Page 30

Cultura

Viana do Alentejo - Exposição de peças de olaria com venda solidária Cerca de 400 peças de olaria estiveram patentes ao público, no antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, na Praça da República, até dia 26 de maio. A exposição “Romaria no Barro”, da autoria dos formandos do Curso de Oleiro, foi inaugurada no passado dia 19 de abril e, para além do formador, o oleiro Feliciano Mira Agostinho e dos 11 formandos, contou com a presença do Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Arnaldo Frade e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto. A exposição retratou a romaria a cavalo que ligou os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo e conjugou a tradição cultural e religiosa e a arte tradicional de trabalhar o barro. Esta ação incluiu ainda a venda das peças decoradas com motivos equestres, cujo valor reverteu a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo. Para além de felicitar todos os envolvidos neste processo, Bengalinha Pinto, destacou que o Município ponderou “a vertente da salvaguarda para garantir a continuidade desta arte e a dupla certificação – 9º ano e o certificado profissional de oleiro – que é uma mais-valia para os formandos”. O autarca deu como exemplo o facto de haver pessoas que ficam fora dos concursos públicos pela ausência da habilitação mínima obrigatória. E lançou um desafio ao delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional que é “a continuidade do curso em moldes a estudar”. Arnaldo Frade garantiu que o IEPF tem um desafio pela frente, o de “não permitir que quem acabou o curso e obteve o 9º ano fique por aí. No mínimo temos que continuar uma qualificação que procure trazer às pessoas a possibilidade de alcançarem o 12º ano”. O mesmo

responsável revelou ainda que a formação é vista como uma “oportunidade para progredir escolarmente e para aprender um ofício”. O delegado regional do IEFP revelou ainda que em todo o Alentejo há cerca de 18 mil desempregados, 70% dos quais não possuem o 12º ano. Esta é a segunda exposição que os formandos promoveram, depois de, em dezembro passado, terem efetuado uma exposição de presépios. Recorde-se que o curso de oleiro que terminou a 3 de julho, surgiu de uma parceria entre o Município de Viana do Alentejo e o Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Formação Profissional de Évora, com o objetivo de recuperar uma profissão tradicional em extinção. A componente prática do curso foi ministrada por um dos últimos oleiros no ativo em Viana do Alentejo, Feliciano Mira Agostinho, filho e neto de oleiros.

Castelo de Viana expõe “As faces da pintura cerâmica” Até dia 26 de agosto está patente ao público no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “As faces da pintura cerâmica de Viana do Alentejo”, promovida pelo Município de Viana do Alentejo. Inaugurada no passado dia 1 de junho, a exposição convida o visitante a um novo olhar sobre a olaria de Viana, cuja decoração da cerâmica conta por traços e cores a evolução dos barros locais em direção à modernidade. Concebida a partir do acervo cerâmico municipal e desenvolvida no âmbito das iniciativas do “Bom dia Cerâmica”

30

e do 2018 – Ano Europeu do Património Cultural, a exposição visa dar a conhecer a decoração das loiças produzidas em Viana, juntando-a aos nomes de quem procurou dar uma nova face à tradição oleira vianense – Aníbal Alcino, Júlio Resende e Francisco Lagarto, Filipa Calado e Feliciano Branco Agostinho. A exposição, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, pode ser visitada entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim Municipal Julho de 2018  

Boletim Municipal Julho de 2018

Boletim Municipal Julho de 2018  

Boletim Municipal Julho de 2018

Profile for 67482
Advertisement