Issuu on Google+

JORNAL A VERDADE

ISSN 1678-6653

Recife, Ipojuca,Vitória, Gravatá, Bezerros, Escada, Pombos, Glória, Limoeiro, Chã Grande, Chã de Alegria

FUNDADO EM 1° DE JANEIRO DE 2001

DIRETOR DE REDAÇÃO: IBIRAPUÃ R. G. BAIMA

UM JORNAL A SERVIÇO DA VITÓRIA E REGIÃO

ANO 7

Nº 61

R$ 1,00

Vitória de Santo Antão, setembro de 2008

ENQUETE NÃO É PESQUISA Obedecendo a Resolução n 22.623, Instrução n 112 - Classe 12 (DF) - Brasília, Relator Ministro Ari Pargendler, Capitulo V, Art. 15. que diz: Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado não se tratar de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas da participação espontânea do interessado. Informamos que o Jornal A Verdade fez Enquete e não pesquisa eleitoral.

Foto: Divulgação

www.jornalaverdade.com

www.jornalaverdade.com BRUNO BENEFICIADO O candidato do PTB a prefeitura de Gravatá, Bruno Martiniano, foi extremamente beneficiado com a retirada da candidatura de Luís Prequé do PSB. Comenta-se até uma estratégia de campanha previamente acordada, onde quem estivesse atrás nas pesquisas até a primeira semana do mês de setembro abriria mão da candidatura. Claro, são apenas especulações dos analistas políticos de plantão, nada podendo-se provar. O que é certo e sabido é que caso Gravatá tivesse três candidatos, Ozano Brito levaria essa eleição sem maiores esforços.

ENQUETE APONTA DEDÉ COM 10% DE VANTAGEM Enquete Jornal a Verdade realizada em Vitória de Santo Antão entre os dias 01 e 02 de outubro confirma a vitória do candidato do PSB Demetrius Lisboa com 10% de vantagem em relação ao candidato do DEM Elias Lira. Os candidatos do PTB, Cristiano Pilako e Gilvan Leonel do PDT, não atingiram 1%. POLÍTICA A4 Foto: Pedro Thiago

Governador Eduardo Campos em comício de apoio a candidatura do candidato Demetrius Lisboa - Dedé

Provérbio (28)

Quando os justos triunfam, a festa é grande; quando os injustos imperam, todo mundo se esconde. Quem esconde suas faltas, jamais tem sucesso; quem a confessa e abandona, alcança o perdão. Feliz o homem que está sempre alerta, pois o turrão cai na desgraça. Leão rugindo e urso faminto é o injusto governando um povo fraco. Chefe insensato multiplica extorsões; quem odeia o lucro prolonga seus dias. O homem culpado de assassinato fugirá até o túmulo: que ninguém tente segurálo. Quem vive de modo íntegro será salvo; quem segue dois caminhos, num deles cairá. Quem cultiva seu campo se saciará de pão; quem busca ilusões se saciará de miséria. O home leal receberá muitas bençãos, mas quem quer enriquecer rapidamente não ficará impune. Não é bom ser parcial, mas por um pedaço de pão o homem comete um crime. O ambicioso corre atrás da riqueza, e não sabe que vai cair na miséria.

Governador Eduardo Campos faz discurso duro em Vitória

O GOVERNADOR Eduardo Campos veio à Vitória no dia 27 de setembro de 2008, Sábado, contrariando o que dizia os militantes do DEM, em especial o deputado estadual pelo PR Henrique Queiroz. Não só veio como fez um discurso contundente contra o candidato do DEM Elias Lira. Eduardo Campos disse no início de sua fala que não ia fazer discurso e sim conversar como o povo. Iria ter um conversa franca e aberta paa deixar bem claro sua posição com relação ao futuro político da cidade. “Vitória tem dois caminhos: escolher Dedé e ter como aliados o Governo do Estado e o Governo Federal e continuar tendo desenvolvimento ou escolher Elias Lira do DEM”, afirmou Eduardo Campos. O Governador não usou de meias palavras, foi direto, conciso e objetivo. “Elias Lira teve 10 anos para governar Vitória e tinha o apoio dos Governos Estadual e Federal da epóca; que desenvolvimento ele trouxe para Vitória? Quantas fábricas ele implantou em Vitória? Nenhuma. Elias Lira representa o atraso para Vitória, meu candidato é Dedé. Quem quiser desenvolvimento para Vitória deve escolher o candidato do presidente Lula e meu. E aqui em Vitória só tem um, Dedé,...na minha gaveta estão os projetos para Vitória e só será aberta se o prefeito for Dedé”, concluiu o Governador Eduardo Campos. A conversa que o Governador Eduardo Campos teve com o povo da Vitória nesse último Sábado foi muito clara. Caso o candidato do DEM seja o eleito, Vitória vai ficar isolada politicamente dos Governos Federal e Estadual. Como se já não bastasse o tempo que passou abandonada quando Elias Lira foi prefeito mesmo tendo o apoio dos Governos Federal e Estadual.

Foto: Jornal A Verdade

Gilvan e Pilako

PERFIL

GILVAN LEONEL

CRISTIANO PILAKO

Iniciada a campanha eleitoral, Vitória registrou

a candidatura de quatro prefeituráveis: Demetrius Lisboa para reeleição (PSB), Elias Lira (DEM), Cristiano Pilako (PTB) e Gilvan Leonel (PDT). Este mês o Jornal a Verdade, como havia prometido na edição passada, fez um breve resumo sobre os candidatos Gilvan Leonel (PDT) e Cristiano PIlako (PTB).

JORNAL A VERDADE

política A3

ENQUETE APONTA DJALMA PAES ELEITO ENQUETE realizada em Glória do Goitá, pelo Jornal A Verdade, com 300 pessoas, nos dias 26 e 27 de setembro constatou o seguinte resultado: 1. Djlama Paes (PSB)..........................................46,5% 2. Dr. Miranda (PTB)..........................................37,5% 3. Indecisos...........................................................14,0% 4. Brancos e nulos..............................................2,0% A diferença em prol do candidato do PSB é de 9,0%, podendo variar 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O índice de rejeição do candidato Djalma Paes ficou em 28%, enquanto o mesmo índice do candidato Dr. Miranda obteve 33%. Como faltam apenas 9 dias para as eleições os indicadores acima apontam para uma vitória relativamente tranquila do candidato do PSB Djalma Paes. O número de indecisos se mantém estável quando se analisa o índice de rejeição dos candidatos. a possibilidade de uma reviravolta em Glória do Goitá a essa altura das eleições é praticamente nula.

Endereço: Rua Marques do Herval, 138 sl. 101 - Livramento - Vitória/PE - C.E.P. 55.602-370 EMPRESARIAL MARGARIADA VERÇOSA

Fones: (081) 3523-2053 / 8893-4774


Opinião

Tel:(081) 3523.2053 (081) 8893.4774 Site: jornalaverdade.com E-mail: jornal_averdade@yahoo.com.br

JORNAL A VERDADE

A-2

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, SETEMBRO DE 2008

EDITORIAIS E-mail:jornal_averdade@yahoo.com.br Site: www.averdadeonline.com.br

Resquícios da ditadura IBIRAPUÃ R. G. BAIMA

F

ICAMOS cada vez mais surpresos com a inobservância as leis e as liberdades nesse país. Passamos por vários regimes totalitários nesse nosso Brasil, o mais recente foi a Ditadura Militar iniciada em 1964 e estendendo-se até meados da década de 1980. Foi um período negro da nossa história, onde muitos grupos econômicos e partidos políticos, tendo-se como destaque o PDS que se resumiu ao PFL e atualmente denomina-se DEM, apoiaram o Regime Militar e dele se beneficiaram. Período que muitos querem reeditar atualmente utilizando-se de um instrumento do Estado: o poder judiciário. O Judiciário desse país cada vez mais vai se solidificando como um dos instrumentos democráticos mais eficientes e importantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ainda temos algumas distorções, resquícios do passado e até mesmo corrupção dentro do sistema, mas em pequena monta, algo que não compromete o poder judiciário como um todo. Nós do Jornal A Verdade sabemos que nossa missão não é das mais fáceis. Vamos, em alguns momentos, nos contrapor aos interesses de grupos políticos e/ou econômicos que querem de forma leviana enganar, iludir e confundir a população e que se utilizam do seu poder político e econômico para pressionar quem se deixar pressionar, para obter seus interesses. Não abriremos mão de uma liberdade conquistada através do sangue de muitos brasileiros durante o Regime de Chumbo, defendido pelo PFL, atual DEM. Estamos seguindo regiamente a RESOLUÇÃO 22.718, do Tribunal Superior Eleitoral, Instrução 121, Classe 12 – Brasília/DF, Relator: Ministro Ari Pargendler, que dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas vedadas aos agentes públicos em campanha eleitoral (2008). Mas ficamos, conforme o regime democrático do direito e das interpretações de julgamento pessoal, sujeitos ao entendimento do representante da Justiça Eleitoral julgar os recursos impetrados durante o período eleitor. O Capítulo V que trata da Propaganda Eleitoral na Imprensa diz: Art. 20. É permitida, até a antevéspera das eleições, a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no espaço máximo, por edição, para cada candidato, partido político ou coligação, de um oitavo de página de jornal padrão... (Lei 9.504/97). §3º Não caracterizara propaganda eleitoral a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coliga-

ção pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga, mas os abusos e excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação, serão apurados e punidos nos termos do art. 22 da Lei Complementar n º 64/90. §4º O disposto neste artigo aplica-se à reprodução virtual do jornal impresso na Internet. Na última edição do Jornal A Verdade, a de número 60, do mês de Julho de 2008, cobrimos os eventos políticos ocorridos na cidade e realizamos mais uma enquete, como de costume, e respeitando a legislação eleitoral vigente. Para a nossa surpresa, o Juiz Eleitoral da 18 Zona de Vitória de Santo Antão, o dr. Uraquitan José dos Santos, acata pedido de busca a apreensão do Jornal A Verdade solicitada pelo DEM, que alegou abuso do poder econômico no uso das imagens de um movimento público, caminhada, realizada dia 9 de agosto de 2008 pelo PSB. Ora, como o Jornal A Verdade poderia cobrir eventos que não aconteceram? Além do que o Jornal é mensal e não diário, fecha com o que tem naquele período. Bom senso e observância a legislação são os melhores mentores para um julgamento isento. Nosso melhor juízo é a nossa consciência social. Não nos rendemos a pressões ou ameaças de quem quer que seja. Continuaremos a mostrar a verdade da nossa cidade e região com isenção e equilíbrio. Não fazemos parte de grupos políticos enquanto imprensa. Temos nossas convicções políticas quanto cidadão, assim como os próprios Ministros do Supremo têm o direito constitucional de tê-lo, mas não têm o direito, muito menos o ofício, de decidirem questões conflituosas baseados nessas convicções. Na edição passada, a de n 59 de Junho de 2008, divulgamos resultado da nossa Enquete conforme determina a legislação eleitoral, mas mesmo assim o dr. Uraquitan José dos Santos condenou o Jornal A Verdade a pagamento de multa por descumprimento da legislação que determina a informação de não se tratar de Pesquisa Eleitoral e sim de Enquete. Decisão estranha a tudo que conseguimos acessar na legislação eleitoral, ressalvamos apenas alguma resolução que não tenha sido divulgada. Mas tratase de uma decisão judicial que deverá ser acatada, mesmo que veementemente contestada por falta de fundamentação legal e o principal, coerência. Resolução TSE 22.623/07 I. A enquete ou sondagem não necessita de registro perante Justiça Eleitoral, porém, na divulgação destes levantamentos deverá ser esclarecido ao público que não se trata de pesquisa eleitoral...

Reta final

E

EXPEDIENTE

XISTEM razões para termos esperanças. Aproxima-se Vitória de Santo Antão de um dos momentos mais fecundos de sua história política. Acontecerá, em outubro de 2008, um embate entre as duas facções – uma agrupada em torno do atual prefeito; outra, em volta o deputado Elias Lira – que disputarão o poder provavelmente pela última vez. Na ausência de forças e de pessoas capazes de liderar uma terceira via, o futuro político da cidade depende desse resultado. Se vencer o grupo do atual prefeito José Aglaílson, que tem Demetrius Lisboa como candidato, Elias Lira terá sofrido a sua terceira derrota consecutiva e a mais importante de todas. Elias encerra sua carreira política com uma despedida vergonhosa do ponto de vista eleitoral. Mas se Elias vencer as eleições, Aglaílson deverá ser candidato novamente em 2012 e ai o processo só se conclui com o afastamento de um dos dois por motivos de força maior. Os eleitores vitorienses têm demonstrado

espírito de renovação e mudanças quando elegeu Carlos Breckenfeld prefeito com uma votação esmagadora. Logo em seguida, esses mesmos eleitores elegem, de forma inusitada o deputado José Aglaílson que concorria contra um semi-deus da política vitoriense, o atual deputado Elias Lira. Essa tem sido a tendência do eleitor vitoriense nos últimos 20 anos: renovação. Os eleitores vitoriense, em particular, têm nas mãos uma nova missão, missão que requer discernimento e até certo ponto um pouco de sacrfício, em escolher entre o antigo, arcaico e conservador Elias Lira do DEM, ou escolher o novo, jovem, o atual representado pelo candidato do PSB Demetrius Lisboa. Elias Lira foi prefeito por 10 anos, elegeu seu sucessor Carlos Breckenfeld dizendo que se ele não fosse bom não votassem mais nele (o próprio Elias). Elias já disse do que é capaz administrativamente, resta saber agora, nas urnas, o que é que o povo da Vitória acha disso.

JORNAL A VERDADE EDITOR: Ibirapuã R. G. Baima JORNALISTA RESPONSÁVEL: Luiz Mário do Vale D’Ávila MTB:. 20.318 SSP/SP EDITOR DO AVERDADEONLINE.COM.BR Ibirapuã R. G. Júnior DIRETORA COMERCIAL: Josinalva Ribeiro (8667.4598) ATENDIMENTO AO LEITOR: (081) 3523.2053 EDIÇÃO DE ARTE: Pedro Thiago da Conceição E-MAIL: jornal_averdade@yahoo.com.br END: Rua Marques do Herval, 138 - sala 101 - Livramento - Vitória/PE EMPRESARIAL MARGARIDA VERÇOSA C.E.P. 55.602-370 C.N.P.J. 69.918.902/0001-08

SITE: www.jornalaverdade.com

contatos

E-MAIL: jornal_averdade@yahoo.com.br END: Rua Marques do Herval, 138 - sala 101 - Livramento - Vitória/PE

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não traduzem, necessariamente, a opinião do jornal.

Artigos

A Dengue no Brasil e suas conseqüências ALUNOS DA 7 C - ESCOLA ESTADUAL PROF. RODOLFO AURELIANO/JABOATÃO Luiz Fernando Soares dos Santos, Amanda Kelle Ferreira Pessoa, Natália Pontes da Luz, Gleycilane Silva dos Santos, Aline Rayara Cavalcante, Gislanyne Luana da Silva.

F

ALAR sobre uma doença mundial, que todas as pessoas sabem e temem tanto é sempre importante, pois o diagnóstico deve ser feito com total cuidado para não ocorrer erros fatais como em Cavaleiro- Jaboatão dos Guararapes –PE em que um menino de oito anos por erro médico foi operado de apendicite por engano, ele estava com dengue hemorrágica e por conta deste erro morreuHoje em dia uma das doenças mais graves é a dengue, que no Brasil tornou-se uma epidemia em alguns estados, o que era apenas surtos, no Rio de Janeiro já está matando mais de 300 pessoas com a versão da doença clássica e três com a hemorrágica em uma escala de 40 dias. Ao falar em dengue nos vêm milhares de coisas à cabeça, Tampar tanque, baldes, latas de lixo, derramar a água parada dos pneus, dos sacos, copos. Será que meu visinho faz o mesmo? E agora? Pequei dengue, o que faço? O Aedes Aegypti ou dengue é um mosquito transmissor de um vírus que contamina as pessoas, e causa dor de cabeça, febre, dor nos olhos, cansaço, falta de apetite. Existem dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Temos que ter cuidado com os nosso quintais, tampar as caixas d’água. O mais importante disso, tal-

vez, é fazer com que todos se preocupem e façam sua parte na luta contra a dengue. A dengue também causa doenças secundárias como Febre Amarela, Hepatite viral, raiva ou hidrofobia, a poliomielite consequentemente até a morte. Uma das causas principais da proliferação desta epidemia que assola nosso país e a má organização das cidades, principalmente nas periferias os locais mais afetados com falta de saneamento básico e esgotos a céu abertos, o desmatamento da matas para construção de moradias, tudo isso afeta o equilíbrio natural possibilitando os insetos a procurarem um novo habitat natural e fazem da cidade sua moradia com as condições necessárias para sobreviver. Bom é prevenir e cuidar do nosso ambiente em um laço de solidariedade em conjunto com a sociedade enquanto há tempo. Para o tratamento da doença devem ser evitados salicilios, como o AAS e a aspirina, já que o seu uso pode favorecer manifestações hemorrágicas. É importante que o infectado fique de repouso e beba bastante água. O mosquito Aedes Aegypti é: dois dias ovos, cinco dias larvas, em dois a três dias pupa, e entre 30 e 35 dias o mosquito se reproduz, ela tem as pernas com listras brancas e gosta de picar

durante o dia, Ela porque são as fêmeas que picam, e não os machos. Esse mosquito se reproduz na água parada, como lagos e água contida em garrafas, vasos e pneus velhos jogados em quintais, entre outros exemplos. Não existe tratamento específico da doença, apenas tratamento sintomático, que significa uma medicação restrita para diminuir os sintomas da doença como febre e dor de cabeça. Já os pacientes com febre hemorrágica da dengue (FHD) devem ser observados para a identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão.Por isso tome cuidado com a dengue! Os Estados mais afetadas são: Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Se prevenindo contra a dengue não deixando água parada, etc. A dengue não tem cura e é muito perigosa e nós e nossos governantes devemos cuidar para que esse vírus não se alastre por todos os estados brasileiros e tirar desse mosquito tudo que possa servir de casa para tais insetos incômodos... Ah, usar inseticidas de maneira adequada e quando necessário afinal, queremos acabar com a dengue, e não agravar o aquecimento global.

gum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer a jóia a todos que passavam pelo mercado e abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e assim podendo receber sua ajuda e conselhos. Entrou na casa e disse: - Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel. Importante o que me disse meu jovem, contestou sorridente. Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá

até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda. Volte aqui com meu anel. O jovem foi até ao joalheiro e lhe deu anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse: - Diga ao professor que, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel. -58 MOEDAS DE OURO ! Exclamou o jovem. - Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com o tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas a venda é urgente... O jovem correu emocionado a casa do professor para contar o que correu. - Senta, disse o professor e depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, disse: - Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. Só pode ser avaliada por um especialista. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor? E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo. Todos nós somos somo esta jóia. Valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Respeite o seu valor!

Organizado pela Professora responsável: Jeane Gonçalo. VI período do Curso de Geografia FAINTVISA

O anel AUTOR DESCONHECIDO

U

M ALUNO chegou a seu professor com um problema: - Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais? O professor sem olhá-lo, disse: - Sinto muito meu jovem, mas agora não posso ajudá-lo, devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois. E fazendo uma pausa falou: - Se você me ajudar posso resolver meu problema com mais rapidez e depois talvez possa você a resolver o seu. - Claro, professor. Gaguejou o jovem, mas se sentiu outra vez desvalorizado O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao garoto e disse: - Monte no cavalo e vá até o mercado. - Deve vender esse anel porque tenho que pagar uma divida. É preciso que obtenha pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível, o jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com al-

www.jornalaverdade.com


Política

Tel:(081) 3523.2053 (081) 8893.4774 Site: jornalaverdade.com E-mail: jornal_averdade@yahoo.com.br

JORNAL A VERDADE

A-3

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, SETEMBRO DE 2008

a verdade

política IBIRAPUÃ BAIMA

perfil Gilvan Leonel G

ILVAN LEONEL, Gilvan Contador, 48, contador, filiado ao PDT. Gilvan foi contador da Brhama, posteriormente montou seu próprio escritório de contabilidade, onde presta serviços para muitas empresas de Vitória de Santo Antão e região. Gilvan Leonel é o que se pode chamar de idealista. No início dos anos 90, Gilvan fez parte de um movimento político em Vitória que tinha como meta lançar novos nomes para concorrer a prefeitura da cidade. O movimento implodiu e pedaços do que foi o movimento hoje se encontra reeditado com a candidatura de Gilvan Leonel. Gilvan é uma pessoa simples, bem relacionada e muito respeitada no meio empresarial e social da nossa comunidade. É sem dúvida um grande marco em sua vida pessoal essa candidatura a prefeitura da Vitória por um partido pequeno e sem contar com apoio politico e

E-mail: jornal_averdade@yahoo.com.br

A reta final O PFL, atual DEM, em Vitória de Santo Antão, dá seus últimos suspiros. Foi assim, a bem pouco tempo quando o PMDB perdeu seu grande líder José Augusto Ferrer de Moraes. Caso ocorra o que está desenhado e Dedé ganhe as eleições, o DEM em Vitória, juntamente com Elias Lira, será soterrado para séculos e séculos. E só retornará caso apareça um nome capaz de ressuscitálo. Começará então uma nova fase na política na terra das Tabocas onde o ex-prefeito José Aglaílson terá sido o grande vencedor e seu nome ficará marcado como o maior líder político da Vitória de Santo Antão de todos os tempos.Terá conseguido se eleger, e reeleger, em cima do deputado Elias Lira em um confronto direto e depois indicar o vice e derrotá-lo pela terceira vez consecutiva. Mas claro, isso tudo não passa de hipóteses. O DEM continua a fazer política como se estivéssemos vivendo em plena ditadura militar. O conservadorismo, o elitismo e o distanciamento do partido e de seus membros dos interesses maiores do povo fizeram e continuam fazendo a derrocada do partido em todo território nacional. A prova inequívoca foi a troca de nome, mas essa troca infelizmente não veio acompanhada de mudança de conduta política. Mudou-se o invólucro mas não o conteúdo. A Aliança por Pernambuco se desfez por pura ambição política dos partidos que achavam João da Costa e João Paulo fáceis de serem batidos. Ledo Engano. A divisão enfraqueceu politicamente até mesmo o senador Jarbas Vasconcelos que vai assistir na Geral, em 2010, o embate entre Eduardo Campos e João Paulo, as novas lideranças políticas de Pernambuco. Em Vitória o que se vê nessas eleições é uma campanha sectarizada, ricos de um lado, pobres do outro e ausência de propostas e compromissos. Quem vencer ficará muito a vontade pois os compromissos assumidos são minímos. Em Gravatá parece que a sentença está decretada. Ozano Brito, segundo enquete e sondagens preliminares feitas pelo Jornal A Verdade tem a preferência do eleitor gravataense. A boa administração de Joaquim Neto referenda a candidatura de Ozano. Novamente a questão do andor funcionando na política. Estamos vendo esse fenômeno acontecer no Recife, em Gravatá e em Vitória de Santo Antão.

perfil Cristiano Pilako C

RISTIANO PILAKO, 38, vitoriense, promotor de eventos (Cavalgada Fest e o Bloco da Saudade.) Pilako se notabilizou nos bastidores da política quando o seu sogro, Carlos Breckenfeld, foi prefeito da Vitória de Santo Antão. Nesse período, Pilako operacionalizava muitas ações para o ex-prefeito. Na área empresarial, Cristiano Pilako chegou a possuir uma Lotérica e uma empresa de dedetizações. Pilako fez parte, por muitos anos, do grupo político do deputado Elias Lira. Até porque o seu principal mentor político, Breckenfeld, foi vice de Elias Lira. Pilako é filho de Zito Mariano, sobrinho de Romildo Mariano e neto do escritor vitoriense Célio Meira. Atualmente é ligado politicamente ao deputado federal Armando Monteiro Neto. Em conversa informal com o candidato, o mesmo afirma que tem o sonho de mudar a cidade e de vê-la

Curtas Os DEMO I O DEM mais uma vez recorre a justiça para acusar o Jornal a Verdade por divulgação de pesquisa sem registro. Em primeiro lugar o Jornal a Verdade não fez pesquisa e sim Enquete e a divulgou como determina a legislação eleitoral para 2008.

Os DEMO II O DEM reclamou na Justiça Eleitoral abuso de poder econômico por parte do candidato Demetrius Lisboa devido ter sido publicado na capa do Jornal A Verdade a passeata do candidato do PSB no mês de agosto de 2008. Quem de fato abusa da inteligência e paciência de todos é o DEM. Não desmerecendo a capacidade e o prestígio dos advogados do DEM que conseguem quase tudo via judiciário. Quase tudo!

Prequé fora O CANDIDATO do PSB em Gravatá Luís Prequé caiu fora da disputa pela prefeitura faltando apenas 20 dias para as eleições. Comenta-se falta de condições financeira do candidato, que não recebeu apoio do Palácio, e acordo firmado com Bruno Martiniano do PTB, para que quem tivesse atrás nas pesquisas renunciasse em favor do outro. Até agora Prequé não se posicionou em favor de Bruno, mas a sua saída já beneficiou bastante o candidato do PTB.

Reconhecimento ESSAS ELEIÇÕES municipais de 2008, no que pese o acirramento entre os partidários amarelo e vermelhos, está, até o momento, sendo muito bem conduzida no quesito segurança. De parabéns o comandante do Batalhão da Polícia Militar da Vitória pelo desempenho, bom senso e orientação dos policiais que estão trabalhando nessas eleições. Não poderiamos deixar de reconhecer o trabalho do juiz da 18a zona eleitoral dr. Uiraquitan e do Ministério Público Eleitoral que estão trabalhando dioturnamente para que o processo eleitoral se desenrole dentro da normalidade e legalidade.

Ônibus para Elias PARA aquem achava que fazia curso superior quem podia, isso quando era prefeito, foi só sair do poder para mudadr de idéia. Pois é, o que eleição não fizer nada mais consegue fazer. O grupo do candidato Elias Lira espalhou o boato que Demetrius iria tirar os ônibus caso perca as eleições e para garantir já alugou dois ônibus para garantir o transporte dos estudantes. Que coisa feia, cria o boato e dá a solução. Mas será que esses ônibus não vão ser iguais as 16 ambulâncias que desapareceram depois das eleições? O que o deputado Elias Lira fez durante os seus 6 anos de deputado? Porque só agora faltando 8 dias para as eleições desfila com dois ônubus pela cidade? É subestimar a inteligência do eleitor vitoriense. É por isso que o povo tem dado uma resposta negativa ao deputado Elias Lira. E a Sadia; o DEM vai mesmo romper o contrato caso ganhe as eleições?

financeiro dos grandes grupos da cidade. Na poucas conversas que tivemos com o candidato do PDT, o mesmo nos relatou que a sua maior vitória era a consolidação da sua candidatura a prefeito e a sua independência com relação aos dois grupos políticos que dominam a cidade há mais de 20 anos. Gilvan se coloca como uma opção política para aqueles eleitores, que como ele, não concorda com a forma que a cidade vem sendo administrada e dominada politicamente ora pelo grupo amarelo, ora pelo grupo vermelho. Gilvan acredita que em algum momento dar-se-á uma ruptura política no domínio que esses grupos exercem na cidade, abrindo assim espaço para que um nome novo venha a assumir o poder político no município e, ai sim, de forma independente fazer uma administração condizente com a história da terra que expulsou os holandeses e berço da natividade brasileira.

livre da servidão imposta pelos grupos amarelo e vermelho. Está se colocando como opção de mudança, embora muitos ainda liguem seu nome ao ex-prefeito Breckenfeld. “Sou o novo, a modernidade, quem quiser mudança saberei honrar a confiança em mim depositada, ...já sou um vencedor, tive a coragem de colocar o meu nome para o julgamento popular”, concluiu. De fato é um ato de coragem ser candidato em meio a uma disputa polarizada, como é o caso de Vitória de Santo Antão. Mas o candidato do PTB, Cristiano Pilako, terá feito o seu markting pessoal, e de quebra fará uma avaliação mais precisa do seu peso eleitoral. Candidaturas novas como a do jovem Cristiano Pilako devem surgir para dar a população opções políticas e fazer brotar do seio da sociedade um olhar mais critico com relação as mudanças que devem ser implementadas em nossa cidade.

DEPUTADOS TROCAM TAPAS EM VITÓRIA

A motivação foi a compra de votos praticada pelo deputado Henrique Queiroz que rasgava bandeiras do candidato do PSB O INCIDENTE ocorrido dia 20 de rique Queiroz sentido-se ofendido

setembro de 2008 envolvendo os deputados Aglaílson Júnior (PSB) e Henrique Queiroz (PR), ganhou a atenção de toda a imprensa vitoriense. Fomos ao local do incidente, como manda a regra básica do bom jornalismo, colher informações de pessoas isentas que pudessem ter presenciado o ocorrido. Tivemos êxito e conseguimos conversar com duas pessoas que foram testemunhasoculares. Segundo as testemunhas, o fato se deu da seguinte forma: O deputado Aglaílson Júnior, acompanhado de duas crianças e do Diretor do Ciretran, Júnior Macarrão, avistou o deputado Henrique Queiroz retirando e rasgando as bandeiras do candidato do PSB na Rua da Estrada Nova. O deputado Aglaílson Júnior se aproximou do deputado Henrique Queiroz perguntado ao mesmo se isso era democracia, comprar votos e retirar as bandeiras colocadas de forma legítima. O deputado Hen-

pela reclamação perguntou o que Aglaílson Júnior queria, isso de forma agressiva e querendo intimidar. Aglaílson Júnior disse que não tinha medo e respondeu que queria o que ele quisesse, no que o deputado Henrique cerrou os punhos e partiu para agredir o deputado Aglaílson Júnior que se defendeu da agressão do deputado Henrique Queiroz, que segundo soubemos levou a pior. As nossas fontes disseram ter mais a contar mais tinham medo de represálias por deputado Henrique Queiroz que segundo testemunhas provocou o incidente.“Temos medo de morrer, somos pessoas comuns, não podemos falar mais”, concluiu um morador que presenciou a cena. Aglaílson Júnior já participou de três campanhas consecutivas, perdeu uma e ganhou duas. Nem quando perdeu, nem quando ganhou aconteceram agressões. Uma campanha que já era pobre em proposta ficou resumida a esse lamentável incidente,

DEPUTADO AGALÍLSON JÚNIOR (PSB)

DEPUTADO HENRIQUE QUEIROZ (PR)

onde partidários do deputado Elias Lira fazem discursos inflamados tentando sensibilisar o eleitor com um único propósito, votos. Passadas as

eleições ninguém mais fala nisso. A propósito, a oposição em Vitória dura exatamente 90 dias de campanha. É a busca do poder pelo poder.


Política

Tel:(081) 3523.2053 (081) 8893.4774 Site: jornalaverdade.com E-mail: jornal_averdade@yahoo.com.br

JORNAL A VERDADE

A-4

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, SETEMBRO DE 2008

ENQUETE APONTA DEDÉ ELEITO COM 43,5%

ENQUETE JORNAL A VERDADE realizada em Vitória de Santo Antão entre os dias 01 e 02 de outubro de 2008, para avaliar a preferência do eleitorado vitoriense entre os candidatos que concorrem a prefeitura da cidade, apontou os seguintes resultados: ESCOLHA ESPONTÂNEA 1. Demetrius Lisboa 43,5%; 2. Elias Lira 33,5%; 3. Gilvan Leonel 0,2% 4. Cristiano Pilako 0,5% 5. Indecisos 15,3%; 6. Branco/Nulo 7,0% REJEIÇÃO 1. Elias Lira 35%; 2. Demetrius Lisboa 32%; 3. Cristiano Pilako 8%; 4. Gilvan Leonel 3% Como houve uma estabilização nos percentuais de intenção de votos e um empate técnico na rejeição entre os candidato Demetrius Lisboa e Elias Lira, acreditamos que nenhum candidato terá mais tempo para reverter a situação atual faltando apenas 6 dias para as eleições. Embora tenhamos a consciência de que os esquemas do dia da eleição poderão fazer oscilar os índices ora apresentados, acreditamos que o atual prefeito Dedé, seja o vitorioso.

43,5%

DEMETRIUS LISBOA (PSB)

33,5%

ELIAS LIRA (DEM)

(- de 1%)

CRISTIANO PILAKO (PTB)

(- de 1%)

Fotos: Arquivo JAV

O Jornal A Verdade realizou Enquete em Vitória no período de 01 a 02 de outubro, com 600 entrevistados, apontando Dedé como o futuro prefeito com 10% de vantagem

GILVAN LEONEL (PDT)

CAMPANHA SE RESUMIU A CARREATAS E COMÍCIOS

Tanto Dedé (PSB) quanto Elias (DEM) utilizaram-se das carreatas como a maior arma para impressionar o eleitor e agregarem votos dos indecisos na reta final da campanha

COM MUITAS proibições vigorando para essas eleições, os marqueteiros de plantão tiveram que se desdobrar e inovar em todos os campos para fazer seus clientes aparecerem bem junto ao eleitor. Em Vitória de Santo Antão, devido aos vários incidentes, foi delimitado locais para realizações de caminhadas e carretas. Os constantes confrontos entre os grupos vermelho e amarelo preocupou o Eleitoral e a Policia Militar, que patrocinaram reunião para, de comum acordo, adotar sistemática que evitasse confronto e consequente violência. No passado o dinheiro fazia toda a diferença, ainda faz, mas agora vale mais a criatividade. Se bem que em Vitória esse ano faltou muita inspiração. Os candidatos tentaram impressionar o eleitor com o tamanho de suas carreatas. Dedé fez uma carreata no início da campanha considerada a maior de todos os tempos. Depois fez a passeata da mulheres, inovação na campanha. Logo em seguida Elias fez a sua passeata das mulheres, em uma segunda-feira a noite, onde colocou também uma quantidade muito significativa de pessoas. E ai os comentários de que estão trazendo gente de outros municípios para as caminhadas. Outra inovação foi a colocação de

bandeirolas em cima das casas com as cores dos candidatos. Visualmente, ao passar por uma rua, observava-se quem tinha mais eleitores naquela localida. Seria uma espécie de pesquisa visual. Mas, infelizmente, um incidente envolvendo dois deputados da cidade, motivado pela ocupação de espaços das bandeirolas, obrigou o Eleitoral a proibir a prática e obrigando aos candidatos a retirarem as bandeirolas. O Guia Eleitoral aconteceu apenas no Rádio devido a problemas técnicos com a TV 58. Os candidatos, nesse quesito, não se esmeraram o quanto podiam. Sem propostas concretas e concisas, o Guia se tranformou em uma sessão de horrores, com raríssimas exceções. Consideramos essas eleições pobres no quesito criatividade e inovação. Sabemos se tratar de uma experiência nova para todo mundo e das muitas restrições, mas acreditamos que nas próximas deverão surgir novas idéias. Sem maiores transtornos, até o fechamento desta edição, (e esperamos que continue assim) as eleições de 2008 em Vitória deverão retratar nas urnas uma realidade com pouca influência do marketing, do Guia e, quase que exclusivamente, da força política dos grupos vermelho e amarelo.


JORNAL A VERDADE

B-1

CADERNO

B

Cidades

(081) 8893.4774 - Fone (081) 3523.2053 E-mail: jornal_averdade@yahoo.com.br

Tel:(081) 3523.2053 (081) 8893.4774 E-mail: jornal_averdade@yahoo.com.br End: Rua Marques do Herval,138 - Livramento Vitória de Santo Antão/PE - C.E.P. 55.602-370

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, SETEMBRO DE 2008

Foto: Deynna Cardoni

a verdade

urbana DEYNNA CARDONI

E-mail: jornal_averdade@yahoo.com.br

O ambiente e o meio

O MEIO ambiente vem sendo pautado quase diariamente nas mídias de todo País. É inverno com cara de verão, e verão com cara de inverno. Aquecimento global, El niño, poluição e furacões com nomes mais populares passaram a se tornar um hábito no vocabulário de todo o mundo. Um dos grandes poluentes do ar são os carros, e principalmente as motos. As, até então, inofensivas motos, um dos principais meios de transporte e de trabalho aqui de Vitória de Santo Antão são as maiores poluentes. Ultrapassa até a poluição de um carro. Uma moto zero quilometro polui cerca de 16 vezes mais comparado a um carro também novo. Imagine então, como deve estar a qualidade do ar na Cidade? Não se tem ainda precisamente o número exato de motos que circulam por Vitória, porém, pode ser visto que não é pouco. E estima-se ainda que de três a cinco anos a venda de motos no Brasil, ultrapasse o número de veículos. A facilidade da compra, das parcelas tornou um grande atrativo entre os brasileiros. Impedir um cidadão, que trabalha para melhorar a qualidade de vida dele, de comprar uma moto é impossível, e talvez até desumano. Então cabe ao homem criar novas tecnologias que possam diminuir a agressão das motos no meio ambiente.

Curtas

Disk óleo

JÁ EXISTE um destino certo, sem ser o meio ambiente para o óleo de cozinha usado. Algumas entidades coletam o material em casa e transformam-no em sabão, ração e outros produtos. Disk-óleo vegetal usado: 3227.2187

Poluição política

A POLÍTICA não trouxe apenas a disputa entre os candidatos. Mas sim a disputa em qual é o carro de som mais alto. Há situações em que dois carros se cruzam, e só é possível continuar a conversa ou utilizar o telefone quando eles se distanciam. Um verdadeiro exagero. Várias cidades vizinhas a Vitória, inclusive menos populosa, possuem uma bela entrada da Cidade. Uma boa sinalização na chegada ao município, iluminação e arborização faria toda a diferença pra quem não conhece Vitória de Santo Antão.

Lixo no lixo

A QUANTIDADE de lixo que se acumula a cada dia no comércio poderia ser reduzida se houvesse lixeiros suficientes espalhados pela cidade e incentivo à população de jogar o lixo no lixo.

PRAÇA DA MATRIZ PASSA POR REFORMA Uma das mais tradicionais praças da Cidade, a da Matriz, promete oferecer muito conforto e lazer aos vitorienses. DEYNNA CARDONI

A

Equipe Jornal A Verdade

IDÉIA de sentar-se numa praça de interior e prosear, como antigamente, pode até estar em alta ainda, porém não é só isso que o povo quer. A Praça da Matriz, uma das mais populares da cidade da Vitória de Santo Antão, já não é mais o que era há uns anos. No inicio desse mês a Prefeitura iniciou uma obra que deve deixá-la mais convidativa e harmoniosa, e que pode surpreender a população, e causar polêmica também. As praças públicas têm origem geralmente através de igrejas, ou entidades religiosas, como é o caso da Matriz. Nas primeiras cidades coloniais brasileiras, as praças eram os centros urbanos mais importantes da cidade. Essa idéia ainda permanece. As praças são referencias em eventos, e é uma opção de lazer gratuita à população. Porém o estado que se encontra a Praça da Matriz hoje não remete lealmente essa idéia. Atualmente, no geral, ela é freqüentada por jovens que vão para beber, conversar, escutar músicas que saem das malas dos carros como alto falantes, competindo entre si pra ver qual é o mais alto, sem respeitar ninguém, nem os moradores. Além de ser um ponto de drogas, de assalto (devido à má iluminação), e de crianças pedindo esmola. A idéia de lazer para todos é quase inexistente. Mas com a reforma isso pode mudar. A nova Praça vai oferecer Auditório para 204 pessoas, banheiros, fraldário, área de Cooper, área de eventos, posto policial, iluminação, reforma dos bares. Ou seja, a Praça vai ser mais

bem utilizada pela a população, de forma geral. A estudante de direito, Naiane, faz Cooper há cerca de um ano e meio todos os dias na Matriz, e considera a iniciativa da reforma muito válida: “Estava esperando por isso há muito tempo. Vitória está recebendo novas indústrias, pessoas de outros estados morando aqui, e nada mais justo nós nos prepararmos pra receber isso que tá chegando. E as praças são o centro de tudo. Tudo acontece aqui. Melhorar a praça além de deixar mais bonita, vai diminuir a criminalidade, a prática de furtos e trazer dignidade ao vitoriense”. A Sra. Nazaré Neri, não freqüenta a praça da matriz com tanta freqüência, porém acredita que com a reforma isso pode mudar. Ela ainda apóia a iniciativa de colocar feiras de artesanatos na praça aos domingos, como aconteceu no início desse mês: “Foi uma novidade essa feira de artesanato. Uma idéia extremamente válida. Muita gente está desempregada e não tem uma opção pra ganhar dinheiro, ou faz artesanato e não tem onde vender. E essa feirinha pôde abrir os olhos de muita gente”. Com a reforma, a rua que divide as duas praças que existe hoje, não vai existir mais. Nela vão ficar os bares, todos uniformes e banheiros. O Sr. José Airton, dono de um dos bares na praça, considera a reforma boa, porém só está pensando na situação durante as obras, pois não se sabe se o bar vai poder funcionar. Além do mais, o tamanho do bar que será construído está preocupando-o: “Penso é no tamanho. Esse já é apertado e se for menor não vou ter

Seu filho apresenta dificuldades na escola ou em outras atividades? Agora em Vitória o mais novo instrumento de apoio psicopedagógico para crianças e adolescentes, eu estou falando do CEAP – CENTRO ESPECIALIZADO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO – para ajudar o seu filho ou sua filha a melhorar o desempenho em suas atividades. A criança ou adolescente ao perceber que apresenta dificuldades em sua aprendizagem escolar, muitas vezes começa a apresentar desinteresse, desatenção, irresponsabilidade e até mesmo agressividade. Senhores pais O CEAP chegou para ajudá-los nessa importante tarefa de educar. O CEAP é um espaço psicopedagógico que tem como objetivo investigar as possíveis causas das dificuldades da criança e adolescente no processo de construção do conhecimento. Além do trabalho clínico, o CEAP realiza um trabalho preventivo, que aponta os caminhos para um aprender mais eficiente. Procure hoje mesmo o CEAP. CEAP – Centro Especializado de apoio Psicopedagógico. O CEAP está localizado na Rua Melo Verçosa, 112, 1º andar, Sala 6, (próximo a Delícias do trigo, em cima da loja do chinês) no Centro de Vitória de Santo Antão/PE. Faça-nos uma visita sem compromisso ou ligue para o fone: 3523.3933/8879.1082/8793.6219

como armazenar minhas mercadorias.”. Além disso, ele ainda reclama a falta de informação, pois ninguém da prefeitura veio até o local pra explicar como vai ser no decorrer da reforma. Outro ponto levantado é que há rumores que não vai poder vender bebidas alcoólicas nos novos botequins (uma das principais fontes de renda dos donos), apenas lanches. A Sra. Jane Silva é mãe do proprietário de um dos estabelecimentos e afirma a tamanha falta de informação. “Não sabemos o que pode ou não, estamos esperando pra vê o que vai acontecer. Estamos aguardando que alguém venha até nós pra tirar nossas dúvidas, e esclarecer sobre a bebida alcoólica, se é boato ou não”. A estudante Graziele Medeiros tocou num ponto importante: “Quase não se vê lixeiras na praça. Todo mundo joga o lixo no chão. E isso deve mudar”. Outra sugestão que deve ser levada em consideração é impor limites tanto no volume, como de horário para os donos dos carros que abrem os seus porta-malas para escutar música. A iluminação também é um ponto importante que preocupa os freqüentadores e que vai ser a primeira a mudar. O Sr. Pimentel, que trabalha na empresa que está fazendo a parte elétrica da praça, disse que as torres de iluminação, semelhante às utilizadas no calçadão de Boa Viagem, serão as primeiras a ficar pronta na reforma: “Logo, logo, vamos concluir a iluminação, e em seguida damos continuidade ao restante da obra.”. Ele ainda afirmou que a praça nova não tem data prevista pra ficar pronta.

Fotos: Deynna Cardoni


Diversos

Tel:(081) 3523.2053 (081) 8893.4774 Site: jornalaverdade.com E-mail: jornal_averdade@yahoo.com.br

JORNAL A VERDADE

B-2

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, SETEMBRO DE 2008

Horóscopo Gêmeos

Câncer

As conversas entre os dias 12 e 14 podem ser surpreendentes e inaugurar uma nova etapa na vida íntima. Mercúrio, Sol, Plutão e Vênus trazem inspiração, revitalizando as emoções e aumentando o prazer. Do dia 21 em diante, haverá muita sedução e cumplicidade. Neste fim de ano, uma conquista da relação será comemorada em grande estilo.

Uma nova ou antiga paixão poderá surpreendê-la nos dias 4 e 5. Mas somente na segunda quinzena se sentirá segura para apostar nessa relação. Apague velhos ressentimentos e sintonize-se com o prazer. A partir do dia 21, o Sol ilumina sua área afetiva. Surgirão projetos em comum, em clima de sedução e entusiasmo.

Sagitário

Capricórnio

Os projetos da vida íntima se concretizarão neste mês, num clima mágico. A partir do dia 16, Vênus em seu signo aumenta seu carisma. Um novo encontro, na segunda quinzena, pode provocar mudanças no estilo de vida. Siga seus impulsos e acredite nos planos da relação. Terminará o ano começando uma vida nova.

Vênus em harmonia com seu signo reforça a segurança e a sensualidade. Será mais fácil abordar assuntos íntimos e cobrar maior cumplicidade. Divida as responsabilidades sociais e financeiras de maneira mais justa. No dia 13, um clima de sedução com um amigo pode ser uma surpresa agradável. A partir do dia 19, a vida sexual se intensificará. Termine o ano com mais emoção.

Aquário

Peixes

Planos de viagem criarão um clima de excitação e ansiedade na vida íntima. Aproveite a conexão positiva de júpiter com mercúrio, no dia 12, para conversas mais pontuais. Mas fique atenta para não esfriar o clima com palavras ou atitudes entre os dias 17 e 19. Cuide de sua relação com mais carinho.

Na primeira quinzena, planos de viagem e projetos a dois aumentam a cumplicidade. Curta cada momento, cada sonho, e aproveite a passagem do Sol por Plutão, no dia 13, para decidir as mudanças que facilitarão a vida em comum. De 12 a 20 converse sobre os detalhes e faça os últimos retoques nos planos.

Áries

Touro

Júpiter em sua área afetiva, desde o mês passado, continua trazendo oportunidades para tornar a relação mais gostosa a cada dia. Aproveite o aspecto positivo com o Sol para planejar ou realizar aquela viagem tão sonhada com o parceiro. A conjunção de Vênus e Saturno, no dia 13, sinaliza segurança na vida íntima. O desejo de ter mais tempo para o amor vai fazer com que invista cada vez mais no relacionamento.

Vênus (até o dia 16) e Marte (até 25) transitam na área afetiva, trazendo mais sensualidade para a relação. Pode até surgir um novo encontro, na primeira semana, com grandes chances de ir para a frente. Até o dia 19, questões mal resolvidas também virão à tona, provocando conversas mais sérias. A partir do dia 20, decisões que envolvem mudança de casa ou viagem reanimam o relacionamento.

Libra

Escorpião

Na primeira quinzena, as fantasias estarão a mil, mas não terá tanto tempo para curtir a intimidade em meio aos eventos sociais. Então, aproveite os momentos com o parceiro para criar um clima mágico. Fale de seus planos e dúvidas. A segunda quinzena promete novos encontros ou mais intensidade na relação atual.

Com Vênus (até o dia 16) e Marte (até 25) em seu signo, terá maior poder de sedução e chances de se apaixonar de novo -mas estará mais exigente na escolha. Em uma relação já estabelecida, terá mais segurança para decidir investimentos em comum e resolver problemas com a casa. Do dia 20 em diante, as conversas serão mais leves.

Leão

Virgem

Na primeira semana, um encontro amoroso pode provocar surpresa e fortes emoções. Vênus (até o dia 16) e Marte (até 25) na área do passado ressuscitam amores perdidos. Aproveite para se fortalecer emocionalmente, resolvendo ressentimentos que a impedem de se expressar de forma autêntica. A partir do dia 19 se sentirá mais livre e leve.

Um novo amor pode surgir num encontro de trabalho, no começo do mês. Mas todo o período será agitado por novas amizades e muitas chances de se apaixonar. A partir do dia 16, alguém do passado poderá entrar em contato, despertando antigas emoções. Se permanecer aberta para aventuras, uma paixão a surpreenderá no dia 19. Divirta-se.

Palavras Cruzadas Diretas


EFERÊNCIA R ÉDICA M

B-3

JORNAL A VERDADE

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, SETEMBRO DE 2008

Profissionais do Mês Cancêr: Prenveção ainda é o melhor remédio

Drª. Norma Bastos

É

do conhecimento de todos a importância que é dada para a prevenção do câncer, com o intuito de salvar vidas ou amenizar o sofrimento e facilitar o tratamento com o diagnóstico precoce. Na ginecologia, o câncer da mama é o que tem maior incidência na nossa região, esta estimada em 2010 novos casos este ano. Em seguida vem o câncer de colo uterino, estimado em 1020 novos casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. É importante se ressaltar que o câncer de colo uterino é de diagnóstico fácil e curável, principalmente de detectado nos estágios iniciais. Um exame que é conhecido por vários nomes (Papanicolau, Preventivo, Citologia Oncótica) é o responsável pelo diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e do corpo uterino. Consiste em se colher a secreção da vagina, colocar essa secreção em uma lâmina de vidro e encaminhá-la ao laboratório onde será corada e examinada a fim de identificar células pré-cancerosas ou câncer. É um exame indolor e em nosso meio também pode ser realizado por auxiliares de enfermagem treinados para sua execução. O exame deverá ser levado ao médico, que dependendo na necessidade, deverá solicitar uma colposcopia e biópsia, para prosseguir com a investigação. A colposcopia é uma exame simples, indolor, realizado por médico treinado, que como o preventivo, precisa de uma aparelho chamado especulo vaginal, que serve para afastar as paredes vaginais e permitir a visualização do colo uterino, que é a parte do útero visível na vagina com o auxilio de um colposcópio. A colposcopia identifica lesões no colo que podem ser pré-cancerosas e orienta ao médico sobre o local onde deve ser realizada a biópsia, para o diagnostico definitivo. Hoje se sabe que o câncer de colo uterino esta relacionado com um vírus, chamado HPV

que é transmitido pela relação sexual. Nem toda pessoa que tem HPV irá desenvolver o câncer, daí, mais uma vez se ressaltar a importância de se fazer o preventivo após as primeiras relações sexuais e de preferência, anualmente. As lesões pré-cancerosas poderão ser tratadas com medicamentos ou com cirurgias mais simples, curando a paciente. Esses exames também servem de diagnóstico do câncer de endométrio, camada interna do útero que descama na menstruação. É mais comum em mulheres obesas, hipertensas, diabéticas, com poucos filhos e é mais comum após a menopausa. Um dos sintomas é o sangramento pela vagina após anos de menopausa. A ultrassonografia também ajuda no diagnostico e hoje já se dispõe de um exame chamado histeroscospia, realizado em hospital, por médico, para diagnostico definitivo. O câncer de ovário é de difícil diagnostico, já que é raro ser identificado em sua fase inicial, mas a ultrassonografia é de grande valia como diagnostico. O câncer de mama tem um componente hereditário importante, ou seja, é possível que filhas de mulheres que tiveram câncer de mama terem mais chance de desenvolver esse tipo de câncer. A mamografia é muito importante, principalmente após os quarenta anos ou antes, se há casos na família. Também de grande valia é o auto exame, que consiste na mulher se examinar após a menstruação para identificar nódulos nas mamas. O mastologista é o profissional habilitado para tratar casos de câncer de mama. No aparelho genital feminino a cânceres mais raros, como os de Trompas de Falópio, de vulva e vagina. A vulvoscopia, exame que é realizado no ambulatório, identifica o câncer de vulva (parte visível dos genitais femininos), antes mesmo da lesão se tornar grande, dificultando assim, a sua remoção e levando a mulher a um grande sofrimento. É importante que a face a um caso de câncer, independente de sua localização, o paciente seja orientado a procurar médicos chamados oncologistas para p tratamento, já que uma abordagem por médico não treinado, pode levar a um erro de diagnostico e tratamento, o que pode dificultar o tratamento posterior, prejudicando o paciente.

Obesidade infantil: Um alerta à população

Drª. Aline Borges

A

Organização Mundial de Saúde define obesidade como “doença na qual o excesso de gordura corporal se acumulou a tal ponto que a saúde pode ser afetada”. Um indivíduo é considerado obeso quando seu peso está 20% maior do que seria ideal para sua altura e idade . A obesidade infantil está diretamente relacionada com a obesidade na vida adulta, sendo fator de risco para o desenvolvimento de doenças como o diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doenças do coração e certos tipos de câncer; a prevalência da obesidade infantil vem aumentando ao longo das últimas décadas chamando a atenção não só dos pediatras como também de toda a sociedade. A história familiar é muito importante para determinar a ocorrência da obesidade e de outros distúrbios de comportamento alimentar

A criança obesa desenvolve mais problemas respiratórios como a asma, distúrbios do sono, distúrbios ortopédicos, dislipidemias e problemas de ordem emocional; esses distúrbios, quando diagnosticados precocemente, são passíveis de correção, através de tratamento adequado associado ‘a redução de peso. Na infância ou na adolescência, como causas exógenas para a obesidade podem-se destacar: * predisposição genética; * inadequação da relação familiar; * extremos do peso ao nascer; desmame precoce; má utilização de fórmulas lácteas; * alimentação desbalanceada, representada pelo planejamento inadequado da dieta, quanto à introdução de alimentos complementares, na infância; ˈ escolha inadequada dos tipos de alimentos pelo adolescente, como o consumo de enlatados, refrigerantes, frituras em excesso, lanches calóricos substituindo as refeições, entre outros. Contudo, é importante salientar que a criança é um ser em desenvolvimento e não pode ser privada do consumo de certos tipos de alimentos de maneira abrupta; faz se necessário acompanhamento e orientação alimentar especializados com o objetivo de se prevenir ou tratar a obesidade como doença, a fim de evitar que nossas crianças se transformem em adultos também obesos, doentes e infelizes.

Entendendo a psicoterapia

Drª. Juliana Santos

A

psicologia clínica lida com a interação única entre sujeitos, onde o psicólogo fornece seu saber, empatia, maturidade e sua escuta e o cliente que traz seus pesares e suas dores a alguém que ele acredita ter condições de ajudá-lo a modificar e/ou compreender sua posição atual. Essa relação acontece através da palavra falada. Para Pedinielli (1999), a psicologia clínica tem como objetivo fornecer ajuda, baseando-se no estudo minucioso dos casos, dos fenômenos singulares. Utiliza como indícios a conduta humana, sendo ela adaptada ou

não. Apoiando-se na Psicanálise, acredita-se que os sintomas exprimem alguma coisa e são dotados de significados, de inteligibilidade. O método clínico é concebido como a busca de fatos através da observação, entrevista e análise das produções do sujeito, visando compreendê-lo. Um instrumento bastante utilizado no trabalho de psicoterapia é a entrevista. Segundo Mackinnon (1992), uma entrevista profissional difere das outras porque um indivíduo consulta outro que é designado como especialista. Uma entrevista centralizada na compreensão do paciente proporciona informação diagnóstica mais valiosa que aquela centrada na psicopatologia. A relação terapêutica é o veículo pelo qual se processam os tratamentos psicoterápicos. Cada psicoterapia resulta das características pessoais de paciente e terapeuta, das reedições de vivências passadas que ambos trazem para a situação presente e da interação desses elementos com as relações atuais, únicas e particulares que ambos estabelecem entre si.


EFERÊNCIA R ÉDICA M

B-4

JORNAL A VERDADE

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, SETEMBRO DE 2008

Nutrientes antioxidantes

Drª. Maria do Carmo

O

termo “antioxidante” é utilizado para denominar a função protetora das células contra os radicais livres. A quantidade excessiva de radicais livres provenientes da oxidação da membrana celular é responsável pela ocorrência de muitas doenças e processos degenerativos no organismo. Muitos estudos afirmam que são vários os benefícios oferecidos por estes nutrientes, tais como prevenção de vários tipos de cânceres, aumento da atividade do sistema imunológico, efeito fato protetor da pele, prevenção de doenças cardio-

vasculares e respiratórias, prevenção da catarata e ate do envelhecimento precoce. Uma alimentação rica em vários tipos de hortaliças, cereais, legumes e frutas, quantidades adequadas de proteínas animal (carne, ovos, frutos do mar, leite), associada ao uso de óleos vegetais nas preparações e também ao consumo de oleaginosas (amêndoas, nozes, etc). Os alimentos fontes de nutrientes antioxidantes são: Vitamina C: frutas cítricas, melão, acerola, tomate, morango, abacaxi, brócolis, etc. Vitamina E: gérmen de trigo, óleo vegetais, vegetais folhas verdes, gema de ovo, nozes, gordura do leite. Carotenóides: cenoura, mamão, goiaba, pimenta, melancia, abobrinha, tomate, frutas, alaraufadas. Isaflavanas: soja, uva vermelha, vinho tinto, alho, casca de berinjela, beterraba. Silênio: aves, carnes (fígado), frutos do mar, castanha-do-pará, castanhade-caju. Zinco: aves, carnes, frutos do mar, feijão, cereais, integrais, leite e nozes.

O laser é o mais moderno tratamento utilizado para redução permanente de pêlos indesejavéis

Drª. Katia Marques

O

laser é o mais moderno tratamento utilizado para redução permanente de pêlos indesejavéis.O tratamento pode ser feito em várias

regioês do corpo, como a face,pes coço,abdomen,orelhas,costas,braço s,pernas,e apresenta resultados rápidos e satisfatórios em sessoês(no mínimo três sessões).É indicado para homens e mulheres de qualquer tipo de pele,inclusive negra. Alem de seguro e eficaz, o laser possui um mecanismo de resfriamento que protege a pele.É feito por um médico especializado e oferece bons resultados. O CECLIN,dispõe de lasers para tratamento de rejuvenescimento facial,gordura localizada,celulite,e depilação,com resultados rápidos e eficazes.Agende sua consulta.Pacotes de medicina estética imbatíveis para você ficar linda neste verão. A Drª. Katia, atende no CECLIN. Fone: 35232874

Profissionais do Mês Com a chegada do verão cresce a procura pela lipoaspiração

A importância da osteoposore nos dias atuais

cirurgia com “salvação” em termos de perda de peso. A lipoaspiração não deve ser feita para emagrecer.

Dr. Luis Henrique

A

lipoaspiração está entre as campeãs de cirurgias plásticas mais procuradas pelas brasileiras. Basta o verão se aproximar para os consultórios ficarem lotados. Cerca de 300 mil cirurgias são feitas ao ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Eis algumas dúvidas freqüentes dos pacientes que pretendem realizar esse tipo de cirurgia. Uma pessoa acima do peso pode realizar uma lipoaspiração? A lipoaspiração é indicada para eliminar gordurinhas localizadas ou os famosos pneuzinhos, que tendem a se acumular na região dos quadris, culotes, abdômen, costas, joelhos e pescoço. Pacientes com gordura localizada e que não respondem a programas de dieta e exercícios são candidatos ideais para esta cirurgia. Vale lembrar que o procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação, exercícios e não deve ser indicado em pacientes obesos que muitas vezes consideram a

Como é feita a cirurgia? A lipoaspiração é realizada através de incisões localizadas nas dobras de pele ou em locais onde as cicatrizes resultantes ficarão praticamente imperceptíveis. O procedimento começa com a injeção de uma solução chamada “tumescente” na gordura abaixo da pele. Esta solução, que contém soro fisiológico, adrenalina e um anestésico local, minimiza a perda de sangue, o inchaço e as dores durante o pós-operatório. Além disso, o tecido gorduroso fica mais frouxo, facilitando o processo de aspiração. O resultado final é o aumento da segurança e eficácia da lipoaspiração, permitindo a retirada de volumes de gordura progressivamente maiores com maior conforto ao paciente. Para a pessoa obter os resultados da lipoaspiração para o verão 2009, até quando se deve realizar a operação? Tendo em vista que a pessoa deve ficar sem tomar sol durante 2 a 3 meses, o ideal é que a lipoaspiração seja realizada até meados de outubro. E, mesmo após esse período sem exposição ao sol, o paciente deve aplicar um filtro solar com FPS maior ou igual a 30 nos locais operados por, pelo menos, um ano. O Dr. Luis Henrique , atendi todas as quintas no CECLIN. Fone: 35232874

Dr. Rui Carlos

O

s constantes avanços na medicina , tanto nas novas terapias e teconologias usadas para erradicação de doenças que antes eram verdadeiros estigmas como a tuberculose e a grande parte dos cânceres ,como na humanização dos tratamentos com a diminuição do tempo de internação reduzindo o risco de infecções , aumentaram a expectativa de vida do ser humano . A conseqüência disto é o surgimento de doenças crônicas degenerativas decorrentes do envelhecimento , entre elas a osteoporose é a grande causa de limitação de locomoção no idoso. A osteoporose é uma síndrome caracterizada pela redução de massa óssea e deterioração da microarquitetura , levando a fragilidade dos ossos com aumento do risco da fraturas. Na prática há uma alteração no metabolismo ósseo que faz com que o osso fabricado não seja de boa qualidade .A partir dos 30 anos o ser humano já começa a perder osso de maneira lenta e gradual . Esta perda passa a ser maior após a menopausa com a queda dos hormônios.,porém não é uma enfermidade exclusiva do sexo feminino , os homens também podem densen-

volvê-la com a maturidade.( numa proporção que é de 3 mulheres para cada homem.) A osteoporose pode ser senil, pós menopausa, idopática juvenil e secundária , está ultima está relacionada a doenças endócrinas , tumores ou uso de medicamentos(corticoides ,anticonvulsivantes..,) É uma doença que usualmente não causa dor, mas se não tratada pode levar a quebra do osso osteoporótico(fraturas). As fraturas podem ser dolorosas e incapacitantes. Em geral ocorrem após quedas e são mais comum no colo do fêmur e coluna lombar.Com o avançar da doença o osso pode ser fraturado até com movimentos simples do dia a dia como caminhar e sentar. A história familiar e o estilo de vida são fatores de risco importantíssimos para o desenvolvimento da doença. .Mulheres histerectomizadas, fumantes, sedentárias , e que tiveram menopausa precoce têm risco maior que a população geral de desenvolver a doença. Toda a mulher após a menopausa deve fazer exames periódicos para investigação de osteoporose, e aquelas com parentes em primeiro grau que tenham a doença devem fazer seus exames a partir dos 40 anos. Prevenção para osteoporose: - exponha-se ao sol da manhã regularmente ,por 30 min a 1h antes das 10h da manhã - não fume - evite o consumo de café e bebidas alcoólicas - exercite-se com caminhadas e exercícios que requeiram força muscular - tenha uma dieta rica em cálcio e vitamina D , o leite e seus derivados são a melhor fonte, mesmo desengordurados.


61jornalaverdade