Issuu on Google+

14 BELO HORIZONTE, MG - BRASIL, 15 de março a 15 de abril de 2013

ASSOCIAÇÃO DAS CAMINHANTES DA ESTRADA REAL (ACER)

Projeto “Árvore é Vida” planta 1 milhão de árvores em Minas

FRANCISCA LESSA EMPRESÁRIA

De uma conversa na Faculldade de Direito, em 2003, com Beth Pimenta e Dalva Thomaz, surgiu a idéia do convite para colegas do colégio São Joaquim, em Conceição do Mato Dentro, percorrerem a pé a antiga Estrada Real. Era uma ideia renascendo pelo governador de Minas, Aécio Neves, juntamente com o presidente da FIEMG, naRobson Andrade. Vinte e duas amigas com grande entusiasmo por esse novo projeto e, cheias de expectativas, coragem e também medo, saíram nessa empreitada, que três anos mais tarde se solidificou como Associação das Caminhantes da Estrada Real (ACER). Hoje a entidade conta com 70 mulheres corajosas, animadas, realizadas profissionalmente e que querem viver novas aventuras. Já percorreram todo o Caminho Velho (Diamantina a Paraty) e completam , até o mês de agosto, o Caminho Novo (Ouro Preto a Rio de Janeiro), caminhando, conversando, cantando, rezando e apreciando as belas paisagens

que descobrem a cada trecho. Este grupo de mulheres sempre se preocupou com a área social, contribuindo com várias instituições e doando materiais como cobertores, instrumentos musicais, material para limpeza, livros, filmes, mudas de árvores, roupas e sapatos. De acordo com o Plano Estratégico da ACER, a presidente, Maria Elvira Salles Ferreira optou em dar um foco maior ao meio ambiente, abraçando com mais afinco, o projeto “Árvore é Vida” da Business Professional Woman (BPW), instituição da qual já faz parte há algum tempo. O governador do Estado, Antônio Anastasia, é um dos maiores incentivadores da política da ACER e nos nomeou como “Embaixadoras da Estrada Real”. Juntos, Governo de Minas e Caminhantes da Estrada Real, firmaram um Protocolo de Intenções juntamente com as Secretarias de Meio Ambiente (SEMAD), Turismo (SETUR), Agricultura (SEAPA/EMATER). Técnicos da Emater são a base do nosso trabalho determinando o local e tipo de mudas adequadas para cada solo.

FOTOS DIVULGAÇÃO ACER

A presidente Maria Elvira e caminhantes recebem Homenagem Especial no XXII Prêmio MG Turismo, em 2012

Já se plantaram quase 3.000 árvores , com a ajuda de várias empresas como a Tenco Conceito Shopping, Lafarge, Precon, Cimentos Brennand, Tora Transportes, com o trocínio de mudas e insumos necessários para o seu plantio. Mas precisamos de muito mais, já que o objetivo da ACER é plantar 1 milhão de árvores, dentro do projeto “Á rvore é Vida” reconhecido nacional e internacionalmente. Foi ele o responsável por prêmios, como: Versão Prata do Jornal Primeira Linha -2009, JORNAL MG TURISMO - 2009, Medalha Espaço Libertas -

abril/2010 e 2011, Colar Mérito Legislativo oferecido pela vereadora Priscila Teixeira setembro/2011, Mulheres Distintas em Connecticut- USA março/2012, Comenda Ambiental São Lourençomarço/2012, XVI Troféu Mulher Influente pelo Jornal MG Turismo- maio/2012, Premiação da ACMinas – Salto em Negócios - Mulheres Notáveis de Minas -Hour Concour - setembro/2012, Gestão Ambiental, oferecido pela ONG Zeladoria do Planeta -novembro/2012, O Oscar da Ecologia, III Premio Hugo Werneck de Sustentabilidade Amor à Natureza, na categoria “Melhor Exemplo em Turismo”- dezembro 2012.

As Caminhantes participaram do Carnaval 2013, de Belo Horizonte, desfilando na Escola de Samba Cidade Jardim, cujo Samba Enredo “Cada Louco com sua Loucura”, homenageou a presidente, Maria Elvira, destacando-a como colecionista, numa referência ao acervo da empresária e que foi tema de um livro de arte, “O Prazer de Colecionar” publicado em 2012. Maria Elvira, destaque do carro alegórico, e as Caminhantes, formaram uma ala representando os Bandeirantes da época do ouro, lembrando a temática da Estrada Real.

Prêmio Hugo Werneck, honraria recebida em 2012

As Caminhantes sempre presentes pelas belas estradas e caminhos de Minas Gerais

As Caminhantes em foto com o governador Antônio Anastasia


P14