Issuu on Google+

4

N

A C

I O

N

Maceió (Alagoas) Um destino onde o mar faz a diferença

ANTÔNIO CLARET DE REZENDE, presidente da Abrajet-PR Especial para o JORNAL MG TURISMO

Verde-esmeralda ou azulturquesa – assim é o mar no Litoral alagoano, onde as águas sempre mornas ora se apresentam agitadas, propícias a atividades esportivas, ora tranquilas, formando verdadeiras piscinas naturais. Essa mesma condição é encontrada também em outros Municipios, de Sul a Norte da Costa do pequeno Estado de Alagoas. Maceió é, sem dúvida, uma das mais ensolaradas Capitais do Nordeste, também uma das que recebe maior número de turistas, do Brasil e do Exterior.A cidade é um misto de beleza natural, tradição cultural e modernidade. Caminhar pela orla marítima é bom para os olhos, pelo cenário que se vai descortinando, além da oportunidade de sentir a brisa do mar, admirar os coqueiros, apreciar o movimento das jangadas e encontrar gente bonita e educada. No calçadão, com sua ciclovia, que deixa os pedestres a salvo de incômodos, encontram-se ainda dezenas de barracas e botecos ou tapiocarias. Pode-se também fazer compras nas feiras de artesanato. Nesses locais o que mais se ouve é a diversidade de sotaques, das diversas regiões brasileiras, ou de línguas – do inglês ao japonês, passando pelo italiano, francês,espanhol etc.. Praias de Guaxuma, Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiuca, Ponta Verde, Pajuçara e Ponta da Barra são as mais badaladas e onde se concentram os principais hotéis, restaurantes e bares.

Infra-estrutura A Capital alagoana conta com boa infra-estrutura para atender turistas, eventos técnicos ou quaisquer outros. A rede hoteleira é ampla e de boa qualidade, proporcionando uma estada confortável e tranquila aos hóspedes, por preços que não fogem ao normal. Bons restaurantes atendem os visitantes, oferecendo todo tipo de alimentação – da regional típica à internacional, com predominância dos frutos do mar. A cidade conta com o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (uma das poucas queixas é o reduzido número de vôos, o que

encarece as passagens), e com moderno e bem equipado Centro Cultural. Atrativos culturais

A

de Nossa Senhora Mãe do Povo (1888), Catedral Teatro Célio Leite, do Centro Cultural e de Exposições Antiga sede do Governo alagoano,

L

BELO HORIZONTE, MG - BRASIL, 15 de março a 15 de abril de 2013

NA BAGAGEM DO NORDESTE Rogério Almeida (João Pessoa-PB)

Pâmela Bório

A Primeira Dama da Paraíba, Pâmela Bório recebeu deste jornalista o convite para ser homenageada no XVII Troféu Mulher Influente, dia 23 de maio no Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte. Sentindo-se lisonjeada, Pâmela agradeceu o convite e confirmou presença no evento. Na formalização do convite tivemos as presenças do governador Ricardo Coutinho, ocolunista Ricardo Castro, como padrinho, e este jornalista com a esposa Yluska.

Canáriu’s de Gravatá

Com as presenças do Prefeito de Gravatá (PE) Bruno Martiniano, do Secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa, do Secretário de Turismo de Gravatá Fernando Resende, do Presidente da ABIH-PE Eduardo Cavalcanti, foi inaugurado o Canariu´s Gravatá. Trata-se do maior empreendimento hoteleiro do interior de Pernambuco. Ruy, Gabriela e Annette Dias foram os anfitriões reunindo jornalistas especialmente convidados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. O hotel possui 222 apartamentos num investimento final de R$ 28 milhões trazendo luxo e lazer para o Agreste de Pernambuco. Com as presenças do Prefeito de Gravatá (PE) Bruno Martiniano, do Secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa, do Secretário de Turismo de Gravatá Fernando Resende, do Presidente da ABIH-PE Eduardo Cavalcanti, Tatiana Alheiros Diniz gestora de captação de eventos do Recife Convention Bureau, imprensa e convidados, Ruy, Gabriela e Annette Dias inauguraram nesta quinta (14) o Canariu´s de Gravatá no Agreste de Pernambuco. Antes da inauguração a imprensa e convidados puderam realizar um site inspection no empreendimento. Na coletiva de imprensa que reuniu jornalistas especialmente convidados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco foram prestadas todas as informações sobre este que é o maior hotel do interior de Pernambuco.Gabriela Dias também estará em Belo Horizonte para a solenidade do XXIII Prêmio MG Turismo.

Cruz das Almas

Ponta Verde

Jatiuca

Entre os atrativos culturais, museus como o Palácio Floriano Peixoto (antiga sede do Governo, com o Memorial Lêdo Ivo e o Memorial Aurélio Buarque de Holanda), de Arte Pierre Chalita, Instituto Histórico e Geográfico, Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho, Museu dos Esportes, Casa Jorge de Lima, Museu Theo Brandão, Casa do Patrimônio, Museu da História Natural, Ecomuseu Graciliano Ramos, Museu da Imagem e do Som, Museu do Comércio e da Tecnologia, Fundação Theotônio Vilela, Casa da Arte, Museu da II Guerra Mundial, Memorial à República. Há ainda belas e centenárias igrejas, como a

Gabriela Dias (diretora administrativa da Rede Canariu´s)

o Palácio Floriano Peixoto iluminado à noite 7 Metropolitana (1859), Igreja do Rosário (1853), Bom Jesus dos Martírios, de Nossa Senhora do Livramento (1883).

Distâncias Maceió fica a 3 horas de vôo deSão Paulo e a 2 horas e 10 minutos de Brasília. Está a 1.050 km de Fortaleza,510 km de Natal, 390 km de João Pessoa. 260 km de Recife, 290 km deAracaju, 620 km de Salvador e 2.013 km de Brasília. Tanto em direção ao Norte como ao Sul do País, a Capital de Alagoas é bem servida por rodovias federais.

Operadora Surland

A operadora de turismo paraibana G7 de João Jr convidou a Surland, da Espanha que enviou os executivos Tomás Navarette e Manuel Fernandes para apresentação dos roteiros na Europa, Extremo Oriente e outras culturas e Espanha e Portugal com classe aos agentes de viagem da PB. Na ocasião Luiz Fernando Destro, representante no Brasil do CzechTourism, da República Tcheca fez uma apresentação sobre este belo país destacando a bela capital Praga.

Tomás Navarette e Manuel Fernandes (Surland)

rogerioalmeidatur@gmail.com


p4