Page 4

Gestão Autárquica

viana do alentejo | boletim municipal

Eficiência Energética Candidatura ao EEEF-European Energy Eficiency Fund

O Município de Viana do Alentejo conjuntamente com os outros municípios do distrito de Évora integra uma candidatura de apoio financeiro ao EEEF - European Energy Efficiency Fund, cujo objetivo principal é a realização de um plano estratégico para a energia no Alentejo Central, com vista à melhoria da gestão e eficiência energética que potencie poupanças económicas e uma sustentabilidade ambiental acrescida. Com o desenvolvimento do projeto pretende-se definir e implementar medidas de eficiência energética nas infraestruturas públicas da região que permitam reduzir custos energéticos e de manutenção dos municípios. Este projeto prevê um investimento total de cerca de 12 milhões de euros. Ao nível do plano estratégico, os objetivos são os seguintes: - Elaboração de um Plano de médio/longo prazo de estratégia energética; - Implementação do Centro de Operações de Energia; - Inventário dos ativos da iluminação pública de edifícios; - Adesão ao Pacto dos Autarcas. No domínio das medidas a desenvolver, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

- Adequação e otimização da infraestrutura de iluminação pública; - Edifícios Inteligentes; - Instalação de iluminação pública e edifícios mais eficientes e sustentáveis; - Aumento da qualidade da iluminação pública/edifícios; - Maior segurança e sentido de pertença à cidade; - Maior concentração e produtividade nos edifícios; - Gestão e controlo total de energia consumida pelo município; - Redução do consumo energético em 50%; - Redução da emissão de CO2; - Contribuição para as metas europeias 20-20-20; - Frotas de veículos verdes na manutenção urbana.

Piscina Municipal de Alcáçovas celebrou 5 anos No passado dia 23 de julho, o complexo das Piscinas Municipais de Alcáçovas celebrou o 5º aniversário. Recorde-se que a piscina foi inaugurada em 2010 pelo secretário de estado da juventude e do desporto, Laurentino Dias. A infraestrutura custou perto de 2,4 milhões de euros, tendo sido cofinanciada pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional que comparticipou em 1 milhão e 300 mil euros, aproximadamente.

04

De salientar que o complexo alberga 3 piscinas – 1 coberta no piso 0 e 2 para crianças no piso 1 – e um bar de apoio. Durante o horário de verão, as piscinas funcionam entre as 10h00 e as 20h00, encerrando à terça-feira. No período de inverno, a estrutura vai estar aberta de terça a quinta-feira, entre as 16h00 e as 20h30, e vai ter em funcionamento aulas de adaptação ao meio aquático e hidroginástica.

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim setembro 2015  

Boletim setembro 2015  

Profile for 67482
Advertisement