Page 1

LFM BRASIL – TEMPORADA 2012 CADERNO DE REGRAS A LFM Brasil é a maior liga brasileira de Football Manager, responsável por gerenciar as competições on-line envolvendo equipes virtuais. Desde 2008, a LFM vem organizando diversas competições por equipes. No referido ano, tivemos a I LFM, vencida pela equipe Al-Khaeda, e a II LFM, vencida pela equipe Paranoids. No ano de 2009, o calendário das competições ficou mais amplo e organizado, com a criação das ligas (LFM A e LFM B), da Copa LFM e da Supercopa LFM. Tivemos como vencedores respectivamente Paranoids, Peleadores e Blue Square Warriors. Mantendo sua hegemonia, a Paranoids se sagrou tricampeã da LFM em 2010, enquanto a Phoenix Scuderia venceu seu primeiro título: a Copa LFM. A campeã da LFM B foi a Virados no Jiraya, que retornou à LFM A. Em 2011, a hegemonia da Paranoids foi quebrada pela Skavurska, que conquistou seu primeiro título. Enquanto isso, a MAF arrecadou a Copa e a Supercopa da última temporada, enquanto o Madrugadão FC ganhou a LFM B e a Reggae Bulls FM se sagrou campeã da LFM C. Pedimos para que todos os jogadores e principalmente presidentes/representantes, leiam atentamente abaixo o caderno geral das regras estabelecidas para a temporada 2012. Possíveis dúvidas podem ser tiradas na comunidade oficial da LFM Brasil no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=55809372), ou pelo e-mail contatolfm@yahoo.com.br.

NOTA: A Administração da LFM deixa bem claro que sempre vai tomar suas decisões baseadas nesse caderno de regras. O bom senso terá que partir dos jogadores, caso queiram que o mesmo seja utilizado. A partir do momento que não há concordância entres as partes envolvidas, a ADM entrará no mérito da questão e julgará o caso.


ÍNDICE 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Inscrições e Transferências Competições Blocos Jogos Calendário Punições Pontuações no Ranking da LFM para 2012 Sobre a ADM e considerações finais

1. INSCRIÇÕES E TRANSFERÊNCIAS 1.1. Inscrições das equipes Para inscrever uma equipe na LFM, o presidente da equipe deverá enviar um e-mail para inscricoeslfm@yahoo.com.br cumprindo, obrigatoriamente, os seguintes requisitos: - Nome e logotipo da equipe. - Inscrição de, no mínimo, OITO managers, contendo nome completo, MSN/Email ativo e perfil no Orkut. - Inscrição de presidente e vice-presidente, que podem ser um dos oito ou mais managers previamente inscritos (em caso de ausência do presidente, o envio das inscrições só poderá ser efetuada pelo vice-presidente, tornando a escolha de um vice obrigatória). IMPORTANTE: Uma pessoa não pode ser presidente de uma equipe e jogar por outra simultaneamente. - Confirmar estar ciente do regulamento, tanto o presidente da equipe quanto os demais managers, enviando o seguinte e-mail: Administração da LFM, Eu, (nome do presidente), presidente da (nome da equipe), estou ciente do regulamento da LFM (Liga de Football Manager) e aceito participar da competição, cumprindo todas as regras do caderno de regras. Também estão cientes jogador 1, jogador 2, jogador 3 (e os demais inscritos), que participarão da competição pela nossa equipe. Por estarem cientes do regulamento, todos os managers por essa equipe inscritos aceitarão qualquer punição que tiver base nas regras da competição. Obs. Ao enviar o e-mail, favor não enviar as informações necessárias em arquivo anexo, e sim NO CORPO DO E-MAIL. DATA DE INSCRIÇÃO – TEMPORADA 2012: DE 02/04 A 15/04, ÀS 23H59.


1.2. Inscrições dos managers Para que um manager possa ser inscrito na LFM (fora da inscrição inicial), ele deverá se filiar a uma equipe e, após isso, o presidente da equipe deverá mandar um e-mail para inscricoeslfm@yahoo.com.br informando a contratação do mesmo, incluindo nome completo, perfil no Orkut e MSN/E-mail ativos do contratado. - Há um limite de 4 (quatro) jogos que o manager pode fazer por uma equipe antes de se transferir para uma de mesma divisão (somando LIGA e COPA). Caso ele vá para uma equipe de divisão diferente, esse limite será ignorado, mas a transferência só terá validade se efetuada no período estipulado (item 1.3). - Há um limite de 2 (duas) equipes em que cada manager pode ser inscrito no ano, não importando divisão e não importando se jogou por ela ou não. Caso o manager comece na Equipe A e vá para a Equipe B, ELE NÃO PODERÁ VOLTAR PARA SUA EQUIPE ANTERIOR. Que fique claro: o manager pode ser INSCRITO (não simultaneamente) por duas equipes na temporada, jogando ou não por elas. - Cada manager terá um número de inscrição. Esse número será informado pela administração pouco antes do início da LFM, através do Boletim Informativo Diário (BID) da LFM. - O manager contratado só estará autorizado a jogar após ser liberado pelo BID da LFM Brasil. Os nomes dos managers só aparecerão no BID após confirmação das equipes envolvidas e também do manager. - No ato de inscrição dos jogadores, o time deverá indicar os nomes de cada jogador e um aviso para aqueles que estão ausentes, pois estes terão prazo extra para a assinatura do “contrato”. Obs. Ao enviar o e-mail, favor não enviar as informações necessárias em arquivo anexo, e sim NO CORPO DO E-MAIL.

1.3. Janela de transferências As equipes poderão contratar jogadores até o dia 05 de maio, às 23h59 e, após isso, durante a pausa da LFM para a realização da Copa Ouro (em Julho). Sempre inscrevendo os jogadores através do e-mail acima citado (item 1.2). Os jogadores livres só podem ser inscritos dentro das janelas de transferências. É encarado como "jogador livre" todo e qualquer manager que esteja desvinculado de alguma equipe, seja por meio de rescisão (desvinculouse de um time) ou por não ter sido inscrito em uma das duas janelas de transferência.


1.4. Ficha limpa na LFM Como a LFM Brasil é um produto da comunidade Football Manager FM Oficial, a Administração da LFM em conjunto com a Moderação da comunidade adota a regra que jogadores banidos da comunidade não podem, em hipótese alguma, participar de competições e eventos da comunidade, incluindo a LFM durante seu período de suspensão.

2. COMPETIÇÕES 2.1. Taça Tiago Bosco – Edição Especial 2012 A competição será composta por dois módulos de 12 times (ou seja, de 24 participantes), denominados Módulos João Brizzi e Luiz Celestino, em homenagem a dois importantes membros da comunidade e ex-jogadores que contribuíram e muito para a LFM. A competição levará o nome do fundador da LFM Brasil, Tiago Bosco, como homenagem pelos inúmeros serviços prestados. Os 21 times já pré-inscritos tem vaga garantida [o que não quer dizer que não precisam se inscrever]. As outras vagas serão preenchidas conforme a demanda de novos times ou desistências de licenciamento. Os grupos são independentes na primeira fase, que será jogada em pontos corridos. O campeão e vice de cada grupo entram na fase semifinal, que será disputada nos termos: (1º do grupo A x 2º do grupo B) X (1º do grupo B x 2º do grupo A). A classificação dos times para a semifinal garante pontuação no Ranking da LFM Brasil, assim como a presença dos quatro na LFM A 2013. Além dos quatro classificados, os outros dez melhores times da fase de classificação (somando os dois grupos) farão parte da LFM A 2013. As outras oito ou dez equipes entrarão na LFM B 2013, junto com as equipes licenciadas. Novas equipes entrarão numa possível LFM C. A formação dos dois grupos se dará por sorteio, com a ressalva de que dividiremos os times conforme suas respectivas divisões em 2011. Exemplo: cinco times da LFM A pra cada grupo, quatro da B, e três da C [dependerá do número de equipes oficialmente inscritas]. 2.1.1. Pontuação: A equipe vencedora no confronto (melhor de seis) ganhará 3 (três) pontos e a equipe derrotada, não ganhará nada. Em caso de empate (3x3), cada equipe ganha 1 (um) ponto. 2.1.2. Critérios de desempate: 1 - Pontos ganhos; 2 - Vitórias nos confrontos 6x6; 3 - Saldo de blocos; 4 – Confronto direto. Caso as equipes estejam empatadas em todos esses critérios, deverá ser realizado um jogo extra para decidir qual equipe ficará mais bem posicionada na tabela.


Importante 1: Equipes não licenciadas oficialmente perdem o direito de jogar a LFM B em 2013. Importante 2: os times, por meio dos seus presidentes/representantes, autorizaram a ADM a formular essa divisão única, na consulta feita recentemente pela ADM, assim como foi decidido que o FM a ser usado na temporada atual será o PIRATA, e que a partir da temporada 2013, a LFM será feita única e exclusivamente no FM original (via steam) e em um fórum externo. Importante 3: Na fase semifinal e final, será utilizado o superbloco para definir os confrontos que estejam empatados em 3x3. Ou seja, em caso de empate 3x3 a equipe que venceu o superbloco passará de fase. Os superblocos serão sorteados e divulgados após a finalização da fase classificatória, ou seja, antes das semifinais. 2.2. Copa LFM A Copa LFM envolverá todas as equipes vinculadas à LFM na temporada 2012. Serão 6 (seis) grupos com 4 (quatro) equipes cada, com o campeão de cada grupo passando para disputar as quartas de final, e em seguida semifinais e final. O chaveamento após a fase de grupos será feito por sorteio livre. Os cabeças-de-chave da fase de grupos serão os times da LFM A 2011 que se pré-inscreveram pra 2012: Skavurska FC, Blue Square Warriors, Avalanche FMC, Managers Até o Fim e Desempregados United e Al-Khaeda. Os outros participantes entrarão nos grupos por sorteios, sempre tentando priorizar a divisão das LFMs de 2011 (ex.: se temos 12 equipes da LFM B inscritas, vão duas pra cada grupo). Dentro dos grupos, todas as equipes se enfrentam seguindo as regras de pontuação e critérios de desempate da LFM A (Tópicos 2.1.1. e 2.1.2.) Passam para as quartas os campeões de cada grupo e os dois melhores segundos colocados da fase inicial. Em toda a fase de mata-mata da Copa LFM, será utilizado o superbloco para definir os confrontos que estejam empatados em 3x3. Ou seja, em caso de empate 3x3 a equipe que venceu o superbloco passará de fase. Os superblocos serão sorteados e divulgados após o fim da fase de grupos.

2.3. Copa Ouro Acontecerá na pausa da LFM (Julho). Fórmula: dois grupos de quatro equipes. Os campeões dos grupos fazem a final, enquanto os segundos colocados disputam o terceiro e quarto lugares da competição.


2.3.1. Equipes participantes  Campeã da LFM A 2011 (Skavurska FC);  Campeã da Copa LFM 2011 (Managers Até o Fim – MAF);  Líder dos dois grupos até a 7ª Rodada;  Terceira melhor campanha na fase classificatória, somando os grupos;  Três primeiros colocados no Ranking da LFM. Se houver equipes classificadas por mais de um critério, abrem-se vagas para as equipes seguintes do ranking da LFM (4º, 5º, 6º, etc.).

3. BLOCOS 3.1. Os presidentes das equipes deverão enviar suas escolhas de blocos por email (contatolfm@yahoo.com.br), seguindo o numero de rotações propostos nos tópicos abaixo. Assim que recebidos e avaliados para saber se há ou não alguma irregularidade, a ADM divulgará as escolhas das equipes antes do início do campeonato por meio do blog oficial da LFM Brasil ou da comunidade oficial no Orkut.

3.2. Data e local de criação dos jogos em cada bloco      

Bloco A: China, em 2010; Bloco B: China, em 2010; Bloco C: China, em 2010; Bloco D: China, em 2010; Bloco E: Brasil, em 2011; Bloco F: Brasil, em 2011.

3.3. Blocos      

Bloco A - Itália / Espanha / Inglaterra - 9 times; Bloco B - Alemanha / Portugal / França - 9 times; Bloco C - América do Sul (primeiras divisões) [menos Brasil] - 10 times; Bloco D - Times das segundas divisões europeias - 6 Times; Bloco E - Times do Brasil [3ª Divisão] - 6 times; Bloco F - Times do Brasil [1ª Divisão] - 6 times.

3.3.1. Bloco A Cada rotação desse bloco deverá ter um time de cada país, em ordem livre (exemplo: Genoa, Sunderland, Granada (1), Novara, Bilbao, Fulham (2) e Newcastle, Racing e Lazio (3). Exclusivamente times de primeira divisão dos países acima citados.


3.3.2. Bloco B Assim como no Bloco A, cada rotação desse bloco deverá ter um time de cada país, em ordem livre, que terão que ser exclusivamente times de primeira divisão dos países acima citados. 3.3.3. Bloco C – América do Sul (Exceto Brasil) Duas rotações de 5 (cinco) países [Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru e Chile], de ordem livre nas quatro primeiras escolhas de cada rotação, e obrigatoriamente com a quinta escolha de cada rotação sendo um time do PERU. Essencialmente times de primeira divisão dos países acima. 3.3.4. Bloco D – Segundas divisões das ligas nacionais da Europa Seis times, por ordem decrescente de preferência da equipe de qualquer segunda divisão de países europeus presentes no jogo, podendo escolher mais de um time do mesmo país. 3.3.5. Bloco E – Brasileirão - Série C Seis times, por ordem decrescente de preferência da equipe. 3.3.6. Bloco F – Brasileirão – Série A Seis times, por ordem decrescente de preferência da equipe.

4. JOGOS Os jogos deverão ser realizados em confrontos de ida e volta, com mando de campo escolhido pelo manager da equipe melhor colocada na tabela ou, em caso de empate em todos os critérios (e também na 1ª rodada), pela colocação na LFM anterior. O critério de desempate para o placar agregado é o de gols fora. Em caso de empate mesmo após a utilização desse critério, mais dois jogos deverão ser realizados. PRAZO: Para a temporada 2012, mudaremos um pouquinho o prazo pra realização dos confrontos. Este passará a ser de SEIS DIAS, contando sempre das 0h de segunda feira até as 23h59 de sábado. O domingo será o dia de folga da LFM e será usado pela ADM para possíveis julgamentos envolvendo os jogos, visando não atrasar a rodada seguinte. IMPORTANTE: AS EQUIPES SÃO OBRIGADAS A REALIZAR AS PARTIDAS DOS SEIS BLOCOS INDEPENDENTE DO CONFRONTO JÁ ESTAR GANHO/PERDIDO OU NÃO. 4.1. Jogadores expulsos Jogadores expulsos na primeira partida NÃO PODERÃO atuar na segunda. O manager que fizer isso estará sujeito à punição (item 6).


4.1.1. Jogadores expulsos em caso de queda da partida. Caso um dos dois managers tenha um jogador EXPULSO e, após a expulsão, o jogo caia antes de seu final, ao retomar a partida o manager da equipe que teve o jogador expulso deverá ESCALAR UM GOLEIRO RESERVA no lugar do mesmo. Não precisa ser no mesmo lugar, taticamente falando, apenas na vaga dele. 4.2. Jogadores lesionados Caso algum jogador se lesione ANTES do primeiro jogo, EXCLUSIVAMENTE o manager prejudicado poderá optar por recriar ou não a partida, sem que seu adversário tenha direito a opinar. Caso ele se lesione durante o primeiro jogo ou após o mesmo, a partida não poderá ser recriada. 4.2.1. Jogadores lesionados em caso de queda da partida Caso algum jogador tenha uma LESÃO VERMELHA e, após a lesão, o jogo caia antes do seu final, ao retomar a partida o manager da equipe que teve o jogador lesionado deverá escalar outro atleta no lugar do mesmo. Em caso de lesão verde, o jogador pode jogar a continuação sem maiores problemas. A lesão vermelha contará como substituição feita, a não ser que ocorra após as três substituições permitidas. 4.3. Substituições e reservas Cada manager poderá levar até 12 reservas para o banco em seus jogos, podendo realizar três substituições durante a partida. Caso algum jogador se lesione APÓS a realização das três substituições e a alteração seja NECESSÁRIA para que o jogo prossiga, então essa quarta substituição será permitida. Caso um jogador se lesione ANTES da realização da 3ª substituição e seja a 1ª, a 2ª ou a 3ª substituição, NÃO SERÁ PERMITIDA a realização de uma 4ª alteração na equipe. 4.3.1. Substituições em caso de queda. Em caso de queda da partida, tendo que ser continuada a partida, ambos os times devem voltar com a mesma escalação da partida anterior (no momento em que o jogo caiu). Caso volte com alguma alteração, será contada como substituição. Jogador substituído não pode voltar ao campo. O dono do server, ou jogador que tiver os prints, não tem a obrigação de passar a escalação do adversário, PORÉM, se o adversário pedir a escalação, então ele tem o dever de passar, desde que ele as tenha. Dizer que não possui e depois aparecer com alguma prova de que a escalação esteja errada e querer o ponto da partida por isso, é passível de punição. Caso já tenha realizado as três alterações, só poderá ser feita mais uma em caso de “lesão vermelha”, ou seja, aquela que exige a substituição para que o jogo tenha continuidade.


Pedimos que os managers (principalmente os hosters) tentem bater os prints necessários em caso de queda do jogo para provar esse número de substituições e escalação ou, se sem print, pedimos para que eles fiquem atentos para lembrarem-se disso. 4.4. Jogos extras Em caso de empate no placar agregado e no critério de desempate, mais dois jogos deverão ser realizados. Outro save deverá OBRIGATORIAMENTE ser criado para a realização dessas novas partidas, sem a necessidade da postagem dos prints das partidas em que ocorreu o empate. Em relação ao primeiro confronto, o mando de campo poderá ser escolhido de maneira igual ou diferente pelo manager que tem o direito de fazer isso. 4.5. Screenshots das partidas Deverão, OBRIGATORIAMENTE, ser postadas as printscreens da VISTA SEPARADA e da CLASSIFICAÇÃO DOS JOGADORES. Sem esses prints e sem a confirmação adversária, os jogos não serão validados e deverão ser refeitos. A responsabilidade de tirar e postar as imagens na comunidade é do host (criador do jogo). A ADM recomenda que os managers tirem prints no decorrer da partida para, em caso de queda ou algum outro problema, exista a prova de quanto estava o jogo e de que algum jogador havia sido expulso ou se lesionado. IMPORTANTE: Para essa temporada, a LFM adiciona mais uma condição à confirmação do resultado. Além das screenshots, o jogador que ganhar o jogo deverá postar NO TÓPICO DA REFERIDA RODADA (NA COMUNIDADE DA LFM BRASIL) O JOGADOR QUE JOGOU A PARTIDA (SEU NOME) E O RESULTADO DA MESMA. Essa medida foi tomada para evitar fraudes e erros nos envios das estatísticas, visando um All-Star Game mais justo. 4.5.1. Problemas técnicos Caso algum problema técnico impeça os managers envolvidos de postarem esses prints, basta que os dois lados confirmem os resultados. ATENÇÃO: Caso alguém crie o hábito de não postar prints levando em conta o tópico 4.5.1., o mesmo estará sujeito a uma advertência e, posteriormente, a uma punição a ser analisada pela ADM. 4.6. Jogos interrompidos antes do final Caso um motivo de força maior impeça a finalização de uma partida, os jogadores deverão realizar os minutos faltantes com a adição de TRÊS minutos de acréscimo, mantendo o placar do momento da queda. 4.6.1. Limite de quedas Caso um mesmo manager caia por duas vezes no mesmo jogo, o mesmo deverá ser imediatamente substituído por outro manager QUE AINDA NÃO


JOGOU POR NENHUM OUTRO BLOCO. A ADM fica autorizada a advertir a equipe/jogador, caso haja um numero excessivo de quedas que atrapalhe o confronto. 4.6.2. Quedas propositais Caso seja comprovado que um jogador interrompeu um jogo de propósito, seja no início ou no final dele, o mesmo receberá punição. Esse tópico será mais bem explorado no parágrafo dedicado às punições. 4.6.3. Troca de manager entre a realização do primeiro e do segundo jogos Não está permitida a troca de um manager que começou o confronto por opção de sua equipe. Tal troca só poderá ser realizada se algum motivo de força maior impedir que o manager continue jogando. As trocas propositais serão, assim como as quedas propositais, punidas. 4.7. Postagem da escalação O presidente (ou vice) deverá OBRIGATORIAMENTE postar a escalação de sua equipe em um prazo de até 36 horas após a criação do confronto. 4.8. Partidas não realizadas Caso algum bloco não seja realizado ao final do prazo, o mesmo NÃO SERÁ ESTICADO. A administração avaliará quem mais buscou confronto durante a semana e aplicará W.O. da maneira que julgar mais adequada. Caso o sexto jogo esteja sendo jogado e o prazo passe do horário estipulado, serão concedidos alguns minutos adicionais, mas não será permitido que os jogos fiquem para o outro dia. NOTA: Aconselha-se que os presidentes substituam jogadores ausentes o mais rápido possível. Tudo isso conta no julgamento dos administradores. 4.9. Renovação de contratos e transferências dentro do FM É expressamente proibido que o manager promova renovações de contratos de jogadores e/ou contratações antes de cada partida, por ser considerada uma edição a database original do jogo. O jogador que fizer tal atitude será punido pela ADM da LFM. Os managers podem fazer comentários sobre o jogo na imprensa, MAS NÃO PODEM RENOVAR CONTRATOS, que fique claro.

Observação: A administração se coloca no direito e no dever de esclarecer qualquer dúvida referente a esse caderno de regras. Para isso, basta entrar em contato com qualquer administrador pessoalmente, ou o fazer pela comunidade e e-mail (contatolfm@yahoo.com.br).


5. CALENDÁRIO - Inscrições (02/04 a 15/04) – Inscrições oficiais Semana 00 (16/04 a 21/04) – Sorteio dos grupos e divulgação da tabela Semana 01 (22/04 a 28/04) – Fase de classificação - 1ª Rodada Semana 02 (30/04 a 05/05) – Fase de classificação - 2ª Rodada Semana 03 (07/05 a 12/05) – 1ª Rodada da Fase de Grupos da COPA Semana 04 (14/05 a 19/05) – Fase de classificação - 3ª Rodada Semana 05 (21/05 a 26/05) – 2ª Rodada da Fase de Grupos da COPA Semana 06 (28/05 a 02/06) – Fase de classificação - 4ª Rodada Semana 07 (04/06 a 09/06) – 3ª Rodada da Fase de Grupos da COPA Semana 08 (11/06 a 16/06) – Fase de classificação - 5ª Rodada Semana 09 (18/06 a 23/06) – Fase Quartas de Final da COPA Semana 10 (25/06 a 30/06) – Fase de classificação - 6ª Rodada Semana 11 (02/07 a 07/07) – Fase de classificação - 7ª Rodada Copa Ouro. (09/07 a 29/07) – Pausa para Copa Ouro Semana 12 (30/07 a 04/08) – Fase de classificação - 8ª Rodada Semana 13 (06/08 a 11/08) – Fase de classificação - 9ª Rodada Semana 14 (13/08 a 18/08) – Fase Semifinal da COPA Semana 15 (19/08 a 26/08) – Fase de classificação - 10ª Rodada Semana 16 (27/08 a 01/09) – Fase de classificação - 11ª Rodada Semana 17 (03/09 a 08/09) – Fase Semifinal da LIGA Semana 18 (10/09 a 15/09) – Final e decisão do 3º lugar da LIGA Semana 19 (17/09 a 22/09) – Final e decisão do 3º lugar da COPA Semana 20 (23/09 a 29/09) – Eleição para o All Star Semana 21 (30/09 a 06/10) – All Star Weekend e encerramento da temporada (jogos festivos e premiação). Janelas de transferências: 1) De 02/04 até 05/05, às 23h59. 2) De 09/07 a 29/07, às 23h59.

6. PUNIÇÕES Para evitar problemas quanto à interpretação do regulamento e possíveis punições para quem descumpri-lo, tabelamos o maior número de punições possível e criou um sistema bastante útil para realizar o controle das mesmas. 6.1. Tabela de “marcas” Cada punição, além de uma consequência imediata, terá uma “pontuação”, assim como acontece com multas de trânsito. Cada punição terá um número de marcas específico e punições mais severas serão aplicadas mediante a acumulação dessas marcas. Segue a tabela:   

Uma marca: advertência Duas marcas: advertência Três marcas: advertência final e punição com a perda de um ponto na tabela da classificação da Liga.


  

Quatro marcas: punição com a perda de dois pontos na tabela de classificação da Liga Cinco marcas: punição com a perda de quatro pontos na tabela de classificação da Liga Seis marcas: punição com a perda de seis pontos na tabela de classificação da Liga e exclusão automática da Copa LFM, seja em qual fase estiver. Sete marcas: exclusão da equipe da Liga e suspensão AUTOMÁTICA dos jogadores da mesma por UM ano.

IMPORTANTE: caso uma equipe seja excluída da competição, TODOS os jogos envolvendo a mesma serão ANULADOS, para que não haja prejuízo a nenhuma equipe que permanece na competição. Acordo entre equipes para a retirada (ou impedimento de aplicação) de marcas não serão aceitos. Entrega de blocos para que determinada equipe não receba a punição adequada é passível de aumento de punição. 6.2. Tabela de punições 6.2.1. Utilização de jogador suspenso Caso um jogador expulso na partida de ida seja utilizado na partida seguinte, o manager que o fizer PERDERÁ O BLOCO e sua equipe receberá uma marca na tabela de marcas do torneio. O manager envolvido será suspenso por uma rodada a ser cumprida em qualquer uma das competições da LFM. 6.2.2. Quarta substituição Caso um manager realize a quarta substituição fora do padrão de realização da mesma, o mesmo PERDERÁ O BLOCO e sua equipe receberá uma marca na tabela de marcas do torneio. O manager envolvido será suspenso por uma rodada a ser cumprida em qualquer uma das competições da LFM. 6.2.3. Abandono de jogo (W.O.) Caso um manager abandone seu jogo, o mesmo PERDERÁ seu bloco por W.O. e sua equipe receberá duas marcas na tabela de marcas da LFM. Além disso, o treinador que não realizar sua partida será suspenso por uma rodada a ser cumprida em qualquer uma das competições da LFM. 6.2.4. Uso de Cheat ou qualquer outro tipo de trapaça Caso um manager use uma DB editada ou use um programa para alterar os dados do jogo em tempo real, o mesmo será suspenso até o final da temporada e sua equipe, além de perder o confronto por 6x0, receberá 4 marcas na tabela de marcas do torneio. 6.2.5. Uso de Cheat ou qualquer outro tipo de trapaça Caso algum membro que esteja banido da comunidade seja pego atuando por sua equipe durante seu tempo de suspensão, o mesmo será SUSPENSO até o


final da temporada da LFM, sua equipe perderá o confronto que está jogando e receberá 3 marcas na tabela de marcas do torneio. 6.2.6. Atraso na postagem da escalação Caso a escalação de uma determinada equipe não seja postada até o fim do prazo de 36 horas, a equipe receberá uma advertência técnica. Ao passar de 48h de atraso, a equipe receberá duas marcas e será declarado WO em favor da equipe adversária. 6.2.7. Fechamento do servidor antes ou imediatamente após o final da partida Se o manager SERVIDOR fechar o servidor antes que seu adversário ou que ele mesmo possa tirar os prints necessários, o mesmo será suspenso da rodada seguinte da LFM e sua equipe receberá uma marca na tabela de marcas do torneio. Lembrando que, para saber quando fechar ou não o servidor, basta dialogar com o seu adversário. Só feche o servidor assim que os prints forem tirados por você ou até que seu adversário tire, esperando a confirmação do mesmo. 6.2.8. Renovação de contratos e transferências DENTRO DO FM O jogador que renovar contrato de jogadores do time principal ou fizer alguma contratação que altere a database original da equipe no jogo será automaticamente punido com a perda do ponto do bloco em questão. Caso haja reincidência, o jogador poderá ser suspenso de 1 a 3 jogos, a ser avaliado pela administração da LFM Brasil. 6.2.9. Reincidência individual Caso algum manager cometa duas infrações ou a mesma infração por duas vezes, sua punição será dobrada na segunda vez. Caso, após voltar, o manager cometa novamente uma infração, o mesmo será suspenso da LFM. 6.3. Boletins mensais e anuais Ao final de cada rodada, ADM postará um boletim informando os jogadores suspensos, seu tempo de suspensão junto à tabela de marcas das equipes na LFM. É IMPORTANTÍSSIMO deixar claro que, caso a ADM julgue necessário AMPLIAR alguma punição, isso será feito e informado nesses boletins. O mesmo não acontece para “afrouxar” a pena, e que fique claro: NENHUM PUNIDO SERÁ LIBERADO ANTES DO FINAL DE SUA PENA, E ISSO VALE TANTO PARA MANAGERS QUANTO PARA EQUIPES. No final do ano a ADM se pronunciará sobre jogadores suspensos por uma temporada inteira para saber se eles serão ou não banidos da LFM.


6.4. Outras infrações não previstas no regulamento Caso ocorra alguma infração não prevista no regulamento, a ADM julgará o caso e dará a punição necessária. Caso um dos ADM’s seja parte integrante de uma das equipes envolvidas, o mesmo não participará da decisão. 6.5. Sobre recursos de apelação Ao interferir em um caso, a ADM sempre postará seu parecer de forma destacada, por meio dos administradores já conhecidos. Nesse parecer postado pela ADM deverá constar a opção ou não de apelação por parte das equipes envolvidas. Se concedida a opção de apelação, a equipe deve fazê-la em até 24h após a decisão primeira da ADM, avisando no referido tópico que estará enviando, pelo e-mail contatolfm@yahoo.com.br, o recurso de apelação. A ADM tem até o final de semana subsequente para julgar o caso novamente e postar a decisão no mesmo tópico.

7. PONTUAÇÕES NO RANKING DA LFM PARA 2011 Para a temporada 2012, as seguintes pontuações serão adotadas para a atualização do Ranking da LFM: Taça Tiago Bosco: Campeão: quinze pontos Vice-campeão: dez pontos Terceiro lugar: oito pontos Quarto lugar: seis pontos Melhor campanha fora do G4: quatro pontos Segunda melhor campanha fora do G4: três pontos Terceira melhor campanha fora do G4: dois pontos Quarta melhor campanha fora do G4: um ponto Copa LFM: Campeão: dez pontos Vice-campeão: oito pontos Terceiro lugar: seis pontos Supercopa: Campeão: sete pontos Copa Ouro: Campeão: três pontos Vice-campeão: dois pontos 3º colocado: um ponto


8. SOBRE A ADM E CONSIDERAÇÕES FINAIS É importante frisar que, por esse caderno ter sido disponibilizado para avaliação, as decisões tomadas com base no mesmo não deverão ser questionadas. Jogadores que tiverem comportamentos inadequados em tópicos oficiais da LFM poderão ser punidos por isso. 8.1. Poderes dos administradores  Em caso de polêmica, fechar o tópico para postagens apenas dos envolvidos na polêmica e da administração.  Sugerir punições a participantes da liga com comportamento inadequado.  Paralisar um confronto se tal ato se fizer necessário.  Publicar decisões oficiais da Administração. Caso algum membro seja punido por desrespeitar decisões de algum dos administradores, RECLAMAÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS. 8.2. Considerações finais Esperamos que a LFM 2012 evolua em relação às temporadas passadas. Esse caderno foi feito e revisado diversas vezes, inclusive pelas equipes e, portanto, esperamos que ninguém reclame sobre ele no final da temporada.

8.3. Equipe de administração Caio Ruschel, Felipe Costa, Gustavo Militão, Henrique Toledo, Raphael Pozzuoli, Ricardo Wagner, Rodrigo Rocha e Tiago Bosco (consultor e membro honorário). Contato: contatolfm@yahoo.com.br Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=55809372

ADMINISTRAÇÃO DA LFM – GESTÃO 2008-2012

Caderno de Regras da LFM 2012 - FINAL  

Versão final do caderno de regras que guiará a temporada 2012 da maior liga de Football Manager online do Brasil!

Advertisement