Page 17

Saúde

viana do alentejo | boletim municipal

Inverno – frio, laranjas, chocolate quente, chuva, presépio, matança do porco, braseira, luvas de lã, torradas no lume de chão, sol a bater na cal. E gripe. De todas estas coisas que associo ao inverno a gripe é a que me parece menos agradável. Embora seja uma doença viral sem perigo num indivíduo saudável, oferecendo até a oportunidade para uns dias na cama, no quente, em casa, não deixa de ser um risco para os mais frágeis: crianças, idosos e portadores de doenças crónicas. Daí a recomendação da vacina e a sua disponibilização gratuita para os grupos considerados de maior risco. E o resto do pessoal? Qualquer um pode (e deve) ser vacinado pois mesmo que a doença não seja grave para nós, que somos saudáveis, há sempre o risco de a transmitirmos a alguém não vacinado e com menor capacidade para a suportar - o colega de trabalho, o familiar mais idoso, a criança com quem nos cruzamos no autocarro. A gripe é uma doença que se transmite com facilidade entre os humanos. O simples facto de um doente espirrar ou tossir a menos de um metro de outra pessoa, ou a falta de cuidado na lavagem das mãos, pode ser o suficiente para espalhar a gripe no local de trabalho, na creche ou na loja da esquina. Por isso se recomenda tossir ou espirrar protegendo a boca e nariz com um lenço de papel (ou com a dobra do braço) e manter as mãos bem lavadas. Isto serve para proteger os outros e evitar a propagação da doença. É um sinal de consideração e estima para com quem nos rodeia.

E se você tiver gripe? Se começar com febre súbita e e­levada (não há febre, não é gripe!) , garganta irritada e dores no corpo ou dor de cabeça, é possível que a tenha “apanhado”- se calhar de alguém que não lhe quer bem.... Que fazer? Para esclarecer dúvidas telefone para a Saúde 24 (808242424) e fale com o técnico de saúde em atendimento. Não vale a pena ir a correr para o centro de saúde (e muito menos para a urgência do hospital) a não ser que tal lhe seja indicado pelo atendimento da Saúde 24. É que não vale mesmo a pena e arrisca-se a “apanhar” outra doença qualquer... A gripe trata-se em casa com repouso, medicação para baixar a febre e muitos líquidos. E canja de galinha, porque não? Dr. Augusto Brito - Delegado de Saúde

*Este artigo não utiliza as normas do novo acordo ortográfico

Obrigado à Câmara Municipal por nos abrir esta porta para o diálogo. Falem, Telefonem, Escrevam! A Saúde não é uma coisa que os enfermeiros ou os médicos deem às pessoas. Também não se compra na farmácia ou no hospital. A Saúde é sim o resultado de um trabalho continuado que tem que nos envolver a todos.

17

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim municipal dezembro 2015  

Boletim municipal dezembro 2015

Boletim municipal dezembro 2015  

Boletim municipal dezembro 2015

Profile for 67482
Advertisement