Page 31

viana do alentejo | boletim municipal

Espaços, símbolos e normas do Poder Local em exposição no Castelo de Viana do Alentejo Até dia 23 de outubro está patente ao público no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Poder Local em Aguiar e em Viana do Alentejo: espaços, símbolos e normas entre a Idade Média e o século XX”, da autoria de Fátima Farrica. A exposição, inaugurada no passado dia 9 de setembro, surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição dos forais manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo que estão a ser assinaladas ao longo do ano, e é também uma atividade do projeto Conhecer a História. O objetivo é mostrar ao público os documentos dos forais das duas vilas, explicar o que é um foral e dar a conhecer elementos fundamentais do Poder Local ao longo do tempo, caso dos espaços, condição para o exercício do poder camarário, dos símbolos e das normas, onde os

forais aparecem como documentos normalizadores. Dirigida a um público generalizado, a exposição que congrega informação entre os séculos XIII e XX, tem a maisvalia de compilar dados dispersos, muitos deles inéditos. A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e Projeto Conhecer a História, com o apoio da Junta de Freguesia de Aguiar, Junta de Freguesia de Viana do Alentejo e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, está patente ao público até ao dia 23 de outubro e pode ser visitada de manhã entre as 10h00 e as 13h00 e durante a tarde das 14h00 às 18h00. A partir de 1 de outubro a exposição está aberta ao público entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30.

“Vivências de Viana do Alentejo” em exposição na Igreja de N.ª Sr.ª da Graça De 16 a 23 de setembro está patente ao público, na Igreja de N.ª Sr.ª da Graça, em Viana do Alentejo, a exposição “Vivências de Viana do Alentejo”, da autoria dos alunos de história do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora. A exposição, que surge da vontade coletiva dos alunos da aula de história, da freguesia de Viana do Alentejo, remete para uma povoação e um Alentejo de algumas décadas atrás, centrando-se, essencialmente, no século XX. Ao todo estão expostos 31 objetos que abordam o quotidiano da época, a vida agrícola e o trabalho no campo, as profissões, a história e a memória. A exposição é promovida pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Universidade Popular Túlio Espanca, Polo de Viana do Alentejo, e a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.

31

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim setembro 2016  

Boletim setembro 2016  

Profile for 67482
Advertisement