Page 1

JORNAL DE CAMPO DO V JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO | RIO DE JANEIRO, 16 DE JULHO DE 2012

VIVA O JAMBOREE!

Ontem, 5000 escoteiros festejaram o início de mais um Jamboree Nacional. Desta vez, reunidos no Rio de Janeiro, escoteiros de todos os cantos do Brasil vivenciarão um clima único de amizade, diversão e aventura ao longo dos 6 dias de Jamboree.


JORNAL DE CAMPO DO V JAMBOREE NACIONAL

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012.

Notícias

Vamos celebrar a unidade e a paz O Presidente dos Escoteiros do Brasil, Marco Romeu Fernandes, dá as boas vindas aos participantes do V Jamboree Nacional, exaltando o propósito desta atividade: celebrar este país de muitas origens e um só povo. “Vamos fazer deste o maior Jamboree no Brasil! O Jamboree da alegria, da vibração e da confraternização, que envolva nosso ideal de construir um mundo melhor com base nos nossos valores escoteiros. Devemos nos portar com base na nossa lei e promessa e cuidar do nosso meio ambiente, começando com os espaços comuns. Vamos vivenciar a fraternidade e a sustentabilidade nesta cidade maravilhosa”.

Quem conhecia a Juma, pode esquecê-la! Chegou a vez de mudar a economia, pois aqui não circula Real. A moeda oficial é o SAMBA e 1 samba (S$1,00) equivale a um real (R$ 1,00). A troca de moedas é feita no banco do Jamboree.

! k o o b e c a F : s os escoteiro

d a d i r e f e r p e A red

ferida dos de social pre re a o m enta. co desta ferram do Facebook io o e çã m a r o rm p fi a m ens é se conhecia zendo os jov já ree este ano fa , o , b e to d n m a e Ja v id e o rn o d vidade nia da Frate a abertura participam d A grande no ista da Insíg izades. Até u jovens que m q a s n o s co d a v a s o n o n it s u ariados ven ruir s dos mais v escoteiros. M des e const ro uxiliam os jo a a b d e m is e a si n m tu a ir 0 v s 0 a s .5 iador r ade m mais de 2 eiro, foi o cr compartilha n co As comunid s, Ja a a v e ci d ta n ê n io ri R co e p o já car ex izades: “O o Imbuí, d Jamboree interagir, tro ara novas am rupo Escoteir unidade do p G m o te d co n a u a , rt ip o a to p It n e a im nto mais oficial do ev mana e qua ne, da Patrulh ara o jovem, o espaço é se io a a M m r u o s ít V to . n aís aingang. P caremos ju estados do p té porque fi subcampo C a o s, d e e d a d a iz id m n a da comu ços e criar oteiro. mentar os la u a é o v definiu o esc ti , je r” o ob lh e m r, rmos faze amigos pude

Curta a página dos Escoteiros do Brasil no FACEBOOK

facebook.com/escoteirosdobrasiloficial

2


Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012.

JORNAL DE CAMPO DO V JAMBOREE NACIONAL

Editorial

Notícias

Ladeira abaixo O domingo foi reservado para montagem do campo. Enquanto não começava oficialmente o Jamboree, alguns escoteiros do Grupo Escoteiro Humaitá-Sul, de Pelotas, brincavam para passar o tempo. Logo que viu a ladeira gramada, Laura Silva deitou no chão e rolou abaixo. Em seguida, vieram Nicolas Souza e Luiza Martins. “A Laura está treinando para descer na ladeirona que tem em frente ao refeitório”, conta Nicolas.

Oito Tribos diferentes: um só espírito! VOCÊ SABE O QUE É GUARANI?

GUA RAN I (GUE RREI RO) - Embora seja uma das etnias de contato mais antigo com a sociedade não indígena, os Guaranis preservam sua língua e muitas tradições, como as práticas xamânicas e a busca da “terra sem male s”, seu equivalente de paraíso. Se dividem em vário s grupos que se espalham pelo litoral do sul e do sudeste, além das bacias dos rios Paraná e Prata , chegando até o Mato Grosso do Sul e Paraguai , onde são a etnia majoritária e onde seu idioma é considerado língua oficial do país.

OUVIU A ? Á J Ê C O V AINGANG C A R V A L PA cerca gues somam

ingan sil, se N G – Os ca o sul do Bra n s a o ss e . p de 30 mil e Argentina lo u a P o ã S até restas espalhando avam as flo p u c o o d a No pass idem em hoje se div e is a ir e h in vidades de p exercem ati e d n o s a re cção de pequenas á cia e a confe n ê st si b su de . artesanato

3


JORNAL DE CAMPO DO V JAMBOREE NACIONAL

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012.

Reencontros Maria Julia do Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, de Santa Catarina e a Lívia do Grupo Escoteiro Bacury de Barueri, se conheceram no Jamboree de Foz do Iguaçú, em 2009. Vizinhas de barraca, mesmo que de subcampos diferentes, conseguiram juntas a Insígnia das Águas. Depois da atividade em Foz, o único contato que tinham era pelo Facebook e agora se reencontraram aqui, no Jamboree, já combinaram de repetir a parceria para as tarefas da Insígnia da Fraternidade. Maria Julia e Lívia estão combinando uma “visita” que deve acontecer até o final do ano. Lívia vai receber a amiga em casa e elas já estão programando o que vão fazer quando estiverem por perto de novo.

Mariana Vazquez Mora é mexicana e fazia parte do Grupo Escoteiro Paxtu na cidade de Aguascalientes. Ela é intercambista e está morando há cinco meses em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Logo que chegou à cidade, procurou um grupo escoteiro para participar das atividades e, assim, conheceu o Grupo Escoteiro Guaranis, do Rio Grande do Sul. Gabriela e Giulia contam que, quando Mariana chegou no Grupo, estavam começando os preparativos para o Jamboree, e com isso convidaram Mariana para se juntar à viagem. O Jamboree é o grand finale dessa vivência que Mariana vem vivendo desde o início do ano, porque ela volta direto pro México quando a atividade acabar. Ela espera fortalecer as amizades que fez no Brasil e aproveitar tudo que um acampamento escoteiro em outro país tem a oferecer.

Vitor, Renata e Diana participam do grupo no Facebook e se conheceram logo que chegaram. Já Vitor, do Grupo Escoteiro Tatuibí, de Limeira, Giulianna, do Grupo Escoteiro Lobo Guará, de Campo Grande, se conheceram pelo Jamboree do Rio, outro grupo no Facebook para escoteiros e se encontraram pela primeira vez aqui no Jamboree. Giulianna conta que participa do grupo há quase um ano e que já conheceu muitas pessoas por lá e Vitor destaca que o grupo já tem escoteiros de todo o Brasil, inclusive alguns de outros países. O grupo é livre para qualquer escoteiro participar e estão organizando um “FaceEncontro” para este Jamboree.

4


Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012.

Editorial

JORNAL DE CAMPO DO V JAMBOREE NACIONAL

Curiosidades

Muitas músicas, uma origem Muitas origens, um só país. E como era de se esperar os escoteiros dos quatro cantos do Brasil trazem consigo gostos musicais bem distintos. Pepezito Niit é o nome artístico do sênior João Pedro, do Grupo Escoteiro Rei de Salém, do Rio de Janeiro e é o autor da Dança do Grilo, música que já atingiu quase mil acessos no Youtube e que ele quer transformar no hit do Jamboree. Chegando aqui ele descolou duas guias, Rafaela Melo e Tatiane Brum, do Grupo Escoteiro Martim Afonso , do Rio de Janeiro, que viraram as ‘pepecats’ e acompanham Pepezito na coreografia do funk que ele escreveu. Além de ver o show de Pepezito, o pessoal da Tropa 1 do Subcampo Kaingang também exige que todo mundo que entra no seu campo sambe. Quem não sabe os passos tão característicos da cidade maravilhosa ganha uma aula na hora. No campo dos Staffs a aula é de xaxado. Jovens da Paraíba ensinaram uma paulista a dançar o ritmo que lembra forró e embalava as noites do cangaço.

Aprenda a dança do grilo, acesse: http://tinyurl.com/7f2u8cn

Em Santa Catarina, músicas escoteiras tradicionais ganharam uma pegada mais rock’n roll. A banda Experiência Zero que nasceu em outubro do ano passado já tocou no Elo e no Congresso da Região. Para o Jamboree, vieram o baterista Rafael Tafner da Silva e o guitarrista Rennan Kufky e também fazem parte da banda Andrey Cristóvão e Gabriel Almeida, todos do Grupo Escoteiro Duque de Caxias. Os coturnos pretos de Victor Uchôa e Gabriel Karan, sêniores do Grupo Escoteiro Bernardo Sayão – DF, denunciam sua tendência metal. Victor curte ainda punk rock e diz que rola um preconceito porque as pessoas geralmente associam esse estilo musical às drogas. Mas quando as pessoas descobrem que ele é escoteiro a visão muda. Do mesmo grupo, Lucas Nascimento Ferreira, gosta de Rap. Ele diz que os cantores do estilo costumam inspirar as músicas na própria vida e tem valores parecidos com os do escotismo, como respeito e amizade.

5


JORNAL DE CAMPO DO V JAMBOREE NACIONAL

Galeria

6

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012.


Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012.

Editorial

JORNAL DE CAMPO DO V JAMBOREE NACIONAL

Galeria

7


JORNAL DE CAMPO DO V JAMBOREE NACIONAL

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012.

Espaço do Jovem

IMPORTANTE: a ç e u q s e Não r a m r i f de con do o d a l s o tran o! n r o t e r seu

Enquanto o grupo estiver em atividade externa, nenhum acesso será permitido no subcampo

Adultos, acompanhem sua patrulha no refeitório

Previsão do tempo:

19º 23º mínima máxima 16/07/2012 8

19º 23º mínima máxima 17/07/2012 fonte: www.wunderground.com


Ziriguidum  

Jornal de Campo do V Jamboree Nacional Escoteiro

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you