Page 46

Desenvolvimento Económico

Embaixador do Paraguai com todos os presentes no encontro

Município promove encontros sobre Exportação e Internacionalização O concelho de Viana do Alentejo recebeu no dia 21 de março a visita do Embaixador da República do Paraguai, Prof. Luis António Fretes Carreras, cujo principal intuito foi dar a conhecer ao tecido empresarial as oportunidades de negócio existentes no Paraguai, tendo sido promovido uma sessão no Cine Teatro Vianense que juntou vários empresários do concelho de Viana do Alentejo, com inte­resse em estudar possibilidades de exportar os seus produtos.

a dar resposta às questões/ que os empresários sentem no momento de internacionalizaram, o GADE em parceria com a ADRAL, organizou no passado dia 11 de junho um Workshop intitulado “Exportar: Uma Oportunidade” e que contou a presença Da Dra. Joana Neves do AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que apresentou o ABC da Exportação, realçando o enquadramento internacional e os aspetos a ter em consideração na altura de exportar.

O encontro iniciou-se com uma pequena mostra dos produtos e serviços, seguida de uma apresentação sobre as oportunidades de negócio no Paraguai, onde o Embaixador focou a evolução e as principais caraterísticas económicas do mercado, as oportunidades de investimento por setor e os incentivos proporcionados aos investidores, de onde se destaca a baixa carga tributária e os benefícios operacionais e fiscais únicos, proporcionados aos investidores estrangeiros, num dos países com um dos “mercados mais aberto da América Latina”, conforme fez questão de realçar. Dando continuidade à temática das exportações e de modo

António Costa da Silva do INALENTEJO também esteve presente na sessão tendo debruçado a sua intervenção sobre os apoios financeiros existentes na ajuda à exportação. O Workshop contou também com o testemunho de 4 empresários do Alentejo que atualmente já se dedicam à exportação. Para o Presidente Bengalinha Pinto estas iniciativas enquadram-se no que vem sendo feito junto dos empresários locais através do GADE, “procurando apoiar e promover a sua atividade” e, neste caso, procurando ajudar “numa área importante como é a das exportações”.

Sessão do Programa Valorizar No passado dia 19 de abril de 2013, a Casa Santos Murteira, em Alcáçovas, foi palco de uma sessão de esclarecimento sobre o Programa Valorizar, numa iniciativa organizada conjuntamente pelo Município de Viana do Alentejo, a T­erras Dentro, o INALENTEJO e a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. A sessão teve como principal objetivo a apresentação do SIALM - Sistema de Incentivo de Apoio Local a Microempresas, um dos financiamentos disponíveis no Valorizar, e contou com a presença de empresários e de diversas entidades/instituições da área empresarial e do desenvolvimento económico. Este incentivo destina-se exclusivamente a projetos desenvolvidos por microempresas localizadas em áreas t­­e­rritoriais com problemas de interioridade, que envolvam a realização de investimento até 5.000€ e a criação líquida de postos de trabalho. O financiamento a disponibilizar às empresas reveste a forma de um subsídio não reembolsável em duas vertentes:

46

Programa Valorizar apoia microempresas

• Apoio ao investimento num montante de 50% das des­pesas a realizar; • Atribuição de um incentivo pela contratação de novos postos de trabalho e cujo valor depende das habilitações das pessoas contratadas, apoiando no máximo duas novas contratações a tempo inteiro e indeterminado. As candidaturas encontram-se abertas em contínuo e distribuídas por 5 fases ao longo deste ano. De salientar que esta sessão de esclarecimento se enqua­drou nas comemorações do 22º aniversário da Terras Dentro.

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho 2013  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho 2013  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho

Profile for 67482
Advertisement