Page 24

Cultura

viana do alentejo | boletim municipal

Viana voltou a estar em festa De 13 a 19 de setembro, Viana do Alentejo voltou a estar em festa, com a semana cultural que antecedeu a Feira D’Aires e privilegiou as artes do espetáculo, com destaque para a música, dinamizando vários espaços públicos de Viana do Alentejo – Castelo, Praça da República e Cineteatro. Em termos culturais o destaque foi para a exposição “30 anos de Olaria” de Feliciano Mira, no Castelo; para o espetáculo de dança “Pé de Balancé”; para o lançamento do livro “Poetas e Poesia Popular do Concelho de Viana do Alentejo”, de Luisa Bagão, e para a peça de teatro “Branco ou Tinto?” apresentada pela Companhia “Quarto Crescente” – Teatro. No que toca à música há a destacar o espetáculo musical “AlGraça”; a noite de fados com fadistas do concelho; o concerto da Banda da Sociedade União Alcaçovense e o espetáculo “Lusotango com convidados”. A iniciativa contou ainda com uma caminhada noturna organizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade e o XV Passeio de Cicloturismo, da responsabilidade da Casa do Benfica.

De realçar ainda as Comemorações do 40º aniversário da reunião dos Capitães de abril que teve lugar a 9 de setembro de 1973, no Monte do Sobral.

Capitães de abril voltam ao Monte do Sobral

Livro “Poetas e Poesia Popular do Concelho de Viana do Alentejo” de Escolas do Concelho de Viana do Alentejo.

Atuação do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo

Luisa Bagão apresentou dia 18 de setembro de 2013, à noite, na Praça da República, em Viana do Alentejo, o 2º volume da obra “Poetas e Poesia Popular do Concelho de Viana do Alentejo”, uma iniciativa integrada na semana cultural “Viana em Festa”. A obra tem a chancela da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e das Juntas de Freguesia de Aguiar, Alcáçovas e Viana e contou com a colaboração da BECRE do Agrupamento

24

Na cerimónia de lançamento estiveram presentes os presidentes da Câmara e das Juntas de Freguesia, o presidente da CAP do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, assim como a organizadora do livro, a professora Luísa Bagão e Carlos Marques, responsável pelo layout e paginação. As ilustrações são de Júlia Cartaxo. O Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo marcou musicalmente o serão e foram ditos alguns poemas por Lúcia Manilhas e Salomé Pires. Os grandes objetivos desta segunda recolha são salvaguar­ dar, valorizar e divulgar a poesia popular enquanto uma das manifestações do Património Cultural Imaterial que, numa sociedade em tão rápidas mudanças, corre o risco de se perder. Neste livro estão representados vinte poetas cujos poemas se espalham por 198 páginas. Mais do que uma biografia, pretende-se contar uma história de vida, tanto quanto possível, pelas palavras dos autores.

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim fevereiro 2014 web  

Boletim fevereiro 2014 web  

Profile for 67482
Advertisement