Page 1

PROGRAMAÇÃO DA FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL - FLIT AUDITÓRIO JUAREZ MOREIRA DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

CONVIDADOS

25 DE JULHO

20h30 às 21h20

Palestra: "Afroeuropeus"

Léonora Miano/França

Léonora Miano nasceu em Douala, na costa de Camarões. Atualmente reside na França, tem quatro romances publicados. Seu primeiro romance foi aclamado pela crítica, tendo recebido muitos prêmios, como Les lauriers verts de la forêt des livres, Apocalipse 2005, O Prémio Louis 2006, Guilloux - Le Prix montalembert 2006, O prêmio René Fallet 2006, Le Prix Bernard Palissy 2006, O Prêmio camerounaise 2007 e o Prémio Grinzane Cavour 2008. Contours du jour qui vient aparece na primeira seleção do prêmio Goncourt em 2006 e tem uma excelente recepção por parte da crítica após a sua publicação.

DATA

26 DE JULHO - 3ª feira

10h30 às 12h

O grupo norteia seu trabalho pela investigação e criação de espetáculos originais. Ao longo dos anos, o grupo tem desenvolvido uma linguagem própria baseada no clown, no teatro experimental e na música. Os clowns tocam e cantam, os cenários viram instrumentos, e a dramaturgia é baseada na imagem e na sonosfera. Materiais reciclados e inusitados são usados como matéria prima na criação de instrumentos musicais originais.

Show Interativo: "O Cano"

Udi Grudi

12h às 13h

Palhaço é o artista que, em espetáculos circenses ou em outros, se veste de maneira grotesca e faz gracejos, momices, pilhérias e trejeitos, às vezes combinados com malabarismos, para divertir o público. É, pois, o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante e, com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo. É geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações de pinturas (maquiagens) especiais.

Brincadeiras com Palhaços

Batatinha Frita e Cocada 16h às 17h   

Palestra Interativa: "A Cultura Negra e a Acessibilidade"

Natanael dos Santos (Parc. África Edit.)

Natanael dos Santos - Escritor/África Editora


18h às 19h30

Palestra: "Palavra e Imagem"

Roger Mello

20h30 às 22h

Ana Maria Miranda é poetisa e romancista com formação em Arquitetura e Artes Plásticas, desde cedo se interessou por literatura. Escreve sobre temas relativos a nossa história literária e demonstra a preocupação na conservação e preservação do tesouro literário brasileiro, sua obra mergulha em um tema que se refere a sua experiência, como mulher, autora, e de tantas pessoas, nos dias atuais, que é o sentimento de exílio, belamente expresso em seu romance, é uma escritora profissional.

Palestra: "Augusto dos Anjos e as Nossas Quimeras"

Roger Mello - Escritor e ilustrador. Recebeu o prêmio suíço Espace-enfants em 2002 e no mesmo ano foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com Meninos do mangue. Com vários trabalhos premiados, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Por sua obra como ilustrador, foi indicado para a edição de 2010 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

Ana Miranda

DATA

27 DE JULHO - 4ª feira

10h30 às 12h

A Cia Tonel das Artes tem o prazer de oferecer ao público espetáculos de qualidade proporcionando entretenimento e diversão integrado à educação e à cultura. Cinderela é um dos contos de fadas mais populares da humanidade. A versão mais conhecida a é originária da China, por volta de 860 a.C. e a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm.

Musical Infantil "A Cinderela"

Tonel das Artes

16h às 17h

Joel Franz Rosell é um escritor cubano e ilustrador de literatura infantil, autor de vinte livros para crianças e jovens, publicados em vários países da América Latina, Espanha e França, e mais de 150 artigos e ensaios sobre literatura infantil e cultura cubana. Ele viveu no Brasil, Dinamarca, Argentina e França, onde reside atualmente.

Palestra Internacional: "Eu é um Outro" - Testemunho pessoal sobre a literatura infanto-juvenil francesa.

Joël Franz Rosell Cuba/França


18h às 19h30

Marina Colasanti, escritora, jornalista e ilustradora, lançou mais de 30 livros, voltadas para o público infantil e aos adultos. Muitos de seus livros foram traduzidos para o espanhol, além de escrever, ilustrou grande parte de seus livros infanto-juvenis. Ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia, outros prêmios, Câmara Brasileira do Livro, Associação Brasileira de Críticos de Arte, Concurso Latinoamericano de Cuentos para Niños, e o Prêmio NormaFundalectura latino-americano.

Palestra: "Desafios do Professor no Mundo Contemporâneo"

Marina Colasanti

20h30min às 22h

Palestra: "As Figuraças do RomanceVerdade"

Guilherme Fiuza

Guilherme Fiuza - é jornalista e autor de vários livros, entre eles “Meu Nome não é Johnny” vendeu mais de 50.000 exemplares, adaptado para o cinema foi uma das maiores bilheterias de 2008. Já trabalhou em diversos jornais, portais da internet e até como assessor político. Nos últimos anos tem chamado a atenção pelas suas obras literárias, principalmente as biografias. Seu último lançamento foi a biografia, Bussunda, a Vida do Casseta, que conta parte da história de um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos.

DATA

28 DE JULHO - 5ª feira

14h30 às 15h30

Peça Teatral: "Romeu e Julieta"

AM Produções

Quem nunca desejou ter um amor tão profundamente verdadeiro como o de Romeu e Julieta? Quem nunca viu no famoso casal de Verona um arquétipo do amor juvenil e - por que não? - do amor em si? A peça contém todos os elementos que preenchem nosso imaginário romântico . É uma belíssima saga, na qual nos deparamos com sentimentos conflitantes (como amor e ódio), discussões sobre liberdade e repressão, confrontos entre a vontade expressão. Romeu e Julieta é um marco da representação de sonhos e paixões, e traz consigo uma importante lição de como a tolerância e o bem são capazes de vencer tudo - até mesmo a morte!

16h às 17h30

Carmem Ollé - Escritora - Peruana, Licenciatura em Educação com especialização em Língua e Literatura. Experiência internacional em eventos culturais, literários, tendo participado em: San Salvador, Cuba, São Paulo, Santiago de Chile, Buenos Aires, Bogotá, o Equador, Guadalajara, New York, Espanha, Alemanha, Pequim. Experiência em Educação: Universidade "Enrique Guzmán y Valle," Universidad Mayor de San Marcos, Escuela Superior de Arte AC. Experiência de gestão em gestão institucional.

Palestra Internacional:

Carmem Ollé - Peru


18h30 às 20h

Nei Lopes - Escritor, recebeu, do Governo Brasileiro, por seu trabalho como intelectual e músico popular, a Ordem do Mérito Cultural. E em 2009, seu livro História e Cultura Africana e Afrobrasileira (Barsa Planeta) foi ganhador do Prêmio Jabuti, na categoria Didáticos e paradidáticos. Destaca-se como um dos grandes estudiosos brasileiros da africanidade.

Palestra: "O Negro na Literatura Brasileira: Autor e Personagem"

 

20h30 às 22h

Nei Lopes

Palestra Internacional

Miguel Souza Tavares

Miguel Andresen de Sousa Tavares é natural do Porto, é um jornalista e escritor português. Das suas incursões literárias resultaram compilações de crónicas, vários romances, livros de contos e uma história infantil. Equador, de 2004, foi um best-seller, estando traduzido em mais de uma dezena de línguas estrangeiras. Rio das Flores, em 2007, teve uma primeira tiragem de 100 mil exemplares. Recebeu o Prêmio de Jornalismo e Comunicação Victor Cunha Rego, em 2007. Outros Prêmios: Prêmio pela reportagem "Hoje aqui, amanhã no Corvo", 1998, Prêmio Clube Literário do Porto (2007), Prêmio Grinzane Cavour, Itália, 2007, Prêmio de Jornalismo e Comunicação Vitor Cunha Rego, 2007 e Prêmio Branquinho da Fonseca, 2008.

DATA

29 DE JULHO - 6ª feira

Peça Teatral: "Peter Pan" (orçamento c/ Romeu e Julieta)

10h30 às 12h

AM Produções

A aventura inesquecível do menino que se recusa a crescer é sem dúvida uma das mais cativantes de todos os tempos! Com que outras aventuras uma criança poderia sonhar? Com o respeito e o cuidado pedagógico sempre presente nos trabalhos a AM Produções. Possibilidade de conhecer a Terra do Nunca e seus habitantes tão especiais? Como resistir ao chamado do eterno garoto de roupas verdes que nos promete a juventude eterna?

16h às 17h30

Ângela Maria Castro Dutra de Menezes, escritora e jornalista, autora de sete livros, todos com sua marca registrada: um texto ágil, lírico e bem humorado. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do RJ, estudou na Universidade da República do Panamá e na Universidade da Georgia, Estados Unidos. É detentora de vários títulos, respeitados no mundo inteiro.

Palestra: "A Colonização Portuguesa e os Elementos Judaicos e Islâmicos na Cultura Brasileira."

Angela Dutra de Menezes


18h às 19h30

Palestra Internacional: "Processo Criativo e a Árvore dos Gingongos"

Maria Celestina Fernandes - Angola

Maria Celestina Fernandes, nasceu no Lubango, a 12 de Setembro de 1945. É Assistente Social, formada pelo Instituto de Serviço Social Pio XII e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. Iniciou a carreira literária no início da década de oitenta, com a publicação de trabalhos no Jornal de Angola e Boletim da Organização da Mulher Angolana-OMA. Sua maior produção é dirijida à literatura infantojuvenil.

20h30 às 22h

Palestra: "Dois Poetas: a Cruz de Augusto, os Anjos de Sousa" (Café Literário)

Profº.Dr.Antonio Carlos Secchin

Antonio Carlos Secchin - Professor titular de literatura brasileira da UFRJ, doutor em literatura brasileira pela mesma instituição, membro da Acadademia Brasileira de Letras, grande crítico e poeta. Autor de Todos os Ventos e Outros Livros, que obteve os prêmios da Fundação Biblioteca Nacional, da Academia Brasileira de Letras e do PEN Clube para melhor livro do gênero publicado no país em 2002.

DATA

30 DE JULHO - sábado

10h30 às 11h30

Alice no País das Maravilhas é uma história acerca de uma menina que passa por uma série de aventuras. A Alice começava a estar farta de se sentar no banco ao pé da irmã sem nada que fazer...

Peça Teatral: "Alice no País da Maravilhas"

Núcleo

16h às 17h30

André Vianco - Escritor brasileiro que mais conquista leitores de fantasia e terror. Seus livros, com tiragens iniciais na casa dos 15.000 exemplares são lidos de norte a sul do país, começando a pipocar também fora do Brasil. Os leitores não têm idade.

Palestra: "A Literatura de Fantasia Brasileira no Cenário Atual"

André Vianco


18h às 19h30

Talita Rebouças - Lançou nove títulos e em abril de 2009 já tinha vendido mais de 200 mil exemplares. Em 2009 ela deu o primeiro passo rumo à sua carreira internacional, lançando seus primeiros livros em Portugal. Escreve livros direcionados ao público adolescente. Parceria Editora ROCCO

Palestra: "Era uma Vez Minha Primeira Vez"

Thalita Rebouças

20h30 às 22h

O psicanalista italiano nasceu em Milão, cidade italiana. Graduou em Psicanálise na Université de Provence, na França. Publicou, ao longo de sua carreira, várias obras, entre elas Crônicas do Individualismo Cotidiano, de 1996, uma coletânea dos textos escritos para o periódico ‘Folha de São Paulo’, onde desde 1999 mantém uma coluna; A Adolescência, de 2001; Cartas a Um Jovem Terapeuta, lançado em 2004; e seu primeiro livro de ficção, O Conto do Amor, de 2008.

Mesa: “A Diversidade na Casa da Gente”, por ocasião do lançamento do livro A Mulher de Vermelho e Branco

Contardo Calligaris

DATA

31 DE JULHO - sábado

14h às 15h

A Bela e a Fera é a história de um comerciante que morava com sua filha, uma moça tão bonita que o seu nome era Bela. Voltando de uma viagem, o mercador viu um castelo com um lindo jardim cheio de flores. Resolveu levar uma rosa para Bela.

Peça Teatral: "A Bela e a Fera"

16h às 17h

Palestra: "Vozes dos Estudantes"

Núcleo

Claudia Arantes Batista

Professora

16h às 17h

Zetho Cunha Gonçalves nasceu na cidade do Huambo, Angola, em 1960. Publicou os seguintes livros de poesia: "Exercício de escrita" (1979); "O incêndio do fogo" (1983); "O vôo da serpente" (edição manuscrita, 12 exemplares, com quatro desenhos originais do autor, 1998); "A palavra exuberante" (2004). Zetho vive em Lisboa e dedica-se inteiramente à poesia. Publicou, pela Língua Geral, "Debaixo do arco-íris não passa ninguém".

Palestra Internacional:"A Tradição Oral na Poesia e na Literatura Angolana"

Zetho Gonçalves - Angola


18h às 19h30

Gabriel Chavez Casazola é um jornalista, escritor e cultural gerente Bolívia. Na poesia, publicou livros Commonplace [Apagaluz, 1999] e escadas [Apagaluz, 2003]. Seus poemas são coletados em suplementos, revistas literárias e antologias. Em outros gêneros publicados lance Odyssey e outros estudos [inistério da Água, 2000] e as histórias em revistas como gobetween e fogo Medusa. Atualmente trabalhando com o Pulso semanal, para fazer edições Fundación Cultural "La Plata" e outros de forma independente, passando a maior parte de seu tempo à literatura.

Palestra Internacional:

Gabriel Chavez Cazasola DATA  

01 DE AGOSTO - domingo

10h às 11h

Palestra Internacional:

Bernard Kellner

Nasceu em Londres, tendo nacionalidade belga e alemã. Graduação em Matemática e Línguas, mestrado em Economia e Política do Ambiente, pela Imperial College London, Reino Unido. Pós-Graduação em Física e Computação, com ênfase em física nuclear e computação quântica, pela GERHARD-MERCATOR, Universidade da Alemanha. Atualmente trabalha na Mercados Pan Energia, empresa de comércio dinâmico que incide sobre as emissões de metais e gás, com sede em Londres.

11h às 12h

Em 1989, Nicola trabalhou pela primeira vez com emissões de gases de efeito estufa como assistente do Dr. Michael Grubb no Programa Energia e Meio Ambiente do Instituto Real de Assuntos Internacionais (RIIA), em Londres. Em 2005 ganhou um prêmio da AEP por ter introduzido gás de efeito estufa no comércio de emissões para a indústria de eletricidade.

Palestra Internacional:

Nicola Steen

14h às 15h

Oficina: Concerto Didático "O Mundo de Tuhu"

Baluarte Produções

O Quarteto Radamés Gnattali apresentou uma série de concertos didáticos em escolas da rede pública. O projeto ganha nome: Brasil de Tuhu – Concertos Didáticos. Os músicos se basearam no antológico ‘Guia Prático’ (1932), de Heitor Villa-Lobos. A ideia é mostrar aos alunos o que é uma partitura, quais são as notas musicais. “Interagimos com a platéia durante os concertos e não há nada melhor do que ver a resposta imediata do que acabamos de tocar”, define um dos músicos.


16h às 17h30

Palestra Internacional: "Guiné-Bissau e a nova Literatura"

Abdulai Sila

Abdulai Sila. Nascido em Catió, Guiné, em 1958, é engenheiro electrônico formado pela Universidade de Dresden (Alemanha), economista e investigador social. É destaque da literatura guineense contemporânea e iniciador de uma corrente ficcional original, sendo autor do que é considerado o primeiro romance guineense, Eterna Paixão, foi co-fundador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas; co-fundador da primeira editora privada, a Ku Si Mon Editora e co-fundador da revista cultural Tcholona.

18h às 19h30

Laurentino Gomes - Autor do livro 1808, ganhou o Prêmio Jabuti, da CBL, nas categorias Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção. Foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras e permaneceu três anos consecutivos na lista dos livros mais vendidos de Portugal e do Brasil. Laurentino Gomes, também autor de “1822”. Palestra: “Memória e Identidade”

Palestra: “Memória e Identidade”

Laurentino Gomes

20h30 às 22h

Palestra: "Encontro com Fernanda"

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro, descendente de portugueses e italianos. Por volta dos 15 anos, ainda no colégio, começou a trabalhar como locutora e atriz de rádio-teatro na Rádio Ministério da Educação e Cultura, foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi e em pouco tempo, tornou-se conhecida nacionalmente. Em mais de cinqüenta anos de carreira, a atriz atuou em quase 100 peças teatrais, onze telenovelas, 200 teleteatros e minisséries e em vários filmes.

DATA

02 DE AGOSTO - 3ª feira

Dois companheiros de aventura Magnólio e Benzedrino chegam cansados e famintos na casa da Velha Avarenta e usando de muita esperteza vão tirando dela todos os ingredientes para prepararem uma deliciosa sopa de pedra.

Peça Teatral: "Sopa de Pedra"

10h30 às 12h

Grupo Luz e Ribalta

16h às 17h30

Palestra: “O Trabalho Sujo dos Outros”

Ana Paula Maia, nascida no Rio de Janeiro, é autora dos romances O habitante das falhas subterrâneas, A guerra dos bastardos (Língua geral) e Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos. Participa de diversas antologias de contos, nacionais e estrangeiras.


Ana Paula Maia

17h às 18h30

Leandro Narloch - Seu primeiro livro, o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (Leya, 2009), figura na lista dos livros mais vendidos do país desde janeiro de 2010.

Palestra: "A nova história do Brasil"

Leandro Narloch

19h às 20h30

Ruy Castro formado em Ciências Sociais, iniciou sua carreira jornalística no jornal Correio da Manhã, participou das redações de Pasquim, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Veja São Paulo, IstoÉ, Playboy, Status e Manchete. Tornou-se pioneiro na criação de biografias e na produção de reportagens prolongadas. Seguindo este caminho, ele se tornou um dos mais célebres e admirados escritores brasileiros. Também produz livros de ficção, como os de literatura juvenil.

Palestra: "O Progresso nos Meios de Comunicação e Transportes ajudou a diminuir a diversidade cultural brasileira"

Ruy Castro

21h às 22h

Fernanda Montenegro encena “Viver em Tempos Mortos”, o espetáculo é uma compilação do pensamento da escritora francesa Simone de Beauvoir, conhecida por ser uma pensadora e ensaísta, que revolucionou a visão do feminino.

Espetaculo Teatral: “Viver em Tempos Mortos”

Fernanda Montenegro DATA


14h às 15h

Faminto, o Sr Lobo sai pela floresta a procura de alimentos. Mas Dona Raposa, também cheia de fome acha o queijo primeiro. Um cheirou, o outro achou. De quem seria o queijo? Na dúvida vão em busca do parecer do Macaco, juiz da floresta. O espertalhão também interessado na comida, tira partido da situação enganando os dois briguentos.

Peça Teatral: "O Macaco Juiz"(orçamento c/Sopa de Pedra)

03 DE AGOSTO - 4ª feira

15h30 às 16h30

17h às 18h

Palestra Internacional: "Projeto de Desenvolvimento Integrado da Região Butana"

Grupo Luz e Ribalta

Dr. Rashid Mussad Sudão

Natural de Gezira, Estado de Sudão, nasceu em janeiro de 1958. Bacharel em Ciência Florestal pela Universidade de Cartum – Sudão. Mestre em Gestão Participativa e Extensão Florestal pela Universidade de Reading. Realiza palestras no exterior em vários cursos de formação e workshops.

Dr. Abdalla Gaafar Sudão

Nasceu em Khartoum-Sudão, graduado em Licenciatura em Engenharia Florestal pela Faculdade de Engenharia Florestal - Universidade de Cartum. Mestrado em Manejo Florestal Faculdade de Engenharia Florestal Universidade de Cartum e na Universidade de Helsinque concluiu o doutorado, em Ciência Florestal Tropical. Mais de 20 anos de experiência prática na concepção e gestão de programas comunitários baseados em recursos naturais e gestão dos animais selvagens e programas de utilização em florestas e meio ambiente, gestão de florestas e extensão, planejamento e treinamento.

Palestra Internacional: "Florestas do Sudão- Papel- Desafios e Perspectivas Futuras"

19h às 20h30

Amyr Klink é um navegador brasileiro que ficou conhecido por ter feito viagens ao redor do mundo, como da Antártica ao Ártico. Muitas de suas aventuras viraram livros, ele é um empreendedor de expedições marítimas e escritor brasileiro, ficou conhecido pelas suas expedições, que emprende geralmente de forma solitária, a primeira expedição que foi amplamente digulgada ocorreu entre 10 de junho a 19 de setembro de 1984, quando realizou a travessia solitária, num barco a remo, do oceano Atlântico.

Palestra: "Competências na Educação Moderna: Mudanças, Desafios, Perspectivas e Qualidade no Planejamento".

21h às 22h

Amyr Klink

Palestra Internacional: "Mudanças no lençol freático do Rio Nilo Azul sob perspectivas das Mudanças Climáticas" Dr.Elnour Elsiddig Sudão

Professor, Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade de Cartum, no Sudão. Bacharel em Engenharia Florestal pela Escola Superior de North Wales, Bangor, Reino Unido. Pós-graduação em Pesquisa Florestal pela Royal University, Dinamarca. Ph.D. em Engenharia Florestal pela UK Escola Superior de North Wales, Bangor. Chefe do Departamento de Manejo Florestal; têm larga experiência em Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, desenvolvimento, pesquisa, educação e capacitação em relação ao ambiente e mudança climática, assuntos estes, relevantes para os requisitos e as tarefas da consultoria. Publicações: 5 livros e 30 artigos sobre diversos aspectos do ambiente.


ESCADARIA DO PALÁCIO ARAGUAIA DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

CONVIDADOS

03/8 - 4ª feira

  20h às 21h

Alunos das escolas

Coral de Mil Vozes

Coral de Mil Vozes tem ensaiado 17 canções, tanto regionais como nacionais e estrangeiras. Algumas delas são o “Hino ao Tocantins”, de autoria de Genésio Tocantins; “Taquarulua”, de Dorivã; “Sementes do amanhã”, de Erasmo Carlos; “O amor chegou”, de Elton John e Tim Rice; “Oh!, happy day!”, de Lou B. Rogers e Jenny Johns; “Primavera”, popularizada por Tim Maia; e “Roda Viva”, de Chico Buarque; dentre outras.

ESTAÇÃO CORDEL HORÁRIO

ATIVIDADE

19h às 19h30

Recital

CONVIDADOS Junior Brasil

25/7

2ª feira

DATA

20h30 às 21h

Recital Poesia"

"Harmonização

através

da

Moreira de Acopiara

Moreira de Acopiara é poeta, pesquisador, folclorista, produtor cultural e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Publicou onze livros e mais de cem folhetos de cordel. Gravou três CDs com poemas de sua autoria e tem trabalhos musicados e gravados por vários artistas, inclusive Jackson Antunes. Tem um programa de rádio há mais de cinco anos – Cidadão Nordestino – em Acopiara. Profundo conhecedor da obra do poeta Patativa do Assaré, profere palestras, recitais e ministra oficinas sobre Literatura de Cordel, Xilogravura e Repente. Em 2009 ficou em primeiro lugar no 2º Concurso de Literatura de Cordel de Caruaru-PE, com o texto “O Nordeste é meu lugar”.

DATA 3ª feira

Recital de Poesia

26/7

19h às 19h30

Manoel Monteiro (ABLC)

Manoel Monteiro é pernambucano, mas mora em Campina Grande–PB. Principal mentor do movimento intitulado Novo Cordel, que vem, com sucesso, inserindo esta fecunda literatura como instrumento educativo nas escolas brasileiras. Sua coleção “Paraíba, sim senhor!” foi patrocinado pelo Bc do Nordeste e o livro sobre Augusto dos Anjos foi transformado em documentário da TV Cultura. Um dos seus folhetos, transformado em livro, será apresentado pela Editora Abril ao MEC para ser adotado como paradidático.


Moacir Laurentino nasceu na cidade de Paulista-PB, mora em Campina Grande. Tem 45 anos de carreira e 16 CDs e 03 DVDs gravados. Vencedor em mais de 200 festivais, desafios e torneios de competições do nordeste. Já fez apresentações na TV Globo nos Programa do Luciano Hulk e Bom Dia Brasil. Recebeu homenagem em São Paulo no clube dos Nordestinos, conhecido em todo Brasil. 20h30 às 21h30

Repentistas

 

Moacir Laurentino

Geraldo Amâncio

Geraldo Amâncio nasceu em Cedro-CE é um dos grandes cantadores nordestinos. Venceu mais de 150 festivais de repente, autor de duas antologias de cantadores e de muitos CDs e cordéis. Participou de encontro dos países de língua portuguesa a convite do Museu Nacional de Etimologia, em Lisboa. Ministrou curso sobre cantoria e cordel, na Universidade de Coimbra-Portugal. Participou da X Mostra Internacional de Improvisadores de Maiorca-Espanha. Em 2008, foi homenageado pelo programa Nomes do Nordeste em Fortaleza-CE. Apresenta desde 2006 o programa "Ao som da Viola".

DATA 19h às 19h30

Recital de Poesia

Poeta Cowbói

Poeta Regional

20h às 20h30

Repentistas

 

27/7

4ª feira

21h às 21h30

Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino

Geraldo Amâncio nasceu em Cedro-CE é um dos grandes cantadores nordestinos. Venceu mais de 150 festivais de repente, autor de duas antologias de cantadores e de muitos CDs e cordéis. Participou de encontro dos países de língua portuguesa a convite do Muse. Moacir Laurentino nasceu na cidade de Paulista-PB, mora em Campina Grande. Tem 45 anos de carreira e 16 CDs e 03 DVDs gravados.

Professor de História, Filosofia e Cultura do RN, bacharel em teologia, proprietário da Chico Editora (especializado em publicação de cordéis) autor dos livros

Recital de Poesia

Izaias Gomes


20h30 às 21h

Recital: "Canto e Poesia"

Dideus Salles

Antonio Dideus Pereira Sales, poeta, escritor, radialista, folclorista e produtor cultural. Nasceu no município de Independência – Ceará. Publicou vários livros dentre eles: Flores Vivas e Mortas (parceria com Hernandes Pereira); O sertão de cabo a rabo; Minha Terra, Minha Gente (parceria com Hernandes Pereira); Matuto do Pé Rapado; Natureza, Paz e Poesia (parceria com Hernandes Pereira); Florescências; Colheita de Versus ; O Sertão em Verso e Prosa; Nos Cafundós do Sertão; Veredas de Sol. Lançou os CDs “Frutos Poéticos”, “Alma Brejeira” e “Cantilena” este último em parceria com o cantor e compositor Acauã.

DATA Professor de História, Filosofia e Cultura do RN, bacharel em teologia, proprietário da Chico Editora (especializado em publicação de cordéis) autor dos livros

Recital Musical

 

Izaias Gomes

 

Miguel Bezerra

Miguel Bezerra é cantador repentista e compositor, nasceu no município de Iço-CE. Participou da gravação do disco "A arte da cantoria" volume 4 Cantoria no Cangaço, gravado pela Funarte, onde interpretou a canção "Toada de Brasil caboclo", de sua autoria, e "A vida criminosa de Lampião Rei do cangaço", de Apolônio Alves dos Santos. Gravou, ainda, a participação em uma faixa do disco "50 anos de cultura na Feira de São Cristovão". Gravou para a trilha sonora da novela Marajá, na TV Manchete. Em 1999, lançou o CD "Sinfonia da natureza", onde canta em dueto com Natã Soares.

Mestre Azulão

José João dos Santos, Mestre Azulão, é natural de Sapé, Paraíba. Cantador de viola e poeta de bancada, autor de mais de 100 folhetos, vive há vários anos no Rio de Janeiro e é um dos principais fundadores da famosa Feira de São Cristóvão. É um dos poucos cantadores vivos que ainda cantam romances. Tem trabalhos publicados pela Tupynanquim Editora. Autor de mais de 300 folhetos, virou tese de doutorado, e foi notícia até no New York Times. Azulão ganhou homenagem no II Festival Internacional de Violeiros e Trovadores, em Quixadá.

28/7

5ª feira

19h às 20h

20h30 às 21h30

DATA

Poesia e Cantoria

 


29/7

José João dos Santos, Mestre Azulão, é natural de Sapé, Paraíba. Cantador de viola e poeta de bancada, autor de mais de 100 folhetos. Miguel Bezerra é cantador repentista e compositor

Repentistas

6ª feira

19h às 19h30

 

20h às 20h30

Professor de História, Filosofia e Cultura do RN, bacharel em teologia, proprietário da Chico Editora (especializado em publicação de cordéis) autor dos livros

Show

21h às 21h30

Mestre Azulão e Miguel Bezerra

Recital de Poesia: "Canto e Poesia"

Izaias Gomes Waldemar e Genival

Cordelistas Regionais

DATA

19h às 19h30

Recital de Poesia Sertaneja Sim Senhor

30/7 sábado

20h30 às 21h

DATA

31/7 19h às 19h30 domingo

 

Dalinha Catunda

Gonçalo Ferreira

Recital de Poesia "Augusto dos Anjos"

 

   

Recital de Poesia Sertaneja Sim Senhor

Dalinha Catunda

Dalinha Catunda nasceu em Ipueiras-CE. Pertence a Academia Brasileira de Literatura de Cordel e é membro Correspondente da Academia Ipuense de Literatura Ciências e Artes. Participou do I e II Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria. Participou do Programa Salto para o Futuro na TV escola, da Rede Brasil, em que a temática foi a literatura de cordel; do programa Globo Rural, que foi todo dedicado à literatura de cordel; e, do programa da TV Câmara do Rio de Janeiro. Gonçalo Ferreira é poeta, contista, ensaísta. Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Nasceu na cidade de Ipu-CE. A obra poética-mais de duzentos títulos- versa sobre lendas, crenças, romances, política, biografias, fatos históricos e temas relacionados ao cangaço, à ciência e à filosofia. O folheto "Mahatma Gandhi" lhe rendeu congratulações da Embaixada e do Consulado da Índia e foi traduzido para o alemão e o inglês. Publicou, três livros sobre literatura de cordel.

Dalinha Catunda nasceu em Ipueiras-CE. Pertence a Academia Brasileira de Literatura de Cordel e é membro Correspondente da Academia Ipuense de Literatura Ciências e Artes. Participou do I e II Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria. Participou do Programa Salto para o Futuro na TV escola, da Rede Brasil, em que a temática foi a literatura de cordel; do programa Globo Rural, que foi todo dedicado à literatura de cordel; e, do programa da TV Câmara do Rio de Janeiro.


20h30 às 21h

Recital Musical CORDELinho

Chico Salles

Chico Salles nasceu na cidade de Sousa–PB, é cantor, compositor de Forró, poeta e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Publicou dois livros para seguimento infanto-juvenil, no formato cordelizado, com a intenção de levar a Literatura de Cordel para a sala de aula. “CORDELinho” foi premiado pela ABL - Academia Brasileira de Letras, como melhor livro infanto-juvenil de 2009. Entre os CDs gravados estão: Confissões, Forrozando, Tá no Sangue e no Suor, O Bicho Pega, etc.

DATA

19h às 19h30min

01/8 2ª 20h às 20h30 feira

21h às 21h30

Cordel do Conto Engraçado

 

Costa Sena

 

Dideus Salles

Chico Salles

Recital de Poesia: "Canto e Poesia"

Costa Senna, cearense, é cantor, ator, compositor e poeta. Aborda em suas criações temas socioculturais, ecológicos e multidisciplinares. Desenvolve um trabalho dentro das escolas, universidades, bibliotecas, centros culturais com o espetáculo multidisciplinar “Cordel do Conto Engraçado”. Participou do documentário em longa-metragem “Nísia, Paulo e Josué–oficina de memória” e foi um dos personagens centrais do vídeo-documentário sobre Paulo Freire-Educar para transformar. Antonio Dideus Pereira Sales-Dideus Sales é poeta, escritor, radialista, folclorista e produtor cultural. Nasceu no município de Independência – Ceará. Publicou vários livros dentre eles: "O sertão de cabo a rabo"; "Minha Terra, Minha Gente" e "Natureza, Paz e Poesia" (parceria com Hernandes Pereira); "Matuto do Pé Rapado"; "O Sertão em Verso e Prosa". Lançou os CDs “Frutos Poéticos”, “Alma Brejeira” e “Cantilena” este último em parceria com o cantor e compositor Acauã. Chico Salles nasceu na cidade de Sousa–PB, é cantor, compositor de Forró, poeta e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Publicou dois livros para seguimento infanto-juvenil, no formato cordelizado, com a intenção de levar a Literatura de Cordel para a sala de aula. “CORDELinho” foi premiado pela ABL - Academia Brasileira de Letras, como melhor livro infanto-juvenil de 2009. Entre os CDs gravados estão: Confissões, Forrozando, Tá no Sangue e no Suor, O Bicho Pega, etc.

Recital Musical "CORDELinho"

DATA

19h às 19h30

Recital de Poesia: "Canto e Poesia"

Dideus Salles

Antonio Dideus Pereira Sales-Dideus Sales é poeta, escritor, radialista, folclorista e produtor cultural. Nasceu no município de Independência – Ceará. Publicou vários livros dentre eles: "O sertão de cabo a rabo"; "Minha Terra, Minha Gente" e "Natureza, Paz e Poesia" (parceria com Hernandes Pereira); "Matuto do Pé Rapado"; "O Sertão em Verso e Prosa". Lançou os CDs “Frutos Poéticos”, “Alma Brejeira” e “Cantilena” este último em parceria com o cantor e compositor Acauã.


02/8 3ª feira

20h às 20h30

21h às 21h30

DATA

Show Cordel do Conto Engraçado

Repentistas

 

 

Costa Sena

 

Severino Feitosa

Natural de Santa Teresinha-Pe, atualmente reside em João Pessoa. É cantador, repentista, poeta escritor, cordelista, compositor, músico e radialista profissional. Gravou 12 trabalhos em LPs e CDs, tem mais 100 participações em CDs gravados ao vivo em eventos culturais. Participou de mais de 300 festivais, congressos, desafios e outros, sendo classificado em mais de 200 em primeiro lugar, tem músicas gravadas com vários artistas da região nordeste.

Sebastião da Silva

Sebastião da Silva nasceu em Pilõezinhos-PB, começou a cantar aos 15 anos de idade e logo revelou grande vocação para o repente. No decorrer do tempo, enfrentando inúmeros cantadores, tornou-se um dos maiores repentistas de sua geração. Em 1995, publicou seu livro ESTROFES DA MINHA VIDA, onde registrou sua trajetória e que 32 vezes ficou em primeiro lugar, nos diversos festivais realizados pelo Nordeste afora. Gravou 11 LPs e 1 CD até o momento.

   

4ª feira

19h às 19h30

Costa Senna, cearense, é cantor, ator, compositor e poeta. Aborda em suas criações temas socioculturais, ecológicos e multidisciplinares. Desenvolve um trabalho dentro das escolas, universidades, bibliotecas, centros culturais com o espetáculo multidisciplinar “Cordel do Conto Engraçado”. Participou do documentário em longa-metragem “Nísia, Paulo e Josué–oficina de memória” e foi um dos personagens centrais do vídeo-documentário sobre Paulo Freire-Educar para transformar.

Severino Feitosa e Sebastião da Silva

Repentistas

Severino Feitosa, natural de Santa Teresinha-Pe, atualmente reside em João Pessoa. É cantador, repentista, poeta escritor, cordelista, compositor, músico e radialista profissional. Sebastião da Silva nasceu em PilõezinhosPB, começou a cantar aos 15 anos de idade e logo revelou grande vocação para o repente, tornou-se um dos maiores repentistas de sua geração.

3/8

20h30 às 21h

Professor de História, Filosofia e Cultura do RN, bacharel em teologia, proprietário da Chico Editora (especializado em publicação de cordéis) autor dos livros Chico Catatau (Chico Editora), Como eram os animais (Réptil Editora), Briga do sabão com o sabonete (Editora Salesiana) e do CD Um Catatau de Cordéis (Chico produções) além de ser autor de mais de sessenta folhetos de cordel entre eles: Férias que Bin Laden Passou em Natal, Ignorâncias de Seu Lunga e provérbios Populares em cordel.

Recital de Poesia

CONCHA ACÚSTICA

Izaias Gomes


DATA

ATIVIDADE

CONVIDADOS

22h30

Jorge Mário da Silva, mais conhecido como Seu Jorge, apelido que ganhou do amigo Marcelo Yuka. Jorge teve muitas profissões. Mas, desde garoto, já prestava atenção ao samba e apreciava ver o pai tocar percussão em orquestras de baile de carnaval, de coreto de praça, de parque de diversão. Aos 10 anos, já havia decidido: queria ser músico e cantar. A presença de Seu Jorge na mídia mundial foi tão intensa que produzir seu clipping tornouse uma tarefa árdua, com colaborações recebidas do Japão, EUA, (Recebeu 4 estrelas no Sunday Times e na Rolling Stones Americana.) e principalmente Europa.

Show Musical "Seu Jorge"

25/7

2ª feira

Seu Jorge Crédito:Raquel Jorge DATA  

Show Musical (Cachê patrocinio da Secretaria da Cultura de Goiás)

 

Maria Eugenia

 

Juraildes da Cruz

Participação Especial

26/7

3ª feira

22h30

Maria Eugênia é a dona da voz doce da música de abertura de Araguaia. “A cantora goiana vive um grande momento em sua trajetória. É a voz que canta “Companheiro”, música de abertura da novela Araguaia, da Rede Globo, acaba de gravar o programa Som Brasil com músicas de Chico Buarque, gravou seu segundo DVD e está lançando o nono CD solo, “Viver e Sorrir”. O novo disco tem renda destinada à ONG “Viver e Sorrir”, que cuidam de crianças prematuras e dão assistência às suas famílias. O cantor e compositor Juraildes da Cruz nasceu em Aurora do Norte, hoje estado do Tocantins. Cresceu ouvindo cantigas de roda, folias de reis, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Destaque para o Festival Tupi-79. Suas composições já foram gravadas, entre outros, por Pena Branca e Xavantinho, Xangai, Rolando Boldrin e Margareth Menezes. Participou, ainda, do CD gravado ao vivo "Canto Cerrado", no qual interpretou "Nóis é Jeca mas é jóia" de sua própria autoria. Autor de vários CDs Juraildes foi premiado em 2010 com o Prêmio da Música Brasileira, como melhor cantor pelo voto popular.

Taís Guerino começou a cantar aos 10 anos. Em 2001, foi convidada a cantar em noite cultural, realizada em Nova York (EUA), divulgando a música brasileira. Cantou no projeto Campus Sonoro, na UnB; na sala Cássia Eller, da FUNARTE e participou da 8ª Edição do FINCA (Festival de Música Candanga da UnB), recebendo o prêmio de melhor intérprete. O primeiro CD da carreira, intitulado “Outra Pessoa”, foi gravado em 2008. Recentemente, a cantora interpretou a música “Catirandê” na novela


Taís Guerino

Braguinha Barroso

O músico e compositor Braguinha Barroso conseguiu romper as barreiras e projetar seu nome no cenário musical no Brasil, através da participação em festivais de música. Braguinha Barroso traz em seu trabalho uma sonoridade carregada de força e beleza cultural do norte do país. Uma expressão de energia criativa do povo. Um reflexo do regionalismo tocantinense, essa mistura de gente, ritmos e costumes de todas as partes, de todas as raças.Contemplado no Projeto Pixinguinha 2010 – FUNARTE/Minc – Estrela de Moquém. O Artista é autor da Música “Catirandê”, tema da novela “Araguaia” da Rede Globo.

DATA

22h30

Nando Reis e ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como "Diariamente", "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", "Resposta" e "É Uma Partida de Futebol e "Onde Você Mora". Seu último trabalho foi a gravação do DVD Bailão do Ruivão, um projeto com músicas nacionais e internacionais. No repertório de seu “Bailão” Nando Reis e a banda Os Infernais apresentam canções como “Agora Só Falta Você” , “Fogo e Paixão”, “Islands in the Stream” (Bee Gees), entre outros.

Show Musical: "Nando Reis"

27/7

4ª feira

Nando Reis

DATA 5ª feira

Show Musical: "Martinália"

28/7

22h30

Filha do sambista Martinho da Vila e da cantora Anália Mendonça. Em meados dos anos 1990, passou a realizar apresentações no circuito de bares, pequenas casas noturnas e teatros do Rio de Janeiro, o que culminou no lançamento de seu disco Minha Cara, voltado para o sambacanção. A artista também foi percussionista da banda de Ivan Lins.

DATA

Martinália


22h30

Show Musical: "Regis Danesi"

29/7

6ª feira

Regis Danesi

Regis destacou-se com suas composições de grande repercussão como ‘Te Amar Sem Medo’, ‘O Samba Não Tem Fronteiras’ e ‘Amor Verdadeiro’. Em 2008, começa uma nova fase na carreira de Regis. O álbum ‘Compromisso’ traz produção do próprio Regis. O cantor não economizou em qualidade, reafirmando que para Deus deve se trabalhar com dedicação e afinco. A música destaque ‘Faz Um Milagre em Mim’ se tornou um hit nacional e invadiu as programações de rádio e TV do mercado secular. Em maio de 2009 Regis preparou o CD e DVD ‘Faz Um Milagre em Mim’, gravado na casa de espetáculos Via Show no Rio de Janeiro.

DATA

22h30

Marina e seu novo show, CLIMAX; Clímax significa ponto culminante. O nome do álbum traduz o que Marina Lima vive atualmente em sua carreira. “Meu nome inteiro é Marina Correia Lima. Mas eu assino ‘C Lima’. Então, ‘clima’ já tem ali. A palavra [clímax] quer dizer o auge de um enredo. [Neste álbum], tento aplicar uma busca que tive de aperfeiçoamento de uma forma mais intensa e mais certa.

Show Musical: "Marina Lima"

30/7

sábado

Marina Lima

DATA domingo

Espetáculo de Balé

31/7

22h

O Balé Bolshoi em russo significa "grande". É conhecido como uma das melhores companhias de balé e ópera do mundo. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.O espetáculo - Gala II, possui 23 bailarinos e apresentará: Dança Clássica, Contemporânea, Folclórica.

DATA

Balé Bolshoi


22h30

O cantor e compositor Chico César mergulha no espírito duas principais festas populares nordestinas (o carnaval e os festejos juninos) para criar um disco alegre em que o foco encontra-se na força dos ritmos que animam essas festas: o frevo e o forró. E ainda no diálogo que esses ritmos têm naturalmente com bits universais. Por exemplo: o xote com o reggae, o frevo e o arrasta-pé com o ska.

Show Musical "Chico Cesar"

1/8

2ª feira

Chico Cesar

DATA 3ª feira

Show Musical: "Lenini"

2/8

22h30

Lenini

Show musical com as canções que marcaram a carreira do artista.

DATA

Orquestra Sinfônica de Brasília  

21h

3/8

4ª feira

Concerto Sinfônico (Cachê patrocinado pela Sec. Da Cultura do Distrito Federal)

Genésio

CAFÉ LITERÁRIO DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

CONVIDADOS

Oficialmente fundada no início de 1980 no Teatro Nacional de Brasília, o concerto de abertura da Sala Villa-Lobos aconteceu em maio de 1979, sob a regência do maestro Após o falecimento do maestro Santoro, em 1989, o teatro foi renomeado em homenagem ao grande compositor brasileiro, e a orquestra passou a ser denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). A Orquestra é composta por 85(oitenta e cinco) componetes

Compositor. Cantor. Instrumentista. Com o pai aprendeu a cantar versos em feiras de sua região de nascimento. Com a mãe frequentou rodas de folias onde aprendeu cantos do divino. Iniciou sua carreira participando de festivais regionais e em seguida por todo o Brasil. Seu primeiro LP, "Rela bucho". No ano seguinte ganhou com este disco o II Prêmio Sharp de Música, onde recebeu o Troféu do Ano Dorival Caymmi na categoria Revelação da Música Regional Brasileira.


25/7 - 2ª feira

19h às 20h

Música:

21h às 22h

Lançamento de Livro

10h às 10h30

Lançamento do Livro: No ventre de Deus e Aborto Sentimental

Keila Lipe Coleção da UNESCO História Geral da África

Músico Regional Representante da UNESCO

DATA

"CONTRASTEANDO O DIREITO"

José Maciel de Brito

10h45 às 12h

Palestra: A Literatura em Prosa

José Francisco Concesso-ATL

14h às 14h20

Música:

14h30 às 15h30 26/7 - 3ª feira

Esley Barbosa Caldeira

Palestra: Expressão Verbal: Estratégias e Segredos

Lucimar Humberto Damasceno Lima - ATL

Escritor Tocantinense

Escritor Tocantinense

Membro da Academia Tocantinense de Letras

Músico Regional

Professor e Membro da Academia Tocantinense de Letras

15h40 às 16h

Lançamento de livro: Lindos vales em chamas, mares e oceanos onde o amor acende a chama

Janivaldo Dias Porto

Escritor Tocantinense

16h10 às 16h30

Lançamento de livros e mini palestras: 1- Energia do Sol e Luz das Águas:Fluxos de possibilidades 2- O Viajar das Águas 3- Meio e Ambiente: Ideias diferentes 4 - AGROENERGIA na mitigação das mudanças climáticas globais, na segurança energética e na promoção social

Luiz Renato D’Agostini Juliana M. Alves e Fred Newton da S. Souza

Professores da Unitins

18h10 às 18h30

Teatro:

A caixa/ Nival Correia

Artistas Regionais


É Poeta, contista e pesquisador em história é membro da Academia Palmense de Letras, da Tocantinense de Letras.

Lançamento de Livros 1- Ipobajá 16h40 às 17h 2- Caminhos que andam: o rio Tocantins e a navegação fluvial

Odir Rocha Kátia Maia/ ATL

3- Retrato da Academia Tocantinense de Letras Mario Martins 4- Razão do amenidades

meu

viver

e

outras

Membro da Academia Tocantinense de Letras Mário Ribeiro Martins, nasceu em Ipupiara Bahia, formado em Direito e Filosofia e mestre em Teologia. Foi Procurador de Justiça de Goiás hoje aposentado, atualmente reside em Palmas, é membro da Academia Tocantinense de Letras, Goiana de Letras; do Estado do Rio de Janeiro e da Pernambucana de Letras e Artes. Tem vários livros publicados.

26/7 - 3ª feira

18h10 às 18h30

Rosa Vani Pereira, pedagoga, escreveu o livro Aprendendo Valores Étnicos na Escola que aborda um panorama histórico sobre o negro no País, a autora incita reflexões a todo e qualquer cidadão, principalmente aos que fazem parte do ambiente escolar e se comprometeram, ou pelo menos deveriam se comprometer, com a educação de nossas crianças e jovens

Palestra: "Aprendendo Valores Étnicos Na Escola" Música:

Rosi Vani Gilson Cavalcanti

19h às 20h30

Palestra: "Poetas Letristas: A relação da poesia literária e musical como característica revolucionária da cultura brasileira"  

21h às 22h

Abel Silva

Mesa Redonda: "A Arte Literária" Waldênio Porto-Pres. Acad.Pernambucana de Letras

27/ 7 4ª feir a

DATA 10h às 10h30

Lançamento de Livro:

Natanael dos Santos -

Abel Ferreira da Silva, nasceu em Cabo Frio (RJ), formou-se em Letras. Ficou conhecido como letrista de MPB. Sua primeira composição gravada foi Jura Secreta, escreveu para o cantor Fagner"Asa Partida", seus parceiros de composição são: Sueli Costa, Fagner, João Donato, Dominguinhos, João Bosco, Moraes Moreira e Roberto Menescal, teve mais de 20 gravações fora do Brasil. Obras publicadas o romance O Afogado, a coletânea de contos Açougue das Almas e as seleções de poemas Asas , Ao Pé da Letra, Mundo Delirante e Só uma Palavra Me Devora.

Waldenio Florencio Porto nasceu em Caruaru-PE é médico, romancista, memorialista brasileiro. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1959, especializando-se em Proctologia. É presidente da Academia Pernambucana de Letras. Alguns de seus livros publicados: “As flores que não plantei”, “Fernando Paulino, o cirurgião”, “As vinhas da esperança - Memórias de um xepeiro”, etc.


Minha África Brasileira: Educação e Diversidade

Editora Áfricas

S.O.S Sururu na Floresta Nvula Ibua Ku Diulu: Cai Chuva, Lá do Céu” 10h40 às 11h

Lançamento de Livro: Um Olhar Sobre o Tempo

Regina Barros LealFortaleza -CE

11h às 12h

Lançamento de Livros: -A família de Sara e A menina que gostava de ler (Gisele Gama Andrade) - Se Me Deixam Falar ( Profº Francisco de Assis A. Vanderley) - Maoemé Vai a Montaigne ( Wilson Coêlho-Vila Velha\ ES) -Dislexia: novos temas, novas perspectivas (Org. Luciana Mendonça Alves e outros) - Reflexões: mensagens para edificar nossos corações ( Luiz Pereira da Costa)

Autores

14h às 14h15

Teatro:

O mímico é um máximo/Cirilo

14h30 às 15h20

Palestra: Conceitos e idéias sobre a conservação patrimonial e ambiental

Francisquinha Laranjeira Carvalho - ATL

15h30 às 15h40

Lançamento de livro: Cultura Quilombola na Lagoa da Pedra, Arraias TO

Wolfgang Teske

Escritores Tocantinenses

Artistas Regionais Francisquinha Laranjeira Carvalho, nasceu em Xambioá – TO, é Mestre em História Cultural pela Universidade Católica de Goiás, é escritora, artista, pesquisadora da cultura regional e autora de vários artigos e ensaios literários é professora das redes de ensino estadual. É membro da Academia Palmense de Letras. Concluiu o Curso Internacional de Especialização em Gestão da Conservação do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina, pelo Centro de Estudos em Conservação Integrada da América Latina/UFP, ICROM e Unesco. Escritor Tocantinense


15h45 às 16h

Lançamento de livro: Ser leitor: um hábito possível de adquirir

16h às 16h20

Musica:

16h30 às 17h10

Marcos Rogério Silva

Nilo Alves

Lançamento de livro e CD: Música africana na sala de aula – Cantando, tocando e dançando nossas raízes negras

Profª Lílian Rocha de Abreu Sodré Carvalho Colégio Vértice – SP

Professor e escritor Tocantinense

Músico Regional

Professora do Colégio Vértice – SP

17h20 às 18h20

Paula Pimenta - Publicitária. Escreveu por vários anos mais de 100 crônicas. Tornou-se conhecida em 2008, quando lançou a série Fazendo meu filme, que continua conquistando leitores de todo o país. Milhares de jovens se encantaram com as aventuras de Fani, personagem criada por Paula Pimenta, autora de uma das séries que mais fazem sucesso nas redes sociais do país.

Palestra: “Desafio para os adolescentes: Escolha da profissão e intercâmbio cultural"

27/7 - 4ª feira

 

18:30h às 19h30

Mesa redonda: A Literatura na Paraíba: tradição e continuidade

19h40 às 19h50

Poesia:

20h às 20h10

Lançamento de Livro:

Paula Pimenta

Hildeberto Barbosa Filho nasceu em Aroeiras-PB. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba; cursou Licenciatura em Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB); Especialização em Direito Penal, pela USP e Mestrado em Literatura Brasileira, pela UFPB. É professor da Universidade Federal da Paraíba, nos cursos de Letras e de Comunicação Social e doutorando em Literatura Paraibana. É crítico literário, escritor, poeta e jornalista. Coordenou o Projeto LER e editou a Hildeberto Barbosa Filho - revista Ler. Acad. Paraibana de Letras-João Pessoa-PB Antonio Rezende Mestre Julio Santos Fortaleza

Jornalista e Poeta Regional

Artista Plástico


20h10 às 21h10

Palestra: Cerrado Nosso Bioma Nossa Riqueza

21h20 às 22h

Lançamento de Livro: Religião e Homossexualismo

Junior Batista do Nascimento Joel de Assis

Júnio Batista do Nascimento é do Rio Grande do Norte. Ao longo desses anos vem deixando sua marca na vida social, educacional, cultural e esportiva da sociedade palmense. Formado em Geografia pela UNITINS de Porto Nacional, foi pesquisador do CNPQ, estudando sobre os córregos e mananciais que cortam e abastecem Palmas, que resultou na publicação do livro sobre o Córrego Brejo Comprido e num projeto para construção de um parque, o atual Parque Cesamar. É professor da rede pública estadual, é escritor, pesquisador e colaborador do Jornal Voz do Tocantins e do Jornal do Tocantins. Tem quatro livros publicados: Tocantins: História e Geografia; Tocantins: 700 questões; Cerrado nosso bioma, nossa riqueza e Palmas: sua história, trajetória e conquistas. é membro da Academia Palmense de Letras . Antropólogo, artista plástico escritor de Brasília

DATA 10h às 11h

28/7 - 5ª feira

11h30 às 12h

Palestra: (En)canto da Poesia

Isabel Dias Neves – ATL

Lançamento de livros Infantis 1- Tesouros do Lago 2- A Surpresa de Osvaldo

1- Marcos Feitosa 2- Fabiana Goulart

Escritores Tocantinenses

1- Beatriz Maria Ecker 2- Carlos de Bayma

Escritores Tocantinenses

Lançamento: 1- Os dois fusquinhas 2- O Menino Incendiário 14h às 14h20

14h às 14h30

14h35 às 15h30

Poesia: Lançamento de livros 1- Potencialidades Investigativas da Educação 2Instituições Educativas Organizadores: Jocyléia S. dos Santos Maurides Macedo Olga Cabrera Orlinda Carrijo Mello

Palestra: Educação e Comportamento

Gilson Cavalcanti

Organizadoras: Profª Jocyléia Santana dos Santos e Profª Ernesta Zamboni

Profª Margarida Lemos Gonçalves-ATL

Membro da Academia de Letras

Jornalista e escritor regional

Professoras da UFT

Membro da Academia de Letras


16h10 às 16h50

17h às 17h20

Título: O Computador Portátil NA ESCOLA: Mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Com Leila Ramos

Profª Drª Maria Elisabette Professora Brisola Prado

Teatro:

Maria Papelote, Zé Boloteiro e Rosinha Chorona/Ronaldo Araújo

17h30 às 18h30

Henryk Siewierski

Nasceu em Wroclaw, na Polônia. Formou-se em Letras pela Universidade Jaguelloniana de Cracóvia. Vive no Brasil desde 1986. Publicou Encontro das Nações, Como Ganhei o Brasil de Presente, Um Paraíso Imperdível: Silva Rewrum Amazônico, em polonês; e História da Literatura Polonesa (Editora UnB, 2000). Traduziu obras de Bruno Schulz e Andrzej Szczypiorski, entre outros. É professor da Universidade de Brasília. O poeta e pesquisador. Representante oficial indicado pela Embaixada da Polônia no Brasil.

Geovana Moraes

Músico Regional

Palestra Internacional:"Literatura Polonesa" e "Biografia de Marie Sklodowska-Curie"

18h35 às 18h55

Professora

Música:

19h às 20h

Galeno Amorin - Escritor, considerado um dos maiores especialistas em políticas públicas do livro e leitura da América Latina. É o presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Foi responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Autor de 16 livros. Entre as obras publicadas, estão Políticas Públicas do Livro e Leitura (OEI/Editora Unesp)

Palestra:

20h10 às 21h

Palestra: Jornalismo e Literatura

21h10 às 21h30

Lançamento do Livro: Ilha do bananal

10h às 11h

Palestra: Movimento Literário e Região Sul do Tocantins

Galeno Amorin

Antônio Rossini - ATL

Membro da Academia Tocantinense de Letras

Sirineu Cirqueira Amurim

Escritor

29/7 - 6ª feira

DATA

11h às 11h20 11h30 às 11h45

Lançamento de Livros Lançamento de Livros Recomendações de Metodologias Cientificas

Gilberto Correia - ATL

Membro da Academia Tocantinense de Letras

Profº Valdemar Rodrigues Professor da Rede Estadual de Ensino de Sousa Jandislau José Lui

Escritor Tocantinense


11h50 às 12h10

Lançamento de livros 1- Contrasteando o Direito 2- Perfil do Judiciário Brasileiro

José Maciel de Brito

Escritor Tocantinense

14h às 14h40

Música:

Haphelson Marabá

Músico Regional

14h50 às 15h30

Palestra: Marketing Pessoal

15h40 às 16h

29/7 - 6ª feira

16h às 16h25

16h30 às 18h

Tom Lyra - ATL

Lançamento de livros 1- Vale dos Elfos I: O caminho para a montanha do grande mago ancião 2- Vale dos Elfos II - A 1ª grande batalha no muro dos homens alados

Átila Siqueira

Lançamento de Livro: 1- Retrato da Academia Tocantinense de Letras 2- Razão do meu viver e outras amenidades 3- Dicionário Biobibliografico do Tocantins

Poesia: Palestra: Identidade cultural e, um cenário pós-moderno

Membro da Academia Tocantinense de Letras

Escritor Tocantinense

Mario Ribeiro Martins ATL

Escritor Tocantinense e Membro da Academia Tocantinense de Letras

Francisco Perna Filho

Poeta

Osmar Casagrande Campos - APL

Membro da Academia Palmense de Letras

17h às 18h30

19h40 às 20h

Mesa Redonda: Literatura e Ecologia

Teatro:

Francisco de Assis Almeida Brasil ou simplesmente Assis Brasil é um piauiense notável. Romancista, contista, ensaísta, crítico literário, jornalista, professor, com mais de cem livros publicados (113 publicados) é um dos maiores poetas piauienses e brasileiros, com diversos prêmios literários. Aos 75 anos e ainda em plena atividade, possui um legado importantíssimo para a literatura brasileira. Francisco de Assis Brasil Acad.Piauiense de Letras Performance / Cia de Artistas Regionais Teatro Sorria Meu Bem


20h às 21h30

Mesa Redonda: Panorama da Literatura Piauiense Herculano MoraesAcad.Piauiense de Letras

Herculano Moraes da Silva Filho é escritor, poeta, jornalista, analista literário, romancista e historiógrafo. Pertence à Academia Piauiense de Letras. É autor de Visão Histórica da Nova Literatura Piauiense e um dos fundadores da Academia de Letras do Médio Parnaíba. Membro da Associação Nacional de Escritores (DF), da UBE/PI. Dentre suas obras publicadas estão: "Murmúrios ao Vento", "Vozes Sem Eco", "Meus Poemas Teus", "Território Bendito", "Cantigas do Amor Fundamental".

DATA

10h às 10h20

Lançamento de Livro: Atlas Toponímico de Origem Indígena do Estado do Tocantins

10h30 às 11h30

Oficina: Gramática: Libertação

30/07 Sábado

11h40 às 12h

Algemas

Karylleia Andrade

Escritora

ou Eduardo Silva de Almeida Membro da Academia Palmense de Letras - ATL

Lançamento de Livro: Alquimia da alma

Profº Nivaldo Meirelles da Professor e escritor Costa-CEM Sª RITA

14h às 14h20

Dança:

14h30 às 15h30

Palestra: Festejos do Divino Espírito Santo:Uma referência tocantinense

15h40 às 16h

Lançamento de livro Tomada de Contas Carlos Diniz Galindo Especial - Teoria e Prática

Escritor Tocantinense

Música:

Músico Regional

16h10 às 16h30

Contaguu's

Profª Dra. Noeci Carvalho Professora da UNITINS Messias -

Café com jazz

16h40 ás 17h40

Artistas Regionais

Dídimo Heleno Povoa Aires

Dídimo Heleno Póvoa Aires, nasceu em Dianópolis, TO, formou-se em Direito é assessor jurídico de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, escritor e articulista-colaborador do Jornal do Tocantins. É autor dos livros Artigos e Crônicas, é autor do ensaio Palestinos e Judeus e organizou o livro Textos Anarquistas, obra que reúne diversos escritos raros de autores como Oscar Wilde, Mikhail Bakunin, Leon Tolstoi, entre outros. É membro da Academia Tocantinense Maçônica de Letras, e da Academia Palmense de Letras.

Palestra: O Conflito entre Árabes e Judeus

18h10 às 18h25

Lançamento de Livros: Infinito

Whyllyan Goetten ATL

Membro da Academia Palmense de Letras

18h30 às 18h45

Lançamento de Livro: "Tipos Pitorescescos"

Juarez Moreira Filho ATL

Homenageado da Feira Literária Internacional do Tocantins e Membro da Academia Palmense de Letras


19h40 às 20h

Poesia:

Francisco Perna Filho

Professor universitário e poeta tocantinense

Cristóvão Tezza - Escritor, conhecido nacionalmente. Ganhou Prêmios de melhor romance do ano e o de melhor obra. Em março de 2010, a tradução francesa de O filho eterno (Le fils du Printemps, Ed. Métailiè) recebeu o prêmio Charles Brisset. Em outubro de 2010, lança seu mais recente trabalho, o romance Um erro emocional. Palestra: "Criação literária"

19h30 às 20h30

Palestra:

20h40 às 21h

Lançamento de Livro: Literatura Indígena

Maria Aparecida Medina

Escritora

21h10 às 21h25

Lançamento de Livro: Aliado Involuntário

Fernando José G. Abreu São Luis - MA

Escritor de São Luis - MA

21h30 às 21h45

Lançamento de Livro: Belle Èpoque

Antônio Celso Borges Araújo - São Luis\MA

Escritor de São Luis - MA

21h50 às 22h

Lançamento de Livro: Mil e um Corações por Você

Cristóvão Tezza

Fernando Tavares

Escritor Tocantinense

Luiz Aparecido da Silva ACALANTO

Escritor Tocantinense

DATA 10h às 10h20

31/7 - domingo

10h30 às 11h30

Lançamento do Livro: Todos Fazemos Ploítica. Inclusive Nós Cristãos Palestra: Leitura: Uma Ferramenta para o desenvolvimento e cidadania

Kleber Bucar Barreira

Escritor Tocantinense e Membro da Academia Tocantinense de Letras

11h40 às 12h

Lançamento de Livro: Araguacema, duzentos anos de história: 1811-2011

14h às 14h20

Poesia:

Osmar Casagrande Campos

Poeta

14h30 às 15h30

Palestra: A Necessária Crônica Tocantinense

Dr. Raimundo Célio Pedreira-ATL

Membro da Academia Palmense de Letras

15h40 às 15h55

Lançamento de Livros: Os desáfios da interdisciplinaridade em biologia, física e quimica

16h às 16h20

Teatro:

16h30 às 17h30

Palestra:Diversidade Cultural e Literatura: Aprender com o outro

Jaime José Zanolla e Liliana Yolanda Ancalla Dávila As proezas de João Grilo/Gabriel Dias de Souza Paula Camboim Silva de Almeida

Escritor Tocantinense

Artistas Regionais

Professora universitária do Rio Grande do Sul


17h40 às 17h50

Lançamento Revelador

de

Livros:

Karla Adryana Leitão Azevedo

Silêncio

Escritora Tocantinense

18h às 19h

Mesa Redonda: "Augusto dos Anjos: Eterno e Único" Hélio Moreira (Pres.da Acad.Goiana de Letras)

19h às 19h20

Música:

Nando Cruz

Mesa Redonda com Acadêmicos: Vertentes e Evoluções da Literatura de Cordel

31/7 - domingo

19h30 às 20h30 Gonçalo FerreiraPres.Acad.Brasileira de Literatura de Cordel 20h40 às 21h

Lançamento de Livro: "Presença da França no Tocantins" Lançamento de Livros: A Ambição do Ouro - Aura Sacra Fames

21h10 às 22h

Lançamento de Livro: 1- Menino de Paraiso 2- Meu Semblante

Otávio Barros da Silva

Hélio Moreira nasceu no município de Alfenas-MG, radicado em Goiânia. É presidente da Academia Goiana de Letras. Publicou inúmeros trabalhos científicos e literários em revistas e periódicos e o livro: “Entre o Sonho e a Realidade–do Brasil dos anos 60 à Rússia dos anos 90”. Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná e especialista em Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. É professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Músico Regional Gonçalo Ferreira é poeta, contista, ensaísta. É presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Nasceu na cidade de Ipu-CE, mora no Rio de Janeiro. Publicou aproximadamente 200 títulos de cordel e três livros sobre literatura de cordel:. Sua obra versa sobre lendas, crenças, romances, política, biografias, fatos circunstanciais e históricos, em especial sobre o cangaço, à ciência e à filosofia. Seu trabalho foi selecionado para dar origem a coleção de 12 livros infantis “Ciência em versos de cordel”. O folheto biográfico Mahatma Gandhi lhe rendeu congratulações da Embaixada e do Consulado da Índia, sendo traduzido para o alemão e o inglês.

Membro da Academia Tocantinense de Letras

Vagner Cassol

Escritor Tocantinense

Toni Ferreira

Escritor Tocantinense

Lançamento de Livro: Pesquisa & Profª Elizane de Paula S. Professora Ensino de lingua materna e literatura: Barbosa - DRC diálogo entre formador e professsor DATA


1/8 - 2ª feira

10h às 10h20

Lançamento Tocantina

de

Livros:

Agenda

10h30 às 10h45

Lançamento de Livro: Estórias de Gurupi

11h às 11h15

Lançamento de Livro: Desafios para vendedores do varejo

11h20 às 11h35

Lançamento de Livro: Mil e um Corações por Você

11h40 às 12h

Lançamento de Livro: Letras na Escola: Ensino-pesquisa-Extensão no Curso de Letras

Ronaldo Coelho Texxeira Escritor Tocantinense

Música:

Pablo Marquinho P. Pinheiro

Escritor Tocantinense

César Lustosa

Escritor Tocantinense

Fernando Tavares Carneiro

Escritor Tocantinense

Org: Kyldes B. Vicente, Cristiane T. J. de Vasconcelos e Sibele Letícia Biazotto UNITINS

Professores da Unitins

Orley Massoli

14h às 15h30 Palestra: "O Mundo Maravilhoso da leitura"

1/8 - 2ª feira

15h40 às 16h

Lançamento de livro: Psicologia para Concursos e Graduação

15h40 às 16h

Poesia:

Manoel Odir Rocha

Leticia Azzolin Becker Osmar Casagrande Campos

16h10 às 17h30

Mesa redonda: "Literatura Baiana: Autores e Temas Contemporâneos" Aleilton Fonseca - Acad. Baiana de Letras

Músico Regional Manoel Odir Rocha nasceu em Araguari (MG). Formou-se em medicina pela (PUC-PR), ingressou na política como prefeito de Colinas, assumiu vários cargos públicos como Secretário Municipal e de Estado. Em 19972001 foi eleito prefeito de Palmas. Em 2002 ingressa na vida da literatura, publicando seu primeiro livro de poemas Da amar à terra. Possui vários títulos e honrarias, destacando-se: Ordem do Mérito do Tocantins no grau de Comendador, Medalha Jaime Câmara da Academia Tocantinense de Letras entre outros. É Poeta, contista e pesquisador em história é membro da Academia Palmense de Letras, da Tocantinense de Letras. Escritora/Editora Ática

Escritor e Membro da Academia Palmense de Letras Nasceu em Firmino Alves, interior da Bahia, e reside em Salvador. É poeta, contista, crítico e ensaísta. Doutor em Letras, leciona na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA). É co-editor de Iararana–revista de arte, crítica e literatura, editada em Salvador. É colaborador de diversas revistas e suplementos de jornais, com poemas, contos, artigos e resenhas, como: Quinto Império, Babel, Iararana, Folha Cultural, e os jornais A Tarde (Salvador) e Jornal da Tarde (São Paulo). Já publicou poemas em francês e participa do dossiê bilíngue de poesia Português/Francês.


18h50 às 19h20

Teatro:

Tambor de prossa/ Os Tawera

19h30 às 21h

Mesa Redonda: "O papel da Ouvidoria no fortalecimento da cidadania"

21h às 22h

Palestra: "Afrodescendente"

10h às 11h

Palestra: Uma Releitura Crítica Sobre a Zacarias Gomes Martins Membro da Academia Tocantinense de Letras História de Gurupi ATL

14h às 14h20

Dança:

Ouvidores da Educação, Segurança e saúde Marina Mello (Parc.Ed.Ática)

Artistas Regionais

Ouvidores

Escritora/Editora Ática

DATA

Contaguu's

2/8 - 3ª feira

14h30 às 15h30

Mesa redonda: "A Influência do Planeta Amazônia na Literatura da Academia Paraense de Letras" Antônio José Mattos Acad. Paraense de Letras

15h40 às 16h 16h às 17h30

Lançamento do Livro: Nós Contamos Música:

Escola Mul. Anne Frank J. Bulhões

Artistas Regionais Antônio José Mattos é doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Diretor do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Publicou, entre outros, os livros “Estado de Direito Agroambiental Brasileiro” e “Estado Democrático de Direito e Direitos Humanos”. É professor da Universidade Federal do Pará, da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Pará, da Universidade da Amazônia, da Escola Superior da Magistratura do TJE-PA, sócio do escritório - Malcher, Oliveira & Mattos Advogados e procurador da Fazenda Nacional. Membro da Academia Tocantinense de Letras Músico Regional

Palestra: A biografia de Brigadeiro Alexandre Testa Acampo Lysias Membro da Academia Palmense de Letras ra - Rio de Janeiro ATL 19h às 20h30

21h às 22h

Poesia:

Antônio Rezende

Membro da Academia Tocantinense de Letras

Lançamento de Livros: Flor da Vida

Lucimar A. Rocha Gusmão

Escritor Tocantinense

Mesa redonda: Calçadas Ecológicas em Palmas

Meriele Cristina C. Rodrigues -

Presidente Associação Tocantinenses de biologos

Palestra: As Metáforas do Cotidiano

Eduardo Silva de Almeida Membro da Academia Tocantinense de Letras - ATL


DATA Lançamento do Livro: Mosaico 10h às 10h30 "LE MOT JUSTE"

Janete Santos ACALANTO Fernando Amaral

Humberto Damasceno Lima

Valdelena Leopoldina Batista

Poetisa

Lançamento de CD: É preciso acreditar

3/8 - 4ª feira

Escritor Humberto Damasceno Lima, nasceu em Belém do Pará. Formado em letras é pós-graduado em Administração de Planejamento para Docentes, e doutorando em Filosofia pela Universidade de Leon-Espanha. É presidente da Fundação Semear, atendendo atualmente 40 crianças carentes da capital. É membro da Academia Palmense de Letras, escreveu o livro de poesia Templo da Fantasia, publicou de diversos artigos em jornais; gravou CDs Gospel intitulados Deus Vencedor e É Preciso Acreditar.

Oficina: Expressão Verbal: Estratégias e Segredos

14h às 14h20

Poesia:

14h às 16h

Palestra: Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Monte do Carmo (TO): devoção, saberes e sociabilidades

16h10 às 18h30

Teatro:

Onde é a saída/Cirilo

Artistas Regionais

Lançamento do Livro: Habilidades Culinárias

Igreja Assembleia de Deus Madureira

Projeto Social Mulheres da Ministério Madureira

16h30 às 18h30

Palestra: Importância da Literatura para o teatro: o texto como instrumento constituinte do espetáculo

Profª Dra. Noeci Carvalho Professora Doutora da UNITINS Messias - UNITINS

Múcio José Breckenfeld Lopes Fernandes Gil Doliath e Sabrina Fitipaldi

18h45 às 19h

Música:

19h às 22h

Mesa Redonda

Academia Maranhense

ITINERÂNCIAS DATA

Escritora Tocantinense

HORÁRIO

ATIVIDADE

CONVIDADOS

Médico, escritor e membro da Academia Tocantinense de Letras

Artistas Regionais Acadêmico da Academia de Letras do Maranhão


Lona da Ciência experiências Químicas)

(carreta

O projeto Lona da Ciência é um centro de ciência itinerante. A Lona da Ciência é composta por três módulos de exposições itinerantes, e um amplo material de divulgação. Um aspecto importante desta iniciativa é seu acoplamento com as feiras de ciência municipais.

com

Circo Laheto

O palhaço Maneco Maracá, Valdemir de Souza, fundou o grupo Circo Laheto em 1994, com o objetivo de fazer estudos, pesquisas, montagens, apresentação de espetáculos teatrais e circenses. Em 2000, inaugurou a Escola de Circo Laheto. Desde então, as atividades foram focadas no público infantil e juvenil da região. Atualmente, a escola é referência nacional, participa da Rede Mundial de Circo e é reconhecida como uma instituição educacional capaz de proporcionar aprendizagem integrada para o desenvolvimento cultural, cognitivo, emocional, psicossocial e profissional dos alunos.

Programação da Feira Literária Internacinal do Tocantins  

Programação da FLIT - Feira Literária Internacinal do Tocantins

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you