Page 32

Cultura

José Carlos Malato apresenta Noite de Fados

Feira do Chocalho 2013 aninou Alcáçovas durante 3 dias Terminou com uma grande noite de fado, no passado dia 28 de julho, mais uma edição da Feira do Chocalho 2013, em Alcáçovas, pelas vozes de Rodrigo, Alexandra e José Gonçalez, num espetáculo com apresentação de José Carlos Malato. Pelo palco principal passaram ainda nomes como Archybak, na sexta-feira, e Virgem Suta, no sábado.

32

Cerca de 60 expositores das mais variadas áreas estiveram presentes no certame, da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo e da Junta de Freguesia de Alcáçovas, com realce para o artesanato. Mas nem só de expositores e muita música se fez a Feira do Chocalho. Destaque para o espaço dedicado às crianças da Oficina Aberta e para as Oficinas de Artes e Ofícios Tradicionais, promovidas pela Associação Terras Dentro. Para o público mais jovem, o Summer Spot com festas específicas – The White Party, Glow Party e ainda uma noite de música ao vivo - organizado pela ACRA – Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense. De realçar também as atividades equestres da responsabilidade da Associação Tauromáquica Alcaçovense e Herdade da Mata e para a III Caminhada “Canadas da Pastorícia”. No palco das tradições decorreu ainda IX Encontro de Cante Alentejano do Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas e o cante da terra com a participação do Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas e o Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas. A abertura oficial da feira teve lugar perto das 21h00 e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, da presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote e ainda de António Costa da Silva da CCDR Alentejo. Apesar das dificuldades do momento, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo garantiu “que temos mantido todas as atividades e feiras com o intuito de pro-

mover o artesanato, os produtos locais, a gastronomia, o património… ou seja, as potencialidades do nosso concelho”. Bengalinha Pinto sublinhou a importância de trabalhar com todas as entidades quer a nível local, quer a nível regional, no sentido de ajudar os empresários e os artesãos. O autarca salientou ainda que o Município tem feito um esforço para aproveitar os fundos comunitários disponíveis e deu, como exemplo, a requalificação do Centro Histórico de Viana do Alentejo. A Autarquia está agora empenhada em garantir financiamento para o projeto do Paço dos Henriques, em Alcáçovas. No final, Bengalinha Pinto deixou uma certeza - “O executivo trabalhará sempre de alma e coração em prol do desenvolvimento do concelho de Viana do Alentejo”. Já António Costa da Silva referiu-se à feira como “uma iniciativa importante para a afirmação da freguesia de Alcáçovas e do próprio concelho”. No que toca ao Paço dos Henriques, o mesmo responsável garantiu que a candidatura dependerá da Câmara Municipal. Sendo aprovada a candidatura, a obra deverá ficar concluída até ao final do 2015. Para a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, “tentou-se nos últimos anos dar uma nova cara àquela que era considerada a Feira da Conversa”. A aposta foi grande e a mesma responsável é de opinião que há sempre possibilidades de melhorar e, para isso, é preciso ouvir a opinião das pessoas.

Executivo visita expositores

Público jovem no Summer Spot

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim Municipal de Viana do Alentejo Setembro 2013  

Boletim Municipal de Viana do Alentejo Setembro 2013

Boletim Municipal de Viana do Alentejo Setembro 2013  

Boletim Municipal de Viana do Alentejo Setembro 2013

Profile for 67482
Advertisement