Issuu on Google+

TERÇA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2013

Prefeito cobra rapidez em renovação de contrato com a Sabesp Em reunião com o secre-

secretário-chefe da Casa

tário-chefe da Casa Civil,

Civil que, desde o início do

Edson Aparecido, o pre-

ano, tem mantido reuniões

feito Dr. Márcio Pampuri,

junto à estatal proirizan-

cobrou agilidade na reno-

do efetivar o novo contra-

vação do contrato junto à

to. O secretário garantiu

Sabesp, para que a estatal

ao prefeito que também

cumpra com as exigências

é de interesse da estatal

do município expressas no

dar agilidade ao processo

Plano de Saneamento e

e garantir o cumprimento

dê continuidade ao forne-

das exigências municipais.

cimento de água, coleta e

Também

participaram

tratamento de esgoto de

da reunião o deputado es-

forma integral e com qua-

tadual, Celino Cardoso e

lidade.

o secretário de Governo,

O prefeito explicou ao

Ricardo Honório / Imprensa PMM

Marcelo Tenaglia.

Prefeito Márcio Pampuri, Edson Aparecido, e Celino Cardoso

Página 3

Elói Pietá visita Mairiporã

O prefeito Dr. Márcio Pampuri recebeu em seu gabinete, na semana passada, a visita de Elói Pietá, político de referência nacional, que na ocasião relatou ao prefeito suas experiências frente à prefeitura de Guarulhos, da qual foi vice-prefeito e prefeito por duas vezes, além disso foi também vereador e deputado estadual.

Vinhos brasileiros por região, na coluna de Renato Duarte

Página 6

Busca da paz interior, na coluna de Tarcílio de Souza Barros Prefeito recebe Elói Pietá em seu gabinete

Elói Pietá é casado com Janete Pietá – Deputada Federal, extremamente atuante e igualmente comprometida, que tem militado pela

Igualdade Racial e frente ao Movimento de Mulheres, tendo ainda a área da saúde como um de seus focos de Página 3 atuação.

Página 8


2

www.folhaopiniao.com.br Terça-feira, 24 de setembro de 2013

Direito de esquecimento na internet De uns tempos para cá, muito se tem discutido no cenário internacional a respeito do chamado direito de esquecimento na internet. A possibilidade de o indivíduo ver apagadas as informações incômodas que circulam na web sobre ele, ainda que verdadeiras, tem sido objeto de discussões cada vez mais constantes em diversos fóruns. Questões técnicas à parte, enquanto o Brasil ainda patina na aprovação de legislação básica sobre proteção de dados pessoais, a temática do direito ao esquecimento começa a ganhar espaço importante em nosso país. O assunto, ademais, foi objeto de abordagem na recente 6ª Jornada de Direito Civil da Justiça Federal/2013, na qual se concluiu que tal direito integraria a tutela da dignidade da pessoa humana. A problemática, outrossim, foi analisada de maneira profunda e emblemática pelo Superior Tribunal de Justiça (RESP 1.334.097-RJ), indicando posicionamento que corroboramos e parece ser tendência no país. Pois bem. A análise do tema não é tarefa simples, já que, de início temos que enfrentar o suposto antagonismo entre as nuances do direito ao esquecimento (derivado da intimidade, vida privada, reabilitação social) e o imprescindível direito à informação. Nesse embate, nota-se que, se por um lado devem ser preservados os aspectos da vida privada da pessoa – que interessam só a ela –, de outro, temos a evidente necessidade de garantia de que informações de inquestio-

Editor: Maurício Araújo

nável interesse público estejam disponíveis a qualquer cidadão. Consequências nefastas Destarte, fatos relevantes e públicos, com efeitos sentidos diretamente pela sociedade, naturalmente precisam ser mantidos, eis que fazem parte da história da nação. De outra sorte, qualquer pessoa deve ter garantida a intimidade dos fatos de sua vida privada. Fotos corriqueiras dos tempos da universidade, opiniões polêmicas da época da adolescência e outras manifestações da vida cotidiana de interesse exclusivamente particular, por exemplo (que pelas vias comuns seriam desbotadas pelo tempo), merecem ser apagadas se desejarem seus titulares. A situação se complica, por evidente, quando as informações que circulam na rede estão inseridas em notícias da mídia, publicações em diários oficiais, comentários ou opiniões de terceiros. Isso porque, como se sabe, na democracia, a liberdade de imprensa e a manifestação do pensamento são direitos que, exercidos com responsabilidade, devem ser preservados. Se as informações forem falsas (caluniosas ou difamatórias), sem dúvidas impõe-se a retirada imediata ou, no mínimo, a correção nos casos de excessos. No entanto, se os fatos incômodos e verdadeiros, hipoteticamente de interesse público, publicados sobre o passado das pessoas (como condenações criminais) forem absolutamente verdadeiros, necessária

é a reflexão sobre a pertinência de manterem-se eternos seus efeitos sobre a vida dos indivíduos. Com efeito, de um lado temos: veracidade dos fatos, direito à informação, liberdade de imprensa e pensamento. De outro: consequências nefastas indefinidamente presentes na vida do indivíduo (e seus familiares), ainda que este já tenha sofrido a aplicação das penas previstas em lei (prisão, restrição de direitos, pagamento de indenizações etc.). Resgate da dignidade Parece que a legislação brasileira já indica os caminhos a serem seguidos para resolver a questão. No campo penal, tanto o Código Penal, quanto o de Processo Penal deixam claro que o condenado tem direito pleno à reabilitação e à ressocialização (artigos 93-CP e 748-CPP). Na reabilitação, assegura-se ao indivíduo o sigilo dos registros sobre o s eu processo e condenação e, para a própria execução penal, há a previsão de que esta deve proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado (artigo 1º-LEP), objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade (artigo 10- LEP).

Dessa forma, se o retorno à convivência saudável em sociedade é um dos pilares da aplicação das penas, o direito ao esquecimento pelos fatos pretéritos praticados por uma pessoa pode ser entendido como medida para que essa finalidade seja, ao menos, tentada. Ademais, a legislação civil brasileira também prevê que o exercício dos direitos da personalidade não podem sofrer limitações (artigos 11 e 12-CC), o que nos leva a entender que, sob nenhum pretexto, os fatos do passado, ainda que verdadeiros, podem fazer desvanecer, por completo, o futuro de um homem ou mulher. Finalmente, é preciso lembrar que, se é de interesse público o acesso a determinadas informações sobre as pessoas, é ainda muito mais importante, em termos sociais, que certos fatos sejam esquecidos em prol do resgate da dignidade do indivíduo – que pode então, em silêncio, tentar retomar em paz o que lhe resta da caminhada. Renato Opice Blum é advogado, economista, professor e presidente do Conselho de TI da Fecomercio-SP. Este artigo reflete as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações

CITAÇÃO DA SEMANA “Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.” Khalil Gibran, foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa.

Publicação: Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - CNPJ: 11.603.231/0001-06 Rua Cardoso César, 363, sala 3, Centro, Mairiporã – CEP: 07600-000 Redação e publicidade: (11) 4275-0504 / (11) 9-9529-2619 / redacao@folhaopiniao.com.br Reportagem: Renato Sarvanini Editoração: Renato Sarvanini e André Chicoli Colaboradores: Antonio Carlos Mendes Thame, Éssio Minozzi Júnior, Marisa Motta Cardone, Renato Duarte, Cecília Miglorancia e Tarcílio de Souza Barrros.

OPINIÃO

NOTAS

Visita aos EUA A presidente Dilma Rousseff chega nesta segunda-feira a Nova York para cumprir uma agenda de compromissos políticos e econômicos, incluindo a tarefa de abrir o debate dos líderes na 68ª Assembleia Geral da ONU, na terça-feira. A presidente já avisou - e portanto é essa a expectativa - que usará o palanque privilegiado para criticar as ações de espionagem americana reveladas pelo ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden. Não estão confirmados encontros com líderes de outros países, segundo o Planalto. O grosso dos contatos bilaterais será feito pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, que, de acordo com o Itamaraty, ficará até o fim da semana em Nova York participando de pelo menos dez reuniões bilaterais. Segundo o ministério, é possível um encontro entre Figueiredo e o secretário de Estado americano, John Kerry. Seria o primeiro desde que Dilma e o presidente Barack Obama anunciaram o adiamento da visita de Estado da presidente a Washington, por causa das acusações de espionagem. Figueiredo também participará de reuniões ministeriais do G4 (Alemanha, Brasil, Índia e Japão, que discutem a reforma do Conselho de Segurança da ONU), dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do Ibas (Brasil, Índia e África do Sul). Além da participação na ONU, Dilma tem previsão de fazer dois outros discursos aqui em Nova York. Na terça-feira, em uma sessão de alto nível sobre desenvolvimento sustentável na ONU, um fórum que entre outras coisas acompanha os resultados da Rio+20. A assembleia geral deste ano é dedicada a uma “agenda de desenvolvimento pós2015”. Na quarta-feira, a presidente falará em um evento sobre oportunidades no setor brasileiro de infraestrutura promovido pelo banco Goldman Sachs, o jornal Metro e a rede Bandeirantes de TV. Também participam do evento ministros da área econômica do governo - Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) - e os presidentes do Banco Central, Alexandre Tombini, e do BNDES, Luciano Coutinho. A partida da presidente para o Brasil está prevista para a quarta-feira à tarde.

Impressão: Atlântica Distribuição: Mairiporã Terra Preta Serra da Cantareira


CIDADE

www.folhaopiniao.com.br Terça-feira, 24 de setembro de 2013

3

Prefeito busca agilidade na renovação de contrato com a Sabesp Em reunião com o secre-

Civil, Edson Aparecido, que

tário-chefe da Casa Civil, o

desde o início do ano, tem

prefeito Dr. Márcio Pampuri,

mantido reuniões junto à

cobrou agilidade na reno-

estatal de forma a efetivar

vação do contrato junto à

o novo contrato. O secre-

Sabesp, para que a estatal

tário garantiu ao prefeito

estadual de saneamento

que também é de interesse

cumpra com as exigências

da estatal dar agilidade ao

do município expressas no

processo e garantir o cum-

Plano de Saneamento e

primento das exigências

dê continuidade ao forneci-

municipais.

mento de água, coleta e tra-

Também participaram da

tamento de esgoto de forma

reunião o deputado estadu-

integral e com qualidade.

al, Celino Cardoso e o se-

O prefeito explicou ao secretário-chefe da Casa

cretário de Governo, Marcelo Tenaglia.

Pampuri recebe visita de Elói Pietá, ex-prefeito de Guarulhos O prefeito Dr. Márcio Pampuri recebeu em seu gabinete, na semana passada, a visita de Elói Pietá, político de referência nacional, que na ocasião relatou ao prefeito suas experiências frente à prefeitura de Guarulhos, da qual foi vice-prefeito e prefeito por duas vezes, além disso foi também vereador e deputado estadual. Elói Pietá é casado com Janete Pietá – Deputada Federal,

extremamente

atuante e igualmente comprometida, que tem militado pela Igualdade Racial e frente ao Movimento de Mulheres, tendo ainda a área da saúde como um de seus focos de atuação.


4

www.folhaopiniao.com.br Terça-feira, 24 de setembro de 2013

GASTRONOMIA

Nhoque de batata Ingredientes

passe pelo espremedor ainda

6 batatas médias

Vá acrescentando a farinha

1 xícara de farinha de trigo

aos poucos e o sal

sal a gosto

Amasse bem

molho:

Coloque a massa sobre uma

1 lata de molho de tomate

mesa enfarinhadae faça roli-

1/2 cebola

nhos

1colher de sopa de azeite

Corte cada rolinho em peda-

2 tabletes de caldos de carne

ços de mais ou menos 2cm

1/2kg de carne moida

leve ao fogo em uma panela

1 pacotinho de queijo ralado

com bastante água tempe-

quentes

rada com sal,quando a água

Preparo

levantar fervura vá colocandos os nhoques na água áté eles começarem a subir

Cozinhe as batatas em água

Coloque água fria em uma

até que estejam macias

bacia e coloque o escorredor

Escorra, descasque-as e

dentro da mesma,retire os

Suco de couve Ingredientes

Preparo

Couve

Bata a couve, com a quantidade de água que quiser Depois coe o suco em uma jarra , esprema o limão, adoce e beba gelado.

1 limão água Açúcar

nhoques ja cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico Repita o processo até toda massa estar cozida Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário, reserve MOLHO: Pique a cebola bem miudinha em uma panela coloque o azeite e frite a cebola,acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne Mexa bem, quando a carne já estiver cozida acrescente o molho e deixe cozinhar por mais 4min Despeje-o sobre o nhoque salpique queijo encima e leve ao forno para gratinar

Bolo de chocolate com nozes Ingredientes

Preparo

Massa: 6 claras 1 pitada de sal 1 copo de requeijão de água gelada 6 gemas 3 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 3 colheres de sopa de cacau em pó 100% 1 colher de sopa cheia de fermento em pó Calda: 1/2 lata de leite condensado 1 xícara de água filtrada 1 colher de sopa de chocolate em pó Recheio: 200g de chocolate meio amargo 1 lata de leite condensado 1 xícara de chá de água 1 lata de creme de leite sem soro 1 colher de sopa de amido de milho 100 gramas de nozes processadas Cobertura chocolate meio amargo derretido Decoração: raspas de chocolate nozes chocolate granulado álcool de cereais, pó dourado e bomba para aplicar essa mistura

Massa: Bata, na batedeira, as claras por 10 minutos Com a batedeira ligada adicione a pitada de sal, a água gelada, as gemas, a farinha, o açúcar, o cacau e o fermento Coloque a massa em uma forma redonda de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até que ao espetar um palito, o mesmo saia limpo Deixe esfriar Calda: Misture os ingredientes para regar o bolo Recheio: Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo até engrossar Deixe esfriar antes de usar Montagem Corte o bolo em 3 partes, molhe a 1ª parte com a calda, coloque a metade do creme, cubra com a 2ª parte do bolo, regue novamente e coloque o restante do creme Coloque a 3ª parte do bolo, regue com a calda e depois cubra-o com o chocolate meio amargo derretido e decore a gosto.


5

www.folhaopiniao.com.br Terça-feira, 24 de setembro de 2013

SAÚDE MENTAL

nária, obtida com verduras e

trado na Uniluz, por vários

mas ainda não há data pre-

legumes da horta orgânica.

mestres é sobre os efeitos

vista para inauguração.

No final da tarde os hospe-

terapêuticos das Mandalas.

Pessoas

interessadas

des são convidados ao lan-

A coordenadora pedagó-

em colaborar em doação e/

che repleto de guloseimas

gica do curso, professora

ou bens na construção do

TARCÍLIO DE SOUZA BARROS

confeccionados na cozinha

Lia Grillo Daniel projetou a

Labirinto podem deduzir do

artesanal que se preocupa

construção do Labirinto ao

Imposto de Renda para Pes-

Busca da paz interior

em servir produtos naturais.

espaço disponível no terreno,

soas Jurídicas.

Um jantar leve predispõe os

baseando-se no desenho ori-

hospedes à uma noite de re-

ginal dos jardins adjacentes

Serviço

Nazaré Uniluz é um cen-

os visitantes com uma ali-

pouso e relaxamento mental.

à Catedral de Chartres, em

Nazaré Uniluz

tro voltado para a educação

mentação dotada de todos

Nossa reportagem, ouviu,

França. O Labirinto terá um

Estrada do Ribeirão Acima

espiritual e dosado de har-

os requisitos saudáveis. Ao

Taunay Daniel, Filosofo, que

passeio revestido de cimen-

KM 1 - Rod. D. Pedro I, Km 47

monia mental.

amanhecer, após a sessão

declarou que Nazaré Uniluz

to, e os intervalos entre os

Bairro Moinho I - Nazaré Pau-

Nos finais de semana eru-

de meditação, é servido o

está dando ênfase à criação

passeios serão de gramas.

lista - 12960-970 - SP - Brasil

ditos palestrantes proferem

desjejum matinal constan-

de um Labirinto no cam-

O Labirinto tem uma fun-

http://www.nazareuniluz.org.

palestras de elevado nível cul-

do de frutas, pães integrais,

pus universitário. A idéia da

ção terapêutica importante.

br / (11) 4597 7109 / 4597

tural. Uma comunidade des-

granolas,

coalhada,

construção surgiu após um

Favorece à pessoa encon-

7103 / 96473 2851

pertada para o bem comum

chás, alimentos produzidos

curso de pós-graduação em

trar seu próprio centro e do-

Hor. de atendimento: Seg. à

da humanidade. Frequenta-

no complexo educativo.

Psicologia

Transpessoal,

sar harmonia interior; são

sexta das 8,30 às 12 e das 13,30 às 16h.

mel,

dores são unanimes em de-

O almoço, sobre acurada

e o Labirinto brotou como

usados como curadores de

clarar que suas estadias são

criação alimentar está sob

um desdobramento do cur-

disfunções psicossomáticas

vitalizantes e terapêuticas.

supervisão de Sérgio Mora-

so. Uma das disciplinas do

em várias partes do mundo.

TARCÍLIO DE SOUZA BARROS é crítico

es, criador de saborosa culi-

curso que está sendo minis-

As obras já se iniciaram,

de arte e analista de temas culturais

Nazaré Uniluz, recepciona

Desenho do labirinto foi inspirado nos jardins adjacentes à Catedral de Chartres, na França


6

www.folhaopiniao.com.br Terça-feira, 24 de setembro de 2013

ENOGASTRONOMIA

RENATO DUARTE Vinhos Brasileiros Regiões: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná Nessa última parte do tema “Regiões do Brasil”, falaremos dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. O estado de São Paulo é o principal mercado consumidor de vinhos do país, além de trazer na história o fato de ter produzido em suas terras, mais precisamente no bairro do Tatuapé, o primeiro vinho Brasileiro. Apesar de contribuir fortemente para a economia desse setor, São Paulo, não é ainda e, provavelmente não será, responsável pela produção de vinhos finos no país. Os vinhos produzidos nas regiões de São Roque, Jundiaí, Vinhedo, Itupeva etc. são de considerados de mesa e produzidos de uvas americanas e híbridas, sendo que as principais empresas trazem esse vinho “a granel” do Sul do país para apenas envasar em suas vinícolas localizadas nas regiões já mencionadas. Existe um movimento crescente nas regiões de São Carlos, Espírito Santo do Pinhal, Itobi e Divinolândia, orientado para a vinificação de vinhos finos de castas nobres, visando principalmente a produção de espumantes. O estado do Paraná em razão do seu “Terroir”, possui um cenário vinícola, no que tange os vinhos finos, superior ao do estado de São Paulo. Outra característica que favorece esse estado é o empenho de seus produtores na elaboração e de-

senvolvimento de novas técnicas, principalmente no manejo do vinhedo com produções de baixo rendimento e colheita precoce, com destaque para os vinhos brancos principalmente os da cepa Chardonnay. Minas Gerais ainda se apresenta como grande consumidor e produtor de vinhos de mesa e não como produtor de vinhos finos. Minas Gerais está ainda na busca do melhor terroir para a produção de vinhos finos, mas como São Paulo, existe um movimento nesse sentido principalmente nas regiões de Andradas, Três Corações, Cordislândia já com vinícola em produção e Três Pontas, Diamantina e Caldas em fase de implantação. Alguns vinhos já apresentaram resultados interessantes, principalmente os produzidos com Syrah e Sauvignon Blanc. Em relação a atividade vitivinícola pouca coisa ainda pode ser dita sobre o estado de Goiás, pois sua primeira safra de vinhos ocorreu em 2010 e lançada apenas em 2012, portanto muito recente para uma avaliação mais precisa. Os vinhos produzidos foram “Itrépido” com a uva Syrah e “Bandeiras” com a uva Barbera, ambos da Vinícola Pirineus. Na próxima semana falaremos sobre os principais tipos de uvas. Renato Duarte é Chef e Sommelier coluna.enogastronomia@gmail.com


www.folhaopiniao.com.br Terça-feira, 24 de setembro de 2013

VARIEDADES

HORÓSCOPO A Lua transita hoje pelo signo de Touro indicando momento em que queremos experimentar a vida de maneira bastante concreta, organizando os bens materiais e

ordenando as formas materiais. Nossa segurança hoje está em função da capacidade de dar conta da sobrevivência material e cuidar do próprio corpo. O instinto de autopreservação se reveste de boas razões e dá sentido ao que viveremos hoje

ÁRIES - 21.mar a 20.abr Seu tino comercial se mostra com evidência. Um dia para viver bons momentos ao lado das pessoas queridas. Os desejos são fortes e correspondidos satisfatoriamente

LIBRA - 23.set a 22.out Um dia benéfico para você se aproximar das pessoas, seja por afeição ou interesse de negócios. Encontrará com elas bons momentos e satisfação pessoal

TOURO - 21.abr a 20.mai Momento de maior vigor físico e atividade emocional. Um dia para estar confiante e encontrar satisfação íntima, mesmo quando em situações limitadas ou circunscritas

ESCORPIÃO - 23.out a 21.nov Atividades agradáveis junto a pessoas igualmente agradáveis é o que de melhor o dia lhe reserva. Na vida a dois, os momentos serão intensos e de grande satisfação sensorial

GÊMEOS - 21.mai a 20.jun A Lua indica que você se recolhe mais e se mostra acabrunhado, voltando-se para reflexões consigo mesmo. É tempo de cuidar concretamente da saúde física

SAGITÁRIO - 22.nov a 21.dez Um bom dia para você cuidar da saúde e de seu corpo. Haverá alguma certa pressão para você se fixar em seus afazeres e rotinas - o que não lhe agrada muito

CÂNCER - 21.jun a 21.jul Um dia benévolo para com seu gosto por brilhar publicamente. Seu valor é reconhecido. Pode colher pequenas honras e glórias nas relações sociais e com os amigos LEÃO - 22.jul a 22.ago Um dia de boa disposição para se dedicar de corpo e alma ao trabalho. Momento para fazer um inventário de tudo o que conquistou ou que pretende ainda realizar

CAPRICÓRNIO - 22.dez a 20.jan A Lua em Touro indica ser momento para ter grande imaginação criativa voltada ao lazer, as artes ou mesmo ao trabalho. Realize as coisas que você gosta e irá se sentir bem AQUÁRIO - 21.jan a 19.fev Cultive o bom ambiente com as pessoas, levando leveza, graça e elegância para as relações. Deste modo, o convívio com amigos e pessoas próximas será bem agradável

VIRGEM - 23.ago a 22.set A Lua em Touro indica estar bem disposto e confiante com o futuro. Um período de crise está terminando e você enxerga melhor as perspectivas que o desponta adiante

PEIXES - 20.fev a 20.mar A Lua indica hoje bom estímulo para as conversas e o contato com ideias, ambientes e pessoas de seu interesse. Boas aquisições podem ser feitas neste dia

7


8

www.folhaopiniao.com.br Terça-feira, 24 de setembro de 2013

Apresentadora do programa Morning Show visita loja Papa Goy’Aba No sábado, 14 de setembro, a apresentadora do programa Morning Show da RedeTV! e ex-Chiquititas, Renata Bianco, passou por Mairiporã para prestigiar o grande bazar da badalada loja Papa Goy´Aba. Ela esteve na loja Papa Goy´Aba, experi-

mentou diversos looks, fez muitas fotos, distribuiu autógrafos e com seu jeito descolado atacou de vendedora. Foi uma tarde bastante agradável e proveitosa. Todos que passaram por lá, puderam ser atendidos pela apresentadora com muito carinho.

Renata Del Bianco com o look que mais gostou

Renata, ficou apaixonada pela cidade, não queria mais ir embora, pois está acostumada com a agitação e barulho da Grande São Paulo. E claro quase levou toda a loja para a casa, pois como toda mulher ama roupas "descoladas e modernas".

Laís Menezes Decerquio

Renata Del Bianco

Renata Del Bianco e a proprietária da loja, Cristiane Cespedes


www.folhaopiniao.com.br Terรงa-feira, 24 de setembro de 2013

9


10

www.folhaopiniao.com.br Terรงa-feira, 24 de setembro de 2013


Edicao 24092013issu