Issuu on Google+

Dúvidas frequentes

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis CTGAS-ER

Um diploma de EAD tem o mesmo valor dos demais? Sim. Desde 1996 a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos a distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.

O diploma de EAD também é válido em concursos públicos? Sim, tanto quanto o diploma de curso presencial. Entretanto, ainda é possível encontrar editais que tentam excluir os candidatos formados por EAD. Como essa diferenciação não encontra amparo legal, nos últimos anos os editais que fazem essa exigência têm tido a cláusula anulada judicialmente.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Em breves termos, um AVA é uma sala de aula virtual por meio do qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as aulas do curso pela internet. Por meio do AVA do CTGAS-ER o aluno pode ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, depositar atividades (uploads), debater o tema em fóruns de discussão, tirar suas dúvidas via mensagens, acessar materiais específicos por curso, participar de chats com o docente e demais colegas de turma, entre outros recursos. O AVA do CTGAS-ER pode ser acessado em qualquer computador com as devidas condições técnicas e acesso a adequadas bandas de conexão à Internet.

Especialização Técnica de Nível Médio em Energia Eólica http://www.ctgas.com.br e-mail: nead@ctgas.com.br Telefone: (84) 3204-8143


OBJETIVO GERAL

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Formar profissionais com conhecimentos em métodos de medição anemométrica, tecnologias aplicadas a aerogeradores, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos e a conexão de plantas eólicas à rede elétrica monitoradas por sistemas de automação.

Os resultados obtidos pelos alunos nos diversos momentos avaliativos observará a escala de 0 a 10,0, sendo 7,0 (sete) a nota mínima para aprovação em cada componente curricular. Ao final de cada componente curricular o aluno que obtiver desempenho inferior a 7,0 (sete) ficará reprovado.

COMPETÊNCIA GERAL Planejar, executar e controlar procedimentos de instalação e manutenção de sistemas de medição do potencial eólico e de centrais eólicas, conforme normas técnicas e recomendações de qualidade, saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

FREQUÊNCIA

Ao concluir o curso, o profissional deverá possuir um conjunto de competências que permitirão a sua atuação como Técnico Especializado em Energia Eólica, realizando atividades de planejamento, execução e controle de procedimentos de instalação e manutenção de sistemas de medição do potencial eólico e de centrais eólicas, conforme normas técnicas e recomendações de qualidade, saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

MATRÍCULAS: 09 a 20/09/2013 PRIMEIRA UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos da Geração Eólica 30/09/2013 PREVISÃO DE TÉRMINO DA ESPECIALIZAÇÃO: Outubro/2014 Obs.: O calendário poderá sofrer alterações de datas e horários.

Será exigida a frequência de 100% para as aulas presenciais e/ou práticas. MATRÍCULA PRÉ-REQUISITOS

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O candidato a Especialista Técnico em Energia Eólica deve comprovar formação técnica ou formação superior nas áreas:  Mecânica  Elétrica  Soldagem  Petróleo e Gás  Edificações  Instrumentação

METODOLOGIA DE ENSINO

 Refrigeração

O curso terá uma carga horária de 380 horas e se dará de forma Semipresencial, ou seja 45% presencial (172 horas) e 55% a distância (208 horas).  Nos Encontros Presenciais 1. Os horários das aulas serão nas sextas-feiras à noite das 18h às 22h, nos sábados e domingos das 08h às 17h/ 08h às 18h com 1h/2h de intervalo para o almoço; 2. Será exigida a frequência de 100% para as aulas presenciais;  Nos Momentos à Distância 1. Os conteúdos serão apresentados por meio de vídeoaulas, apostilas eletrônicas e atividades que estarão disponíveis no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

 Automação  Meteorologia

PERÍODO: de 09 a 20/09/2013 LOCAL: Secretaria Escolar do CTGAS-ER DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:  Cópia do comprovante de escolaridade (histórico e certificado de conclusão de ensino técnico de nível médio ou diploma de graduação na área exigida);  Cópia de RG, CPF e comprovante de residência atualizado;  02 fotos 3x4 recentes e iguais. Obs.: A matrícula só poderá ser feita com toda a documentação. Não será possível a realização de matrículas fora do prazo estabelecido.

CONDIÇÕES DE ACESSO

INVESTIMENTO

Para acessar o curso você precisará de um computador com os seguintes requisitos de sistema:  Plug-in do Adobe Flash Player;  Windows XP, Vista ou superior atualizado;  Navegador Internet Explorer 7 ou superior;  Conexão banda larga.

R$ 3.630,00 ou 1+10 parcelas de R$ 330,00

FORMAS DE PAGAMENTO Dinheiro, cartão de crédito (Hiper, Visa ou Master) ou cartão de débito.


Especialização Técnica em Energia Eólica