Page 23

viana do alentejo | boletim municipal

Desporto | Juventude

Juventude em Ação, um projeto em movimento O Serviço Voluntário Europeu (SVE) dá a oportunidade aos jovens de viajarem para outro país em ações de vo­ luntariado. As despesas são todas asseguradas pela Comissão Europeia, que financia o alojamento, a alimentação, a formação linguística, o seguro, as formações antes da partida, durante e no fim da atividade. A Câmara Municipal de Viana do Alentejo, em parceria com a Omnis Factum Associação de Juventude, desde setembro de 2013, tem vindo a acompanhar quatro voluntários de diferentes países: Estónia, Grécia, Áustria e República Checa. No mês de setembro e outubro, os voluntários tiveram oportunidade de visitar diversos locais do concelho, bem como conhecer as tradições e costumes da região, e tive­ ram, igualmente, a oportunidade de conhecer o tecido empresarial do nosso concelho. De outubro até à data participaram e colaboraram em eventos do concelho, como a Semana Sénior 2013, a Feira D’Aires, a Mostra de Doçaria, a Festa de Natal e colaboraram em diversas atividades com a Oficina Aberta, Agrupamento de Escolas e Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo. Através do SVE é facilitado o contacto das pessoas da região com jovens que vêm de realidades diferentes, estimulando o intercâmbio de ideias, saberes e de opor-

Voluntários visitam empresa Chocalhos Pardalinho

tunidades. Simultaneamente é incentivada a troca de experiências de desenvolvimento local e rural entre as organizações parceiras, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Omnis Factum Associação de Juventude. No âmbito do encerramento do programa Serviço Vo­ luntário Europeu, decorre dia 5 de março, no Cineteatro Vianense, o colóquio “Europa de Porta Aberta”, que visa divulgar as boas práticas de projetos destinados a jovens.

Oferta de Atividades nas Piscinas Municipais de Alcáçovas entação subaquática, saltos e equilíbrio, os alunos estão prontos para apreenderem os 4 estilos de natação, sendo eles: Crol, Costas, Bruços e Mariposa. Na PMA e­xistem 2 disciplinas, Aprendizagem 11-18 e Aprendizagem +18. São 13 as pessoas que frequentam esta classe. No que toca à utilização privada, os cidadãos que se deslocam à piscina podem usufruir de diferentes tipos de atividades:

A Piscina Municipal de Alcáçovas (PMA) funciona em dois períodos distintos, durante a época balnear e ao longo da época de inverno. Durante o período de inverno que funciona de outubro a maio, para além da utilização privada, a piscina é utilizada por alunos do jardim-de-infância e 1º ciclo do Concelho que usufruem das seguintes classes: • Adaptação ao Meio Aquático (AMA) – Esta disciplina pretende desenvolver aptidões de base no aluno que o deixem com elevados níveis de confiança no meio e, posteriormente, que permita aprender os diferentes estilos de natação. Na PMA existe a disciplina de AMA Crianças, para crianças entre os 3 e os 6 anos de idade e a AMA/ Aprendizagem, para alunos até aos 10 anos de idade, inclusive. Nesta altura 227 alunos frequentam a AMA. • Aprendizagem – Esta disciplina oferece o seguimento à AMA, com índices positivos de respiração, propulsão, ori-

• Hidroginástica – Esta prática desportiva está erroneamente catalogada como atividade para pessoas menos capacitadas em termos motores. Trata-se de uma atividade com diferentes níveis de complexidade, existem 3 turmas de Hidroginástica na PMA, Hidro+65, Hidro 36-65 e Hidro 18-35, na qual participam 65 pessoas. Os principais objetivos desta modalidade são: o aumento da condição cardiorrespiratória e o trabalho de força resistente. • Natação Adaptada – Trata-se de uma disciplina personalizada, isto é, o professor acompanha única e exclusivamente um aluno portador de alguma deficiência ou incapacidade. Existe uma adaptação das técnicas de natação aos constrangimentos e limitações que o praticante apresenta. A Natação Adaptada é frequentada por uma pessoa. • Utilização Livre – Esta utilização pode ser realizada desde as 17h30 até às 20h30, de segunda a sexta-feira. O utilizador fica com uma pista de 2 metros ao dispor para aí realizar o seu treino. Esta modalidade tem entre 2 a 5 utilizadores por dia.

23

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim fevereiro 2014 web  

Boletim fevereiro 2014 web  

Profile for 67482
Advertisement