Page 8

Gestão Autárquica

Centro Social de Aguiar O Município de Viana do Alentejo continua a aguardar a conclusão da operação de “mapeamento“ por parte do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social com vista a garantir a construção do Centro Social de Aguiar.

O projeto foi incluído no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, negociado com a CCDRA em 2015 tendo, por isso, o financiamento assegurado. O investimento previsto rondará os 700.000 euros (setecentos mil euros).

Fábrica da Igreja Paroquial de Viana do Alentejo promove Requalificação do Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires O Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, vai ser alvo de um projeto de conservação, requalificação e musealização, num investimento elegível de 1.500.000€ (um milhão e meio de euros), sendo o investimento total superior a 1.800.000€ (um milhão e oitocentos mil euros). Candidatado ao programa operacional Alentejo 2020, foi cofinanciado em 75% através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A referida requalificação tem o apoio do Município de Viana do Alentejo. As obras contemplam a conservação e restauro do património móvel e imóvel, valorização paisagística, pro-

08

moção e revalorização cultural do Santuário e ainda a sua integração e articulação nos circuitos turísticos. Monumento Nacional desde 2012, o atual Santuário, espaço de devoção e de romaria, de traça Barroca com e­lementos rococó, conserva no seu interior uma notá­ vel coleção de ex-votos, espólio de excecional valor pelo carácter iconográfico da religiosidade popular. Situado a cerca de dois quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires acolhe dois pontos altos de religiosidade: em abril por ocasião da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo e, em setembro, por altura da centenária Feira D’Aires.

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim abril 2017  

Boletim abril 2017  

Profile for 67482
Advertisement