Page 1

O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. É sintetizado no fígado e em quantidades normais, é necessário para algumas funções do organismo mas, em excesso, causa problemas. Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo algumas hormonas e ácidos biliares. Muitos são os factores que contribuem para o aumento do colesterol, dentre eles os factores genéticos ou hereditários, a obesidade e actividade física reduzida. A dieta inadequada, rica em gorduras saturadas, constitui provavelmente a principal causa (mas nem todos são dessa opinião).

Estes são uns homens com colesterol(.

Para ajudar a desenvolver hábitos mais saudáveis: comer sempre a metade do que gostaria de comer, aumentar o número de refeições diárias (5 ou 6), comendo menos e dando mais importância às verduras, legumes e frutas crus. Cuidado com manga, caqui e abacate, eles engordam, não abuse. Usar alimentos desnatados, evitar o açúcar e os alimentos que o contém, evitar a gordura animal (carne de porco, carne de vaca gordurosa, torresmo, pele de frango, maionese, frituras, embutidos, etc. - todos nós sabemos o que não devemos comer), tomar muita água (esse é o único alimento que não contém calorias) fora das refeições (antes ou depois), evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas e evitar comer nos intervalos das refeições. Para que isso dê certo a pessoa precisa também fazer exercícios regularmente, ou seja, gastar as calorias armazenadas. Os exercícios devem ser de preferência aeróbica (caminhada, natação, hidroginástica, corrida leve) e devem ser feitos de 30 a


45 minutos pelo menos 3 vezes na semana. Procure uma actividade que você goste de realizar

Como por exemplo:

Os legumes contêm muito amido.

As frutas contêm muito ferro que ajuda o organismo na digestão

Alimentação equilibrada: Não esqueça o pequeno-almoço, fundamental na sua manhã. Leite ou iogurte, de preferência magros, pão ou cereais e uma peça de fruta, constituem uma alimentação saudável. - Faça várias refeições por dia. Merendar a meio da manhã e da tarde, ajuda a controlar o apetite e evitar os “grandes” almoços e jantares.

- Atenção ao açúcar. Diminua o consumo de bolos e

doces. Prefira os caseiros, mas em dias de festa. Reduza gradualmente o açúcar que adiciona às bebidas, substituindo-o por adoçante - Cuidado com o sal! Modere a quantidade quando cozinha e evite usar saleiro


na mesa. Dê aroma e sabor aos seus alimentos com muitas ervas aromáticas e especiarias. - Reduza a gordura na confecção de alimentos usando recipientes não aderentes, Em vez de fritar, opte pelos assados, grelhados, cozidos no vapor ou guisados. - Beba água com e sem sede. A água é fundamental para o equilíbrio do nosso organismo.

O leite, o queijo e os iogurtes são ricos em cálcio, além de serem bons fornecedores de vitaminas e proteínas. No entanto, é aconselhável preferir as variedades magras ou meio gordas dos lacticínios. São de evitar a manteiga e as natas por serem ricas em gordura saturada e em colesterol.

Sheila Neves 6ºF Nº7


o colesterol  

este foi o trabalho que fiz para a disciplina de ciencias.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you