Page 24

Cultura | Aconteceu

Cante Alentejano em exposição no Castelo de Viana do Alentejo No passado dia 18 de julho, foi inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, ao final da tarde, uma exposição fotográfica sobre os grupos de cante alentejano do Concelho de Viana do Alentejo, da responsabilidade do Município local. Associando-se ao reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade e à importância desta identidade cultural que marca o concelho, o Município de Viana do Alentejo apresenta um a­cervo fotográfico de todos os seis grupos corais que, através das suas modas, refletem as caraterísticas e identidade de um povo. A exposição apresenta também fotos do Grupo Coral de Aguiar já desativado. Ao todo são 25 imagens que refletem uma homeagem ao cante do povo, uma das imagens de marca do Alentejo. Na inauguração da exposição estiveram presentes os vários grupos corais que brindaram os presentes com duas modas. A exposição pode ser apreciada até 4 de outubro, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pelas três juntas de freguesia do concelho, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, a exposição “Alma Alentejana” dá seguimento a um ciclo de exposições com o objetivo de enaltecer o trabalho que tem contribuido para a dinamização e promoção do concelho.

Cinema no Castelo dias 8 e 15 de agosto Dias 8 e 15 de agosto, o Castelo de Viana do Alentejo foi palco de duas sessões de cinema ao ar livre. Foram muitos aqueles que aproveitaram as noites de verão para visitar o espaço e assistir a cinema nacional. A iniciativa, da Câmara Municipal de Viana do Alentejo com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, pretendeu proporcionar momentos de boa disposição e descontração num serão passado em família e com entrada livre. Na noite de 8 de agosto foi exibida a comédia “A Gaiola Dourada”, que retrata a comunidade de emigrantes portugueses radicada em França e, dia 15 de agosto, o filme “Pátio das Cantigas”, realizado em 1942 com as interpretações de Vasco Santana, António Silva e Ribeirinho.

24

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim setembro 2015  

Boletim setembro 2015  

Profile for 67482
Advertisement