado (R$)

163.568.447,46

1.970.704,19

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

56.880.969,66

1.552,17

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

46.884.994,87

633.581,01

COOMANN

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Vallourec & Mannesmann Ltda

42.870.786,00

5.418,45

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

37.332.230,28

5.236,67

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

33.032.470,00

1.938,98

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

23.915.906,15

1.262,85

SICOOB CREDICOPE

Cooperativa de Crédito Rural de Conselheiro Pena Ltda

23.245.942,35

2.594,99

22.223.577,00

1.307,88

SICOOB AC CREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Material de Construção de Governador Valadares Ltda

10º

14º

SICOOB DIVICRED

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro Ltda

20.474.606,04

4.402,19

11º

12º

SICOOB VALE DO AÇO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço Ltda

19.607.857,83

1.103,49

12º

10º

SICOOB COPERMEC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Circuito Campos das Vertentes Ltda

19.007.088,74

2.699,87

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

18.855.131,37

2.007,57

13º

48

Ano Base: 2011

11º

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


crÉdito Colocação

Capital Social (R$)

Cooperativa

2011 2010

Capital médio por associado (R$)

14º

13º

SICOOB COOPJUS

Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário da União e MPU em Minas Gerais Ltda

18.572.635,73

7.787,27

15º

15º

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

17.037.016,73

1.110,99

16º

20º

SICOOB ARACOOP

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Triângulo Mineiro Ltda

16.387.749,84

3.266,44

17º

18º

SICOOB CREDICOPA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Oeste Mineiro Ltda

15.666.980,95

2.631,78

18º

16º

SICOOB NOSSOCRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

14.263.586,93

1.760,28

13.894.012,06

631.546,00

13.793.725,24

1.808,78

19º

-

UNICRED CENTRAL MG

Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde de Nível Superior e Outros Segmentos de Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda - UNICRED

20º

-

SICOOB NOSSACOOP

Cooperativa de Economia e Crédito dos Empregados das Instituições de Ensino Superior e Pesquisas Científica e Tecnológica e dos Servidores do Ministério do Trabalho e Emprego de Minas Gerais Ltda

Empregados - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010 1º

Ano Base: 2011

SICOOB CREDICOM

No de empregados

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

244

No de associados por empregado 150,2

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

202

83,3

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

199

85,1

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

190

0,4

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

151

66,2

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

130

58,5

SICOOB CREDIVALE

Cooperativa de Crédito Vale do Mucuri Ltda

121

82,4

SICOOB CREDIMATA

Cooperativa de Crédito da Mata Mineira Ltda

118

85,1

SICOOB CREDIRIODOCE

Cooperativa de Poupança e Crédito do Vale do Rio Doce Ltda

115

113,4

10º

11º

SICOOB CREDIVASS

Cooperativa de Crédito do Vale do Sapucaí Ltda

114

102,5

11º

13º

SICOOB CREDICAF

Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda

112

97,1

12º

15º

SICOOB CREDIVAP

Cooperativa de Crédito do Vale do Paraíso Ltda

98

80,4

13º

10º

SICOOB NOSSOCRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

97

63,5

14º

12º

SICOOB CREDIMUR

Cooperativa de Crédito de Muriaé Ltda

92

90,8

15º

17º

SICOOB VALE DO AÇO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço Ltda

87

204,2

16º

16º

SICOOB AC CREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Material de Construção de Governador Valadares Ltda

86

99,2

17º

20º

SICOOB CREDIVERTENTES

Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes Ltda

85

91,1

18º

24°

SICOOB CREDCOOPER

Cooperativa de Crédito da Região de Caratinga Ltda

84

70,7

19º

14º

SICOOB CREDIPATOS

Cooperativa de Crédito de Patos de Minas Ltda

81

83,9

20º

18º

SICOOB CREDIARA

Cooperativa de Crédito da Região de Araxá Ltda

78

80,8

Receitas Totais - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011 Receitas Totais (R$)

Cooperativa

2011 2010

Crescimento da receita (%)

Riqueza média gerada por associado (R$)

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

203.996.808,96

33,56

2.457.792,88

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

139.570.480,26

41,03

1.886.087,57

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

107.442.439,00

30,54

2.931,90

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

49.597.260,00

44,92

2.930,41

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

49


crÉdito Colocação

Cooperativa

2011 2010

Receitas Totais (R$)

Crescimento da receita (%)

-

UNICRED CENTRAL MG

Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde de Nível Superior e Outros Segmentos de Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda - UNICRED

35.847.447,30

n.d.

1.629.429,42

SICOOB CREDILIVRE

Cooperativa de Crédito da Zona da Mata de Minas Ltda

32.101.136,59

25,66

1.908,62

10º

SICOOB CREDINOR

Cooperativa de Crédito do Norte de Minas Ltda

31.294.117,66

65,56

3.130,66

24.874.244,00

62,02

2.914,72

16º

SICOOB AC CREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Material de Construção de Governador Valadares Ltda

SICOOB NOSSOCRÉDITO

Cooperativa Regional de Crédito do Sudoeste Mineiro e Nordeste Paulista Ltda

23.747.257,93

13,35

3.856,33

10º

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

22.289.799,84

10,77

3.126,64

11º

SICOOB CREDIRIODOCE

Cooperativa de Poupança e Crédito do Vale do Rio Doce Ltda

21.796.341,79

10,32

1.671,63

20.751.469,70

24,46

3.101,40

12º

12º

SICOOB CREDIACIP

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Passos Ltda

13º

17º

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

19.315.715,01

34,28

5.767,61

14º

15º

SICOOB CREDIMUR

Cooperativa de Crédito de Muriaé Ltda

19.077.738,92

23,09

2.283,39

15º

SICOOB CREDIVAR

Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha Ltda

19.040.686,07

-22,85

2.502,72

16º

46°

SICOOB CREDICAF

Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda

17.864.368,71

106,10

1.643,00

17º

58°

SICOOB CREDIVERTENTES

Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes Ltda

17.565.081,62

165,74

2.268,80

18º

19º

SICOOB VALE DO AÇO

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço Ltda

17.490.323,69

32,80

984,65

19º

20º

SICOOB CREDIPONTAL

Cooperativa de Crédito do Pontal do Triângulo Ltda

16.744.033,61

29,74

2.688,94

20º

36°

SICOOB CREDIMATA

Cooperativa de Crédito da Mata Mineira Ltda

16.721.855,05

71,97

1.665,03

Riqueza Média Gerada por Associado 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

50

Riqueza média gerada por associado (R$)

Ano Base: 2011 Riqueza média gerada por associado (R$)

No de associados ativos

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

2.457.792,88

83

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

1.886.087,57

74

-

UNICRED CENTRAL MG

Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde de Nível Superior e Outros Segmentos de Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda - UNICRED

1.629.429,42

22

SICOOB CREDIMIL

Cooperativa de Crédito Rural de Iraí de Minas Ltda

14.201,07

384

UNICRED/UBERABA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos de Uberaba Ltda

7.343,56

922

-

SICOOB CREDIRAMA

Cooperativa de Crédito da Região de Iturama Ltda

6.925,38

2.295

UNICRED LESTE MINEIRO

UNICRED Leste Mineiro Cooperativa de Crédito Ltda

6.869,00

777

6.207,44

526

UNICRED/TRÊS VALES

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais da Saúde de Teófilo Otoni Ltda

SICOOB CREDIPARNOR

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecção de Paracatu e Região Noroeste de MG Ltda

5.941,59

1.788

10º

14º

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

5.767,61

3.349

5.346,37

975

11º

12º

UNICRED/SETE LAGOAS

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais de Nível Superior da Saúde de Sete Lagoas Ltda

12º

18º

CREDINOVA

Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Fabricantes de Calçados de Nova Serrana Ltda

4.950,22

2.970

13º

UNICRED SUDESTE

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde da Zona da Mata Mineira e Sul do Espírito Santo

4.947,87

1.837

14º

-

ARDOCREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores na Extração, Beneficiamento e Transporte de Ardósia da Região Centro Oeste do Estado de Minas Gerais Ltda

4.862,79

735

15º

23°

COOPSUL

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário de Itajubá Ltda

4.853,40

346

16º

24°

SICOOB ARACREDI

Cooperativa de Crédito Rural de Araguari Ltda

4.739,72

1.984

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


crÉdito Colocação 2011 2010

No de associados ativos

COOPERACIC

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Depósitos de Materiais de Construção de Contagem Ltda

4.438,93

188

UNICRED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos de Juiz de Fora Ltda

4.437,38

1.389

25°

SICOOB COPERSUL

Cooperativa de Crédito da Região de Três Pontas Ltda

4.039,62

2.515

31°

UNICRED/ POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Crédito dos Médicos e Demais Profissionais da Saúde de Poços de Caldas Ltda

4.002,47

1.353

17º

20º

18º

-

19º 20º

Riqueza média gerada por associado (R$)

Cooperativa

Salário Médio por Empregado - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011

Cooperativa

2011 2010

Salário médio por empregado (R$)

No de empregados

UNICRED/UBERABA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos de Uberaba Ltda

6.395,47

14

23°

SICOOB CREDIBAM

Cooperativa de Crédito de Bambuí Ltda

5.853,91

32

SICOOB CREDIRAMA

Cooperativa de Crédito da Região de Iturama Ltda

4.588,74

34

COPETRO

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Petroleiros do Estado de Minas Gerais Ltda

4.156,73

5

BDCREDI

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Becton Dickinson e Indústrias Cirúrgicas S/A Ltda

3.766,65

1

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

3.764,49

75

39°

COOPSEF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Ltda

3.639,56

41

147°

SICOOB CREDIPEL

Cooperativa de Crédito Rural de Pedro Leopoldo Ltda

3.549,77

26

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

3.449,03

190

10º

-

SICOOB CREDIPEU

Cooperativa de Crédito de Pompéu Ltda

3.438,53

27

11º

26°

SICOOB CREDIACIP

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Passos Ltda

3.338,99

47

12º

11º

SICOOB CRED UFU

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Federais de Uberlândia Ltda

3.337,37

16

13º

55°

SICOOB CREDISG

Cooperativa de Crédito da Microrregião do Alto Paranaíba Ltda

3.210,23

21

UNICRED/TRÊS VALES

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais da Saúde de Teófilo Otoni Ltda

3.192,90

9

14º

-

15º

13º

SICOOB CREDICOM

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais Ltda

3.045,71

244

16º

75°

SICOOB CREDICARMO

Cooperativa de Crédito de Carmo do Rio Claro Ltda

3.037,03

16

17º

24°

SICOOB CREDITRIL

Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo Ltda

2.890,87

64

18º

122°

SICOOB UNIÃO CENTRO OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Centro Oeste Ltda

2.717,79

31

19º

45°

SICOOB ENGECRED

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Engenheiros de Belo Horizonte e Região Metropolitana de Belo Horizonte Ltda

2.673,60

21

20º

14º

COOPER CRED PIF PAF

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Colaboradores do Grupo Empresarial A Costa Ltda

2.573,46

3

Sobra Média por Associado - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011 Sobra média por associado (R$)

No de associados ativos

150°

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

78.021,73

83

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

72.857,39

74

SICOOB CREDIMIL

Cooperativa de Crédito Rural de Iraí de Minas Ltda

2.311,46

384

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

1.759,68

3.349

17º

SICOOB CREDIPARNOR

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecção de Paracatu e Região Noroeste de MG Ltda

1.444,28

1.788

149°

UNICRED LESTE MINEIRO

UNICRED Leste Mineiro Cooperativa de Crédito Ltda

1.216,51

777

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

51


crÉdito Colocação

Cooperativa

2011 2010

No de associados ativos

12º

UNICRED/SETE LAGOAS

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais de Nível Superior da Saúde de Sete Lagoas Ltda

1.048,10

975

19°

SICOOB NOROESTE DE MINAS

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Unaí e Noroeste de Minas Ltda

1.044,08

3.319

SICOOB COOPJUS

Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário da União e MPU em Minas Gerais Ltda

1.036,26

2.385

10º

52°

UNICRED/TRÊS VALES

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais da Saúde de Teófilo Otoni Ltda

1.032,02

526

11º

10º

COOPSUL

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário de Itajubá Ltda

1.009,28

346

12º

32°

SICOOB COPERMEC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Circuito Campos das Vertentes Ltda

952,72

6.915

13º

51°

SICOOB AGROCREDI

Cooperativa de Crédito em Guaxupé e Região Ltda

922,50

16.925

14º

13º

UNICRED/UBERABA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos de Uberaba Ltda

868,92

922

15º

23°

SICOOB CREDICARMO

Cooperativa de Crédito de Carmo do Rio Claro Ltda

861,91

1.578

16º

64°

SICOOB ASCICRED

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Pará de Minas Ltda

845,92

1.954

17º

24°

SICOOB CREDIACIP

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Passos Ltda

835,09

6.691

18º

74°

CREDIBELGO

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados das Empresas Siderúrgicas, Metalúrgicas e Eletro-Mecânicas de João Monlevade Ltda

811,60

776

19º

SICOOB COOPEMATA

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Zona da Mata Ltda

811,54

3.785

COOMANN

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Vallourec & Mannesmann Ltda

810,25

7.912

20º

16°

Valor Médio das Operações de Crédito por Associado 20 Maiores Cooperativas Colocação Cooperativa

2011 2010 1º

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - CREDIMINAS

SICOOB CENTRAL CECREMGE

Ano Base: 2011 Valor médio das operações de crédito por associado (R$)

No de associados ativos

2.827.303,42

83

Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda

630.810,81

74

SICOOB CENTRO - OESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda

106.522,27

3.349

SICOOB ARACOOP

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Triângulo Mineiro Ltda

63.524,73

4.438

49.175,00

188

COOPERACIC

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Depósitos de Materiais de Construção de Contagem Ltda

12º

COOPSUL

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário de Itajubá Ltda

45.479,35

346

15º

SICOOB CREDIPIMENTA

Cooperativa de Crédito de Pimenta Ltda

39.891,09

1.423

16º

SICOOB CREDILESTE

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Leste da Bacia do Rio Doce Ltda

30.461,13

1.842

11º

SICOOB CREDISG

Cooperativa de Crédito da Microrregião do Alto Paranaíba Ltda

28.582,88

1.972

10º

SICOOB CREDIPATOS

Cooperativa de Crédito de Patos de Minas Ltda

28.066,31

6.792

11º

30º

SICOOB ARACREDI

Cooperativa de Crédito Rural de Araguari Ltda

23.957,65

1.984

12º

25º

SICOOB COOPACREDI

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Patrocínio e Região Ltda

22.343,61

2.275

13º

40º

SICOOB NOROESTE DE MINAS

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Unaí e Noroeste de Minas Ltda

21.821,20

3.319

14º

SICOOB CREDIRAMA

Cooperativa de Crédito da Região de Iturama Ltda

21.190,38

2.295

15º

23º

SICOOB PARAISOCRED

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de São Sebastião do Paraíso Ltda

19.821,79

963

19.008,46

975

16º

26º

UNICRED/SETE LAGOAS

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais de Nível Superior da Saúde de Sete Lagoas Ltda

17º

COOPCREDI

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados de Dores do Indaiá Ltda

16.203,68

1.068

18º

-

UNICRED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos de Juiz de Fora Ltda

16.150,12

1.389

19º

-

SICOOB CREDICOOP

Cooperativa de Crédito Rural de Pitangui Ltda

16.099,91

4.020

SICOOB COOPJUS

Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário da União e MPU em Minas Gerais Ltda

15.630,40

2.385

20º

52

Sobra média por associado (R$)

33º

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


SAÚDE

u Associados u Ativos Totais u Capital Social u Empregados u Patrimônio Líquido u Receita Média por Usuário u Receitas Totais u Riqueza Média Gerada por Associado u Salário Médio por Empregado u Sobra Média por Associado

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

53


SAÚDE Resultados das Cooperativas de Minas Gerais

Ano Base: 2011

Resultados Gerais Número de cooperativas respondentes da pesquisa de dados

100

Número de associados

47.154

Número de associados ativos

39.106

Número de empregados

8.016

Número de usuários (titulares e dependentes)

2.593.227

Número de consultas realizadas

13.005.256

Número de exames laboratoriais e radiológicos realizados

28.091.548

Receitas totais

R$ 4.603.802.104,65

Ativos totais

R$ 2.218.922.298,21

Fundos e reservas

R$ 466.138.263,31

Patrimônio líquido

R$ 921.838.364,31

Capital social

R$ 353.773.128,84

Sobras/ perdas do exercício

R$ 121.945.457,10

Salários pagos aos empregados

R$ 161.413.670,64

Impostos e encargos recolhidos

R$ 220.876.985,66

Investimento em meio ambiente

R$ 1.814.834,79

Cultura e lazer

R$ 2.441.554,69

Investimento na comunidade

R$ 71.825.834,40

Investimento em produção e produtividade

R$ 52.125.103,41

Investimento em capacitação de associados e empregados

R$ 6.477.298,14

Investimento em saúde de associados e empregados

R$ 33.912.264,44

Indicadores de Desempenho Quadro Social 1. Número médio de associados por cooperativa 2. Crescimento do número de associados 3. Número médio de associados ativos por cooperativa

472 -11,8% 391

4. Percentual de associados ativos

82,9%

5. Participação feminina no quadro social

32,2%

6. Participação média de associado em AGO por cooperativa

28,7%

Quadro Funcional 1. Número médio de empregados por cooperativa 2. Crescimento do número de empregados 3. Número médio de trabalhadores terceirizados por cooperativa 4. Número de empregado por trabalhador terceirizado 5. Número de associados por empregado 6. Participação feminina no quadro funcional 7. Salário médio por empregado

80,2 10,1% 14,1 5,7 4,9 72,9% R$ 1.548,96

Desempenho Operacional 1. Número médio de usuários por cooperativa 2. Número médio de usuários por associado 3. Número médio de consultas e exames realizados por associado 4. Número médio de consultas e exames realizados por usuário 5. Crescimento do número de usuários 6. Crescimento do número de consultas e exames

25.932,3 66,3 1.050,9 15,8 6,4% 17,3%

Desempenho Financeiro 1. Riqueza média gerada por associado 2. Receita média por usuário 3. Crescimento da receita gerada 4. Sobra/ perda média por associado 5. Capital social médio por associado 6. Patrimônio médio por associado

R$ 117.726,23 R$ 1.775,32 6,4% R$ 3.118,33 R$ 7.502,51 R$ 19.549,53

Contribuições para a Sociedade 1. Contribuição média por cooperativa 2. Percentual da riqueza gerada contribuído para a sociedade 3. Tributos médios recolhidos por cooperativa 4. Carga de tributos recolhidos sobre a riqueza gerada

6,5% R$ 2.208.769,86 4,8%

5. Investimento médio em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade por cooperativa

R$ 760.822,24

6. Investimento médio em produção e produtividade por cooperativa

R$ 521.251,03

7. Investimento médio em saúde de associados e empregados por cooperativa

R$ 339.122,64

8. Investimento médio em capacitação de associados e empregados por cooperativa 9. Percentual da riqueza gerada destinado a investimento

54

R$ 2.969.592,10

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

R$ 64.772,98 3,7%


SAÚDE Associados - 20 Maiores Cooperativas Colocação Cooperativa

Ano Base: 2011

No de associados

% associados ativos

No de associados por empregado

Riqueza média gerada por associado (R$)

Sobra/ perda média por associado (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

2011 2010

VIVAMED

Cooperativa de Usuários de Assistência Médico Hospitalar do Sicoob Ltda

8.908

100,0%

212,1

3.226,61

-24,74

1.467,29

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda UNIMED/BH

4.925

98,5%

1,8

400.905,61

9.521,32

108.035,18

HC-COOP

Cooperativa de Trabalho dos Médicos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais Ltda

2.652

46,0%

58,1

20.724,20

397,80

1.242,65

COPIMEF

Cooperativa dos Médicos, Fisioterapeutas e Outros Profissionais da Área de Saúde

2.571

50,7%

59,2

24.410,49

-61,99

366,61

SANTACOOP-BH

Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte Ltda

2.384

49,8%

42,4

49.358,03

261,94

1.171,28

UNICOOPER

Cooperativa dos Profissionais na Área de Saúde Ltda

1.665

81,9%

41,3

27.598,82

609,35

3.195,58

COOPERCON

Cooperativa de Trabalho Médico de Contagem

1.648

45,9%

16,8

39.974,47

156,48

597,80

10º

UNIMED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda UNIMED/JUIZ DE FORA

1.233

99,8%

4,5

207.580,95

1.494,48

12.608,59

11º

UNIMED/ UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

1.037

75,6%

2,9

302.218,49

14.843,26

19.316,24

10º

-

COOPSAÚDE

Cooperativa de Saúde

957

67,1%

80,3

8.776,41

6,70

253,52

11º

-

ONCOOP

Cooperativa de Trabalho Médico e Atividades Profissionais Correlatas

948

35,0%

47,4

10.287,77

407,15

386,06

12º

-

COOPIMIMG

Cooperativa dos Médicos do Instituto Materno Infantil de Minas Gerais

896

100,0%

112,0

12.205,76

111,57

544,06

13º

13º

COOPANEST-MG

Cooperativa dos Anestesiologistas de Minas Gerais Ltda

863

69,8%

30,1

82.927,53

1.102,07

2.720,81

14º

15º

BHCOOP

Cooperativa de Saúde de Belo Horizonte Ltda

743

98,7%

34,9

25.634,30

362,95

2.093,27

15º

16º

FELICOOP

Cooperativa Médica de Especialidades Ltda

636

100,0%

33,5

29.577,81

83,25

1.788,08

16º

18º

UNIMED/ DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda UNIMED/DIVINÓPOLIS

595

97,6%

3,4

176.113,66

10.342,01

38.818,76

17º

17º

UNIMED/ UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda UNIMED/UBERABA

582

100,0%

3,2

218.604,54

229,65

19.831,35

18º

20º

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

458

90,0%

1,7

294.843,74

18.425,89

36.653,34

19º

22º

UNIODONTO REG. UBERLÂNDIA

Cooperativa de Trabalho Odontológico Ltda - UNIODONTO/REGIONAL UBERLÂNDIA

435

92,2%

13,4

15.531,62

-190,68

1.876,79

20º

19º

COOP-UNI-HUSJ

Cooperativa de Clínicas Médicas, Cirúrgicas, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

421

100,0%

421,0

8.893,80

129,47

797,10

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

55


SAÚDE Ativos Totais - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ativos Totais (R$)

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

994.322.245,03

UNIMED/UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

102.766.099,58

UNIMED/VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

80.518.792,83

UNIMED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

67.823.786,28

UNIMED/DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

60.750.934,00

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

54.197.464,02

UNIMED/UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

51.144.584,34

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

48.739.403,36

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

43.736.080,14

10º

11º

UNIMED/VARGINHA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VARGINHA

35.490.753,33

11º

10º

VIVAMED

Cooperativa de Usuários de Assistência Médico Hospitalar do Sicoob Ltda

34.644.853,66

12º

12º

UNIMED/SUL MINEIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/POUSO ALEGRE

33.713.183,00

13º

14º

UNIMED/TRÊS VALES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/TRÊS VALES

31.966.571,17

14º

15º

UNIMED/ARAXÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ARAXÁ

25.061.952,97

15º

17º

UNIMED/BETIM

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BETIM

22.946.554,00

16º

16º

SANTACOOP-BH

Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte Ltda

20.986.105,67

17º

18º

UNIMED/ITAÚNA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITAÚNA

20.592.265,65

18º

-

UNIMED/CONS. LAFAIETE

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CONSELHEIRO LAFAIETE

20.557.940,76

19º

13º

UNIMED/NORTE DE MINAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/NORTE DE MINAS

18.149.228,32

20º

19º

UNIMED/BARBACENA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BARBACENA

17.762.997,50

Capital Social - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010 1º

56

Ano Base: 2011

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

Ano Base: 2011 Capital Social (R$)

Capital médio por associado (R$)

210.983.373,77

42.839,26

UNIMED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

12.347.600,85

10.014,27

UNIMED/VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

11.908.665,14

42.530,95

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

11.281.698,80

168.383,56

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

6.633.627,14

14.483,90

UNIMED/UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

6.620.057,53

6.383,85

-

UNIMED/INCONFIDENTES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/INCONFIDENTES

6.234.438,36

38.248,09

UNIMED/ARAXÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ARAXÁ

5.068.915,03

33.568,97

UNIMED/BARBACENA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BARBACENA

4.336.488,17

16.001,80

10º

19º

UNIMED/BETIM

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BETIM

3.974.952,94

14.145,74

11º

10º

UNIMED/ITAÚNA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITAÚNA

3.915.645,42

29.663,98

12º

12°

UNIMED/JOÃO MONLEVADE

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JOÃO MONLEVADE

3.800.336,05

28.790,42

13º

UNIMED/SETE LAGOAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SETE LAGOAS

3.766.206,00

19.413,43

14º

11º

UNIMED/DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

3.737.541,00

6.281,58

15º

16º

UNIMED/SUL MINEIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/POUSO ALEGRE

3.492.986,00

10.124,60

16º

15º

UNIMED/LAVRAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/LAVRAS

3.225.136,98

18.750,80

17º

13º

UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

3.183.806,90

17.117,24

18º

14º

UNIMED/ITABIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITABIRA

3.061.403,70

30.310,93

19º

20º

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

2.868.033,22

13.156,12

20º

17º

UNIMED/NORTE DE MINAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/NORTE DE MINAS

2.632.533,29

8.804,46

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


SAÚDE Empregados - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011

Cooperativa

2011 2010

No de empregados

No de associados por empregado

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

2.704

1,8

UNIMED/BETIM

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BETIM

532

0,5

UNIMED/VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

482

0,6

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

349

0,6

UNIMED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

276

4,5

UNIMED/UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

269

2,9

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

246

1,7

UNIMED/UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

183

3,2

UNIMED/DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

173

3,4

10º

10º

UNIMED/SUDOESTE DE MINAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SUDOESTE DE MINAS

159

0,6

11º

-

UNIMED/CIRC. DAS AGUAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CIRCUITO DAS AGUAS

150

1,3

12º

12º

UNIMED/VARGINHA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VARGINHA

115

2,5

13º

13º

UNIMED/SUL MINEIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/POUSO ALEGRE

110

3,1

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

105

0,6

14º

11º

15º

15º

UNIMED/SETE LAGOAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SETE LAGOAS

98

2,0

16º

14º

UNIMED/CURVELO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CURVELO

97

1,8

17º

17º

UNIMED/ITAJUBÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITAJUBÁ

85

1,8

18º

-

UNIMED/CONS. LAFAIETE

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CONSELHEIRO LAFAIETE

84

3,2

19º

16º

UNIMED/UBÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBÁ

83

2,5

20º

23°

UNIMED/ARAXÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ARAXÁ

66

2,0

Patrimônio Líquido - 20 Maiores Cooperativas Colocação

1º 4º

Patrimônio Líquido (R$)

Cooperativa

2011 2010 1º

Ano Base: 2011

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

Patrimônio médio por associado (R$)

532.073.273,84

108.035,18

48.739.403,36

727.453,78

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

29.180.452,18

133.855,29

UNIMED/VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

25.625.145,55

91.518,38

UNIMED/DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

23.097.163,00

38.818,76

UNIMED/UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

20.030.935,81

19.316,24

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

16.787.229,70

36.653,34

UNIMED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

15.546.394,05

12.608,59

VIVAMED

Cooperativa de Usuários de Assistência Médico Hospitalar do Sicoob Ltda

13.070.661,93

1.467,29

10º

26°

UNIMED/VARGINHA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VARGINHA

12.225.159,74

40.886,82

11º

11º

UNIMED/TRÊS VALES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/TRÊS VALES

11.578.329,40

35.735,58

12º

10º

UNIMED/UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

11.541.843,42

19.831,35

13º

-

UNIMED/INCONFIDENTES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/INCONFIDENTES

10.036.038,14

61.570,79

14º

12º

UNIMED/ARAXÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ARAXÁ

9.371.188,70

62.060,85

15º

39°

UNIMED/PATROCÍNIO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/PATROCÍNIO

9.211.983,84

103.505,44

16º

18º

UNIMED/ITABIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITABIRA

8.395.369,37

83.122,47

17º

14º

UNIMED/BARBACENA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BARBACENA

8.075.025,81

29.797,14 76.314,85

18º

-

UNIMED/ALFENAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ALFENAS

8.013.058,75

19º

16º

UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

7.193.797,75

38.676,33

20º

19º

UNIMED/SÃO S. DO PARAÍSO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

6.800.621,53

138.788,19

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

57


SAÚDE Receita Média por Usuário - 20 Maiores Cooperativas Colocação Cooperativa

2011 2010 1º

Ano Base: 2011

Receita média por usuário (R$)

Nº médio de consultas e exames realizados por usuário

VIVAMED

Cooperativa de Usuários de Assistência Médico Hospitalar do Sicoob Ltda

3.227,70

19,7

8.905

-

UNIMED/VALE DO CARANGOLA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO CARANGOLA

3.056,56

8,9

3.329

UNIMED/ALÉM PARAÍBA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ALÉM PARAÍBA

3.044,52

34,3

3.702

UNIMED/SERRAS DE MINAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SERRAS DE MINAS

2.713,43

55,6

6.597

UNIMED/MURIAÉ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/MURIAÉ

2.569,11

19,0

10.850

2.389,86

18,6

34.882

18º

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

UNIMED/VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

2.366,44

7,0

36.890

UNIMED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

2.219,98

15,1

115.012

10º

UNIMED/CARATINGA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CARATINGA

2.202,09

29,7

7.356

2.105,44

17,0

57.696

10º

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

11º

12º

UNIMED/UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

2.079,80

23,2

113.924

12º

14º

UNIMED/SUDOESTE DE MINAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SUDOESTE DE MINAS

1.994,94

11,8

10.486

13º

11º

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

1.929,72

19,7

1.008.227

14º

-

UNIMED/INCONFIDENTES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/INCONFIDENTES

1.859,95

13,9

19.534

UNIMED/SÃO S. DO PARAÍSO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

1.708,80

15,0

9.005

UNIMED/CONS. LAFAIETE

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CONSELHEIRO LAFAIETE

1.702,55

18,7

29.464

15º

16º

-

17º

25º

UNIMED/UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

1.687,55

18,5

75.392

15º

UNIMED/VERT. DO CAPARAÓ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VERTENTE DO CAPARAÓ

1.670,75

17,0

10.819

19º

13º

UNIMED/ARAXÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ARAXÁ

1.623,20

5,7

21.728

20º

21°

UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

1.593,16

15,0

19.658

18º

Receitas Totais - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010 1º

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

UNIMED/JUIZ DE FORA

UNIMED/UBERLÂNDIA

Ano Base: 2011 Receitas Totais (R$)

Crescimento da receita (%)

Riqueza média gerada por associado (R$)

1.945.594.909,00

10,09

400.905,61

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

255.324.571,25

17,35

207.580,95

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

236.939.294,28

21,71

302.218,49

UNIMED/UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

127.227.840,05

27,53

218.604,54

121.475.622,65

11,05

294.843,74

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

UNIMED/DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

102.322.035,00

- 26,19

176.113,66

UNIMED/VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

87.297.818,80

21,35

311.777,92

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

83.362.953,59

6,86

382.398,87

8º 9º

UNIMED/SUL MINEIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/POUSO ALEGRE

82.944.588,92

21,56

245.398,19

10º

10º

UNIMED/VARGINHA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VARGINHA

67.609.361,31

10,71

231.538,91

11º

11º

UNIMED/BETIM

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BETIM

63.680.297,11

20,88

226.620,27

SANTACOOP-BH

Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte Ltda

58.637.338,62

13,92

49.358,03

12°

58

Nº de usuários

12º

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


SAÚDE Colocação

Crescimento da receita (%)

Receitas Totais (R$)

Cooperativa

2011 2010

Riqueza média gerada por associado (R$)

UNIMED/CONS. LAFAIETE

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CONSELHEIRO LAFAIETE

50.164.052,78

n.d

187.880,35

14º

COOPANEST-MG

Cooperativa dos Anestesiologistas de Minas Gerais Ltda

49.922.374,81

23,39

82.927,53

15º

15º

UNIMED/TRÊS VALES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/TRÊS VALES

43.680.025,50

10,98

134.814,89

16º

16º

UNIMED/BARBACENA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BARBACENA

41.317.150,84

8,32

152.461,81

17º

19º

UNIMED/SETE LAGOAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SETE LAGOAS

40.919.187,35

19,02

210.923,65

UNIMED/CIRC. DAS ÁGUAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CIRCUITO DAS AGUAS

40.896.717,88

n.d

206.549,08

13º

-

14º

18º

-

19º

17º

UNIMED/CURVELO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CURVELO

39.249.817,37

9,01

225.573,66

20º

23°

UNICOOPER

Cooperativa dos Profissionais na Área de Saúde Ltda

37.644.794,30

27,05

27.598,82

Riqueza Média Gerada por Associado 20 Maiores Cooperativas Colocação Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011 Riqueza média gerada por associado (R$)

Nº médio de consultas e exames realizados por associado

Nº médio de usuários por associado

Nº de associados ativos

UNIODONTO/MG

Federação das Uniodontos do Estado de Minas Gerais Ltda

485.466,30

n.a.

n.a.

12

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

462.240,61

n.a.

n.a.

67

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

400.905,61

4.098,0

207,8

4.853

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/ POÇOS DE CALDAS

382.398,87

2.983,3

160,0

218

UNIMED/SÃO S. DO PARAÍSO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

314.036,01

2.755,1

183,8

49

UNIMED/VALE DO AÇO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VALE DO AÇO

311.777,92

923,2

131,8

280

12º

UNIMED/ UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ UBERLÂNDIA

302.218,49

3.372,0

145,3

784

UNIMED/ITABIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITABIRA

299.672,50

3.145,4

195,8

98

UNIMED/ GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

294.843,74

2.383,7

140,0

412

10º

14º

UNIMED/ARAXÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ARAXÁ

263.201,29

928,5

162,1

134

11º

19º

UNIMED/SUL MINEIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/POUSO ALEGRE

245.398,19

3.640,1

158,0

338

12º

20º

UNIMED/ PATROCÍNIO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/PATROCÍNIO

245.023,61

2.168,2

167,9

82

13º

15º

UNIMED/ VARGINHA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/VARGINHA

231.538,91

1.980,9

219,9

292

14º

17º

UNIMED/BETIM

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BETIM

226.620,27

1.599,7

240,2

281

15º

18º

UNIMED/ CURVELO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CURVELO

225.573,66

2.138,2

214,5

174

16º

-

UNIMED/ INCONFIDENTES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/INCONFIDENTES

222.896,76

1.670,5

119,8

163

17º

29º

UNIMED/ UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

218.604,54

2.402,5

129,5

582

18º

24º

UNIMED/LAVRAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/LAVRAS

217.614,84

2.180,1

196,2

172

19º

22º

UNIMED/ALÉM PARAÍBA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ALÉM PARAÍBA

212.656,87

2.397,3

69,8

53

20º

27º

UNIMED/SETE LAGOAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SETE LAGOAS

210.923,65

3.594,2

189,9

194

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

59


SAÚDE Salário Médio por Empregado 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Salário médio por empregado (R$)

No de empregados

UNIMED/INTRA. MINEIRA

Unimed Intrafederativa Federação Inconfidência Mineira

7.296,59

2

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

3.973,69

105

VIVAMED

Cooperativa de Usuários de Assistência Médico Hospitalar do Sicoob Ltda

2.702,40

42

14º

UNIMED/JOÃO MONLEVADE

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JOÃO MONLEVADE

2.696,41

37

UNIMED/DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

2.509,64

173

24º

UNIMED/UBERABA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERABA

2.107,30

183

26º

UNIMED/SERRAS DE MINAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SERRAS DE MINAS

2.064,70

32

UNIMED/ITAÚNA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITAÚNA

2.016,19

36

COOPIMIMG

Cooperativa dos Médicos do Instituto Materno Infantil de Minas Gerais

1.953,17

8

COOP-UNI-HUSJ

Cooperativa de Clínicas Médicas, Cirúrgicas, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

1.927,38

1

UNIMED/CONS. LAFAIETE

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CONSELHEIRO LAFAIETE

1.866,57

84

-

10º

57º

11º

-

12º

52º

UNIMED/POÇOS DE CALDAS

Cooperativa de Trabalho e Serviço Médico Ltda - UNIMED/POÇOS DE CALDAS

1.841,68

349

13º

15º

UNIMED/JUIZ DE FORA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JUIZ DE FORA

1.756,47

276

14º

19º

UNIMED/BARBACENA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BARBACENA

1.709,61

51

15º

17º

UNIMED/SUL MINEIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/POUSO ALEGRE

1.658,27

110

16º

63º

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

1.629,05

2.704

17º

12º

UNIMED/UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

1.602,43

269

18º

28º

SANTACOOP-BH

Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte Ltda

1.572,05

28

19º

20º

UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

1.567,71

45

20º

UNIMED/CARATINGA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CARATINGA

1.563,84

23

Sobra Média por Associado - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011 Sobra média por associado (R$)

No de associados ativos

13º

UNIMED/MG

Federação Interfederativa das Cooperativas de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais Ltda

49.566,80

67

UNIMED/SÃO S. DO PARAÍSO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

34.133,11

49

11º

UNIMED/ITABIRA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ITABIRA

33.053,06

98

60

Ano Base: 2011

24º

UNIMED/ALTO SÃO FRANCISCO

Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED/Alto São Francisco

28.759,54

100

10º

UNIMED/GOV. VALADARES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/GOVERNADOR VALADARES

18.425,89

412

UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED/SÃO JOÃO DEL REI

16.854,65

183

22º

UNIMED/CARATINGA

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/CARATINGA

15.690,12

90

38º

UNIMED/UBERLÂNDIA

Cooperativa Regional de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/UBERLÂNDIA

14.843,26

784

UNIMED/JOÃO MONLEVADE

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/JOÃO MONLEVADE

14.819,28

132

10º

33º

UNIMED/SETE LAGOAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SETE LAGOAS

14.596,12

194

11º

39º

UNIMED/TRÊS CORAÇÕES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/TRÊS CORAÇÕES

13.993,26

84

12º

-

UNIMED/INCONFIDENTES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/INCONFIDENTES

13.943,04

163

13º

UNIMED/ARAXÁ

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ARAXÁ

13.440,27

134

14º

UNIMED/TRÊS PONTAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/TRÊS PONTAS

10.626,36

76

15º

26º

UNIMED/DIVINÓPOLIS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/DIVINÓPOLIS

10.342,01

581

16º

UNIMED/TRÊS VALES

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/TRÊS VALES

9.875,71

324

17º

UNIMED/BH

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/BH

9.521,32

4.853

18º

36º

UNIMED/SUDOESTE DE MINAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/SUDOESTE DE MINAS

8.147,74

103

19º

18º

UNIMED/PATROCÍNIO

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/PATROCÍNIO

8.109,94

82

20º

UNIMED/LAVRAS

Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/LAVRAS

7.352,46

172

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


TRANSPORTE

u Associados u Ativos Totais u Capital Social u Empregados u Patrimônio Líquido u Receitas Totais u Riqueza Média Gerada por Associado u Salário Médio por Empregado u Sobra Média por Associado

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

61


TRANSPORTE Resultados das Cooperativas de Minas Gerais

Ano Base: 2011

Resultados Gerais Número de cooperativas respondentes da pesquisa de dados

80

Número de associados

17.069

Número de associados ativos

11.050

Número de empregados

1.624

Receitas totais

R$ 660.928.715,19

Ativos totais

R$ 188.686.029,37

Fundos e reservas

R$ 25.915.232,43

Patrimônio líquido

R$ 64.225.256,65

Capital social

R$ 19.770.053,45

Sobras/ perdas do exercício

R$ 8.125.364,00

Salários pagos aos empregados

R$ 16.077.844,26

Impostos e encargos recolhidos

R$ 38.812.598,38

Investimento em meio ambiente

R$ 26.067,43

Cultura e lazer

R$ 106.124,11

Investimento na comunidade

R$ 77.890,10

Investimento em produção e produtividade

R$ 4.869.169,51

Investimento em capacitação de associados e empregados

R$ 666.095,55

Investimento em saúde de associados e empregados

R$ 1.804.923,24

Indicadores de Desempenho Quadro Social 1. Número médio de associados por cooperativa 2. Crescimento do número de associados 3. Número médio de associados ativos por cooperativa 4. Percentual de associados ativos 5. Participação feminina no quadro social 6. Participação média de associado em AGO por cooperativa

213 -1,9% 138 64,7% 7,4% 47,1%

Quadro Funcional 1. Número médio de empregados por cooperativa 2. Crescimento do número de empregados

20,3 12,6%

3. Número médio de trabalhadores terceirizados por cooperativa

2,5

4. Número de empregado por trabalhador terceirizado

8,2

5. Número de associados por empregado

6,8

6. Participação feminina no quadro funcional 7. Salário médio por empregado

29,4% R$ 761,55

Desempenho Financeiro 1. Riqueza média gerada por associado 2. Crescimento da receita gerada

R$ 59.812,55 26,8%

3. Sobra/ perda média por associado

R$ 735,33

4. Capital social médio por associado

R$ 1.158,24

5. Patrimônio médio por associado

R$ 3.762,68

Contribuições para a Sociedade 1. Contribuição média por cooperativa 2. Percentual da riqueza gerada contribuído para a sociedade 3. Tributos médios recolhidos por cooperativa 4. Carga de tributos recolhidos sobre a riqueza gerada 5. Investimento médio em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade por cooperativa

5,9% R$ 485.157,48 5,9% R$ 2.626,02

6. Investimento médio em produção e produtividade por cooperativa

R$ 60.864,62

7. Investimento médio em saúde de associados e empregados por cooperativa

R$ 22.561,54

8. Investimento médio em capacitação de associados e empregados por cooperativa 9. Percentual da riqueza gerada destinado a investimento

62

R$ 487.783,50

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

R$ 8.326,19 1,1%


TRANSPORTE Associados - 20 Maiores Cooperativas Colocação Cooperativa

No de associados

2011 2010

Ano Base: 2011 % associados ativos

No de associados por empregado

Riqueza média gerada por associado (R$)

Sobra/ perda média por associado (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

3.099

13,2

1,4

145.961,94

3.986,35

896,65

-

COOSERV

Cooperativa dos Servidores Autônomos de Belo Horizonte Ltda

1.616

77,8

54,7

30.308,95

784,36

8.709,26

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

1.217

34,8

26,4

72.112,91

1.239,60

8.886,97

COOPERTRAN

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário Ltda

795

93,1

15,1

43.449,82

20,48

2.586,26

COOPERVIP

Cooperativa de Viagem Intermunicipal de Passageiros Ltda

523

35,2

23,0

10.861,18

101,41

94,28

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

455

90,5

2,6

69.523,33

439,77

5.492,87

11º

COOTRUB

Cooperativa Uberlandense de Transporte Ltda

401

13,2

n.d.

33.150,37

1.874,81

449,93

10º

COOPERTAXI-BH

Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros em Táxi de Belo Horizonte Ltda

389

100,0

4,9

45.218,70

56,08

5.158,01

18º

COOPMETRO

Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte

350

96,6

19,9

47.532,30

271,56

1.007,36

10º

16º

COOPERMAN

Cooperativa Manchester de Prestação de Serviços de Transporte Ltda

307

48,9

75,0

4.028,87

n.d.

333,25

11º

15º

COOPERCASCA

Cooperativa de Comunicação e Apoio Social dos Condutores Autônomos da Grande Belo Horizonte Ltda

273

100,0

4,6

32.886,80

333,98

1.983,36

12º

12º

OTIMIZAR LOGÍSTICA

Cooperativa Otimizar Logística ltda

216

57,9

4,6

17.234,94

7,00

243,79

13º

19º

COOPERVEL

Cooperativa de Prestação de Serviços de Veículos Autônomos de Uberlândia Ltda

213

67,6

72,0

33.638,60

0,00

1.884,69

14º

20º

COOPERUNA

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de Itaúna Ltda

179

100,0

35,8

54.832,20

-72,34

-126,04

15º

22º

TRANSCOP

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transportes Rodoviários Ltda

177

63,3

4,7

87.361,71

40,60

4.290,41

16º

-

COOPERTRAMO

Cooperativa de Transporte de Táxi Especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte

172

n.d.

n.d.

n.d.

n.d.

12.387,98

17º

21º

UBERVAN

Cooperativa dos Transportadores de Uberaba Ltda

154

100,0

51,3

13.228,21

75,86

1.708,20

18º

25º

COOTREF

Cooperativa dos Condutores em Transportes Escolares, Fretamento e Viagens Ltda

150

47,3

35,5

7.459,94

-413,40

581,01

19º

32º

COOPERVAN ATED

Cooperativa dos Transportadores Escolares e Alternativos de Divinópolis Ltda

138

n.d.

n.d.

n.d.

n.d.

441,35

20º

-

COOPERTRUNI

Cooperativa dos Transportadores Unidos Ltda

132

80,3

8,2

131.346,59

-1.949,16

1.323,30

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

63


TRANSPORTE Ativos Totais - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ativos Totais (R$)

-

COOSERV

Cooperativa dos Servidores Autônomos de Belo Horizonte Ltda

16.584.775,40

COOPERTRAN

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário Ltda

14.847.183,91

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

12.606.735,26

COOIG

Cooperativa dos Proprietários e Motoristas Autônomos de Igarapé Ltda

11.249.141,83

-

COOTRAMO

Cooperativa Mista de Trabalho de Taxistas Especiais da Região Metropolitana de Belo Horizonte

9.860.405,41

COOPERTAXI-BH

Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros em Táxi de Belo Horizonte Ltda

5.747.663,69

-

COOPERTRAMO

Cooperativa de Transporte de Táxi Especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte

3.883.510,90

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

3.620.561,18

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

3.257.251,02

10º

10º

COOPERCASCA

Cooperativa de Comunicação e Apoio Social dos Condutores Autônomos da Grande Belo Horizonte Ltda

2.894.028,96

11º

13º

TRANSCOP

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transportes Rodoviários Ltda

2.890.777,79

12º

15º

COOPERTRANSP

Cooperativa dos Prestadores de Serviços de Transporte de Passageiros e Cargas de Nova Lima Ltda

1.590.915,85

13º

-

C.T.A.V.R.G

Cooperativa de Transporte Autônomo do Vale do Rio Grande Ltda

1.535.690,22

14º

-

COOPERTRUNI

Cooperativa dos Transportadores Unidos Ltda

1.470.522,34

15º

20º

COOPMETRO

Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte

1.388.247,12

16º

16º

COOPERSUL

Cooperativa Mista Transporte de Passageiros em Táxi da Região Sul de Belo Horizonte Ltda

1.312.658,29

17º

-

COOPERTRAMON

Cooperativa de Transportes de João Monlevade

1.184.066,30

18º

-

UNICASA

Cooperativa União dos Carreteiros de Sabará Ltda

956.474,63

19º

22°

COOPERUNA

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de Itaúna Ltda

932.683,42

20º

19º

COOTRAAVESP

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Vespasiano Ltda

922.927,16

Capital Social - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

64

Ano Base: 2011

Ano Base: 2011 Capital Social (R$)

Capital médio por associado (R$)

-

COOSERV

Cooperativa dos Servidores Autônomos de Belo Horizonte Ltda

5.006.960,00

3.098,37

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

2.351.802,16

1.932,46

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

1.396.051,55

3.068,25

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

823.418,46

265,70

-

COOPERTRAMO

Cooperativa de Transporte de Táxi Especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte

807.540,00

4.695,00

COOPERTRAN

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário Ltda

794.595,87

999,49

COOPERCASCA

Cooperativa de Comunicação e Apoio Social dos Condutores Autônomos da Grande Belo Horizonte Ltda

769.122,92

2.817,30

COOPERVEL

Cooperativa de Prestação de Serviços de Veículos Autônomos de Uberlândia Ltda

639.000,00

3.000,00

12º

COOPERITA

Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Itabira ltda

238.662,57

5.821,04

10º

18º

COOPERUNA

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de Itaúna Ltda

184.695,23

1.031,82

11º

-

UNICASA

Cooperativa União dos Carreteiros de Sabará Ltda

139.266,25

2.176,04

12º

19º

COOPERITO

Cooperativa dos Transportadores de Passageiros e Cargas de Itabirito

91.656,19

1.347,89

13º

21º

OTIMIZAR LOGÍSTICA

Cooperativa Otimizar Logística ltda

70.129,76

324,67

14º

22º

15º

-

COOIG

Cooperativa dos Proprietários e Motoristas Autônomos de Igarapé Ltda

66.300,00

2.455,56

COOPERTRUNI

Cooperativa dos Transportadores Unidos Ltda

65.004,19

492,46

55.950,00

159,86

16º

20º

COOPMETRO

Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte

17º

15º

COOPERSUL

Cooperativa Mista Transporte de Passageiros em Táxi da Região Sul de Belo Horizonte Ltda

47.682,15

429,57

18º

26º

19º

-

20º

27º

COOTREF

Cooperativa dos Condutores em Transportes Escolares, Fretamento e Viagens Ltda

45.773,50

305,16

COOPERTRAMON

Cooperativa de Transportes de João Monlevade

44.502,05

872,59

UBERVAN

Cooperativa dos Transportadores de Uberaba Ltda

40.585,22

263,54

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


TRANSPORTE Empregados - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011 No de empregados

Cooperativa

2011 2010

No de associados por empregado

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

302

1,4

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

161

2,6

COOPERTAXI-BH

Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros em Táxi de Belo Horizonte Ltda

79

4,9

COOPERCASCA

Cooperativa de Comunicação e Apoio Social dos Condutores Autônomos da Grande Belo Horizonte Ltda

59

4,6

-

COOPERTRAMO

Cooperativa de Transporte de Táxi Especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte

53

n.d.

COOPERTRAN

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário Ltda

49

15,1

COOIG

Cooperativa dos Proprietários e Motoristas Autônomos de Igarapé Ltda

45

0,6

OTIMIZAR LOGÍSTICA

Cooperativa Otimizar Logística ltda

27

4,6

11º

TRANSCOP

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transportes Rodoviários Ltda

24

4,7

10º

-

COOSERV

Cooperativa dos Servidores Autônomos de Belo Horizonte Ltda

23

54,7

11º

-

COOTRAMO

Cooperativa Mista de Trabalho de Taxistas Especiais da Região Metropolitana de Belo Horizonte

23

2,5

12º

COOPERSUL

Cooperativa Mista Transporte de Passageiros em Táxi da Região Sul de Belo Horizonte Ltda

20

5,6

13º

16º

COOPMETRO

Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte

17

19,9

14º

12º

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

16

26,4

15º

-

16º

15º

COOPERTRUNI

Cooperativa dos Transportadores Unidos Ltda

13

8,2

COMOVEL

Cooperativa de Motoristas com Veículo Locado Ltda

10

10,3

17º

-

C.T.A.V.R.G

Cooperativa de Transporte Autônomo do Vale do Rio Grande Ltda

9

3,0

18º

23º

COOPERVIP

Cooperativa de Viagem Intermunicipal de Passageiros Ltda

8

23,0

19º

20º

COOPERITO

Cooperativa dos Transportadores de Passageiros e Cargas de Itabirito

7

9,7

20º

21º

COOTRAAVESP

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Vespasiano Ltda

5

7,6

Patrimônio Líquido - 20 Maiores Cooperativas Colocação

-

Patrimônio Líquido (R$)

Cooperativa

2011 2010 1º

Ano Base: 2011

COOSERV

Patrimônio médio por associado (R$)

Cooperativa dos Servidores Autônomos de Belo Horizonte Ltda

14.074.165,51 10.815.445,55

8.886,97

5.881.834,99

217.845,74

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

COOIG

Cooperativa dos Proprietários e Motoristas Autônomos de Igarapé Ltda

8.709,26

-

COOTRAMO

Cooperativa Mista de Trabalho de Taxistas Especiais da Região Metropolitana de Belo Horizonte

2.872.534,95

47.875,58

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

2.778.725,47

896,65

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

2.499.257,41

5.492,87

-

COOPERTRAMO

Cooperativa de Transporte de Táxi Especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte

2.130.732,72

12.387,98

COOPERTRAN

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário Ltda

2.056.080,42

2.586,26

COOPERTAXI-BH

Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros em Táxi de Belo Horizonte Ltda

2.006.465,33

5.158,01 34.193,24

10º

-

C.T.A.V.R.G

Cooperativa de Transporte Autônomo do Vale do Rio Grande Ltda

923.217,36

11º

12º

TRANSCOP

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transportes Rodoviários Ltda

759.402,27

4.290,41

12º

-

COOPERTRAMON

Cooperativa de Transportes de João Monlevade

611.677,83

11.993,68

13º

COOPERTRANSP

Cooperativa dos Prestadores de Serviços de Transporte de Passageiros e Cargas de Nova Lima Ltda

585.319,81

8.361,71

COOPERCASCA

Cooperativa de Comunicação e Apoio Social dos Condutores Autônomos da Grande Belo Horizonte Ltda

541.457,27

1.983,36

14º

17º

15º

15º

COOPERSUL

Cooperativa Mista Transporte de Passageiros em Táxi da Região Sul de Belo Horizonte Ltda

479.539,45

4.320,18

16º

21º

COOPERVEL

Cooperativa de Prestação de Serviços de Veículos Autônomos de Uberlândia Ltda

401.440,00

1.884,69

17º

16º

COOTRAAVESP

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Vespasiano Ltda

390.236,00

10.269,37

352.575,18

1.007,36

18º

18º

COOPMETRO

Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte

19º

20º

COOPERITA

Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Itabira ltda

313.960,18

7.657,57

20º

22º

UBERVAN

Cooperativa dos Transportadores de Uberaba Ltda

263.062,96

1.708,20

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

65


TRANSPORTE Receitas Totais - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011 Receitas Totais (R$)

Riqueza média gerada por associado (R$)

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

59.552.469,90

n.d.

145.961,94

COOIG

Cooperativa dos Proprietários e Motoristas Autônomos de Igarapé Ltda

57.440.420,06

25,06

2.127.422,97

-

COOSERV

Cooperativa dos Servidores Autônomos de Belo Horizonte Ltda

38.098.355,14

18,14

30.308,95

COOPERTRAN

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário Ltda

32.152.866,07

44,08

43.449,82

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

30.503.762,01

25,38

72.112,91

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

28.643.610,37

-6,35

69.523,33

19.969.258,04

n.d.

n.d.

-

COOPERTRAMO

Cooperativa de Transporte de Táxi Especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte

COOPERTAXI-BH

Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros em Táxi de Belo Horizonte Ltda

17.590.072,53

-1,07

45.218,70

COOPMETRO

Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte

16.065.918,50

25,26

47.532,30

13º

10º

-

COOPERTRUNI

Cooperativa dos Transportadores Unidos Ltda

13.922.738,27

n.d.

131.346,59

11º

10º

COOPERUNA

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de Itaúna Ltda

9.814.963,00

-29,52

54.832,20

12º

15º

TRANSCOP

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transportes Rodoviários Ltda

9.784.511,61

50,71

87.361,71

13º

14º

COOPERCASCA

Cooperativa de Comunicação e Apoio Social dos Condutores Autônomos da Grande Belo Horizonte Ltda

8.978.095,61

-1,97

32.886,80

14º

-

COOTRAMO

Cooperativa Mista de Trabalho de Taxistas Especiais da Região Metropolitana de Belo Horizonte

7.598.446,96

n.d.

131.007,71

15º

18º

COOTRAAVESP

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Vespasiano Ltda

5.799.683,76

16,42

152.623,26

16º

16º

COMOVEL

Cooperativa de Motoristas com Veículo Locado Ltda

5.579.697,30

-6,52

54.171,82

17º

21º

COOPERVEL

Cooperativa de Prestação de Serviços de Veículos Autônomos de Uberlândia Ltda

4.843.958,89

28,81

33.638,60

18º

24º

COOPERSABA

Cooperativa de Transportes e Turismo de Sabará Ltda

4.588.040,38

5,85

69.515,76

19º

41º

COOPERITO

Cooperativa dos Transportadores de Passageiros e Cargas de Itabirito

4.062.065,51

1.631,73

59.736,26

20º

-

PRATAVAN

Cooperativa dos Transportadores de Prata Ltda

3.962.819,59

n.d.

n.d.

Riqueza Média Gerada por Associado 20 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

66

Crescimento da receita (%)

COOIG

Cooperativa dos Proprietários e Motoristas Autônomos de Igarapé Ltda

COOTRAAVESP

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Vespasiano Ltda

Ano Base: 2011 Riqueza média gerada por associado (R$)

No de associados ativos

2.127.422,97

27

152.623,26

38

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

145.961,94

408

-

COOPERTRUNI

Cooperativa dos Transportadores Unidos Ltda

131.346,59

106

-

COOTRAMO

Cooperativa Mista de Trabalho de Taxistas Especiais da Região Metropolitana de Belo Horizonte

131.007,71

58

-

C.T.A.V.R.G

Cooperativa de Transporte Autônomo do Vale do Rio Grande Ltda

112.605,68

27

COOPERVIA

Cooperativa de Serviços de Transportes de Cargas, Passageiros, Escolar e Turismo de Nova Lima MG

100.352,50

22

TRANSCOP

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transportes Rodoviários Ltda

87.361,71

112

-

COOPERTRAMON

Cooperativa de Transportes de João Monlevade

73.356,86

48

10º

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

72.112,91

423

11º

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

69.523,33

412

12º

12º

COOPERSABA

Cooperativa de Transportes e Turismo de Sabará Ltda

69.515,76

66

13º

41°

COOPERITO

Cooperativa dos Transportadores de Passageiros e Cargas de Itabirito

59.736,26

68

14º

10º

COOPERUNA

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de Itaúna Ltda

54.832,20

179

15º

14º

COMOVEL

Cooperativa de Motoristas com Veículo Locado Ltda

54.171,82

103

47.532,30

338

16º

15º

COOPMETRO

Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte

17º

16º

COOPERTAXI-BH

Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros em Táxi de Belo Horizonte Ltda

45.218,70

389

18º

21º

COOPERTRAN

Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário Ltda

43.449,82

740

19º

18º

COOPERINTER

Cooperativa de Transporte Intermunicipal e Interestadual de Minas Gerais Ltda

42.412,54

91

20º

-

COABET

Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Betim Ltda

39.759,58

97

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


TRANSPORTE Salário Médio por Empregado - 20 Maiores Cooperativas Colocação

Salário médio por empregado (R$)

Cooperativa

2011 2010

Ano Base: 2011 No de empregados

-

COOPERTRAMON

Cooperativa de Transportes de João Monlevade

1.796,38

-

PRATAVAN

Cooperativa dos Transportadores de Prata Ltda

1.718,79

1

COOIG

Cooperativa dos Proprietários e Motoristas Autônomos de Igarapé Ltda

1.623,43

45

13º

COMOVEL

Cooperativa de Motoristas com Veículo Locado Ltda

1.622,85

10

-

COOSERV

Cooperativa dos Servidores Autônomos de Belo Horizonte Ltda

1.455,49

23

COOPERUNA

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de Itaúna Ltda

1.453,54

5

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

1.421,26

16

11º

COOPERTAXI-BH

Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros em Táxi de Belo Horizonte Ltda

1.384,21

79

-

COABET

Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Betim Ltda

1.328,07

3

10º

14º

UBERVAN

Cooperativa dos Transportadores de Uberaba Ltda

1.328,04

3

11º

34º

COOTRAAVESP

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Vespasiano Ltda

1.285,00

5

12º

24º

COOPERSABA

Cooperativa de Transportes e Turismo de Sabará Ltda

1.229,34

1

13º

18º

COOPERSUL

Cooperativa Mista Transporte de Passageiros em Táxi da Região Sul de Belo Horizonte Ltda

1.140,84

20

14º

COOPERVIA

Cooperativa de Serviços de Transportes de Cargas, Passageiros, Escolar e Turismo de Nova Lima MG

1.130,02

1

15º

-

C.T.A.V.R.G

Cooperativa de Transporte Autônomo do Vale do Rio Grande Ltda

1.064,24

9

16º

-

COOPERTRAMO

Cooperativa de Transporte de Táxi Especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte

954,14

53

17º

-

UNICASA

Cooperativa União dos Carreteiros de Sabará Ltda

883,26

1

18º

-

COOPERSAR

Cooperativa de Transportes dos Taxistas da Região dos Inconfidentes

840,58

1

19º

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

834,97

161

20º

19º

COOPERTRANSP

Cooperativa dos Prestadores de Serviços de Transporte de Passageiros e Cargas de Nova Lima Ltda

832,92

3

Sobra Média por Associado - 20 Maiores Cooperativas Colocação 2011 2010

Ano Base: 2011 Sobra média por associado (R$)

Cooperativa

4

No de associados ativos

COOIG

Cooperativa dos Proprietários e Motoristas Autônomos de Igarapé Ltda

66.851,85

27

-

COOTRAMO

Cooperativa Mista de Trabalho de Taxistas Especiais da Região Metropolitana de Belo Horizonte

28.814,99

58

-

COOPERTRAMON

Cooperativa de Transportes de João Monlevade

4.503,37

48

COOPERVIA

Cooperativa de Serviços de Transportes de Cargas, Passageiros, Escolar e Turismo de Nova Lima MG

4.282,90

22

COOTRAAVESP

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Vespasiano Ltda

4.092,79

38

-

COOPERTRAL

Cooperativa Riobranquense de Transportes Ltda

3.986,35

408

-

UNITAXI

Cooperativa de Táxi e Similares de Poços de Caldas Ltda

3.110,54

21

COOPERTRANSP

Cooperativa dos Prestadores de Serviços de Transporte de Passageiros e Cargas de Nova Lima Ltda

3.023,82

70

15º

28º

FETRANSCOOP/MG

Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Minas Gerais Ltda

2.296,42

26

10º

46º

COOTRUB

Cooperativa Uberlandense de Transporte Ltda

1.874,81

53

11º

-

COOPERSAR

Cooperativa de Transportes dos Taxistas da Região dos Inconfidentes

1.677,28

32

12º

-

UNICASA

Cooperativa União dos Carreteiros de Sabará Ltda

1.261,09

64

13º

UNICOOP

Cooperativa União dos Carreteiros Ltda

1.239,60

423

14º

-

COOTRANSVALES

Cooperativa de Transporte Escolar e de Pessoas dos Vales do Rio Doce e do Aço

1.156,40

24

15º

-

COOSERV

Cooperativa dos Servidores Autônomos de Belo Horizonte Ltda

784,36

1.257

16º

-

C.T.A.V.R.G

Cooperativa de Transporte Autônomo do Vale do Rio Grande Ltda

728,50

27

17º

45º

COOPERSUL

Cooperativa Mista Transporte de Passageiros em Táxi da Região Sul de Belo Horizonte Ltda

587,05

111

18º

47º

COOPERINTER

Cooperativa de Transporte Intermunicipal e Interestadual de Minas Gerais Ltda

502,99

91

19º

10º

COOPERAUTO

Cooperativa de Consumo, Transporte Rodoviário e Locação Ltda

439,77

412

20º

12º

COOPERITO

Cooperativa dos Transportadores de Passageiros e Cargas de Itabirito

398,39

68

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

67


TRABALHO

u Associados u Ativos Totais u Capital Social u Patrimônio Líquido u Receitas Totais u Riqueza Média Gerada por Associado u Sobra Média por Associado

68

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


TRABALHO Resultados das Cooperativas de Minas Gerais

Ano Base: 2011

Resultados Gerais Número de cooperativas respondentes da pesquisa de dados

19

Número de associados

3.708

Número de associados ativos

1.881

Número de empregados

24

Receitas totais

R$ 39.302.085,71

Ativos totais

R$ 8.224.463,61

Fundos e reservas

R$ 747.313,38

Patrimônio líquido

R$ 1.764.021,67

Capital social

R$ 607.649,46

Sobras/ perdas do exercício

R$ 238.967,73

Salários pagos aos empregados

R$ 266.631,97

Impostos e encargos recolhidos

R$ 916.647,81

Investimento em meio ambiente

R$ 0,00

Cultura e lazer

R$ 1.458,00

Investimento na comunidade

R$ 1.559,00

Investimento em produção e produtividade

R$ 102.504,12

Investimento em capacitação de associados e empregados

R$ 4.563,32

Investimento em saúde de associados e empregados

R$ 33.974,93

Indicadores de Desempenho Quadro Social 1. Número médio de associados por cooperativa 2. Crescimento do número de associados 3. Número médio de associados ativos por cooperativa

195 -67,1% 99

4. Percentual de associados ativos

50,7%

5. Participação feminina no quadro social

36,2%

6. Participação média de associado em AGO por cooperativa

25,8%

Quadro Funcional 1. Número médio de empregados por cooperativa 2. Crescimento do número de empregados 3. Número médio de trabalhadores terceirizados por cooperativa

1,3 -60,7% 0,1

4. Número de empregado por trabalhador terceirizado

24,0

5. Número de associados por empregado

78,4

6. Participação feminina no quadro funcional 7. Salário médio por empregado

50,0% R$ 854,59

Desempenho Financeiro 1. Riqueza média gerada por associado 2. Crescimento da receita gerada

R$ 20.894,25 -48,1%

3. Sobra/ perda média por associado

R$ 127,04

4. Capital social médio por associado

R$ 163,88

5. Patrimônio médio por associado

R$ 475,73

Contribuições para a Sociedade 1. Contribuição média por cooperativa 2. Percentual da riqueza gerada contribuído para a sociedade 3. Tributos médios recolhidos por cooperativa 4. Carga de tributos recolhidos sobre a riqueza gerada 5. Investimento médio em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade por cooperativa

R$ 48.403,41 2,3% R$ 48.244,62 2,3% R$ 158,79

6. Investimento médio em produção e produtividade por cooperativa

R$ 5.394,95

7. Investimento médio em saúde de associados e empregados por cooperativa

R$ 1.788,15

8. Investimento médio em capacitação de associados e empregados por cooperativa 9. Percentual da riqueza gerada destinado a investimento

R$ 240,17 0,4%

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro

69


TRABALHO Associados - 10 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

Ano Base: 2011

No de associados

% associados ativos

No de associados por empregado

Riqueza média gerada por associado (R$)

Sobra/ perda média por associado (R$)

Patrimônio médio por associado (R$)

3.200

61,3

980,0

2.490,25

9,34

79,59

2011 2010 1º

COOPTEE

Cooperativa de Tecnologia Empresarial e Educacional Ltda

-

COOPEUFLA

Cooperativa de Trabalho dos Servidores da Universidade Federal de Lavras Ltda

743

70,0

520,0

6.438,39

68,88

390,77

-

COOPERNAC

Cooperativa Nacional dos Representantes Comerciais Autônomos Ltda

540

92,2

45,3

45.341,82

30,85

573,24

COOPERAR

Cooperativa de Profissionais de Formação Técnica ou Superior Ltda

460

3,3

n.d.

2.623,04

1.408,97

110,30

CONSULT

Cooperativa de Profissionais Autônomos Ltda

449

22,3

n.d.

7.828,57

122,09

38,92

COOPIFOR

Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica Ltda

250

70,0

58,3

36.717,82

6,39

290,58

COOEDUCON

Cooperativa dos Educadores, Consultores e Profissionais Qualificados de Minas Gerais Ltda

212

100,0

n.d.

620,38

5,35

206,25

COOPTEC

Cooperativa Nacional de Serviços Técnicos e Científicos Ltda

198

24,2

n.d.

38.289,03

787,08

774,66

10º

COOPOESP

Cooperativa dos Empreendedores em Auditoria, Consultoria e Assessoria Empresarial

86

5,8

n.d.

7.214,00

1.557,45

38,15

10º

12º

MUSIART

Cooperativa de Arte e Música de Minas Gerais Ltda

82

62,2

n.d.

3.358,61

181,48

280,11

Ativos Totais - 10 Maiores Cooperativas Colocação

Cooperativa

2011 2010

70

Ano Base: 2011 Ativos Totais (R$)

COOPIFOR

Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica Ltda

2.257.512,00

-

COOPEUFLA

Cooperativa de Trabalho dos Servidores da Universidade Federal de Lavras Ltda

1.780.656,65

-

COOPERNAC

Cooperativa Nacional dos Representantes Comerciais Autônomos Ltda

1.236.597,53

COOPTEE

Cooperativa de Tecnologia Empresarial e Educacional Ltda

954.884,42

COOPTEC

Cooperativa Nacional de Serviços Técnicos e Científicos Ltda

767.503,94

COOPEG

Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé Ltda

555.573,63

CULTURA

Cooperativa dos Empreendedores em Ações Culturais, História e Memória

370.783,56

COOEDUCON

Cooperativa dos Educadores, Consultores e Profissionais Qualificados de Minas Gerais Ltda

290.283,38

11º

CONSULT

Cooperativa de Profissionais Autônomos Ltda

115.961,66

10º

10º

MUSIART

Cooperativa de Arte e Música de Minas Gerais Ltda

104.568,40

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro


TRABALHO Capital Social - 10 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011 Capital Social (R$)

Cooperativa

2011 2010

Capital médio por associado (R$)

-

COOPERNAC

Cooperativa Nacional dos Representantes Comerciais Autônomos Ltda

136.091,44

252,02

COOPED-PC

Cooperativa dos Profissionais em Educação de Poços de Caldas Ltda

63.973,85

809,80

COOPERAR

Cooperativa de Profissionais de Formação Técnica ou Superior Ltda

62.610,00

136,11

COOPEG

Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé Ltda

47.640,13

1.035,66

COOEDUCON

Cooperativa dos Educadores, Consultores e Profissionais Qualificados de Minas Gerais Ltda

44.419,36

209,53

COOPIFOR

Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica Ltda

38.529,00

154,12

COOPTEE

Cooperativa de Tecnologia Empresarial e Educacional Ltda

31.829,14

9,95

COOPERMODA

Cooperativa Mista dos Consultores em Negócios de Moda do Estado de Minas Gerais

24.450,19

626,93

20º

CONSULT

Cooperativa de Profissionais Autônomos Ltda

17.476,71

38,92

10º

12º

COOPTEC

Cooperativa Nacional de Serviços Técnicos e Científicos Ltda

8.320,00

42,02

Patrimônio Líquido - 10 Maiores Cooperativas Colocação

Ano Base: 2011 Patrimônio Líquido (R$)

Cooperativa

2011 2010

Patrimônio médio por associado (R$)

COOPEG

Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé Ltda

555.573,63

12.077,69

-

COOPERNAC

Cooperativa Nacional dos Representantes Comerciais Autônomos Ltda

309.549,96

573,24

-

COOPEUFLA

Cooperativa de Trabalho dos Servidores da Universidade Federal de Lavras Ltda

290.341,34

390,77

COOPTEE

Cooperativa de Tecnologia Empresarial e Educacional Ltda

254.678,46

79,59

COOPTEC

Cooperativa Nacional de Serviços Técnicos e Científicos Ltda

153.383,06

774,66

CULTURA

Cooperativa dos Empreendedores em Ações Culturais, História e Memória

132.269,24

1.763,59

COOPIFOR

Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica Ltda

72.644,00

290,58

13º

COOPERAR

Cooperativa de Profissionais de Formação Técnica ou Superior Ltda

50.735,74

110,30

10º

COOEDUCON

Cooperativa dos Educadores, Consultores e Profissionais Qualificados de Minas Gerais Ltda

43.724,38

206,25

10º

FETRABALHO/MG

Federação das Cooperativas de Trabalho de Serviços e de Produção de Minas Gerais

26.304,00

2.192,00

Receitas Totais - 10 Maiores Cooperativas Colocação

-

Receitas Totais (R$)

Cooperativa

2011 2010 1º

Ano Base: 2011 Crescimento da receita (%)

Riqueza média gerada por associado (R$)

COOPERNAC

Cooperativa Nacional dos Representantes Comerciais Autônomos Ltda

22.580.225,76

n.d.

45.341,82

6.425.619,00

3,16

36.717,82

COOPIFOR

Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica Ltda

COOPTEE

Cooperativa de Tecnologia Empresarial e Educacional Ltda

4.880.889,82

3,42

2.490,25

3.347.962,04

n.d.

6.438,39

-

COOPEUFLA

Cooperativa de Trabalho dos Servidores da Universidade Federal de Lavras Ltda

COOPTEC

Cooperativa Nacional de Serviços Técnicos e Científicos Ltda

1.837.873,46

1,69

38.289,03

COOPED-PC

Cooperativa dos Profissionais em Educação de Poços de Caldas Ltda

1.099.289,43

7,74

16.407,30

COOPEG

Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé Ltda

1.056.304,22

23,18

24.565,21

CONSULT

Cooperativa de Profissionais Autônomos Ltda

782.856,79

7,67

7.828,57

10º