Page 36

Ambiente

Água da Torneira do Concelho classificada como 100% Segura No passado dia 1 de outubro, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) divulgou o relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” referente aos dados do ano de 2012. Os resultados reportam-se ao Plano de Controlo da Qualidade da Água elaborado e executado pelas entidades gestoras, tendo sido analisadas e verificadas todas as análises realizadas ao longo do ano. No que toca ao concelho de Viana do Alentejo, o mesmo relatório aponta para uma percentagem de 100% no que diz respeito à segurança da água da torneira consumida pelos munícipes.

Os dados analisados foram disponibilizados pelas entidades gestoras à ERSAR, sendo posteriormente calculado o indicador “Água Segura” correspondente à percentagem de água controlada e de boa qualidade.

Programa de Controlo da Qualidade de Água 2013 A Câmara Municipal de Viana do Alentejo informa que, após ter cumprido as colheitas de água de consumo humano previstas no Plano de Controlo da Qualidade de Água para 2013 que todos os parâmetros analisados ao longo do presente ano cumpriram os valores legislados. O Plano de Controlo da Qualidade de Água de 2013 contempla 24 colheitas, das quais 24 são de Controlo de Rotina 1, 10 de Controlo de Rotina 2 e 2 de Controlo de Inspeção. Mensalmente são realizadas 2 colheitas em 2 freguesias, existindo uma alternância entre as freguesias, de forma a abranger a área total de distribuição de água. De referir que, à semelhança de 2012, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo espera, desta forma, alcançar a classificação de Água 100% Segura resultante do relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Con-

sumo Humano” realizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Edital do 3.° Trimestre Poderá consultar o Edital do Controlo da Qualidade da Água para consumo humano do concelho de Viana do Alentejo refe­ rente ao 3.° Trimestre, no encarte desta edição do boletim municipal e, ainda, no site em www.cm-vianadoalentejo.pt. De referir que foram realizadas todas as análises previstas no Plano de Controlo da Qualidade de Água para o período em causa e que os resultados se encontram no intervalo de valores legislado, cumprindo o Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto.

36

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim fevereiro 2014 web  

Boletim fevereiro 2014 web  

Profile for 67482
Advertisement