Page 1

Imagens de Astrolรกbios: Astrolรกbio รrabe


Astrolábios a partir do século XV:


Astrolábio: • ASTROLÁBIO - Vocábulo de origem árabe, formado por dois vocábulos o primeiro astron significa astro, estrela, e o segundo do verbo lambanein tomar. Formando assim o vocábulo com um sentido de domar os astros ou, em português arcaico, pesar os astros; instrumento astronómico muito provavelmente de origem grega, não se sabendo ao certo a data do seu aparecimento, nem qual a sua primeira forma ou modo de utilização. Com importante utilização na Idade Média ao nível da astrologia e astronomia, foi aperfeiçoado pelos árabes com a finalidade de fornecer uma representação do céu num determinado instante.


ASTROLÁBIO NÁUTICO Destinado exclusivamente ao uso no mar pelos mareantes, sempre acompanhado pelas tabuadas, que eram tabelas de valores zenitais que facilitavam o cálculo da distância. Esse cálculo efectuava-se pela altura dos astros, em particular do Sol, pelos pilotos nos mares. O astrolábio náutico sabe-se que foi desenvolvido por pilotos portugueses, sendo o primeiro do género atribuído ao astrólogo judeu Abraão Zacuto.


Imagens Balestilha:


Balestilha: O vocábulo tem origem na semelhança com "balesta" (besta), arma muito difundida na Idade Média, com as funções de um arco, mas com uma mecânica inovadora que produzia maior propulsão às setas; instrumento astronómico destinado a medir a altura dos astros. Era constituída por duas partes que podiam ser de diversos materiais: a primeira parte tinha mais ou menos cinquenta centímetros, graduada, designada de virote; a segunda parte mais pequena, perpendicular ao virote, que corre sobre este, denominada soalha. A leitura era feita com base no mesmo processo matemático que o astrolábio e o quadrante, que era realizada pelo cálculo do ângulo do triângulo entre o observador, o astro e a linha do horizonte


Imagens do Quadrante:


Exemplo de quadrante nรกutico.


Quadrante Náutico: Instrumento náutico utilizado para determinar a altura dos astros e por vezes do Sol. Provém do quadrante astronómico, mas muito simplificado, pelas diferentes necessidades de utilização dos mareantes. Constitui-se por uma forma de quarto de círculo, normalmente em metal ou madeira, em que o limbo é graduado de 0º a 90º graus, com duas pínulas de pontaria e um fio-de-prumo. A medição era realizada pelo cálculo do ângulo do triângulo entre o quadrante, o astro e a linha do horizonte.


Fim Felício Martins Nº2 6º f

Os Astrolábios  

trabalho para historia e informatica

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you