Page 1

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL

DE JOIAS E BIJUTERIAS

RETROSPECTIVA

1


2


O MAIS IMPORTANTE PROJETO JÁ ELABORADO PARA O SETOR JOALHEIRO NO RIO DE JANEIRO.

3


4


Índice

O PROJETO APL JOIA CARIOCA

06

HISTÓRICO DO APL JOIA CARIOCA

08

PERFIL DO PROJETO

10

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

16

MARKETING SETORIAL E FORTALECIMENTO DA IMAGEM

20

CAPACITAÇÃO E CONSULTORIA

36

CONSOLIDAÇÃO DO DESIGN

52

ACESSO A TECNOLOGIA

56

ACESSO AOS MERCADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

62

FOMENTO A INTERSETORIALIDADE

72 5


Porque implementar um APL • O Rio responde por aproximadamente 50% do total de exportações de joias e afins no Brasil; • Berço da indústria joalheira no Brasil; • Segundo maior mercado consumidor de joias e afins; • Grandes empresas de classe mundial com base no Rio; • Expressivo número de micro e pequenas empresas (MPEs) do setor; • Capacidade de produção já instalada; • Produto já reputado como joia de qualidade e bom design; • Estrutura bem definida de liderança e coordenação setoriais; • Presença de importantes instituições locais (universidades, escolas técnicas, centro de pesquisa, incubadoras de design) envolvidas com o setor. Realizado pelo SEBRAE/RJ e Sistema AJORIO, o Projeto APL JOIA CARIOCA foi assinado em 16 de dezembro de 2004 e implementado no ano seguinte. Para isso contou com apoio do Governo Estadual, e as parcerias com o Sistema Fecomércio, Sistema FIRJAN, INT, PUC Rio e IBGM. 6


O Projeto APL JOIA CARIOCA O que é um APL? Arranjo Produtivo Local (APL) é uma aglomeração de empresas localizadas em certo território, com especialização produtiva similar ou correlata, que mantêm algum vínculo de interação, articulação, cooperação ou aprendizagem entre si e com outros atores locais. Entre esses, governo, associações empresariais, instituições de crédito, fomento, pesquisa e ensino.

O APL atende qual público? O Projeto destina-se a microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas (MPEs) produtoras e vendedoras de joias, bijuterias e afins no Estado do Rio de Janeiro.

Qual o objetivo do projeto? Fortalecer as empresas participantes, ampliando seus mercados, fomentando a gestão da excelência, desenvolvendo produtos com design e valor agregado, a fim de se tornarem referência no Brasil, tornando o setor cada vez mais competitivo, criativo, sustentável e ético, gerando emprego e renda. 7


2005 - Assinatura do Primeiro Convênio de Cooperação Técnica e Financeira nº 032/2005, 08 eventos e 19 capacitações com 440 participantes.

2009 - RENOVAÇÃO nº 751/2009 - 195/2010 10 eventos e 15 capacitações com 707 participantes.

2006 - 10 eventos e 21 capacitações com 1.485 participantes.

2010 - 11 eventos e 26 capacitações com 548 participantes.

2005 2006

2007 2008 2007 - RENOVAÇÃO nº 113/2007 05 eventos e 13 capacitações 402 participantes. 2008 - 18 eventos e 22 capacitações com 876 participantes.

2009 2010


Histórico do APL JOIA CARIOCA 1ª FASE - Consolidação do design e formalização 2ª FASE - Melhoria da gestão e aumento da competitividade

2013 - RENOVAÇÃO nº 034/2013 - 109/2014 15 eventos e 24 capacitações com 381 participantes. 2014 - 11 eventos e 32 capacitações com 416 participantes.

2011 2012

2013 2014

2015 2016

2011 - RENOVAÇÃO nº 253/2011 15 eventos e 18 capacitações com 592 participantes.

2015 - RENOVAÇÃO nº 041/2015 17 eventos e 21 capacitações com 559 participantes.

2012 - 12 eventos e 14 capacitações com 210 participantes

2016 - 11 eventos e 16 capacitações com 451 participantes.


10


Perfil do Projeto Fortalecimento institucional do setor O Sistema AJORIO reúne as cinco entidades de classe que representam o setor joalheiro. Trabalhando unidas, formalizam um importante mecanismo de suporte político e institucional integrando ações conjuntas para o fortalecimento do setor. Ao trabalharem em uníssono, as entidades envolvidas passam a ter mais representatividade junto às instituições públicas e privadas, ampliando a atuação da AJORIO e dos Sindicatos, o que já vem trazendo resultados positivos ao longo dos últimos anos. A atuação do Sistema é uma estratégia fundamental para a maximização de recursos e de ações prioritárias de fomento ao setor de gemas, joias, relógios e afins.

Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro

11


Perfil do Projeto

Governança setorial • SEBRAE é o parceiro por excelência dos pequenos negócios (cerca de 90% do setor); • Sistema AJORIO (AJORIO, SINCAJOR, SNCAPP, SINDIJOIAS, SINCOJOIAS) é ponto de referência para empresas e profissionais do setor no Estado do Rio; • Outras instituições da governança: SEDEIS, Sistema Fecomércio, Sistema FIRJAN, IBGM, PUC-Rio.

Perfil do Projeto Em junho de 2015, o Projeto APL Joia Carioca compilou uma pesquisa de segmentação do setor a fim de mapear o perfil das empresas e dos empresários contemplados pelo Projeto. Com isso, criamos indicadores que beneficiam o planejamento de ações cada vez mais focado nas necessidades dos empresários da nossa base. Das 106 empresas participantes, mais de 60% retornaram com o questionário respondido, o que faz com que a margem de erro dos resultados seja praticamente nula.

12


Perfil das empresas Sobre o perfil das empresas, o mapeamento demostrou que:

43,5% 91,2%

das empresas participantes estão em

operação de 1 a 10 anos das empresas participantes do APL Joia Carioca

aperfeiçoou seus processos produtivos nos últimos três anos

75% 33,3% são exportadoras 85,6% 59,7% 54,2% participam de pelo menos dois

programas de treinamento ou curso

em pelo menos uma das seguintes áreas:

gestão, produção, promoção comercial, vendas e exportação.

das empresas participantes do APL Joia Carioca

das empresas participantes utilizam

a internet como ponto de venda

das empresas realizam somente

vendas ao consumidor final das empresas terceirizam mais da

metade da mão de obra 13


Perfil do Projeto

Perfil do empreendedor Sobre o perfil dos empresários, identificamos que:

52,5% 73,8% 32,6% 19,6%

14

são empreendedores individuais

dos empresários são mulheres

eram empregados de outros setores

trabalhavam no mesmo ramo antes de abrir seu próprio negócio


Alterações positivas no perfil das empresas participantes • Incremento do faturamento anual médio das empresas; • Crescimento do número de empresas que empregam técnicas modernas de gestão; • Crescimento do porte médio das empresas, medido pelo número de empregados; • Crescimento do número de formalização do setor.

15


16


Principais Realizações No âmbito do fortalecimento e projeção da imagem do setor, foram desenvolvidos diversos projetos importantes tais como: O Panorama Carioca, É do Rio, Mostra Rio + Design, Joia e Literatura, dentre outros. Essas ações consolidam o design carioca de joias e bijuterias, um dos eixos estratégicos traçados para o projeto APL Joia Carioca. O objetivo é que através desses eventos desperte-se o interesse do consumo da joia e bijuteria ‘made in Rio’. Através da promoção desta identidade genuinamente carioca, os produtos ganham mais valor agregado e o design atinge sua meta que é ser um diferenciador nos mercados nacionais e internacionais.


Principais Relaizações

Panorama Carioca em outras feiras e eventos • Fashion Business • Leilão Costura Brasil • Salão de Turismo – Roteiros do Brasil – SP • IV Seminário Mato-grossense de Design • ALJÓIAS – 11ª Feira de Jóias do Polo Industrial de São José do Rio Preto • Salão do Turismo – Roteiro do Brasil - SP • 1ª Mostra Rio + Design em Milão

18


Panorama Carioca Idealizado para dar identidade aos souvenirs cariocas, o Panorama Carioca reuniu cerca de 50 designers que criaram 250 joias/ souvenirs. O projeto, que teve parceria do Ministério do Turismo, encantou o público pela criatividade e proposta inovadora e foi lançado no Fashion Rio em 2006 interligando os setores joia/ moda/turismo. Além do sucesso em todo o país, o projeto ganhou mundo ao participar da 1ª Mostra Rio + Design em Milão. Vários estados se inspiraram nesta iniciativa e também implantaram o Panorama com identidade local.


Principais Relaizações

20


Joia e Literatura Desafiando a criatividade e o talento dos designers cariocas foi lançado em 2010 o Projeto Joia e Literatura. A Festa Literária de Paraty (FLIP) homenageou naquela ocasião o autor Paulo Freire, então, designers de todo o Estado criaram peças e/ou coleções a partir de um de seus livros mais famosos " Casa Grande e Senzala". Num casamento inusitado, o setor joalheiro se fundiu com a literatura criando coleções que nos remetem a uma verdadeira miscigenação, típica da cultura brasileira. Um pré-lançamento ocorreu na sala VIP do SEBRAE-RJ no Fashion Rio. A exposição aconteceu em agosto, paralelamente à FLIP no espaço "O Café", situado no centro histórico de Paraty.


Principais Relaizações

22


Exposição 350 anos anos do Caminho do Ouro. Fruto do Projeto Joia e Literatura, a Exposição Caminho do Ouro contou a história da estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios Guaianases, um escoadouro da produção de ouro que saía do Brasil para Portugal. A Exposição foi realizada na Casa de Cultura de Paraty, de 16 a 22 de agosto de 2010, e durante a 52ª edição da FENINJER em 2011.


Principais Relaizações

As empresárias Bia Saade e Lívia Mourão da grife O Banquete, na 2ª Mostra Rio + Design.

A designer Denise Queiroz na Mostra Rio+Design Milão em 2015.

24

André Costa da A. Costa Atelier na Rio + Design Milão 2016.


Mostra Rio + Design Milão O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da SEDEIS (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços), o SEBRAE, a Câmara Italiana e demais parceiros, realizam paralelamente ao Salone Internacional Del Mobile – maior evento de design do mundo – a Mostra Rio + Design. A ação promove o encontro de designers cariocas renomados com seus pares internacionais e incentiva a venda direta de peças para outros países.

Mostra Rio + Design Milão.

25


Principais Relaizaçþes

Carla Pinheiro, presidente da AJORIO, na abertura da Rio+Design em 2013.

Designers na Rio+Design 2012.

26

Angela Andrade e Carla Pinheiro, respectivamente diretora e presidente da AJORIO, prestigiam a Rio + Design 2014.


Mostra Rio + Design Rio A exposição Rio + Design acontece anualmente no Rio de Janeiro e é uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (SEDEIS), em parceria com SEBRAE/RJ e outros apoiadores. O objetivo desta ação é contribuir para a consolidação do Rio de Janeiro como referência de design no Brasil e em nível internacional. Desde o começo desta iniciativa, o APL Joia Carioca participa da mostra de forma a evidenciar o quão importante é a valorização do design para o setor de joias.

Presidentes da AJORIO e SINCOJOIAS prestigiam a Rio + Design 2013 com designers participantes.

27


Principais Relaizações

Vitrine de joias na loja Jota Design durante o lançamento da 2ª edição do É do Rio!

Equipe SEBRAE e AJORIO, junto com designers participantes no lançamento da primeira edição do Guia.

28

Designers no lançamento da segunda edição do Guia É do Rio!


É do Rio Visando compilar em uma única publicação o trabalho dos criadores de joias e bijuterias do Rio de Janeiro e promover um produto que comunicasse ao público final o design genuinamente carioca, nasce o É do Rio! O Guia teve sua primeira edição lançada em abril de 2014 e, além das versões impressa e eletrônica, virou um aplicativo para tablets. No ano seguinte, o projeto foi reformulado e além de novo design e mais criadores na publicação, o aplicativo foi elaborado para plataforma IOS. O É do Rio! virou uma marca coletiva que está presente em diversos eventos representando o nome do APL Joia Carioca, Sistema AJORIO e SEBRAE.

Capa da 1ª edição do Guia É do Rio!

29


Principais Relaizações

30

Exposição Joias Reais em Portugal em 2008.

Prêmio Maria Preta de Joia Contemporânea em 2011.

Tecnogold 2013.

Salão de Negócios no ICA Congresso em 2011.


Outros eventos

Congresso Internacional do Rotary em SP em 2015.

Exposição Nictheroy Água Escondida no Solar do Jambeiro em 2008.

31


32


Marketing Setorial e Fortalecimento da Imagem Para alcançar os objetivos do APL Joia Carioca são realizadas diversas ações que envolvem assessoria de imprensa, eventos, publicações impressas e eletrônicas, gestão de conteúdo, gestão de mídias digitais, entre outros. Por entender ser importante a interface com seus diversos públicos, o APL Joia Carioca mantém informativos regulares e direcionados, além de disponibilizar informações relevantes em seus canais de comunicação.

33


Marketing Setorial e Fortalecimento da Imagem

Canais de comunicação Com o objetivo de manter as empresas cada vez mais atualizadas acerca das ações do Projeto e divulgar os trabalhos realizados ao público em geral, a equipe do APL Joia Carioca utiliza diversos canais de comunicação tais como: site, Facebook, Instagram, informativos periódicos, divulgação das ações na imprensa especializada e assessoria de imprensa.

34


35


36


Capacitação e Consultoria A capacitação constitui um elemento chave para a melhoria da competitividade e do ambiente de negócios. Para as micro, pequenas e médias empresas o desenvolvimento de seu capital intelectual representa uma fonte significativa de dinamismo, diferenciação e de sobrevivência a longo prazo em um cenário altamente competitivo.

37


Capacitação e Consultoria

2005

• Workshop Perfil e Hábitos do Consumidor - A Joalheria no Universo do Luxo e da Moda • Treinamento Como Vender Mais e Melhor • Treinamento Custo e Formação de Preços para o Setor Joalheiro • Desenho de Joias I • Extensão em Perspectivas de Anéis • O Fazer Artesanal I - Malha Sem Solda • O Fazer Artesanal II - Modelagem Sem Solda • A Comunicação do Designer com o Ourives e o Consumidor • Ornamentos Africanos • Workshop de Capacitação de Designers com o Artesanato • Cosmologia pelas Dobras do Tempo • Apresentação para as Tendências de 2006 • Arte, Vida e Pensamento • Ornamentos e o Modernismo • Porque o Excesso de Informalidade Prejudica o Desenvolvimento do Setor Joalheiro? • Teleconferência de Lançamento do Caderno de Tendências 2006 • Seminário Branding: O Desafio do Fortalecimento da Marca • Seminário de Apresentação de Novas Tecnologias da Itália

Workshop: Porque o Excesso de Informalidade Prejudica o Desenvolvimento do Setor Joalheiro.

Seminário Branding: O Desafio do Fortalecimento da Marca.


2006 • Treinamento de Equipe de Vendas do Rio de Janeiro - Módulo I • Treinamento de Equipe de Vendas do Rio de Janeiro - Módulo lI - Conhecimento do Produto • Workshop Projeto Rumos • A Joia e o Desafio de Atingir um Consumidor Jovem e uma Sociedade em Busca de uma Eterna Juventude • A Era do Consumo Emocional • Inovação da Joalheria Através do Visual Merchandising • Momento RIOfazDESIGN - Soluções Tecnológicas na Produção de Joias, no Âmbito da III Semana RIOfazDESIGN • Palestra na Exposição PALAVRAS, Modos de Fazer, Modos para Usar - Exposição de Joias e Desenhos • Oficina de Desenho de Joias I Básico • Oficina de Extensão em Perspectiva de Anéis • Consultoria Técnica aos Participantes do Concurso AngloGold Ashanti AuDITIONS 2007 • Palestra - A História das Pedras Preciosas Brasileiras na Joalheria Portuguesa dos Séculos XVIII e XIX • II Estação RIOfazDESIGN - Identidade Corporativa, Workshop de Desenho Joias • Video-conferência para os Designers do Rio de Janeiro do AngloGold Ashanti AuDITIONS 2006, Fórum Preparatório para o Maior Concurso de Design de Joias em Ouro da América Latina . • Apresentação-preliminar do Caderno de Tendências de Design de Joias 2007 • Reunião para a Integração do Setor de Joias na RedeDesignRio - REDETEC • Palestra O Novo Luxo: Alguma Coisa Diz que Você é Tudo! No Âmbito da 27ª RioJóia • Seminário da Preservação da Identidade, Moda, Joalheria e Artesanato no Brasil Contemporâneo

39


Capacitação e Consultoria

2007/2008

2007 • Seminário da Preservação da Identidade, Moda, Joalheria e Artesanatos no Brasil Contemporâneo • V Seminário de Gemas, Joias e Bijuterias do Distrito Federal • Lançamento do Caderno de Tendências 2007 2008 • Workshop Preview de Design de Joias • Lançamento do Preview de Design de Joias • Joalheria dos Escravos • A Joia na Cultura Brasileira • Sou Formal, Sou Legal • Os Segredos da Joalheria de Sucesso • A Arte da Joalheria em Portugal • 200 Anos de História das Gemas Brasileiras • Seminário de Design na 10ª Merconoroeste • Curso de Metalúrgica • Mais Varejo - Treinamento de Equipes de Vendas • Encontro de Gemologia 1 • Encontro de Gemologia 2 • Workshop sobre Moissanita • Workshop Projeto Comprador • Curso de Gemologia • Workshop Antes, Durante e Depois • Brazil Gem Show - Participação no Projeto Comprador • Gestão de Design • Primeiro Emprego no Setor de Joias em Parceria com SENAC-Rio Unidade de Educação, Trabalho e Cidadania • Apoio às Incubadoras PUC-Rio e UVA • Consultoria Brazil Boutique

40


2009 • Curso de Gemologia • Treinamento "In House" de Gemologia • Capacitação Primeiro Emprego no Setor de Joias • Palestra Nota Fiscal Eletrônica • Palestra Preview de Tendências • Seminário Superação de Joias • Café com Negócios • Workshop de Inspiração para Preview de Tendências 2010 • Palestra sobre EI • Curso de Custo e Formação de Preços para o Setor de Joias e Bijuterias • Consultoria em Gestão de Produção com a Empresa Capta Tecnologia • Capacitação em Gestão Empresarial Organizada pelo SEBRAE/NA e o IBGM - (Dando origem ao livro "Manual de Boas Práticas para as Indústrias Joalheiras, de Folheados e de Bijuterias")

Encontro de Gemologia 1.

Curso de Custo e Formação de Preços para o Setor de Joias e Bijuterias. 41


Capacitação e Consultoria

Superação Joias

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das joalherias do Estado do Rio de Janeiro, a Fecomércio-RJ, AJORIO e Senac Rio lançaram em 2009 o programa Superação Joias. Destinado a empresários e profissionais da área, o projeto oferecia palestras, cursos, eventos e consultorias elaboradas para melhorar o desempenho das empresas participantes bem como aprimorar competências profissionais e atualizar conhecimentos.O Projeto foi um verdadeiro sucesso. Isso significa profissionais mais capacitados, clientes mais satisfeitos, mercado de trabalho cada vez mais competitivo e estabelecimentos mais prósperos.

Cursos realizados pelo Projeto • Marketing de Relacionamento • Liderança e Motivação de Equipes • Precificação no Varejo • Gestão Estratégica de Pessoas • Atendimento ao Cliente • Vendas no Varejo • Controle e Organização de Estoque • Vitrinismo • Controle Financeiro

42


2010 • Workshop Joia e Literatura • Encontro Nacional do Setor de Gemas, Joias e Afins • Sebrae Mais Encontros Empresariais - Vendendo com Emoção • Sebrae Mais Encontros Empresariais - Nota Fiscal Eletrônica • Sebrae Mais Encontros Empresariais - Captação de Capital de Fomento • Sebrae Mais Encontros Empresariais - Contornando Objeções • Sebrae Mais Encontros Empresariais - Estratégias Empresariais • Preview do Caderno de Tendências no SEBRAE-RJ • Palestra CAPTA • Palestra Capacitação Básica para Vendedores de Joias, Bijuterias e Relógios em Barra Mansa • Progex • Encontro Nacional Empresários do Varejo • Encontro Estadual de APL's • Estratégias Empresariais • Encontros Empresariais (empresas avançadas)

Workshop Joia e Literatura.

Encontro Nacional do Setor de Gemas, Joias e Afins.

43


Capacitação e Consultoria

2011

• Joias: Metais e Gemas • Promoção de Vendas • Televendas • Planejamento de Marketing • Liderança e Motivação de Equipes • Precificação no Varejo • Controle e Organização de Estoque • Vitrinismo • Controle Financeiro • Programa de Planejamento e Alavancagem Empresarial • Comércio Exterior: Oportunidade em Vista para o Setor • Palestra Design e Lapidação de Pedras Preciosas • ICA Congresss Brazil • Validação de Tendências 2012 • Planejamento de Negócios • Capacitação em Comércio Exterior

Validação de Tendências 2012.

Comércio Exterior: Oportunidade em Vista para o Setor.


2012/2013 • Palestra Ritos de Passagem - A Joia como Celebração • Curso de Gemologia - Identificação de Diamantes • Workshop de Inspirações Preview Design de Joias • Capacitação na Área de Finanças • Palestra de Empreendedorismo Criativo • Capacitação Básica para Vendedores de Joias e Bijuterias • Prepare sua Empresa para o Sucesso • Controles Financeiros • Curso de Gemologia Básica 2013 • Workshop de Vitrinismo • Curso de Classificação e Identificação de Diamantes • Workshop de Galvanoplastia • Consultoria Jurídica e Contábil para as Empresas do APL Joia Carioca • Workshop Preview Tendências • Atendimento no Laboratório Gemológico • Curso de Controle Financeiro • Curso de Análise e Planejamento Financeiro • Curso Matrix 7.5 • Workshop Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros • Workshop de Validação das Inspirações • Curso de Liderança e Motivação de Equipe • Curso Transforme sua Gerente em uma Executiva • Estudos Dirigidos em Modelagem 3D

Workshop de Inspirações Preview Design de Joias.

Curso Matrix 7.5. 45


Capacitação e Consultoria

Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias.

Caravana CNC.

46

Workshop Design 2015.


2014 • I Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias • Capacitação Básica para Vendedores de Joias, Relógios e Bijuterias • Curso Transforme sua Gerente em uma Executiva • Workshop de Galvanoplastia com Visita Técnica • Workshop Visual Merchandising • Workshop A História da Joia • Capacitação em Desenvolvimento Tecnológico (Modelagem 3D, Prototipagem Rápida e Outras) • Oficina de Planejamento de Marketing • Encontros com o Contador • Oficinas de Desenvolvimento de Produto • Consultoria em Gestão de Negócios, Acesso aos Mercados, Inteligência Competitiva e Outras Ações Estratégicas • Consultoria para o Desenvolvimento Tecnológico das Empresas do Setor (Modelagem 3D, Chão de Fábrica, Organização da Produção e Implantação de Indicadores e Desempenhos) • Caravana CNC • Consultoria Jurídica e Contábil para as Empresas do APL Joia Carioca • Workshop Design 2015 • Workshop de Acesso a Mercados 2015 • Palestra Novas Inspirações para o Varejo • Capacitação Como Vender Mais e Melhor • Workshop História da Arte e das Joias • Palestra de Apresentação do Método S.U.C.E.S.S.O. • Workshop: Os Desafios do Marketing para Pequenas e Micro Empresas

47


Capacitação e Consultoria

Atualização sobre a Cultura Carioca.

Caravana Nacional.

48

Palestra Xô Crise com Fernando Cortès.


2015 • II Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias • Caravana Nacional • Palestra Motivacional Xô Crise • Capacitação Joalheria Através dos Milênios • Atualização Sobre a Cultura Carioca • Oficina Excelência na Gestão do Portfólio de Cursos SEBRAE Mais – Soluções para Empresas Avançadas • Oficina Vendas e Lucratividade: Como Prosperar na Era da Economia Criativa • Tendências do Varejo Ditadas na NRF 2015 com Edmour Saiani • Oficina Porciúncula (Oficinas de Criação para Fomentar a Inserção de Pedras Preciosas no Artesanato Local) • Workshop e Consultorias do Programa S.U.C.E.S.S.O. • Mesa-redonda Musas e Clichês da Cidade Maravilhosa • Oficina de Criação de Conteúdo para Joalheiros • Técnicas de Varejo para o Mercado de Luxo • Mulheres Possíveis • Curso de Gemologia Básica • Visual Merchandising • Tesouros da Joalheria do Brasil e Portugal • Workshop Lojas Conceito - O Novo Luxo • Tendências 2016 • Curso de Administração do Tempo

49


Capacitação e Consultoria

Atualização sobre a Cultura Carioca.

Workshop Raio-X da Qualidade.

50

Workshop Marketing Digital: Retendo e Atraindo Clientes.


2016 • Tendências Verão 2016/2017 • Apresentação do Projeto APEX • Reunião de Segurança • Capacitação Básica para Vendedores de Joias, Relógios e Bijuterias • Giro Joias • Raio-X da Qualidade • Caravana Nacional - Itabira e Governador Valadares • Raio-X da Qualidade Especial: Desenvolvimento de Produto e Ficha Técnica • 5 Dicas para sua Empresa Ir Bem em uma Feira de Negócios • Cara a Cara com seu Cliente • Caravana Tecnológica - BQZ e Minas Trend • Tendências Inverno 2017 • III Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias • Joalheria: A Influência da Arte e do Design • Técnicas de Vendas para o Natal • Marketing Digital: Retendo e Atraindo Clientes

51


52


Consolidação do Design O design é uma ferramenta importante na valorização de um produto e, com isso, fator de competitividade no mercado. Por isso, o APL promoveu ao longo desses anos, diversas iniciativas para consolidação do design no setor de joias e bijuterias. Despertando nos criadores de joias a necessidade de gerar uma identidade para o design carioca, um diferencial competitivo não só dentro do país como no mundo. Das ações realizadas e apoiadas pelo Joia Carioca neste sentido estão, dentre outras, a Semana Rio + Design, o lançamento de publicações, Workshop de Validação de Tendências e projetos temáticos.

53


Consolidação do Design

Preview de Tendências 2011 com Regina Machado.

Workshop com Ricardo Leite, criador da marca comemorativa do 450º aniversário do Rio de Janeiro.

Lançamento do livro A Joia do Rio.

Tendências para o Inverno 2017 com Cris Gurgel.


Concurso A Coroa do Rei Momo é de Ouro ou é de Prata?

Joias do Brasil no 3º Salão do Turismo em São Paulo.

55


Marketing setorial

56


Acesso a Tecnologia Novas realidades e novos paradigmas emergem na sociedade nos dias de hoje. Este fato tem estimulado e fomentado novas pesquisas, inclusive com a apropriação dos acelerados avanços tecnológicos disponíveis no mercado. Com o objetivo

de

promover o desenvolvimento por meio

de novas tecnologias nas empresas, o APL Joia Carioca, induz atividades de inovação, com foco em ações estruturantes e de impacto para o desenvolvimento do setor. Importantes

ações

foram

disponibilizadas

para

permitir

a realimentação de todo o processo de produção, de conhecimento e informação.

57


Acesso a Tecnologia

Guia de Fornecedores Iniciada em 2012, a Central de Serviços do APL Joia Carioca, mapeou durante um ano a oferta e demanda dos produtos e serviços oferecidos ao setor de joias e bijuterias no Rio de Janeiro. A pesquisa resultou na primeira edição do Guia Joia Carioca que teve 2000 publicações impressas e versão online. Diversas entidades parceiras também apoiaram esta ideia inovadora que se tornou instrumento de integração de todos os agentes da cadeia produtiva no Estado e de difusão da informação.

Guia de fornecedores de produtos e serviços para o setor de joias e bijuterias

II Seminário de Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias.

Seminário de Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias Realizado em três edições, o Seminário de Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, discute com empresários, representantes de entidades de classe e instituições parceiras do Sistema AJORIO questões de suma importância para o setor. Dentre os assuntos destacados no Seminário está a identificação dos principais gargalos para o acesso, implantação e melhor uso de novas tecnologias nas indústrias de joias e bijuterias no Brasil, além das novas ferramentas disponíveis no mercado. A ação tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema FIRJAN) e recebe palestrantes nacionais e internacionais.


laboratório Gemológico Através da parceria entre o Joia Carioca, IBGM e MTUR, o Laboratório Gemológico do Sistema AJORIO foi reinaugurado em 2007 após ser reestruturado com modernos instrumentos de precisão. Hoje, já consolidado e autossustentável, realiza anualmente cerca de 100 atendimentos e mais de 800 análises. Além de cursos livres, emissão de laudos e pareceres gemológicos, o Laboratório, coordenado pela FGA e DGA Chang He OK, certifica a classificação e autenticidade de gemas brutas e lapidadas.

Chang He OK (DGA e FGA), gemóloga responsável pelo Laboratório do Sistema AJORIO.

Normalização e certificação do segmento de joias e bijuterias brasileiro A fim de normalizar e certificar o segmento de joias e bijuterias brasileiro, a ABNT, junto com Inmetro, apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e do Sistema AJORIO/Joia Carioca, implantou várias comissões de estudo para rever normas antigas e/ou criar novas normas para o setor. Essa é uma demanda constante dos empresários, e os resultados refletem positivamente no ambiente geral de negócios para o setor. A falta de normas técnicas publicadas e difundidas facilita o trabalho daqueles que enganam o consumidor, impedem a concorrência justa e retardam o aumento das exportações. Após a normalização dos tamanhos de anéis, uma grande conquista para o setor foi a regulamentação do teor de cádmio e chumbo nas ligas para joias e bijuterias em todo o território nacional. 59


Acesso a Tecnologia

Projeto INOTEC Em 2007, o Projeto INOTEC - Projeto de Implementação de Novas Tecnologias na Criação e Produção de Joias (Chamada Pública MCT/FINEP/SEBRAE Ação Transversal – Cooperação ICT's – MPEs –10/2005), foi aprovado, contando com a parceria de micro e pequenas empresas do setor. Com isso, a PUC-Rio tornou-se o embrião tecnológico do setor joalheiro no Rio de Janeiro. O curso contava ainda com a parceria da Escola de Ourivesaria do SENAIRJ, que ofereceu espaço físico e infraestrutura para as aulas práticas de ourivesaria.

Tecnologias solda a laser e de modelagem 3D Durante dois anos foram pesquisadas pelas entidades executoras e por MPEs- Intervenientes as tecnologias de solda a laser e de modelagem 3D com prototipagem rápida por subtração.

60


Outras ações CARAVANA CNC: Em julho de 2014, a empresa Cobra – uma fábrica de bijuterias e acessórios para moda em metal – associada ao Sistema AJORIO, abriu suas portas para uma visita técnica. A empresa utiliza a tecnologia CNC para desenvolvimento de protótipos de seus produtos e desde 2006 também atua na importação e comercialização desses equipamentos com a marca Cobra CNC. WORKSHOP DE GALVANOPLASTIA: A Mahary Metaloquímica recebeu em julho de 2014, uma caravana de associados ao Sistema AJORIO. Os participantes puderam conhecer mais sobre os processos utilizados pela empresa para aplicar revestimentos de metal sobre superfícies diversas. Esta etapa é uma das mais importantes na fabricação de bijuterias e joias folheadas e impacta diretamente na qualidade do produto.

61


62


Acesso aos Mercados Nacionais e Internacionais O APL Joia Carioca promove e facilita o acesso das empresas associadas aos clientes e fornecedores no Brasil e no exterior através da participação em iniciativas que, por meio de estratégias variadas, combinam a valorização do setor com planos anuais de trabalho e acompanhamento das ações como: RODADA DE NEGÓCIOS - aproximar os empresários brasileiros e estrangeiros interessados em estabelecer parcerias e novas oportunidades de negócios; FEIRAS - participação em importantes feiras nacionais e internacionais ampliando as oportunidades de negócios e dando mais visibilidade as marcas do setor. EVENTOS - participação em eventos de grande relevância para desenvolvimento e posicionamento do setor nos mercados.

63


Acesso aos Mercados

2006/2007

• 27ª RioJóia - Fashion Rio • JIS Miami • Bijorhca – Éclat de Mode (Paris) • AJORSUL FAIR MERCOOPTICA (duas edições) • FENINJER • Fashion Business

27ª RioJóia foi realizada em junho de 2006 no âmbito do FASHION RIO.

Estande Coletivo do Joia Carioca no Fashion Business.


2008/2009 • FENINJER (três edições) • Salão do Turismo (duas edições) • Fashion Business • Espaço Bling Bling no Morar Mais • Alto Verão Carioca • Fashion Rio (duas edições) • Bling Bling - Morar Mais por Menos • Joia Brasil - FASHION RIO

Joia Carioca no 4º Salão de Turismo.

Joia Brasil no Fashion Rio.

65


Acesso aos Mercados

2010/2011

• Fashion Rio (duas edições) • Moda Biju Brasil - Fashion Business (quatro edições) • FENINJER (quatro edições) • Circuito de Moda Carioca (duas edições) • Rio-À-Porter • Brazil Gem Fair – durante o ICA Congress Brazil • 6ª Salão do Turismo

Joia Carioca no Rio-À-Porter, durante o 18º FASHION RIO.

66

Moda Biju Brasil - Fashion Business.


ICA Congress Brazil Em 2011, o Rio de Janeiro sediou o maior evento de pedras preciosas do mundo - o ICA Congress Brazil - que contou com a presença de aproximadamente 500 empresários internacionais interessados em realizar aquisições de gemas coloridas brasileiras e realizar parcerias com nossos empresários. O tema central do evento foi a “ética na mineração e comércio justo: desafios de mercado e certificação de minas”, sendo o primeiro evento internacional a tratar diretamente do tema. Além dos seminários, o Congresso reuniu diversas outras atividades, como o Brazil Gem Fair, uma feira de negócio, a Rodada de Negócios, cujo objetivo foi aproximar todos os empresários brasileiros e estrangeiros participantes do ICA Congress Brazil interessados em estabelecer parcerias e novas oportunidades de negócios e prêmios.

Seminário Design Sustentável .

Final do concurso de joias com gemas coloridas (evento paralelo ao ICA Congress).


Acesso aos Mercados

2012/2013

• Fashion Business • Rio-à- Porter (três edições) • FENINJER • Éclat de Mode - Bijhorca Paris (duas edições) • Filda – Feira Internacional de Luanda • Tecnogold • Salão Bossa Nova de Moda e Negócios (duas edições) • Moda Biju Brasil no Salão Bossa Nova de Moda e Negócios (duas edições) • Minas Trend • XXIV AJORSUL Fair Mercooptica • Circuito Moda Carioca

Minas Trend.

Participação de empresas do APL Joia Carioca na Éclat de Mode em Paris.


2014/2015 • Minas Trend • Circuito Moda Carioca (três edições) • BIJORHCA – PARIS (duas edições) • Minas Trend • Loja Mosaico no Parque da Bola

Circuito “Rio Show de Bola” Durante a Copa do Mundo de 2014, 19 empresas representaram o APL Joia Carioca na loja Mosaico Brasil, parte do Circuito “Rio Show de Bola”, uma iniciativa do SEBRAE/RJ. O espaço foi uma das diversas atrações do evento Parque da Bola, que aconteceu no Jockey Club da Gávea e de onde foram transmitidos os jogos do mundial. As empresas Abner Salustiano, Carol Barreto, Dulce Marine, Ana Maria Huertas, Françoise Perret, Luíza Diniz, Joias Renata Rose, Glória Erthal, Tupinikingdon, Iriana Tortori, Milu Assad, Lucia Perrone Joias, Mosaicon, Romildo Tomaz, Zóia, Pantai Joias, Bessie Complementos, Diogo Dalloz e Marisa Portella fizeram exposição e venda de seus produtos de 12 de junho a 13 de julho.

Circuito "Rio Show de Bola".

Circuito "Rio Show de Bola".

69


Acesso aos Mercados

2016

• Rio + Design Milão • Veste Rio - Outlet e Feira de Negócios (duas edições) • Rio Moda Rio • É do Rio! na Paralela Gift • Rio + Design • Cabo Frio Fashion Day • É do Rio! na Bijorhca • É do Rio! no PAN2016 (Panamerican Congress on Vascular and Endovascular Surgery 2016) • É do Rio! na JIS Miami

Veste Rio

70


É do Rio! na Paralela Gift.

Rio+Design Milão.

71


72


Fomento a Intersetorialidade Importantes ações para o fomento a intersetorialidade foram realizadas pelo APL Joia Carioca. O objetivo é identificar sinergias entre projetos que poderão trazer ganhos para todos os participantes na construção de soluções inovadoras e fortalecer as experiências intersetoriais. Em 2008, durante a participação do APL Joia Carioca no Seminário de Design na 10ª Merconoroeste, surgiu a ideia de desenvolver o trabalho de inserção de pedras preciosas no tradicional bordado de Porciúncula, agregando valor e abrindo mercados para as artesãs. Em 2015 foram realizadas oficinas para desenvolvimento de produtos. As próximas etapas preveem a abertura de mercado através da prospecção comercial, inserção do trabalho nas redes sociais e mídias digitais e soluções de acabamento e embalagem dos produtos.

73


Fomento a intersetorialidade

Joia e Moda

Desfile de Moda com joias e bijuterias cariocas durante o Cabo Frio Fashion Day (Foto: Bruno Ryfer).

Joia e Artesanato

Capacitação para inserção de pedras preciosas no bordado tradicional de Porciúncula/RJ.


Joia e Carnaval

Milton Cunha guiou os designers na visita de pesquisa à Cidade do Samba Concurso "A Coroa do Rei é de Ouro e é de Prata".

Joia e Turismo

Estande Joias do Brasil no 6º Salão do Turismo em São Paulo.

75


Expediente AJORIO Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro PRESIDENTE: Carla Christina Fernandes Pinheiro DIRETORA EXECUTIVA: Angela Andrade COORDENADORA DO PROJETO APL JOIA CARIOCA: Fernanda Azevedo

SEBRAE/RJ DIRETOR SUPERINTENDENTE: Cezar Vasquez DIRETOR: Evandro Peçanha DIRETOR: Armando Clemente COORDENADORA ESTADUAL DOS PROJETOS DE MODA: Fabiana Pereira Leite e Souza de Mello GESTORA DO PROJETO DE GEMAS E JOIAS: Carolyne Gomes Jorge

Equipe editorial EDIÇÃO: Angela Andrade ASSISTENTE: Fernanda Azevedo TEXTOS E REVISÃO: Dayana Antunes PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO: Raf Design e Comunicação IMPRESSÃO: Artes Gráficas Formato

76


Uma das mais importantes conquistas para o setor de joias e bijuterias foi a criação do APL Joia Carioca. A partir desta iniciativa do Sistema AJORIO em parceria com o SEBRAE/RJ, pequenos artesãos e designers se transformaram em empresas formalizadas, gerando empregos e impulsionando a economia local. Gostaríamos de agradecer a todos os parceiros, empresários e amigos por acreditarem neste virtuoso projeto. A transparência, equidade e participação de todos em busca do objetivo comum foi o grande segredo para esse sucesso. Esperamos semear e colher ótimos frutos e para isso contamos com todos para que juntos possamos escrever mais outra década de vitórias.

77


78

Joia Carioca Retrospectiva  

Para comemorar os 11 anos de sucesso do projeto mais importante para o setor de joias e bijuterias no Rio de Janeiro, o APL Joia Carioca rea...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you