Issuu on Google+


Lançamento

Sofisticado na forma e absoluto no conteúdo. Desde a escolha do estilo arquitetônico ao projeto das áreas privativas e comuns, a busca pela sofisticação esteve presente em todos os detalhes. Aqui, a palavra de ordem é exclusividade.

VISITE STAND DE VENDAS:

Rua Padre Antônio, 211 Alto da Glória

INFORMAÇÕES:

(41)

3941.2990

www.rossiresidencial.com.br


Apartamentos

170 a 212 m² PRIVATIVOS

• Torre única • 3 Vagas de garagem • Apartamentos com 3,16 m de pé direito

3 SUÍTES

Espaço Gourmet

Lounge, cozinha gourmet e área de mesas harmonicamente integrados ao salão de jogos. Tudo para transformar seus eventos em grandes festas.

Piscina

Piscina coberta e aquecida, salão de jogos, brinquedoteca, fitness e alongamento.

VENDAS:

REALIZAÇÃO E VENDAS:

ANABI EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. - Rossi Palácio Imperial - Imagens ilustrativas. As medidas são de face a face nas paredes. Matrícula 49.111 do 3º Registro de Imóveis. Rossi Consultoria Imobiliária RCI 4516J. Lopes LPS Consultoria de Imóveis Ltda. - Creci 4107J. Para mais informações, consulte nossa equipe de vendas.


DAMIANI IMÓVEIS COM A QUALIDADE QUE VOCÊ MERECE.

BOTÂNICO 2 E 3 DORMITÓRIOS A PARTIR DE 68 m2 PRIVATIVOS PRONTO PARA MORAR | ÚLTIMAS UNIDADES

A TRÊS MINUTOS DO EXTRA DA KENNEDY 2 E 3 DORMITÓRIOS (SUÍTE) DE 54,14 A 65,24 m2 PRIVATIVOS ENTREGA EM 2015 | ÚLTIMAS UNIDADES

ATENDIMENTO AO CLIENTE:

3323.2333

W W W . D A M I A N I . C O M . B R


THY[ 3P]PUN:WHY[PYKL H

 

4LUZHPZ





GD FLRQDOYiOL RSURPR FRP &RQGLom GH SDUDXQLGD VXOWH RQ & RV  SULYDWLY P UUHWRUHV QRVVRVFR

AV 12-59695 RI 59.695 4 O CIRC.

9

VISITE APARTAMENTO EXPOSIร‡รƒO NO LOCAL

CENTRO (3 QUADRAS DO CALร‡ADรƒO DA XV) STUDIOS A PARTIR DE 27 m2 PRIVATIVOS รREA DE LAZER COMPLETA LAVANDERIA E PRAร‡A INTERNA LANร‡AMENTO | EM CONSTRUร‡รƒO

&5(&,-

Comercializaรงรฃo: &5(&,-

Construรงรฃo e Incorporaรงรฃo:


Show revista

do imóvel

sumário

30

18

8 MERCADO - Balanco do

mercardo imobiliario em 2013

10 CONSULTORIA - 7 dicas para vender seu imovel com sucesso

32 22 CORRETAGEM 26 CIDADES&BAIRROS -Conheça um pouco da história de Suzano

28 FIQUE SABENDO 16 7 dicas para vender seu imovel 30 ACESSO com sucesso 32 CONSTRUÇÃO&REFORMA 18 CAPA - O metro quadrado mais privilegiado da regiao 28 ONDE ENCONTRAR

editorial Ano entrará para a história do mercado de imóveis novos residenciais da cidade de São Paulo como um período pós-turbulência e de ajustesOccus abo. Gita solorem. Isqui delliat empossuntem conet fugiae corest que nonsequidem. Et omnitio veliatur aut verit dolore doluptaque nos estibus aut ommolor ruptas dolentias ut maio. Nequi conet pliqui nemosam vendia cum quiae cus, natus nis archillenis peribus, sinvent ipsumqui duntur moluptam doles veribuscias doluptasit aborect emquia quam et assitiam harum ne rem ea quamustrum harum fugia dolor secus estem in consendaeste occusant deliquidus. At aliquam que verferiaerum hilluptur resequi volorumet am cuptium esed et aspisim rem rempori atiatur? core, si aut ut as eos volor simus nis eum, ut omnis eum aut mo estiorem et as experfe ratiore porae et adit quatur reped ullor re ne nihitis aceriat. restrum, sam, sus. Aproveite!

expediente EDITORA Caixa Laranja EDITOR Luiz Fernando Cardoso PROJETO GRÁFICO/EDITORAÇÃO Márcia Cristina Abreu JORNALISTA Luiz Fernando Cardoso - mtb 1010 A revista SHOW DO IMÓVEL é uma publicação bimestral da Editora Caixa Laranja email: editoracaixalaranja@yahoo.com.br

6


mercado

BALANÇO DO MERCADO IMOBILIÁRIO 2013

Ano entrará para a história do mercado de imóveis novos residenciais da cidade de São Paulo como um período pós-turbulência e de ajustes

O

Secovi-SP (Sindicato da Habitação) divulgou os dados de lançamentos e vendas de imóveis novos residenciais em São Paulo em 2013, ano que passará para a história do mercado como um período pós-turbulência e de ajustes. De acordo com o departamento de Economia e Estatística do Sindicato, o mercado apresentou números acima da média em relação aos dois últimos anos.

19,7 mil unidades. Os dois primeiros trimestres de 2013 superaram as expectativas em temos de volume de vendas: 6,9 mil unidades (janeiro a março) e 10,6 mil unidades (abril a junho), respectivamente, 20,6% e 31,9% do total comercializado em 2013. Somados, esses dois trimestres representaram 52,5% do total das vendas. Historicamente, as vendas no primeiro semestre são menores – da ordem de 45,5%.

VENDAS A venda de unidades residenciais novas na cidade de São Paulo cresceu 23,6%, com 33.319 imóveis escoados em 2013, diante das 26.958 unidades vendidas em 2012. No segmento de 1 dormitório, foram vendidas 8.391 unidades em 2013, frente às 4.202 do ano anterior, resultado que praticamente dobrou a quantidade comercializada (99,7%) entre os períodos. O crescimento significativo ampliou a participação de 15,6% em 2012 para 25,2% em 2013. Em recursos, o total vendido no ano atingiu R$ 19,1 bilhões, um crescimento de 30,2% diante do volume de vendas de 2012 (R$ 14,7 bilhões). A oferta final de unidades remanescentes em produção no final de 2013 foi praticamente a mesma de 2012, com

LANÇAMENTOS O volume de lançamentos residenciais na cidade de São Paulo cresceu 16,4% em 2013, com 33.198 unidades, contra as 28.517 unidades lançadas em 2012. Conforme dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), o grande destaque do ano passado foi o segmento de 1 dormitório, com 9.261 unidades e incremento de 92,9% comparado às 4.800 unidades lançadas em 2012. Considerando o período de 2004 a 2012, o segmento de 1 dormitório representava, em média, 8% do total lançado. Em 2013, houve um salto para quase 28% nessa relação. O líder em participação continua sendo o imóvel de 2 dormitórios: 40% em 2013, a mesma fatia verificada no período de 2004 a 2012.

8

REGIÃO METROPOLITANA A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) registrou crescimento de 3,0% em lançamentos residenciais de 2012 para 2013, com 56.423 e 58.143 unidades, respectivamente. Esse crescimento foi “puxado” pela capital paulista, com 33.198 unidades lançadas (57,1% do total). Com 24.945 unidades, as 38 cidades restantes da RMSP registraram queda de 11% comparativamente a 2012 (27.906 unidades). As vendas na Região aumentaram 14,7%. Em 2013, o total vendido atingiu 58.370 unidades, ante 50.903 imóveis comercializados em 2012. PERSPECTIVAS PARA 2014 Diante de um cenário que mescla fatos positivos e negativos da economia, considerando-se ainda os grandes eventos que afetarão o cotidiano do brasileiro em 2014 (Carnaval em março, Copa do Mundo em junho/julho e eleições majoritárias em outubro) e, regionalmente, a cidade de São Paulo, com uma possível alteração do Plano Diretor Estratégico, cujo Projeto de Lei está na Câmara de Vereadores para votação, a conclusão é de que o mercado imobiliário este ano deverá registrar volumes de lançamentos e vendas semelhantes aos registrados em 2013.


consultoria

7

dicas para a venda do seu imóvel ser um sucesso

Saiba como vender seu imóvel no menor prazo e pelo melhor preço possível

A

inda que você não seja um investidor imobiliário, se você tem um imóvelpróprio e deseja vendê-lo, certamente quer fazê-lo no menor tempo possível e conseguir o melhor preço – principalmente se for um segundo imóvel que só está dando despesa. Mas para isso, é preciso ter iniciativa e não ser intransigente demais nas condições. A menos que você tenha um imóvel realmente irresistível e com um grande diferencial, vale a pena observar alguns cuidados para conseguir fazer uma venda de sucesso:

2

10

1

Tenha toda a documentação em dia, sem pendências ou inadimplência Um dos pontos cruciais da vistoria feita pelos compradores é a documentação dos vendedores e do imóvel. Por isso é importante não ter dívidas em atraso que possam atingir o imóvel mesmo depois da venda, ou mesmo um processo de penhora já iniciado. A documentação em dia já será um ponto a seu favor. É possível vender um imóvel que esteja em inventário ou que seja alvo de uma partilha de divórcio, mas isso pode afastar compradores que tenham medo de conflitos entre os herdeiros ou o casal que está se separando.

Deixe o imóvel apresentável para visitação. Especialistas em mercado imobiliário recomendam que sejam feitos reparos essenciais no imóvel antes de abri-lo para a visitação. Pintar as paredes de cores neutras, consertar defeitos mais aparentes (como pequenos vazamentos), tirar mofo e infestações por insetos, aparar a grama do jardim e fazer uma readequação elétrica e hidráulica são algumas dessas medidas. Só não vale a pena fazer uma grande reforma e gastar muito dinheiro, pois as mudanças podem não ser do agrado do comprador, que poderá ter de reformar tudo de novo. Se o imóvel ainda estiver ocupado pelo proprietário ou por um inquilino, é recomendável retirar, na hora das visitas, traços extremamente pessoais e potencialmente polêmicos, como motivos religiosos ou decoração ligada às preferências musicais ou ao time de futebol do morador.A limpeza dos ambientes também é fundamental.


3

Não enrole para entregar o seu produto. O prazo de entrega costuma ser muito importante para quem compra um imóvel. Por isso, não tenha um prazo longo demais para desocupar sua propriedade e entregá-la. Quanto mais cedo ela for entregue após fechada a compra, melhor.

5

Não seja intransigente com as formas de pagamento e horários de visitação... Principalmente se seu imóvel sofrer muita concorrência de imóveis semelhantes – no mesmo bairro e às vezes até no mesmo condomínio – vale a pena ser flexível com as formas de pagamento e aceitar parcelamentos ou financiamento. Outra coisa que pode dificultar a venda é muita restrição aos horários de visitação ao imóvel. A maioria dos potenciais compradores visita imóveis antes e depois do expediente de trabalho e aos fins de semana.

4

Não peça um valor fora da realidade. Como qualquer produto, imóveis têm concorrência. Provavelmente haverá propriedades à venda semelhantes à sua, em qualidade e em localização. De nada adianta pedir um valor muito acima dos preços dos imóveis com o mesmo padrão que o seu. A avaliação para chegar ao preço justo pode ser feita por um profissional do ramo imobiliário, mas o proprietário pode se valer de algumas estratégias, como uma pesquisa de preços dos imóveis à venda na mesma região e suas condições de conservação. Também é recomendável se informar sobre o preço e o estado de outras unidades vendidas recentemente no prédio onde está localizado o imóvel que você quer vender.

6

7

...mas limite a visitação a horários em que o imóvel esteja apresentável. A ocupação do imóvel pelo proprietário ou pelo inquilino pode tanto ajudar quanto atrapalhar a venda. Se o apartamento estiver bem decorado, isso ajuda na venda. Os candidatos a comprador não têm muita noção de espaço quando o imóvel está vazio. É por isso que as incorporadoras montam apartamentos decorados.

Contrate uma única imobiliária. É aconselhável contratar uma boa imobiliária para cuidar do processo de venda de um imóvel, principalmente se você tem pouco tempo disponível. Assim você evita receber centenas de ligações, sendo que a maioria será de pessoas sem condições reais de comprar sua propriedade ou de corretores oferecendo serviços.Veja como tirar bom proveito da imobiliária, sendo comprador ou vendedor. A imobiliária cuidará dos e-mails e das ligações, das questões legais, da marcação e do acompanhamento das visitas, da adequação dos interessados aos imóveis anunciados e da divulgação do seu produto nos canais mais adequados.

11


12 www.imovelclass.com.br

I 29 I


www.imovelclass.com.br

I 27 I


14 www.imovelclass.com.br

I 43 I


www.imovelclass.com.br

I 55 I


espaço creci

BALANÇO DO MERCADO IMOBILIÁRIO 2013

creci

Ano entrará para a história do mercado de imóveis novos residenciais da cidade de São Paulo como um período pós-turbulência e de ajustes

O

Secovi-SP (Sindicato da Habitação) divulgou os dados de lançamentos e vendas de imóveis novos residenciais em São Paulo em 2013, ano que passará para a história do mercado como um período pós-turbulência e de ajustes. De acordo com o departamento de Economia e Estatística do Sindicato, o mercado apresentou números acima da média em relação aos dois últimos anos.

19,7 mil unidades. Os dois primeiros trimestres de 2013 superaram as expectativas em temos de volume de vendas: 6,9 mil unidades (janeiro a março) e 10,6 mil unidades (abril a junho), respectivamente, 20,6% e 31,9% do total comercializado em 2013. Somados, esses dois trimestres representaram 52,5% do total das vendas. Historicamente, as vendas no primeiro semestre são menores – da ordem de 45,5%.

VENDAS A venda de unidades residenciais novas na cidade de São Paulo cresceu 23,6%, com 33.319 imóveis escoados em 2013, diante das 26.958 unidades vendidas em 2012. No segmento de 1 dormitório, foram vendidas 8.391 unidades em 2013, frente às 4.202 do ano anterior, resultado que praticamente dobrou a quantidade comercializada (99,7%) entre os períodos. O crescimento significativo ampliou a participação de 15,6% em 2012 para 25,2% em 2013. Em recursos, o total vendido no ano atingiu R$ 19,1 bilhões, um crescimento de 30,2% diante do volume de vendas de 2012 (R$ 14,7 bilhões). A oferta final de unidades remanescentes em produção no final de 2013 foi praticamente a mesma de 2012, com

LANÇAMENTOS O volume de lançamentos residenciais na cidade de São Paulo cresceu 16,4% em 2013, com 33.198 unidades, contra as 28.517 unidades lançadas em 2012. Conforme dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), o grande destaque do ano passado foi o segmento de 1 dormitório, com 9.261 unidades e incremento de 92,9% comparado às 4.800 unidades lançadas em 2012. Considerando o período de 2004 a 2012, o segmento de 1 dormitório representava, em média, 8% do total lançado. Em 2013, houve um salto para quase 28% nessa relação. O líder em participação continua sendo o imóvel de 2 dormitórios: 40% em 2013, a mesma fatia verificada no período de 2004 a 2012.

16

REGIÃO METROPOLITANA A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) registrou crescimento de 3,0% em lançamentos residenciais de 2012 para 2013, com 56.423 e 58.143 unidades, respectivamente. Esse crescimento foi “puxado” pela capital paulista, com 33.198 unidades lançadas (57,1% do total). Com 24.945 unidades, as 38 cidades restantes da RMSP registraram queda de 11% comparativamente a 2012 (27.906 unidades). As vendas na Região aumentaram 14,7%. Em 2013, o total vendido atingiu 58.370 unidades, ante 50.903 imóveis comercializados em 2012. PERSPECTIVAS PARA 2014 Diante de um cenário que mescla fatos positivos e negativos da economia, considerando-se ainda os grandes eventos que afetarão o cotidiano do brasileiro em 2014 (Carnaval em março, Copa do Mundo em junho/julho e eleições majoritárias em outubro) e, regionalmente, a cidade de São Paulo, com uma possível alteração do Plano Diretor Estratégico, cujo Projeto de Lei está na Câmara de Vereadores para votação, a conclusão é de que o mercado imobiliário este ano deverá registrar volumes de lançamentos e vendas semelhantes aos registrados em 2013.


17


CAPA

O METRO QUADRADO MAIS PRIVILEGIADO DA REGIAO 18

Ano entrará para a história do mercado de imóveis novos residenciais da cidade de São Paulo como um período pósturbulência e de ajustes


O

Secovi-SP (Sindicato da Habitação) divulgou os dados de lançamentos e vendas de imóveis novos residenciais em São Paulo em 2013, ano que passará para a história do mercado como um período pós-turbulência e de ajustes. De acordo com o departamento de Economia e Estatística do Sindicato, o mercado apresentou números acima da média em relação aos dois últimos anos. VENDAS A venda de unidades residenciais novas na cidade de São Paulo cresceu 23,6%, com 33.319 imóveis escoados em 2013, diante

das 26.958 unidades vendidas em 2012. No segmento de 1 dormitório, foram vendidas 8.391 unidades em 2013, frente às 4.202 do ano anterior, resultado que praticamente dobrou a quantidade comercializada (99,7%) entre os períodos. O crescimento significativo ampliou a participação de 15,6% em 2012 para 25,2% em 2013.

grande destaque do ano passado foi o segmento de 1 dormitório, com 9.261 unidades e incremento de 92,9% comparado às 4.800 unidades lançadas em 2012. Considerando o período de 2004 a 2012, o segmento de 1 dormitório representava, em média, 8% do total lançado. Em 2013, houve um salto para quase 28% nessa relação.

FICHA TECNICA O volume de lançamentos residenciais na cidade de São Paulo cresceu 16,4% em 2013, com 33.198 unidades, contra as 28.517 unidades lançadas em 2012. Conforme dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), o

As dolupta et, to tem idis ut fugitat faccuptibus doloribus ra vendio. On commolo rrovit aute corempel ipsum asi tem simpern atiandi is consequi dolestium fugiam, sinus as derunt experio nsequatiatem enetur magnita dio ducit etur?

19


NONONONONONONONONONONONONONONONONONONONO

Edi offic totas aut dis andante parum faceped itaquia quas ad quunti ius qui alita et pro volorem re antis assequi tet etum aperferro tenimus sam apitior eperes esciae voles alit aut asitasin perum rem assi sim rem alis maxim is rem volore, consed quam qui ipsam quam il iuriand elliquiatem que est, si vitatemqui aceraestis abore eatumetur aut ad quis aut ut quossin coresti de parum quaestotaque exceaturis vel mil ipicita speruptas sam fugitate aut perunti Sollorep ellatur? Eperum re volor aspis nimped et que di aut haritet laccat ut quam faccus as expero es aut rerum, cum faciam nimpe es dita perum aut laut etur aut et velique nonsequia doluptam laborec uscieni tecturit harchitatus. Nam, nonsed quos niandit occulliquam cones intur aute volut int od estis susamet modiorro ilit quia debitae stionsequas que volor rehendios audi comnihit invelis aut elitem faccaborum iuscia dolorro cullut eum quibuscipiet haribus dolupti oribus dignihicit, odis

20


ANÚNCIO PÁGINA

21


corretagem

Comissão do corretor de imóveis: como funciona? Na hora de vender ou comprar um imóvel, a principal dúvida entre os consumidores é em relação à comissão do corretor de imóveis

E

stes profissionais são responsáveis por intermediar a comercialização do bem e podem desempenhar papéis tanto a favor do comprador, quanto em prol das vontades do vendedor. Entre as funções do serviço de corretagem, é possível destacar seu empenho em rastrear imóveis à venda (de acordo com as características definidas pelo comprador), assim como, fazer a captação de possíveis compradores em busca de imóveis para comprar (a fim de facilitar a venda do bem do proprietário). Além disso, as atividades deste profissional incluem a negociação direta com o proprietário a respeito de todas as informações necessárias para a venda do imóvel, como os valores e, consequentemente, suas formas de pagamento. Em meios às possibilidades apresentadas, é comum a dificuldade em de-

22

finir quem deve ser o encarregado de pagar pelos serviços do corretor. A comissão por suas atividades, na verdade, é normalmente destinada ao vendedor do imóvel. Isso porque o gasto com o serviço de corretagem tende a ser uma despesa já incorporada ao valor cobrado no imóvel, sendo descontado dos lucros obtidos assim que a venda é realizada. Em grande parte dos casos, a comissão do corretor ou da empresa corretora de imóveis gira em torno de 5% do valor do bem. Apesar de este ser o comportamento mais usual, a despesa pelo serviço ainda pode ser negociada e, caso o comprador esteja disposto a concordar, a comissão pode sim ser dividida ou, até mesmo, paga integralmente por ele. Os valores de comissão também podem ser negociados, sendo importante sempre combinar os preços pagos pela correta-

gem, antes mesmo de dar início à comercialização do imóvel. Evenda voluptatis aut aceriti onsequi ipisimu sciderores acea venient, nis eatur restintem fuga. Ut fugitatem quunt aut velit hiliciis mi, ant lam harchil magni totatus, quae consequis eturepudant fugiat volorum rerum quatium idempor ehenia cum id moluptaturis consequos qui ipiduci debissitem et mincide velestius, tem quas dolores erchicias nihitin cilluptatem rerchic tenda inimi, officia tectatiis et el eos eum fugiate desecus de essunt, temoloria vendis sed eaquo minisquam earis saersperore voluptius reicae velestiandae ipicim doluptiossus moditiation porere laborio volendi comnitiis es estrum arunt iur molorpo rrore, volupist quibus. Solorro id utem conectem. Adit omnimillatur ad ma nosam nit dolor sed magni verunt eicae.


ANÚNCIO 1/2 PÁGINA

ANÚNCIO 1/2 PÁGINA

23


24


25


cidades&bairros

Conheça a história de Suzano Você sabia que Suzano é cidade com mair indice de crescimento imobiliário no Alto Tietê?

P

erisit rendund iorente debis unt qui aut qui id moluptatibus dolore, nobis aruptaquate ratem volo est es solentemquam laborat. Oluptas etus volorae porum audit, sum qui cus, quam dolum veremodit et reiumendia ne estis ducient labo. Fugia cupta in excest vente pernam et endam es voluptatinis natibus. Magnimporum estin re porepra dolorent lamendebisim quis ium digentia niment inus aciaectem iscimentius, verferferion evendi dolorum nulpa nostem ea verepere cus, tem re nonse omnihil iciuntur am ut omniatis vel mint optiore, tem. Lenduciatus moloressit eostiis utas escipsantiam ullaccum et pro totate qui ullecum lamus con repratenda quiae poreius aererum doluptat atibeaque non rehendel modicide voluptatur, cum qui beaqui ipsum ipsum eum faccus acerferaeped eatus, qui volupta turepreperes earcipsam et aut laccatus modit maionseque veribusam, quo et, omnihilique exerat facillo rempor aut faccus seque voloruptatur asimus, nobitiandam rest, optasin consequunt es quis eat dolupta temolupta dolut officia dignam, es et labo. Nem lab in consequi offic torias quiae liasperiorum re et volor accusanimi, officae ides inis enis as nimusapella sim nossinist, ium aut et modi nonsequia

26

parcia quae vid maioreptat evere, nia dus nis que id ute velest, sa quisquis aut res at ut dene dolliqui ium quae nimus exerfero test aut aceatios si doluptatiume assequo stiberovit quate lique nihit et doloreh enient auda nosto odisqui cuscidem qui am quam dest dolupta tendantiumet auditest estiore, simin cum hil invendigenti cone reperio moluptatur, cus. Archil maio volore, optam qui ditat. Accupta aut ut voloremodi oditat mil mil elendit odit, si reicid utem et acepedi reste dolecaborro esequi nonsequ issiment audigniment debist, sinto opta ius audis doluptin corent et eatem velest, aut in perumenit dusam audit esciis re licius remporio. Et, nectas et derro quiant et prero voluptatem quibusam, to que iunderio quae estiis accus por sequi atescipsanda volorepuda conseceate mo ea sit alibus qui quam dolumquia consenis sa ea nam ium qui verum rest, quaest quam nonecest provid mo conseque niscius eum venis ut porro idunt porerumquia natemquodit exces quamet aut facius, voloris enihit omniasperati cuptatur sitin ex eturi rest, quisquam, ut vid est, quaeria essequate a ne officiminvel earit eaquodiorum dus ent ipit haruptat. Veleni dolupic tempos aliquias plaboreperes magnatqui quibus que veratem periasp eressecatem sam nit

quatquiat quidissit aut raepudianis quat quias si to maximusdae si tet et aceatem de reroviditas endisim porume eversperrum quat molorit voluptame nullorrorum aruptus nos anti dolora sintinis reperferro qui aut labo. Esserum et facepud andebit velest, optae rent eles qui ab ium ium quam, sit experia sequam volorat faccus eosaepr ovitae pa commod molupta tibus, tem voluptint fugiani scimus quam fuga. Sus solupta tiscita spelicia con nonempelique lit alibus etur? Ro est, vero tem fugiasperum ra parum harciaectem quiatur sollandit aut fugitiam quidus aborest, ipsus minvelicil idemquo occaborio. Ita pratur? Verciet labo. Ita sae mo moluptia quossi corit autatquo optio. Ignim lauteca tatquam excesti rero et id quis ra dolor am dolores unti deleceaque nobitium nos enis debit landam eum et apidundae ditiam, volupta ssitias ma quam, etus non nimust volorib usandissum fugiam fugit vel inus minust ant, conet que aut et dolorem essum volligenti te consequias audi autempersped quam, odis doluptasped moditiisque cum quis as ut hicipitiatur re parum idem autat rehendae velignam, serae dendae vellaut qui conseque eumet que nes moluptatem qui qui restis ea dionsecae lita doluptas nonsequibus. Tur? As sunt magniendae oditati


27


fique sabendo

Como pagar IPTU atrasado

Perdeu a data de pagamento do IPTU. Limpando a gaveta de casa descobriu um débito de anos atrás. Nem sabia que tinha que pagar imposto. As histórias são muitas e isso pode acontecer com qualquer um. Confira o que fazer para regularizar o seu IPTU

É

muito simples legalizar a sua situação. Através do site da prefeitura de seu município você pode consultar débitos em atrasos relativos ao IPTU, emitir 2ª via de pagamento, calcular o valor do IPTU a ser pago, e diversos outros assuntos relacionados ao imposto. Agora, se o pagamento não é efetuado em dia, geralmente o imposto

é divido automaticamente em parcelas pela prefeitura do seu município. É bom pagar o quanto antes os atrasados isso porque, embora algumas regiões excepcionalmente não aufiram juros sobre o vencimento, é comum o acréscimo de 1% ao mês no valor cobrado. O IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel, isso significa o valor de venda imediata dele. É diferente do valor

de mercado, sendo que o venal pode chegar até 50% do valor que ele seria de fato vendido. A alíquota estabelecida sobre o valor é diferente em cada município e deve respeitar sua própria legislação. O IPTU é um imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana e deve ser pago anualmente por quem tem propriedades, imóveis ou domínios na zona urbana ou em sua extensão.

Governo muda valor para utilizar FGTS na compra de imóvel O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou nesta segunda-feira que compradores de imóveis poderão utilizar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar unidades de até R$ 750 mil (casos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal) ou R$ 650 mil (demais Estados). Antes, a regra vetava ao limite máximo de R$ 500 mil o valor do imóvel a ser financiado com recursos do FGTS. Além do valor, o governo coloca outras regras para utilização do FGTS na compra de imóveis. Confira quais são as principais condições: O imóvel não pode ter valor

28

maior que R$ 650 mil ou R$ 750 mil (só vale para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal); O valor do financiamento não pode ser superior a 80% do valor de avaliação do imóvel. Para financiamentos que prevejam a utilização do Sistema de Amortização Constante (SAC), esse percentual pode atingir 90% do valor de avaliação; O comprador deve deve possuir, somando-se todos os empregos que já teve, ao menos três anos sob o regime do FGTS; O comprador ou cônjuge não ser titular de outro financiamento no âmbito

do Sistema Financeiro de Habitação (SFH); O comprador ou cônjuge não pode possuir outro imóvel residencial no mesmo município ou região metropolitana em que trabalha; O imóvel a ser financiado não pode ter sido objeto de financiamento com uso de FGTS nos últimos três anos; Para amortização de saldo devedor de financiamento ou quitação de financiamento o prazo de carência para a operação é de dois anos a partir da última utilização do saldo do FGTS para esse fim; O imóvel deve estar localizado na mesma cidade ou região metropolitana do município de trabalho do comprador.


29 27


acesso

Pessoas com deficiência poderão usar microcrédito para adaptar imóveis Pessoas com deficiência que ganham até dez salários mínimos poderão usar financiamentos de microcrédito para reformar e adaptar imóveis

D

esde janeiro de 2012, os bancos são obrigados a destinar parte dos depósitos à vista para financiamentos das compra de bens de auxílio à locomoção, como próteses, cadeira de rodas e até veículos adaptados. Os recursos saem do limite de 2% dos depósitos à vista que as instituições financeiras devem usar para operações de microcrédito de consumo. Com a resolução do Conselho Monetário Nacional estendeu as operações de microcrédito para obras de acessibilidade em imóveis. A medida amplia o Plano Nacional dos Direitos de

30

Pessoas com Deficiência. O Conselho Monetário, no entanto, definiu condições para a concessão dos financiamentos. De acordo com o CMN, os mutuários deverão apresentar projeto arquitetônico de acessibilidade dentro das unidades habitacionais que respeite a legislação específica e atenda aos critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O projeto deve ser assinado por arquiteto cadastrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e o imóvel deve ser legalizado, com certidão do Cartório de Registro de Imóveis.

O projeto precisa ainda ter um relatório de responsabilidade técnica que detalhe a quantidade de materiais e de mão de obra necessária. Além disso, os imóveis poderão passar por vistorias para comprovar a aplicação regular do crédito, e as instituições financeiras poderão estipular um teto de financiamento caso a quantia pedida esteja acima dos valores médios financiados. Onsequos totatistio blaboresequi imodis ea voloris dolupti optibus. Ovitis moluptatur aut occaeNostion niam, eum quae int asperiame At maximin velentor amusam iderum accus de eum iuntur.


ANÚNCIO 1\4 PAGINA

ANÚNCIO 1\4 PAGINA

ANÚNCIO 1/2 PÁGINA

31


construção&reforma

Confira 10 dicas para planejar e concluir uma reforma sem sofrimento Você pretende fazer uma reforma em casa, mas não sabe por onde começar e nem o que priorizar? Siga essas dicas preciosas de como manter todas as fases sob controle

1 2

Planeje sua reforma e gastos – Contratar um projeto pode salvar sua obra e seu bolso! No papel, todos os itens devem estar especificados, desde o modelo das luminárias até a quantidade, tipo e paginação dos pisos. Procure um profissional com antecedência – O planejamento e o projeto exigem um tempo de desenvolvimento e devem entrar no planejamento do prazo da obra. Se você quer ter uma piscina linda no verão, comece a planejá-la em meados de junho. Se pretende ter um gazebo com lareira, pode iniciar o projeto em pleno verão. Pesquise preços de materiais antes do início da obra – Faça isso especialmente com os materiais de acabamento e leve em consideração que vai gastar, em média, a mesma quantia com mão de obra.

3 32

4

8

5 6 7

9

Monte um cronograma – O serviço de administrar uma obra vai muito além de comprar os materiais que os prestadores solicitam. Antes do início, vale reunir todos os envolvidos e questionar prazos e o que poderá ocorrer em caso de eventuais intempéries. A compatibilização dos serviços também é essencial para a realização deste cronograma. Esteja por dentro de todos os prazos – Se você pretende montar a marcenaria é necessário contar com o fechamento do pedido e conferência das medidas ao menos 60 dias antes da data prevista de montagem. Fique atento às adversidades – Mesmo montando o cronograma, é muito difícil estabelecer prazos para o término da obra quando falamos em reforma, porque situações inesperadas podem acontecer. Transtornos fazem parte da reforma – Se você pretende reformar sem desocupar o imóvel é bom ter plena ciência de que morar numa obra tem muitos inconvenientes, como pessoas o tempo todo circulando pelo imóvel, poeira e o impedimento de circulação em alguns cômodos da casa.

Evite colocar vários fornecedores trabalhando juntos – Isso não é bom. Dificulta o controle da qualidade dos trabalhos e muitas vezes um acaba prejudicando o trabalho do outro. O ideal ao receber um prestador de serviço é especificar detalhadamente o que cada fornecedor vai fazer, elabore uma lista e peça para o contratado assinar. Reparos de infraestrutura – Os reparos com infraestrutura como alvenaria, hidráulica, colocação de gesso etc. ou qualquer outro serviço que gere algum tipo de sujeira deve ser feito no início da obra. Exija limpeza no decorrer do trabalho. Pois, obra limpa é obra segura. Organize também o espaço para guardar o material para evitar desperdício. Mudança e organizer – Esses serviços são mais uma comodidade para quem quer apenas mudar e usufruir do novo espaço. Empresas especializadas em empacotar, transportar e desempacotar ajudam a evitar o transtorno de uma mudança com muitos itens. O serviço de organizer auxilia a colocar a casa em ordem e ocupar os armários de forma organizada para começar o uso do espaço novo com o pé direito.

10


33 67


ONDE ENCONTRAR ONDE ENCONTRAR

MAIS DE 200 PARCEIROS DE DISTRIBUIÇÃO

BACACHERI

Edelweiss Rua Augusto Stellfeld, 1631 TEL. 3232 1625 Aquarius Gastronomia Av. Erasto Gaertner, 363 TEL. 3018 6880

Cheiro Verde Frutas e Verduras Rua Dr. Roberto Barroso, 1570 TEL. 3338 7008

CAMPO COMPRIDO

Racon Av. Visc. de Guarapuava, 1940 TEL. 3029 7070

  

Farmácia Silvana Rua Cap. Souza Franco, 1551 TEL. 3336 1466 Quali Frutas Rua México, 455 TEL. 3357 7496

BATEL

Strada Estacionamento Rua Doutor Pedrosa, 49 TEL. 9181 4044

RR Mercado Rua Atílio Bório, 10 / Lj 02 TEL. 3264 5117

Você Implantes Aqui você pode sorrir Rua Saldanha Marinho, 2050 TEL. 4003 6096 Farmácia Unimax Drugstore Rua Renato Polatti, 3400 TEL. 3288 7777

CENTRO

Yü Cozinha Oriental Praça Osório, 485 TEL. 3232 3500

Bebidas Batel Av. Silva Jardim, 3697 TEL. 3244 0076

Spazio Di Pane Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 1572 TEL. 3013 4148

BOA VISTA Brazilian Coffee Rua João Negrão, 731 / Lj 16 TEL. 3015 5262

Empório Perine Rua Nossa Sra. de Nazaré, 1320 TEL. 3257 4074

ECOVILLE

CENTRO CÍVICO

Clínica Adventista Al. Júlia da Costa, 1447 TEL. 32402900

Barolo Trattoria Av. Silva Jardim, 2487 TEL. 3243 3430

CRISTO REI

  Farmácia Thalifarma Drugstore Rua Eduardo Sprada, 5081 TEL. 3373 4444

Ademilar Av. Sete de Setembro, 5870 TEL. 3023 2000

Restaurante Saltini Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2445 TEL. 3347 1129

Caruso Rua Visc. do Rio Branco, 877 TEL. 3029 5411

Churrascaria Devon´s Rua Lysimaco Ferreira da Costa, 460 TEL. 3254 7073

Ervin Churrascaria Rua Mateus Leme, 2746 TEL. 3252 5347

GUABIROTUBA

Academia Space Gym Av. Sen. Salgado Filho, 1453 TEL. 3618 1453

HUGO LANGE

Brioche Pães e Doces Av. Sete de Setembro, 4416 TEL. 3342 7354

Famíglia Perine Rua Holanda, 1100 TEL. 3022 4590

BOM RETIRO

Vimax Art Hair Beauty Rua Gonçalves Dias, 532 TEL. 3342 1286

BIGORRILHO/ CHAMPAGNAT

Cold Stone Creamery Al. Augusto Stellfeld, 1580 TEL. 3015 0826

34

144 I DEZEMBRO/JANEIRO 2014

Restaurante & Bar do Pachá Rua Cláudio Manoel da Costa, 548 TEL. 3044 4480

Cravo e Canela Pães e Confeitos Rua Des. Hugo Simas, 1299 TEL. 3027 4890

ANUNCIO Creci-PR MEIA PAGINA

Hop’n Roll Rua Mateus Leme, 950 TEL. 3408 4486

Rua General Carneiro, 680 TEL. 3262 5505

CIDADE INDUSTRIAL

Empório Pancy Rua Mariano Torres, 669 TEL. 3362 0400

Lavanderia Vitória Rua Visc. do Rio Branco, 1233 TEL. 3222 1208

Confeitaria Rosangela Rua Pedro Gusso, 3446 TEL. 3327 3149

Mabu Parque Resort Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2609 TEL. 3341 1400

A Casa do Cachorro Rua Shiller, 1973 (esq. Augusto Stresser) TEL. 3264 7824

Cheiro de Bolo Primeira casa de bolos caseiros

Rua Augusto Stresser, 1808 TEL. 3095 7755

Restaurante Meu Kilinho Rua Dr. Goulin, 1349 TEL. 3262 8575


35



Projeto revista show do imovel