Page 32

Turismo

Castelo de Viana do Alentejo, onde funciona o Posto de Turismo

Afluência turística em junho, julho e agosto De acordo com os dados apurados junto do INE, este ano verifica-se um aumento do fluxo turístico relativamente ao período homólogo de 2011. “As dormidas na hotelaria atingiram 4,1 milhões no mês de junho”, o que representa um aumento de 1,2% face ao mesmo período do ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este comportamento é justificado pelos turistas estrangeiros, já que os nacionais reduziram as dormidas fora. A mesma fonte adianta que os países que mais contribuíram para o aumento das dormidas nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal, foram Brasil, Países Baixos e Irlanda. Apesar do aumento das estadias, os proveitos totais diminuíram 4,1%. Em suma, conclui-se, a partir dos dados anteriores, que houve um aumento do fluxo turístico em Portugal com base nos mercados externos, no período referido.

32

mercado interno, Espanha, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Brasil, sendo o mercado nacional a esmagadora maioria. Num período em que a conjuntura económica portuguesa atravessa uma realidade complicada, não será alheio aos dados apurados a campanha de promoção do turismo interno “Vá para fora cá dentro”, com o objetivo de promover a escolha de Portugal como destino.

Relativamente ao mercado nacional, e de acordo com o Turismo de Portugal, I.P., existe neste momento uma clara tendência de alteração do estado do visitante, estando este a passar do estado de turista para excursionista, dada a conjuntura económica existente. Este facto implica uma alteração no que respeita ao período de permanência num determinado local, ou seja, regista-se um maior número de visitantes excursionistas em detrimento de turistas, o que pressupõe um maior registo de permanências inferiores a 24 horas.

No quadro anterior é possível observar os números de visitantes ao Posto de Turismo nos últimos 3 meses (junho, julho e agosto), por nacionalidade.

Com base nos dados apurados e analisando o caso particular do concelho de Viana do Alentejo, no que respeita ao fluxo turístico do mês de agosto de 2012, registado pelos serviços de turismo da respetiva autarquia, verifica-se um aumento do número de visitantes excursionistas face ao período homólogo do ano anterior. Os principais mercados emissores registados são o

Por nacionalidade, a maioria dos visitantes são naturalmente portugueses (1087), seguindo-se as visitas de franceses, que quase duplicaram em agosto relativamente a cada um dos meses anteriores, totalizando 204 registos.

Do número total de 1474 visitantes destaca-se o mês de agosto (1474 visitantes), correspondendo uma tendência crescente ao longo dos 3 meses analisados do total de visitantes.

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim Municipal Viana do Alentejo Setembro 2012  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Setembro 2012

Boletim Municipal Viana do Alentejo Setembro 2012  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Setembro 2012

Profile for 67482
Advertisement