Page 42

Ambiente

Re-Planta! O projeto das hortas domésticas no Alentejo

Oficinas Re-Planta Sob o lema “Reaprende, Recomeça e Redescobre a tua Horta” o projeto Re-Planta!, uma iniciativa inspiradora, desenvolvida pela AMCAL, GESAMB e RESIALENTEJO, pretende devolver aos cidadãos o prazer de cultivar os seus próprios alimentos, tornando fácil, simples e acessível a criação de hortas caseiras. Oficina Re-Planta! no Concelho As oficinas Re-Planta pretendem proporcionar a descoberta das hortas biológicas e da compostagem. Nestas oficinas será ensinado tudo aquilo que é necessário para começar a própria horta biológica de forma simples e

prática. Os participantes recebem ainda um guia, têm acesso a conteúdos especializados e poderão habilitar-se a um compostor para a sua habitação. No concelho, a 1ª oficina teve lugar em Viana do Alentejo, no dia 4 de maio, tendo participado 19 pessoas, às quais foram entregues compostores. Dia 3 de junho foi a vez de Alcáçovas receber a oficina Re-Planta, na qual participa­ ram 21 pessoas. Tal como em Viana do Alentejo, também aqui foram entregues compostores. Poderá consultar toda a informação do Projeto Re-Planta em www.re-planta.pt.

Semana Temática sobre Resíduos Com o objetivo de sensibilizar e criar novos hábitos e comportamentos na população escolar do concelho, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo tem vindo a promover várias atividades nas escolas do concelho, inseridas na Semana Temática dedicada aos Resíduos. Esta iniciativa tem vindo a ser dinamizada pela Associação Terras Dentro de Alcáçovas. Estas atividades são dirigidas aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo e da EBI/JI de Alcáçovas. Destas atividades fazem parte: 2 jogos (o “Separar para Ganhar” e a “Glória Ambiental”) destinados aos alunos do 1º e 2º ciclo; a visualização pelos alunos do 1.º ciclo do filme “Duas Viagens à boleia de uma garrafa de plástico” da autoria da Terras Dentro; o atelier de construção de objetos com materiais reutilizáveis que abrange os alunos do 2º ciclo; a visita ao Aterro Sanitário e Estação de Triagem da AMCAL realizada pelos alunos do 2º ciclo e uma exposição com trabalhos realizados pelos alunos do 3º ciclo ao longo do ano, com materiais reutilizáveis.

Para além das diversas iniciativas a Câmara Municipal aproveitou para oferecer aos alunos um ecobag (conjunto de 3 sacos com a cores amarela, azul e verde),para a separação dos resíduos.

Vários jogos marcaram a semana temática sobre os resíduos

Edital do 1.° Trimestre Poderá consultar o Edital do Controlo da Qualidade da Água para consumo humano do concelho de Viana do Alentejo referente ao 1.° Trimestre, no encarte desta edição do boletim municipal e, ainda, no site em www.cm-vianadoalentejo.pt. De referir que foram realizadas todas as análises previstas no Plano de Controlo da Qualidade de Água para o período em causa e que os resultados se encontram no intervalo de valores legislado, cumprindo o Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto.

42

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho 2013  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho 2013  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho

Profile for 67482
Advertisement