Page 29

viana do alentejo | boletim municipal

Novas Medidas de Apoio ao Emprego para o Tecido Empresarial ho, bem como promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados. Podem candidatar-se a estas medidas as pessoas singulares ou coletivas de natureza privada com ou sem fins lucrativos, onde se englobam as empresas, que pretendam criar novos postos de trabalho ou proporcionar estágios com duração de 9 meses.

Durante o mês de julho foi publicada a Portaria n.º149A/2014 que cria a Medida Estímulo Emprego e a Portaria n.º 149-B/2014 que altera as regras associadas à Medida Estágios Emprego. De grosso modo, estas medidas visam combater o desemprego, fomentando a criação líquida de postos de trabal-

Cada uma destas medidas tem apoios próprios e depen­ dentes do tipo de destinatário abrangido e do contrato estabelecido, no entanto ambas revestem a forma de apoio financeiro para ajudar a colmatar as novas des­pesas e­xistentes por força da integração dos novos colaboradores. Para informações mais detalhadas poderão consultar o portal do IEFP em www.iefp.pt e/ou solicitar mais esclarecimentos no GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico ou no GIP – Gabinete de Inserção Profissional.

Funções:

Objetivos:

- Apoiar jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção profissional; - Apoiar jovens e adultos desempregados no seu percurso de reinserção no mercado de trabalho.

População - alvo:

- Jovens à procura do 1º emprego; - Desempregados à procura de novo emprego e/ou de reconversão profissional; - Ativos em risco ou não de desemprego.

- Divulgação das ofertas de emprego, ou estágios, oferecidas pelas empresas e instituições da região; - Sessões de informação sobre medidas de apoio ao emprego, qualificação profissional, reconhecimento, validação e certificação de competências e de empreendedorismo; - Promover a articulação com entidades de formação internas (Centros de Formação Profissional) e externas ao IEFP, IP; - Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo é outro dos serviços prestados pelo GIP; - Ajuda especializada aos utentes ao nível de técnicas de procura de emprego. GIP - Gabinete de Inserção Profissional De 2ª a 6ª Feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 Câmara Municipal de Viana do Alentejo | Rua Brito Camacho, 11 7090-238 Viana do Alentejo | Tel.: 266 930 013 www.cm-viandoalentejo.pt | dasesocial@cm-vianadoalentejo.pt

29

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Setembro 2014  

Setembro 2014  

Profile for 67482
Advertisement