3 minute read

Mateus Nudelmann: Design de Moda

Design de Moda

MATEUS NUDELMANN

O designer de Moda Mateus Nudelmann, cursou Design de Moda na UP entre 2014 e 2017.

Com sua experiência do tempo em que viveu em Paris e o repertório adquirido em Moda Festa, em 2015 decidiu abrir a sua marca “Mateus Nudelmann”.

Com sua marca, tem-se inspirado na tendência internacional, traduzido-a em peças exclusivas e de costura impecável.

Para saber um pouco mais sobre sua vida acadêmica e profi ssional, acompanhe a seguir a entrevista realizada pela nossa equipe da Revista Design 20 anos (D20).

RD20: Como foi o seu processo para decidir cursar Design de Moda? Você tinha esse desejo muito tempo antes de entrar na Graduação ou foi um caminho de descobertas que te levaram ao curso?

Mateus: Minha família sempre foi muito ligada à Arte. Minha mãe é artista plástica e minha avó confeccionava vestidos incríveis que sempre me chamaram a atenção.

Então, esse mundo artístico fazia parte do meu dia-adia e me encantava desde pequeno.

Aos 18 anos, decidi me mudar para Paris e aprimorar os meus conhecimentos no Instituto “Français de la Mode”, onde obtive um grande arsenal de conhecimentos e me apaixonei ainda mais por esse mundo. Ao retornar para o Brasil, já estava decidido tornar a Moda minha profissão, escolhendo a Universidade Positivo para a minha formação. RD20: Durante a sua formação na UP, quais foram as disciplinas que você mais se identificou e as que julga essenciais em sua vida profissional?

Mateus: Durante a minha formação na UP, as disciplinas com que mais me identifiquei e que julgo essenciais para a minha vida profissional foram Modelagem, que está presente todos os dias no meu trabalho, sendo a parte que prezo perfeição e julgo mais importante na Moda Festa. E Projeto de Moda, que foi a disciplina que esteve presente em todos os anos do curso e que me fez aprender a colocar todos os conhecimentos em prática.

Outra disciplina que fez muita diferença para mim, foi História da Moda, que me fez entender a base de vários conceitos e décadas que me trazem inspirações até hoje. RD20: Nesta trajetória, qual foi a maior dificuldade que apareceu em seu caminho? Em algum momento você pensou em mudar de curso, desistir ou ir para outra área?

Mateus: Durante o curso, sempre esteve claro que a minha área de atuação seria a Moda Festa. Tive dificuldades e medo de não me enquadrar neste meio, mas lutei pelo que acreditava e hoje realizo o meu sonho de ser estilista.

Porém, sempre me aprofundo e crio experiências para trazer novidades às minhas clientes, me tornando cada vez mais renomado.

RD20: Logo em seguida à Formatura, você decidiu ingressar como empreendedor e ter seu próprio ateliê. Conte-nos mais sobre esse desafio, sobre a sua empresa e os cases com que trabalha.

Mateus: Sempre tive o grande sonho de ter a minha própria empresa e criar vestidos na linha

Moda Festa. Hoje em dia possuo um atelier em Curitiba-PR, onde crio vestidos exclusivos e sob medida para as minhas clientes de vários lugares do Brasil e exterior.

Minhas peças já estiveram presentes em tapetes vermelhos como o Baile da Vogue, Baile do Copa e tive a oportunidade de trabalhar com celebridades como Luciana Gimenez, Xuxa e Gabriela Spanic. Prezo muito dentro da minha empresa por um trabalho impecável, como acabamentos, detalhes e editoriais únicos, que já foram realizados em lugares como Nova Iorque e Alemanha. RD20: Com todo o seu percurso e realizações, sempre em busca de seus objetivos, qual a mensagem que você gostaria de deixar para os leitores e alunos de Design que estão iniciando?

Mateus: Para mim, o mais importante é falar que, por mais difícil que pareça o caminho, não desistam. Corram atrás dos seus objetivos e sonhos e não tenham medo de tentar ou falhar, pois isso faz parte do processo de aprendizado e de crescimento.

A faculdade é essencial, porém, é apenas a base do que vivemos no dia-a-dia da Moda. Busquem sempre se aperfeiçoar fazendo cursos extras, estágios, assistindo palestras e sempre estar buscando novos horizontes de conhecimento.

AOS MESTRES DO DESIGN UP, NOSSO CARINHO

Todos os nossos mestres merecem lembrança e têm nosso mais puro agradecimento. Portanto, para representá-los nesta seção de homenagem, a Edição Especial dos 20 anos dos Cursos de Design da UP, convidou três designers (ex-alunos e colegas de profissão) para falar um pouco sobre três figuras importantes de nossa história.

No princípio, havia o Toni. E Antonio Razera Neto, o nosso Toni, não poderia construir este curso sozinho. Muitos outros mestres o ajudaram nesses 20 anos, mas duas pessoas estão com ele desde o início: Raquel Balcewicz e Eliza Sawada… e muito temos para falar sobre eles. Acompanhe a seguir.