Page 1

BOLETIM MENSAL N.º7 Julho 2013

PROJE TO

MERGULHA POR TI (MÃO)

ESCOLHAS

5G

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENG. NUNO MERGULHÃO PORTIMÃO

EDITORIAL

Pág. 2

Férias

ACONTECEU Por ti Pág. 2

Jantar do Agrupamento ...Mais um momento de partilha.

Pág. 3

Campo de Férias

...dinamizou-se uma última atividade no dia 14 de junho de manhã.

Pág. 4 e 5

Festa Comunitária no Bairro Cruz da Parteira

Escolhas de Portas Abertas

Pág. 6

Chaminé d`Ouro

O 29º Festival Internacional da Canção Infantil “Chaminé D’Ouro”, uma organização da Junta de Freguesia de Portimão

Pág. 7

Mergulha Por Ti (mão) na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto

O Programa Escolhas, em parceria com a FPCEUP, encontra-se a participar na Rede Sirius

AGENDA Pág. 8


BOLETIM MENSAL • N.º 7 Julho 2013 • 2

PROJETO

MERGULHA POR TI (MÃO)

ESCOLHAS

5G

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENG. NUNO MERGULHÃO PORTIMÃO

EDITORIAL Monitora de Férias junta-se à Equipa! A Vanessa é o novo membro da equipa Mergulha Por Ti (mão) e estará connosco nos meses de julho e agosto a fim de reforçar os campos de férias do projeto. Benvinda!

ACONTECEU Por ti Jantar do Agrupamento Mais um momento de partilha e cumplicidade neste que poderá ser o melhor agrupamento do mundo. O jantar do Agrupamento teve lugar no dia 5 de julho pelas 20h, na Quinta das Alagoas. A todos umas férias fantásticas e Boas Escolhas!


BOLETIM MENSAL • PROJETO MERGULHA POR TI (MÃO) • N.º 7 • Julho 2013 • 3

ACONTECEU Por ti Campo de férias A primeira vez que ouvi falar sobre o Projeto Mergulha Por Ti (Mão), foi através do Dinamizador Comunitário Dário Lopes, o que me deixou logo entusiasmada, pois já tinha ouvido falar do Projeto Escolhas diversas vezes, e eu como futura Educadora Social, interessei-me bastante sobre o projeto. Quando vi que tinha a oportunidade de trabalhar, não como educadora social, mas como monitora de um campo de férias para o projeto, fiquei super extasiada, pois vi como uma oportunidade de começar algo na área em que estou a estudar. Foram dois meses (Julho e Agosto) de grandes aprendizagens para mim. Trabalhei diretamente com as crianças do bairro onde resido. Eu que sempre tive, e ainda tenho, o sonho de poder fazer algo pelo bairro em que cresci e vivo. Sinto que ele tem muito para dar, só que não tem tido muitas oportunidades. Nestes dois meses tive momentos de grandes êxtases e outros de frustração. Frustração, porque não é fácil trabalhar com crianças que carecem de muitos afetos, entre outras dificuldades. Muitas das vezes as atividades que proponhamos não era do agrado das

crianças o que levava a que passassem a atividade em completo desinteresse, contudo, por outro lado, havia atividades em que queriam mais e mais, e era nesses momentos que os “agarrávamos” para conseguir aquilo que não tínhamos conseguido na atividade anterior. Em todas as atividades tentámos sempre incutir as maneiras de se viver e de se incluírem na sociedade, criando nas crianças um sentido de pertença, e de responsabilidade uns pelos outros. A minha experiência aqui durante estes dois meses foi muito enriquecedora, não só a nível pessoal como profissional. Profissional, porque aprendi que às vezes não devemos nos deixar levar pelo sentimentalismo, pois por vezes para fazermos o correto temos que nos abstrair de sentimentos. Por outro lado, fez-me crescer como pessoa. Ver as dificuldades pelo qual alguns passam, alterou completamente a minha maneira de ver e de viver a vida, e de pensar que apesar de tudo, sempre consegui alcançar tudo o que objetivei. Vou levar destes dois meses um conjunto de aprendizagens ricas em alegria, carinho, e de esperança para tentar construir algo de bom nestas pessoas do Bairro Cruz da Parteira. Vanessa Santos


BOLETIM MENSAL • N.º 7 Julho 2013 • 4

ACONTECEU Por ti Escolhas de Portas Abertas De 15 a 21 de julho, em todo o território nacional, os 110 projetos financiados e acompanhados pelo Programa Escolhas, “abrem as suas portas” para dar a conhecer o trabalho que estão a desenvolver em contextos mais vulneráveis, com crianças e jovens e seus familiares tendo em vista o reforço da igualdade de oportunidades e a coesão social, estando previstas mais de oitocentas atividades, com destaque para a realização de exposições, visitas temáticas, festivais, ateliês de dança, teatro, entre muitos outros eventos. Neste âmbito, o Projeto Mergulha Por Ti (mão) realizou uma Festa Comunitária no Bairro Cruz da Parteira, no dia 19 de Julho de 2013, entre as 17h e as 21h: Há festa na Aldeia! Ora vejam as fotos do momento!


BOLETIM MENSAL • PROJETO MERGULHA POR TI (MÃO) • N.º 7 • Julho 2013 • 5


BOLETIM MENSAL • N.º 7 Julho 2013 • 6

ACONTECEU Por ti Chaminé D’Ouro O 29º Festival Internacional da Canção Infantil “Chaminé D’Ouro”, uma organização da Junta de Freguesia de Portimão, teve lugar, no sábado, dia 20, às 21h00, no Auditório Municipal de Portimão. A edição deste ano contou com 11 canções, três em representação dos Agrupamentos de Escolas da freguesia, uma em representação da Rádio Alvor, duas em representação do Conservatório de Música de Lagos e as restantes vindas dos diversos pontos do País. Os participantes foram acompanhados pelo coro infantil do Festival, composto por 35 crianças, a cargo do maestro António Alves. A apresentação do Festival esteve a cargo do ator portimonense Carlos Pacheco. Como atração, o Festival contou com a atuação do jovem Edmundo Inácio, vencedor do Festival em 2010, e do Grupo Hip-Hop do Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão. Os nossos alunos mostraram que “São Grandes”! e que se fazem coisas fantásticas na Mergulhão. A Diretora do agrupamento fez parte do júri do evento, e a profª Marta teve um papel fundamental na participação destes jovens neste evento da freguesia. A todos os nossos parabéns!


BOLETIM MENSAL • PROJETO MERGULHA POR TI (MÃO) • N.º 7 • Julho 2013 • 7

ACONTECEU Por ti Mergulha Por Ti (mão) na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto O Programa Escolhas, em parceria com a FPCEUP, encontra-se a participar na Rede Sirius – Rede de Politicas Europeias sobre a Educação de Crianças e Jovens descendentes de Imigrantes, financiada pela Comissão Europeia, que poderá ser melhor conhecida no site http://www.sirius-migrationeducation.org/ . De uma forma sucinta, a Rede SIRIUS envolve cerca de 30 países e desenvolve trabalho em torno de programas de pesquisa e ação para a criação de políticas cidadãs que envolvam as minorias e migrantes. Há um foco centrado no contexto escolar e, nesse sentido,

organiza-se em torno de 3 Work Packages: WP1, que se dedica a uma análise das políticas educativas nacionais sobre minorias e migrantes; WP2, preocupado com a pesquisa e definição de competências de professores/as que trabalham em escolas com crianças e jovens migrantes e de minorias; WP3, dedicado à análise de projetos de sucesso nas políticas de inclusão dos referidos grupos.


BOLETIM MENSAL • PROJETO MERGULHA POR TI (MÃO) • N.º 7 Julho 2013 • 8

AGENDA Para Ti Mês de Agosto Campo de férias Parceria com o Centro Comunitário

EQUIPA COORDENADORA DO PROJECTO

Sónia Fazenda

DINAMIZADOR COMUNITÁRIO

Dário Lopes MONITORA CAMPOS FÉRIAS

Vanessa Santos MONITOR CID

César Santos

Parceiros:

Boletim julho  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you