Page 1

SETEMBRO DE 2012 [Edição #02]


A

2Day

resolveu

compartilhar

inspirações que circulam no nosso dia a dia, trazendo à você referências de design, arquitetura e comportamento do Brasil e de outros países do mundo. Inspire-se com a gente!


TEMA DE SETEMBRO.2012

Yarn Bombing Em um mundo cada vez mais acelerado, poluído e cinza podemos ver um movimento de valorização de hábitos antigos, do personalizado, do slow. Foi isso que nos chamou atenção nos trabalhos realizados com o crochê/tricô, uma técnica tão antiga que está, cada vez mais, dando novas releituras ao mobiliário urbano, espaços internos e objetos.


O Yarn Bombing é uma linha do street art, que utiliza tricô ou crochê para envolver o mobiliário urbano, tornando os espaços da cidade diferentes e coloridos. Esta forma de expressão, com início nos E.U.A, começou a tomar proporções maiores e se popularizou pelo mundo afora, chegando também no Brasil.


A americana Magda Sayeg foi uma das precursoras do Yarn Bombing, começando este movimento na sua loja no Texas, em 2005, com uma nova roupagem ao trinco da porta. O sucesso foi tanto, que ela foi aumentando sua produção para outros lugares da cidade: "A ideia é bombardear a cidade com trabalhos de arte tricotados

e vibrantes, embrulhar com tricô coisas simples, como uma garrafa de cerveja a monumentos públicos e estruturas urbanas", disse Sayeg.


A artista francesa Juliana Santacruz Herrera resolveu tapar os buracos das ruas de Paris com crochê. Projeto de 2009 que continua muito atualizado, até porque, é uma boa forma de chamar atenção para o problema, ao mesmo tempo que deixa a cidade mais bonita.

Agata Olek é uma artista polonesa conhecida por forrar tudo de crochê, isso vai desde instalações em museus, espaços públicos até as próprias pessoas. Atualmente ela é conhecida como uma das principais Yarn Bombers do mundo.


A artista polonesa Agata Olek, aproveitou sua passagem pelo Brasil, para realizar uma obra de arte que além de bonita, diverte as crianças: um enorme jacaré de crochê que possui um escorregador na sua língua. Com a ajuda de 20 “crocheleiras” brasileiras, a artista expôs sua obra no Sesc Interlagos em São Paulo em Julho de 2012.


Toshiko Horiuchi MacAdam é uma artista japonesa que sempre utilizou materiais têxteis nos seus trabalhos. Até um dia, pelos anos 90, que ela estava expondo em um museu com uma grande obra de arte feita em crochê, quando duas crianças perguntaram se poderiam brincar ali. Depois dessa experiência e três anos de trabalho com a ajuda de engenheiros e arquitetos, ela fez este lindo e aconchegante playground de crochê, exposto no Open Air Museum Hakine, em Hakone, no Japão.


A cidade de Cambridge no Canadá utilizou da arte de Yarn Bombing para compartilhar com o mundo a tradição da cidade em trabalhos têxteis. Por isso criaram o KNIT CamBRIDGE Project, que envolveu toda ponte da cidade com um lindo e colorido tricô. Quem ajudou a fazer? Moradores, vizinhos, pessoas do mundo inteiro, onde cada um fez um pouquinho e o resultado é este ao lado. Lindo né? O melhor é que eles organizaram um mutirão pós instalação para retirar o material e doá-lo para comunidades carentes.


Helsinki, Finlândia.

Buenos Aires, Argentina.

Porto Alegre também usufruiu da ideia com dupla funcionalidade. Além de deixar a árvore na Rua Anita Garibaldi mais bonita e colorida, serviu como forma de manifestação pela obra do viaduto que prevê a remoção de diversas árvores do local.


Instalação da artista finlandesa Anu Tuominen.

Mostra NĂŁo tenha medo do seu corpo, de Ernesto Netto.

Mostra Dengo, de Ernesto Netto.


Conforme já vimos, a utilização do crochê/tricô pode acontecer nos mais diferentes objetos, espaços, cidades. Mas já imaginou um tapume todo de crochê?


O Yarn Bombing além de deixar as cidades mais bonitas e inspiradoras também virou referência para outros segmentos, como propagandas, lojas e mobiliários:

Bancos da designer têxtil britânica Claire-Anne O’Brien. Loja Urban Outfitters, San Francisco, Califórnia.

Lâmpadas por Matt Blatt. Campanha GAP.

Instalação da norte-americana Sarah Applebaum. Campanha Tampax.


Ficou afim de compartilhar as suas referĂŞncias? Envie um e-mail pra drops@2dayconsultoria.com.br

www.2dayconsultoria.com.br

Drops 2Day - Setembro 2012  

A 2Day resolveu compartilhar inspirações que circulam no nosso dia a dia, trazendo à você referências de design, arquitetura e comportamento...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you