Page 1


AÇÃO DE GRAÇAS

1


Ação de Graças Marcos 14:12-26; Mateus 26:17-30

Introdução Texto: Jesus e discípulos vão celebrar a Páscoa dos judeus: – jantar especial, como fazemos almoço de Páscoa e jantar (ceia) de Natal – como era a ceia de Natal na minha família de origem? Pergunte ao seu vizinho... diferente? Como você celebra estas datas hoje em dia? – algumas coisas acontecem que nos ajudam a entender os sentimentos e convicções envolvidas naquele momento.

Exposição Marcos 14:12-26 Você acredita na Palavra de Jesus? Estes discípulos acreditaram e experimentaram Jesus suprindo as suas necessidades. Qual a orientação que você tem recebido de Deus e tem relutado em seguir? Pela fé eles foram e viram o milagre... e você? – Milagre em circunstâncias normais da vida. – Coisa comum celebrar a Páscoa em algum lugar. Não é diferente conosco! Milagres acontecem todo dia, todo o tempo... Você tem percebido os milagres? Tem dado Graças a Deus por eles? Gaste algum tempo em oração agora agradecendo pelos MILAGRES COMUNS! Qual a orientação que você tem recebido de Deus e tem relutado em seguir? Ceia – bom momento para parar de lutar e ceder à vontade do Senhor.

2


1. Jesus agradece pão e o vinho na ceia Famílias/indivíduos – agradecem antes das refeições o alimento • Superstição? • Medo? Por quê? – ato de fé – o amanhã não chegou mas já agradeço pelo sustento! – lembrar durante o dia da fidelidade de Deus.

2. Em tudo dai graças pois esta é a vontade de Deus para você Jesus está no meio de uma crise pessoal vai morrer; tristeza de deixar os discípulos; expectativa de sofrimento. – Lembrar da oração no Jardim do Getsêmani. Jesus como homem percebendo o sofrimento que viria! Jesus não agradece pelo sofrimento mas pela fidelidade e suprimento do Pai *(1) monja idade média (2) auto-flagelação na Índia

Cuidado com a cultura do “Louvor que liberta” Minha filha foi atropelada... Graças a Deus! Tragédia – dou graças porque mesmo na provação posso confiar em Deus. Vontade de Deus não é a tragédia e sim que eu seja fiel mesmo na tragédia! Habacuque... Ainda que... RA – 1 Ts 3:9 RA – 1 Ts 5:18 *Todas as vezes que aparecer este tipo de numeração em um esboço de sermão, refere-se a uma ilustração especial que enriquecerá a apresentação do conteúdo. 3


Jesus não dá graças pelo Seu sofrimento ele dá graças porque o Pai é fiel e usará o seu sangue derramado para cumprir Sua promessa de salvação • o sangue do cordeiro no VT • sangue nos limpa de todo o pecado ... confessar AGORA ... momento oração silenciosa para confissão ... momento para dar graças pelo perdão de Deus Marcos 14:25 Jesus voltará para buscar os seus e celebraremos a última ceia com Ele nos céus. Marcos 13:24-27 1Ts 4:13-18 ... Você está preparado? Esta é uma das finalidades de celebrarmos regularmente a Ceia do Senhor – nos manter alertas e prontos para este dia! Marcos 14:25

Conclusão 1. Você e sua família têm o costume de orar antes das refeições? • culto doméstico • parece reza ou obrigação? Compartilham algum pedido específico? Oração comprida? Não é hora!! 2. Como você reage no meio da provação? Descontrola-se ou consegue perseverar fiel? Dando graças a Deus pela Sua fidelidade? 3. Você está preparado para a volta de Jesus? Confessar pecados?! Ceia relembra aliança de perdão e nova vida! 4. Você tem dado graças a Deus nas suas orações ou é só pedido? Pedido? Pedido?

4


Grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso estamos alegres. Salmo 126

Introdução Um dos mais belos textos usados na liturgia do Templo! Duas partes: vv.1-3 – relembra a grande experiência de libertação dos Babilônios; experiência de humilhação e sofrimento, salvos pela bondade de Deus. vv.4-6 – uma oração pedindo que o Senhor venha e mude o seu futuro mais uma vez. Expressa com muita propriedade as lutas da vida humana: • Riso e tristeza • Luto e alegria • Exílio e redenção • Primavera e outono • Beleza dos sonhos e tristeza da realidade cruel Mas toda a tristeza é “engolida” pela maravilhosa visão da maneira como tudo terminará.

Exposição 1. Grandes coisas FEZ o Senhor por nós... (v.1 –3) 1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. 1 Quando o Deus Eterno nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando.

Quando pensamos nos povos que vivem sem pátria: ... curdos, palestinos... Quando pensamos nos refugiados que vivem em campos de refugiados sem esperança, dependendo do favor dos outros.

5


Famílias separadas... saudades da terra... tradições sendo esquecidas... mais novos crescendo em outra cultura... Família em outro país... exílio voluntário e com uma condição muito favorável para atingir objetivos educacionais... mas exilados! Deus havia trazido o povo de volta da Babilônia. Cativos por causa do pecado – libertos • nova vida com Cristo parece um sonho • testemunho • Plano da salvação (apresentar 4 leis espirituais aqui) Vida cristã é assim! 2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. 2 Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: “O Deus Eterno fez grandes coisas por eles!”

Conseguimos pelo poder de Deus ir além das circunstâncias... aprendi a estar contente em qualquer situação... aprendizado – processo de vida... caminhada com Cristo Deus nos abençoa com vitórias e com derrotas – Ele age através das circunstâncias e apesar das circunstâncias. Quem conhece a Deus acaba dizendo: – Deus tem agido e age a nosso favor! Quem nos conhece acaba dizendo: – Deus age a favor deles! Testemunhos de aquisição de bens 3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. 3 De fato, o Eterno fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.

Grito reafirmando o que Deus tem feito por nós! • nossa capacidade vem do Senhor • Cristo em nós perde a vida... acha... paradoxo da fé!

6


Algumas lições: 1. O passado e o presente terão o significado que colocarmos neles. Podemos ver o BEM surgindo do MAL. 2. O mundo não está sem perceber o que Deus está fazendo em favor dos que são seus. Pode demorar mas eles acabarão reconhecendo a mão de Deus. 3. O lugar para mostrar confiança e perceber a mão de Deus é EM TODAS AS ÁREAS DA NOSSA VIDA.

2. Grandes coisas FARÁ o Senhor por nós.... (v. 4-6) Uma oração pedindo que o Senhor venha e mude o seu futuro mais uma vez: 4 Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. 4 Ó Eterno, faze com que sejamos prósperos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios.

A vida não tinha sido fácil para os que retornaram a Jerusalém. Reconstruir a cidade, os muros, limpar as fontes. Precisamos de restauração... Rios no deserto? Leito seco – cavam buracos para achar alguma água e na estação das águas transborda. 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 5 Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria!

Missão – • semear

– com lágrimas... chora enquanto lança a semente • colhe com alegria – trará os feixes com alegria Parábola do semeador... nem toda semente dará fruto...

Conclusão 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes. 6 Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita.

Vivemos e perseveramos porque sabemos que: 7


30:5 O choro pode durar uma noite mas a alegria vem com o amanhecer

Os sacrifícios desta vida são pequenos quando comparados com as bençãos resultantes da fidelidade – vale à pena! ... (3) Lista dos 10+ Distribuir, orar, chorar, ... semear e colher!

8


ANO NOVO

9


Fé, Esperança e Amor João 3:16-21

Introdução Neste momento em que as incertezas de um novo ano se apresentam, lembre-se que você possui três armas muito poderosas para enfrentálas: a fé, a esperança e o amor! Eu quero desafiá-lo a permitir que a fé o inspire, que a esperança o ajude a crer em novas oportunidades e que o amor sirva como princípio básico para guiar a sua vida.

1. Você precisa ver a vida com a perspectiva da fé! Isto é essencial para viver uma vida realizada. Precisamos ser visionários que podem ver através dos olhos da fé o que outros consideram impossível. Isto tudo é uma questão de perspectiva. Deus deseja tocar os nossos olhos para que as escamas da incredulidade caiam e possamos vislumbrar no céu as novas possibilidades. Você conhece o pequeno poema que diz: Dois homens olharam para fora das grades da prisão. Ali pensando na vida puseram-se a observar... Um deles viu apenas lama e escuridão o outro olhou para o céu e viu as estrelas a brilhar! Você precisa tirar os seus olhos da “lama e da escuridão” para colocálos no “céu e nas estrelas a brilhar”? Gaste tempo esta semana para avaliar o ano que termina e olhar para “as estrelas” com Jesus! • Fé em Cristo para a salvação! • Fé em Cristo para viver a vida abundante! Peça fé a Deus e comece a ver a vida como Deus a vê. Hebreus 11:1 (4)... a escolha para confiar... menino na praia com o pai... 10


2. Você precisa experimentar a cura que a esperança traz! Você se desiludiu com alguém neste ano? Você está começando a achar que não vale mais à pena? Quando parecer que tudo está perdido e o desespero começar a se instalar – espere ouvir aquela voz que no meio da tempestade diz: “Coragem, sou eu! Não tenham medo!” Marcos 14:50. E assim acalma os ventos e as ondas. Você já ouviu esta voz no meio das tormentas da vida? Deus deseja colocar esperança na sua existência para que você possa intervir na realidade da vida do seu próximo levando a esperança de uma vida melhor. Você anunciará libertação para os cativos, vista para os cegos, liberdade para o explorado e boas novas para os pobres? Você ajudará a proclamar a esperança que temos em Cristo Jesus para aqueles que ainda vivem sem esperança, sem a sua salvação? Peça a Deus para curar a sua alma das feridas da desilusão! Com pessoas, das circunstâncias adversas e dos sonhos transformados em pesadelo. Ouse esperar que Deus não apenas cure a sua alma mas o ajude a levar esperança para os que estão ao seu redor. Conhece alguém? Coloque-o diante de Deus agora! Ajoelhe-se!

3. Você precisa experimentar a nova vida que brota do amor! Pegue o amor e aplique às feridas da sua família, amigos e inimigos. Caminhe como Jesus caminhou (não apenas na época de natal!):

11


vestindo quem não tem roupa, alimentando o faminto, curando o enfermo, oferecendo um copo de água fria para o sedento. ... ler nas férias – "Em seus passos o que faria Jesus?" Deixe o amor ser a razão maior da sua existência. Deixe o amor ser o padrão que você usa para no segredo do seu coração avaliar e examinar: cada cada cada cada cada

pensamento, ação, plano, alvo e passo que você der.

O verdadeiro amor é muito mais do que um sentimento que dá calafrios ou nos faz chorar com emoção. (5) Transparência: O apóstolo João no seu Evangelho nos revela o amor de Deus. Deixe-me sugerir que você examine o seu coração e garanta que você e Deus estão conversando com intimidade. Período devocional? Oração em família? Leitura da Bíblia? Permita que o amor de Deus no seu coração seja a mais nítida expressão do que significa ser um cristão, um seguidor de Jesus Cristo! Tenha 365 dias de fé, esperança e amor de Deus na sua vida!

Conclusão Ler nas férias: • Deixados para trás! • Em seus passos o que faria Jesus? • Livro de Provérbios em 30 dias: 1 capítulo por dia! • Gálatas, Efésios e Filipenses anotando observações em um caderno! Eu quero desafiá-lo a permitir que a fé o inspire, que a esperança o ajude a crer em novas oportunidades e que o amor sirva como princípio básico para guiar a sua vida.

12


Deus amou o mundo (eu e você) de tal maneira que deu o Seu Filho único para que todo aquele que nEle crer não morra mas tenha a vida eterna.

o maior Doador o maior motivo o maior necessitado o maior gesto o maior presente o maior convite a maior oportunidade o maior livramento a maior alegria

13


Futuro Seguro? Só nas Mãos de Deus! Salmo 1 (2 sermões para noite de vigília e primeiro domingo do ano) Sermão 1

Introdução (6)... vendedor na loja do Polo Shop dia 27 de dezembro 2002... tudo ruim!! No meio de tudo isto eu tenho que começar de novo um novo ano?! Será que vale à pena? Começar outro ano?! Sonhar velhos sonhos? Sonhar novos sonhos? Será que vale à pena? (7) Começar de novo Dá para recomeçar para obter liberdade das garras do pecado – e conhecereis a verdade e a verdade... colocando a confiança em Deus – a alegria do Senhor a nossa força é (Neemias 8:10). Como viver uma existência que faça sentido? Como viver com um sentimento de satisfação? Como viver uma vida que mesmo na adversidade é feliz? Ler Salmo 1 Parece ter sido composto para ser a introdução do livros dos Salmos. Confronta os leitores com a comparação básica entre os que seriam justos com os ímpios.

Exposição Salmo 1 O CAMINHO DA VIDA (1-3) Este tem um futuro seguro! v.1 Felizes são aqueles Feliz, Bem-aventurado – mesma palavra utilizada pela rainha de Sabá em 1 Reis 10:8. 14


Utilizada 26 vezes no livro dos Salmos. O Sermão do Monte usa a palavra correspondente em grego e expande o conceito deste Salmo tornando-o mais abrangente. Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Estamos falando de três áreas – pensamento, comportamento e identificação. A pessoa faz escolhas que determinam o seu compromisso e destino! O v.1 fala de três estágios no afastamento de Deus que se manifestam em conformidade com os padrões deste mundo em três níveis diferentes: aceitando seus conselhos, participando dos seus caminhos e adotando a atitude que é fatal – ser escarnecedor... o pecador mais distante do arrependimento. PRIMEIRO estágio no afastamento de Deus 1) aceitando seus conselhos – andar O homem começa a permitir que idéias pecaminosas rondem a sua mente, então ele se permite ouvir o conselho dos maus buscando se eles têm algo a dizer – “deixou-se levar pelos conselhos dos maus” Felizes os... que NÃO SE DEIXAM LEVAR pelos conselhos dos maus/que rejeitam os conselhos dos maus. Maus - palavra para pessoas que não temem a Deus, mas têm “conduta aceitável”. Promessa de vida feliz para aqueles que NÃO seguem seus conselhos, planos ou padrão de vida! “Na multidão de conselheiros há sabedoria” mas conselheiros que amem a Deus! Deixo-me levar pelos conselhos de pessoas que amam e temem a Deus! 15


Jesus disse: “Não peço que os tire do mundo mas que os livre do mal!” João 17:15. Você tem dado ouvidos aos conselhos de alguém que não teme a Deus? Não ama a Deus? Não tem compromisso de vida com Jesus? Por melhores que sejam estas pessoas elas o afastarão de Deus! Futuro seguro? Só ouvindo a Deus!! SEGUNDO estágio no afastamento de Deus 2) Participando dos seus caminhos – deter-se Ele se permite pecar, aos poucos, e começa a esquecer-se da adoração, progressivamente vai se tornando cego aos Dez Mandamentos – “Seguiu o exemplo dos que não querem saber de Deus”. Felizes os... que NÃO SEGUEM o exemplo dos que não querem saber de Deus e “não querem buscar a Deus” – representa a pessoa que é pecador habitual ou profissional. Não importa quão legais as pessoas sejam. SEM DEUS/SEM SALVAÇÃO elas vão tirar a sua paixão por Jesus! ... não se iluda... não é suficiente a pessoa não ser contra a fé em Cristo! Tem que estar apaixonado por Jesus! Você está? Seus amigos estão? Trazer: vasilha grande com óleo e água. Estão juntos mas não se misturam! Crente com incrédulo neste mundo não se mistura! Leitura para as férias: “Em seus passos o que faria Jesus”? Influência é uma rua de duas mãos. Futuro Seguro? Só com exemplo de Cristo na minha vida. TERCEIRO estágio no afastamento de Deus 3) Adotando a atitude que é fatal – ser escarnecedor, assentar Antes que ele perceba o seu caráter estará petrificado e valorizará muito ficar com aqueles que honram o que Deus desonra! – “juntou-se aos que zombam de Deus”

16


Felizes os .... que não SE JUNTAM com os que zombam de tudo o que é sagrado! “os que zombam” – pior dos pecadores. Alguns Provérbios: Pv 13:1, Pv 21:24, Pv 22:1, Pv 29:8 Devo conviver com estas pessoas para evangelizá-las e abençoá-las com a minha vida, meu testemunho cristão. Convivo, mas não PERTENÇO a esta roda. Se vivo testemunho cristão autêntico será uma questão de tempo para ficar claro que somos como água e azeite! (8) ... Mostrar duas vasilhas: uma com água e outra com azeite. O que fazer quando Deus é ridicularizado? Quando alguém diz que crer em Deus é besteira, ignorância? Você ouve tanto determinada mentira que pode começar a duvidar da verdade! Valores negativos. O que não devo fazer ou deixar acontecer na minha vida para que eu tenha um ANO NOVO feliz! Para que eu seja feliz! Três desafios para o ANO NOVO! Você está disposto a aceitá-los?

Conclusão Futuro seguro? Só nas mãos de Deus! Sl 1:6 Aceitar a Cristo? Reconsagrar a sua vida? Três estágios no afastamento de Deus: • aceitando os conselhos dos maus? • participando dos seus caminhos ? • adotando a atitude que é fatal - ser escarnecedor...? Pecador mais distante do arrependimento. Começar de novo? Vale à pena! Futuro seguro, só nas mãos de Deus!

17

Profile for A.D.Santos Editora

Esboços de Sermões com Ilustrações Especiais  

Dinamismo, linguagem moderna e repleta de ilustrações. Assuntos contemporâneos abordados com clareza e simplicidade. Surpreenda seus ouvinte...

Esboços de Sermões com Ilustrações Especiais  

Dinamismo, linguagem moderna e repleta de ilustrações. Assuntos contemporâneos abordados com clareza e simplicidade. Surpreenda seus ouvinte...

Advertisement