Page 6

Gestão Autárquica Obras do Centro Histórico de Viana (2ª Fase) vão começar o dos Reis Rua Cândid

A empreitada de requalificação do Centro Histórico de Viana do Alentejo, no âmbito do Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020, terá início no próximo mês de maio. Questionado sobre a complexidade da obra, o administrador e responsável da empresa que a vai realizar - Protecnil SA - eng.º Adelino Tomás, garantiu que a empresa “está em condições de executar a obra, tentando minimizar para os municípes os inconvenientes relacionados com este tipo de obras”. A referida empreitada está orçada em cerca de 1 milhão e 200 mil euros cofinanciados por fundos comunitários pelo Alentejo 2020, que se enquadra nos PARU - Planos de Ação de Regeneração Urbana e tem um prazo de execução de 9 meses. Com este projeto de requalificação do Centro Histórico da vila, o Município continua a prosseguir como objetivos da sua intervenção, a valorização dos recursos es-

Castelo

Largo S. Luís

àrea a intervencionar

tratégicos do território, a sustentabilidade energética, a promoção de uma sociedade mais inclusiva e a eficiência e racionalização dos serviços coletivos intermunicipais, sempre na prossecução do desenvolvimento e da coesão territorial do concelho. Pretende-se, por outro lado, a renovação das redes de águas, redes de eletricidade e de telecomunicaçõs, melhorando, assim, a qualidade da prestação destes serviços às populações.

Município lançou Concurso Público para a obra de Requalificação do Centro Histórico de Alcáçovas

06

Depois de aprovada a candidatura a fundos comunitários para a requalificação do Centro Histórico de Alcáçovas, o Município lançou o respetivo concurso público. Esta intervenção é efetuada no âmbito do novo Programa Regional Alentejo 2020, com um investimento previsto de cerca de 1.100.000€ (um milhão e cem mil euros), inserida no PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável. A obra será encetada em duas fases numa extensão de aproximadamente 1,8 km. Esta primeira intervenção englobará o espaço público que irradia da Praça da República até ao Largo da Igreja Matriz e ao conjunto do Palácio dos Fragoso-Barahona, Torre do Relógio e Edifício do Antigo Cinema. A operação tem como objetivos principais a requalificação dos acessos pedonais do centro urbano de Alcáçovas, garantindo a existência de percursos acessíveis, inclusivos e seguros aos principais serviços e equipamentos públicos, a melhoria da qualidade do ambiente urbano nas suas diferentes vertentes e componentes, bem como a regeneração das redes de infraestruturas, nomeadamente da rede de abastecimento de água, da rede de saneamento de águas residuais, rede elétrica e telecomunicações.

O espaço a intervencionar corresponde à zona central do Centro Histórico, envolvente ao Paço dos Henriques onde as redes de águas estão mais degradadas, pelas décadas de utilização. Futuramente esta intervenção continuará noutras zonas do casco histórico da Vila.

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim abril 2017  

Boletim abril 2017  

Profile for 67482
Advertisement