Page 49

viana do alentejo | boletim municipal

Prevenção e Segurança no Trabalho Desde 1996, que o dia 28 de abril é celebrado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como forma de homenagear as vítimas das doenças profissionais e dos acidentes de trabalho. O tema deste ano foi a “Prevenção das doenças profissionais”. Desafia-nos a todos para uma reflexão, as doenças profissionais são de um drama silencioso que matam na sombra, sem se anunciarem. A ausência de prevenção de doenças profissionais tem efeitos negativos nos trabalhadores, nas suas famílias e na sociedade em geral. Em 2010 foram diagnosticados em Portugal 2598 casos de doenças profissionais. Ao contrário dos acidentes, que a­contecem subitamente e são imediatamente visíveis, as doenças profissionais são, na maioria das vezes, silenciosas e apenas se evidenciam após anos de sujeição a um mesmo conjunto de fatores de risco. A realização pessoal e profissional de todos nós passa pela

qualidade de vida no trabalho e, particularmente, pelas condições de Segurança, Higiene e Saúde. É importante que o empregador providencie a realização de exames médicos aos seus trabalhadores, tendo em conta os vários riscos a que cada um se encontra exposto, como, por exemplo ruídos, alterações de temperatura, radiações e substâncias químicas, problemas ergonómicos, movimentos repetitivos, etc. A política de Segurança e Saúde no Trabalho, não se li­ mita à legislação e à regulamentação – que são essenciais e devem ser aplicadas a nível do local de trabalho. Para conseguir obter melhorias mensuráveis das condições de trabalho e uma redução dos acidentes e doenças profissionais, é necessário combinar a legislação com uma va­ riedade de outros instrumentos, tais como o diálogo social, as boas práticas, a sensibilização, a responsabilidade social das entidades empregadoras, incentivos económicos e a integração da SST noutras áreas.

Uma aposta na formação Teve início no passado dia 29 de maio, em Viana do Alentejo, o Curso de Aprendizagem de Técnico de Vendas, apoiado pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e pelo Fundo Social Europeu (FSE), promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e ministrado pela Celfinfo - Centro de Explicações, de Línguas e de Formação. O curso tem uma duração aproximada de dois anos e meio e está dividido em formação em sala e formação em prática de contexto de trabalho em empresas da região. No arranque do curso estavam inscritos 22 jovens da região, com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos. Os formandos usufruem de diversos apoios, entre os quais, Bolsa para Material de Estudo; Bolsa de Profissio­ nalização; Subsídio de Refeição; Subsídio de Alojamento; Despesas ou Subsídio de Transporte e Subsídio de Acolhimento. Os cursos de aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. Possibilitam ainda a obtenção de uma dupla certificação, profissional e escolar, de nível IV ou seja o 12º ano.

49

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho 2013  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho 2013  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho

Profile for 67482
Advertisement