Page 1

Medical Atual Agosto/Setembro 2013 |Ano VI | Nº 88 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Uma Agência Transfusional de prontidão A Medical tem de prontidão 24 horas uma Agência Transfusional moderna, desde outubro do ano passado. Essa informação pode passar despercebida porque muitos desconhecem o quanto um hospital precisa ser ágil em situação de emergência que requer sangue. Esta é apenas uma das funções de uma Agência Transfusional, o armazenamento de bolsas, que já passaram por todo processamento no Banco de Sangue. A Agência, onde fica um biomédico à disposição para as demandas médicas, também tem capacidade para exames de tipagem sanguínea de imediato. Página 3

Entrevista

Espaço Saúde

Doadores

Dr. Paulo Tellis diz como ajudar a saúde durante o tempo seco

Inscrições estão abertas para novo Curso de Gestantes

Conheça as novas empresas atendidas pela Medical

Pág 2

Pág 2

Pág 4


Medical Atual

2

Agosto/Setembro 2013

Entrevista

Tempo seco e os perigos para a saúde Em período sem chuvas é comum o surgimento de problemas respiratórios e agravamento das doenças crônicas, como bronquite, asma e outras alergias. O otorrinolaringologista Paulo Tellis tira algumas dúvidas e explica quais os cuidados necessários. Paulo Tellis Otorrinolaringologista

sintomas e a exacerbação dos sintomas devem ser reavaliados. Medical / Atual: Quem são as pessoas que mais sofrem neste período?

Medical / Atual: Quais substâncias podem ser usadas (para o nariz e garganta) para amenizar o drama provocado pelo tempo seco?

As crianças, pois elas têm mais dificuldades em lidar com os problemas respiratórios, ou seja, evoluem mais frequentemente com pequenas complicações como otites, rinossinusites e pneumonias, necessitando tomar antibióticos.

Dr. Paulo Tellis Soro fisiológico a 0,9% para pingar no nariz e beber água.

Medical / Atual: Para elas, quais as principais recomendações?

Dr. Paulo Tellis Hidratação oral; uso de soluções fisiológicas nasais e inalatórias; tratamento das patologias de base - alergias respiratórias; cuidados ambientais e com exposição à friagem; lavagem das mãos com frequência, evitando a contaminação com vírus e bactérias. Medical / Atual: Quais são os principais problemas verificados nos consultórios por causa do tempo seco? Dr. Paulo Tellis São os problemas respiratórios, como rinites, faringites, resfriados, asma, bronquites e pneumonias. Medical / Atual: Quando o caso deve ser considerado urgente, que leva à necessidade de recorrer ao Pronto-Atendimento (PA)?

Medical / Atual: Funciona mesmo deixar balde de água ou pano molhado ao lado da cama à noite?

Dr. Paulo Tellis Melhorar as condições ambientais pode ajudar. Este procedimento melhora a umidade relativa do ar, então ajuda. Contudo, não esquecer que beber muita água e usar soro fisiológico nasal é mais eficiente. Medical / Atual: O que acontece com a garganta que, de repente, irrita?

Dr. Paulo Tellis Problemas simples das vias aéreas geralmente têm uma evolução satisfatória. Porém, uma pequena parcela dos casos evolui para as complicações, como, por exemplo, as rinossinusites, as tonsilites agudas, as otites médias agudas e as pneumonias. Então, a melhor conduta é o bom senso. Geralmente, o prolongamento dos

tintas, entre outros, também provocam esta irritação.

Dr. Paulo Tellis O ressecamento do ar e o ar frio provocam irritação nas mucosas respiratórias. Quanto mais sensível for a mucosa de cada pessoa, mais facilmente ela irá irritarse com estes fatores. Produtos químicos, fumaças,

EXPEDIENTE Informativo sem fins lucrativos, dedicado aos clientes Medical e à comunidade em geral, com o objetivo de informar a população sobre saúde e benefícios da Medical Conselho editorial: Dr. João Carlos Rodrigues de Almeida, Dr. Luiz Pedro Prada Neto e Erika Cristina Nakahara. Projeto Editorial: Diagramo Publicações Ltda. Jornalistas Responsáveis: Renata Reis (MTB: 58.984) e Denis Martins (MTB: 58.418).

Textos/Fotos: Renata Reis e Denis Martins. Projeto Gráfico e Diagramação: Diagramo Publicações Ltda. Impressão: Gráfica Meio de Expressão Editora EIRELI EPP Tiragem: 32.000 exemplares.

ESPAÇO SAÚDE Curso para gestantes recebe inscrições. A Medical disponibiliza às grávidas conveniadas o Curso Preparatório para Gestantes, que ocorrem sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. As interessadas, no entanto, devem entrar em contato com o Espaço Saúde e fazer a inscrição previamente. Durante os cursos, as gestantes terão palestras com obstetras, ginecologistas, fisioterapeutas, pediatras, psicólogas, enfermeiras e assistentes sociais. O objetivo é transmitir informações sobre o parto, dicas de amamentação, período pós-parto e primeiros cuidados com os bebês, para que a mulher e a criança tenham uma vida saudável e feliz. O curso é divido em seis módulos e as vagas são limitadas. O próximo terá início em 18 de setembro e as interessadas devem entrar em contato pelo telefone 3446-4655, ou comparecer pessoalmente à Rua Dr. Trajano de Barros Camargo, 1.507. Os cursos são realizados no auditório da Medical.


Medical Atual

Agosto/Setembro 2013

3

Agência Transfusional

Mais rapidez nas situações que necessitam de sangue Bighetti explica que uma Agência Transfusional é normalmente encontrada em hospitais que realizam intervenções cirúrgicas de grande porte e atendimentos de urgência e emergência, e que efetuem mais de 60 transfusões por mês. Ele ressalta que a vantagem é justamente a maior rapidez no processo entre coleta da amostra de sangue do paciente até a instalação do hemocomponente, que nos casos mais graves pode ser de extrema importância.

Muitas pessoas talvez não tenham noção da correria dos bastidores de um setor de emergência, especificamente quando há necessidade de sangue para o paciente sobreviver. O que talvez menos ainda saibam é que, antes de qualquer procedimento, é preciso saber a tipagem sanguínea do paciente. Não há outra alternativa. Tem que ser tudo muito rápido, situação diferente dos casos em que a cirurgia que também pode necessitar de sangue é eletiva (programada). O que muitos associados da Medical também não sabem é que, desde outubro de 2012, o hospital tem uma Agência Transfusional em formato moderno em funcionamento 24 horas. "Agência Transfusional é a unidade hospitalar responsável pela guarda dos hemocomponentes [hemácias, plasma, plaquetas] para uso naquele serviço e, além disso, após a coleta da amostra de sangue do paciente, pelo preparo e instalação do componente necessário para cada caso. O espaço conta com aparelhos para refrigeração e acondicionamento apropriados para cada tipo de hemocomponente. Também tem capacidade para exames de tipagem sanguínea de imediato", explica o responsável pela agência, o médico hematologista João Paulo Marques Bighetti. Antes da Agência, conforme a necessidade, um veículo era acionado para buscar as bolsas necessárias no Banco, que fica anexo à Santa Casa de Limeira. Não tinha outro jeito. Hoje, um biomédico habilitado pelo Banco de Sangue fica à disposição nesta Agência Transfusional para recebimento das demandas médicas e disponibilização conforme a necessidade, além da funcionária Gláucia Dibbern.

DIFERENÇA A diferença de um Hemocentro Coordenador, conhecido como Banco de Sangue como o da Santa Casa, é que este é responsável pela triagem, coleta, exames e liberação do sangue coletado dos doadores. O sangue armazenado numa Agência Transfusional, como a que a Medical tem, já passou por todas estas demoradas etapas e está pronto para ser utilizado no paciente em tempo mínimo. Bighetti conta que, no caso da Medical, há um estoque dentro da própria agência para os casos de urgência e emergência, além da reserva para as cirurgias eletivas que são solicitadas previamente. Para o associado da Medical, o médico explica que a vantagem é "segurança, praticidade e rapidez no uso consciente das transfusões de hemoderivados". O que motivou o hospital a investir na Agência Transfusional foi principalmente a ampliação do Hospital Medical, com o aumento do volume de procedimentos cirúrgicos e complexidade de casos atendidos.

Seja um doador e ajude a salvar vidas Bighetti também é o coordenador do Banco de Sangue da Santa Casa e conhece a realidade do drama de períodos em que há maior escassez de sangue, como no frio e férias. Ele diz que, constantemente, há necessidade de doações, sobretudo do tipo mais raro, o "O" negativo, que serve como "coringa" nos casos de emergência em que não é possível saber o tipo de sangue do paciente e não há tempo para identificar. O "O" negativo é o único que pode ser recebido independentemente da tipagem do receptor. A doação é feita apenas no Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h e, aos sábados, das 7h às 11h. Para ser doador, o indivíduo deve ter entre 16 e 68 anos, peso mínimo de 50 quilos, ter boa saúde no momento e levar consigo, no ato de doação, um documento de identificação (RG). Os doadores menores de 18 anos devem estar acompanhado de um maior responsável.


Medical Atual

4

Agosto/Setembro 2013

Doadores

PERFIL DA SECRETÁRIA

Em um ano, 135 mil se declararam doadores de órgãos pelo Facebook Em um ano, 135 mil usuários do Facebook expressaram intenção de serem doadores de órgãos. O número é resultado da parceria firmada há um ano entre o Ministério da Saúde e a rede social. De acordo com o Ministério da Saúde, que divulgou o balanço, a ideia é que as pessoas informem a família e amigos sobre a real vontade de ser

um doador de órgão, pois a rede social é um espaço público e a informação fica disponível na linha do tempo do usuário do Facebook. Segundo o governo, a campanha vai continuar. Para ser doador, a pessoa deve informar a família o seu desejo, sem a necessidade de deixar documento escrito. Na linha do tempo no Facebook, o internauta deve clicar em Evento Cotidiano e selecionar a opção saúde e bem-estar, e clicar em doador de órgãos. Ainda assim, a doação só poderá ocorrer após autorização da família. Em 2012, 24 mil cirurgias de transplante de órgãos foram feitas no Brasil, sendo 95% delas no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das metas do ministério é aumentar o número de doadores e cirurgias. (Agência Brasil)

Dulcicleide Maria dos Santos de Oliveira

Consultório: Adriana Galli - dermatologista Há quanto tempo no consultório: 12 anos Estado Civil: Casada Tem filhos? Sim. Apenas um, o Lucas Data de Nacimento: 09/09/1973 O que faz nas horas de lazer: Fico com a família O que mais gosta no trabalho: Da oportunidade de ajudar as pessoas Qual o prato favorito? Lasanha Cantor favorito: Padre Fábio de Mello Lugar que gostaria de conhecer: Cancún, México Um sonho: Fazer um retiro espiritual na Terra Santa

ALTERAÇÃO DO CORPO CLÍNICO

Doações para o Dia dos Pais ajudam Asilo João Kühl Filho O Núcleo de Ação Social da Medical promoveu, neste mês, uma atividade beneficente em prol do Asilo João Kühl Filho, alusiva ao Dia dos Pais. Assistente social, Sônia Maria Randon de Almeida explicou que os colaboradores ajudaram com doações de objetos solicitados pela entidade. “A instituição precisava de barbeadores, pijamas, cuecas e moletons. Toda a arrecadação será entregue ao Asilo João Kühl Filho”, explica. A arrecadação foi organizada pelo Núcleo de Ação Social Medical, por meio da Janice (almoxarifado), Cláudia (caixa) e Renata (contabilidade). A doação estava prevista para o dia 18, às 9h30. O Asilo João Kühl Filho, entidade filantrópica de Limeira, tem por finalidade acolher pessoas idosas que não puderem prover a sua subsistência, sem distinção alguma quanto a raça, condição social, credo político ou religioso. Conforme a entidade, no local há espaço para múltiplas atividades que aumentam a autoestima e despertam o humor do idoso, como passeios, baile, festa dos aniversariantes do mês, almoço em data festiva oferecido por voluntários ou clubes de serviços, entre outros. As doações ao Asilo podem ser feitas nas formas

mensal, trimestral, semestral, anual ou eventual, diretamente no asilo ou nas seguintes contas bancárias: Banco Santander (033) – Agência: 0013 – Conta n.º13 001458-8 e Banco do Brasil (001) – Agência: 0216-X – Conta n.º 3.977-2.

Inclusões: Dra. Flávia Kurita Varoli Endocrinologia pediátrica. Rua São Benedito, nº 47 - Tel:3039-9369 Dra. Érica Alvares Barcellos Endocrinologia. R. Santa Cruz, nº 754 - 11º andar Tel: 3444-8997 Alterações de Endereços: Dr. Vladimir Rodrigues Gutierres Neurologia/Neurocirurgia Rua Pernambuco, nº 852 - Tel: 3702-6873 Dr. Demian Fernando Chanquette Ortopedista Rua Benedito Kühl, nº 923 Telefone: 3441-7683

NOVAS EMPRESAS ATENDIDAS

terceiraidadedelimeira.blogspot.com

• CASA DA ÁRVORE KIDS ROUPAS INFANTIS • A. C. VITALLI GOMES - EPP • DAPEMA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS • RESIDENCIAL CHÁCARA ANTONIETA EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO • CHARLES Z. PEREIRA EIRELI • BARNABE & ZACCARELLI • ZACCARELLI & BARNABE • L IDERANÇA MAX SUPERMERCADOS • THIAGO CARLOS Z. PEREIRA EIRELI • MARMORARIA SILVA • HJ SEMIJOIAS • TN SERVIÇOS E MANUTENÇÃO EM CONSTRUÇÃO • LILIAN ANTUNES RODRIGUES • HINO SISTEMAS DE GESTÃO


Medical - Jornal Medical - Agosto  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you