Page 33

Formação e Emprego

viana do alentejo | boletim municipal

Formandos do Curso de Oleiro recebem diplomas No passado dia 11 de julho, pelas 18h00, teve lugar no Cineteatro Vianense, a cerimónia de entrega dos diplomas aos onze formandos do Curso de Oleiro que terminou em Viana do Alentejo. O curso que teve a duração de 14 meses destinou-se a adultos e deu equivalência ao 9º ano de escolaridade, numa parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Formação Profissional de Évora e o Município de Viana do Alentejo que está apostado numa estratégia que alia a tradição à modernidade, valorizando e preservando a identidade cultural do concelho. Em abril último os formandos inauguraram a exposição “Romaria no Barro”, no antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, onde estiveram patentes ao público cerca de 400 peças. Esta iniciativa incluiu uma ação solidária com a venda das peças a reverter a favor da Associação Humani-

tária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo. A cerimónia serviu também para entregar aos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo um cheque no valor de 1000,00 €, que resultou desta ação solidária.

Município de Viana forma equipas de emergência O Município de Viana do Alentejo formou através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e em articulação com os Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo todas as equipas de emergência afetas aos vários edifícios escolares do concelho, preparando membros das equipas de emergência de 1.ª intervenção e de primeiros socorros. Foram ainda ministrados conteúdos pedagógicos sobre medidas de autoproteção dirigidos a todos os alunos que colocaram em prática as aprendizagens concretizadas. Os trabalhos foram concluídos com a realização de um Simulacro na Escola Básica de Alcáçovas no passado dia 4 de junho, incrementando-se os valores de autoproteção na segurança civil, com os comportamentos adequados perante os vários cenários de emergência. Estes trabalhos de preparação e treino beneficiaram a agilização das intervenções das várias forças de segurança envolvidas nomeadamente, Bombeiros, GNR e Proteção

Civil Municipal, para uma melhor proteção de todos e para um melhor serviço público de todos os agentes de proteção civil envolvidos, prosperando a cultura de segurança civil no concelho de Viana do Alentejo.

Saúde no Trabalho No âmbito da medicina no trabalho, decorreu no passado dia 3 de maio, um rastreio de saúde dirigido aos trabalhadores do Município de Viana do Alentejo. A ação foi composta pelos seguintes exames: - Audiograma (avaliação auditiva); - IMC – Índice de Massa corporal (peso/altura); - Medição de Tensão Arterial; - Espirometria (avaliação aos pulmões).

Quanto mais cedo intervirmos maiores são as probabilidades de controlar uma possível patologia, neste sentido é importante que estejamos sensibilizados, atentos, de modo a promovermos a nossa saúde e por inerência a nossa qualidade de vida.

O rastreio contou com a participação de 31 trabalhadores, que no final das avaliações tiveram acesso a um resumo dos resultados obtidos. Objetiva-se com a iniciativa fomentar a prevenção através de diagnósticos precoces e ainda sensibilizar os trabalhadores para hábitos de vida mais saudáveis. A mensagem transmitida incidiu principalmente na importância do consumo de hortícolas e frutas e na redução das gorduras saturadas e sal, alertou-se ainda para o consumo excessivo de carnes processadas (ex. bacon, fiambre, salchichas).

33

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim Municipal Julho de 2018  

Boletim Municipal Julho de 2018

Boletim Municipal Julho de 2018  

Boletim Municipal Julho de 2018

Profile for 67482
Advertisement