Page 14

Ação Social

Casa cheia na Inauguração da Sede da Associação de Reformados de Viana do Alentejo

Reformados de Viana do Alentejo inauguram sede A sala foi pequena para acolher todos os que quiseram assistir à inauguração da sede da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo, no passado dia 13 de maio. Presentes na cerimónia, para além de membros da direção da associação, estiveram também o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Bengalinha Pinto e a diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, Sónia Ramos Ferro.

Francisco Fonseca, membro da direção da associação, aproveitou a ocasião para agradecer a todos aqueles que nos últimos anos com os seus donativos ajudaram a erguer a sede da associação. O presidente da Câmara começou por felicitar “todos aqueles que contribuíram para que o dia de hoje fosse uma realidade”. Bengalinha Pinto destacou ainda o apoio dado pelo município ao longo de todo o processo, salientando o trabalho permanente que desenvolve na área social, nomeadamente para os idosos e para os mais carenciados e aproveitou para lembrar algumas medidas implementadas nos últimos anos. Casos do cartão do idoso; a oficina domiciliária que desde 2009 já efetuou 150 intervenções nas habitações dos idosos; a distribuição em parceria com a Delta Cafés de 20 cabazes no natal a idosos carenciados; a criação da Loja Social; a parceria com os “Médicos do Mundo” que fizeram um inventário dos idosos que vivem em montes isolados, bem como uma parceria com a segurança social para o Programa Conforto Habitacional que possibilitou melhorar as condições de vida de 6 idosos no concelho.

Com a esperança de vida a aumentar, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo apostou também na cultura, lazer e desporto. Nesse sentido, o autarca enumerou um conjunto de iniciativas destinadas a esta camada da população como é o caso da Semana Sénior, Marchas Populares do Concelho, Oficina Aberta (espaço intergeracional), Clube de Saúde Sénior, Polo de Viana do Alentejo da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora e ainda as aulas de hidroginástica sénior. Bengalinha Pinto considera que “apesar do contexto social e económico difícil em que vivemos, a Autarquia tem desempenhado um papel pró-ativo na área social”, destacando ainda o trabalho em rede para aproveitar os poucos recursos existentes e as oportunidades. E, mostrou ainda disponibilidade para trabalhar com todas as entidades no apoio aos idosos e mais carenciados, apelando à solidariedade e união em tempos de crise. A diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Évora deu os parabéns a todos aqueles que estiveram envolvidos no planeamento, execução e abertura deste novo equipamento. Sónia Ramos Ferro realçou, igualmente, o contributo da população, “um gesto generoso e altruísta que significa muito mais do que qualquer subsídio do Estado”. A mesma responsável garantiu que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido permitiu ter hoje no concelho de Viana do Alentejo 5 lares de idosos em funcionamento que dão resposta a 243 utentes, 2 serviços de apoio domiciliário que dão resposta a 60 utentes, 3 centros de dia que dão apoio a 47 utentes e 2 centros de convívio que dão resposta a 87 utentes.

Marchas do Concelho juntam jovens a idosos À semelhança de anos anteriores, a Marcha Popular do Concelho de Viana do Alentejo saiu, mais uma vez, à rua. Com a sua alegria e boa disposição os marchantes voltaram a desfilar no mês de junho, nas 3 freguesias do concelho, Aguiar, Viana do Alentejo, Alcáçovas, e também no Seixal e na Vidigueira. A Marcha é constituída por 56 marchantes de todas as idades. Com coreografia de João Rosado e música da Banda da Sociedade União Alcaçovense a marcha tem este ano como padrinhos Salomé Pires e Paulo Manzoupo. Nesta edição, o vermelho, o preto e o prateado foram as cores escolhidas para o traje dos marchantes. As marchas populares são promovidas pelo Município de Viana do Alentejo.

14

Marchas do Concelho na Festa da Primavera

Profile for Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho 2013  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho 2013  

Boletim Municipal Viana do Alentejo Junho

Profile for 67482
Advertisement