Issuu on Google+

Ano 1 - 01

Um dia completo de Bem-Estar Dicas para uma vida saudรกvel.

Qualidade de vida faz total diferenรงa! por Dra. Denise Portugal


Qualidade de vida faz total diferença! por Dra. Denise Portugal

Sempre ouço as pacientes em minha clinica falarem, “quero mais qualidade de vida”, e pergunto, o que é qualidade de vida para você?? O que é Bem Estar? Qualidade de vida é uma expressão muito em voga ultimamente. Abre-se o jornal, liga-se a televisão ou mesmo às páginas da internet lá está “qualidade de vida”. Notícias de que a qualidade de vida dos brasileiros melhorou, ranking das cidades brasileiras que proporcionam aos seus moradores melhores índices de qualidade de vida, mas o que podemos considerar como qualidade de vida no mundo em que estamos vivendo hoje em dia? uma casa , um emprego um bom carro na garagem? Ter amigos, família, não ser sozinho ou ser sozinho? Ter saúde e gostar de se divertir? Será que uma pessoa que não contemple um desses itens pode ter qualidade de vida e bem estar? Acredito que tudo tem mudado muito nos dias de hoje, conceitos, princípios, valores..., creio que se perguntássemos a cada pessoa o que é qualidade de vida, iríamos ter respostas surpreendentes. Então fiz um levantamento do que é qualidade de vida por conceito: Por qualidade de vida conceitua-se uma série de fatores que agrupados podem oferecer ao indivíduo condições satisfatórias de vida, sendo as principais: saúde, educação, bem estar psicológico, físico, mental, emocional, expectativa de vida, etc. também respondem diretamente pela qualidade de vida do indivíduo elementos como a família, emprego, amigos e muitas outras circunstâncias naturais de vida. Por ser subjetivo o conceito de qualidade de vida não pode ser definitivo nem fechado. Para algumas pessoas a falta de qualquer um desses itens pode representar um grande problema, que se traduz em depressão e tristezas sem fim, no entanto para outras pessoas, esse mesmo problema pode se transformar num estimulo para que levem a vida adiante com maior valorização de todas as coisas, e consequentemente, muito mais prazer. Muitas pessoas durante uma doença terminal, por exemplo, conseguem manter uma qualidade de vida que serve de modelo para

todos nós, são mensagens de vida e de alegria que nos fazem refletir sobre os valores que damos as coisas e a nossa existência. Mas no mundo contemporâneo qualidade de vida é um termo muito mais especifico e que serve para definir vários índices estatísticos, um deles é o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, tanto que a Organização Mundial da Saúde – OMS, desenvolveu um formulário com 100 questões que tem por objetivo aferir a qualidade de vida das populações em determinados locais.

A expressão qualidade de vida foi utilizada e registrada pela primeira vez em um discurso do então presidente dos Estados Unidos Lyndon Johnson, no ano de 1964, quando dizia em uma reunião política que os objetivos do governo não podiam ser medidos através dos resultados econômicos, mas antes pela qualidade de vida de seu povo. Desde então a expressão vem sendo largamente utilizada, e hoje é o centro de interesse de diversas áreas de estudo, como filósofos, políticos, cientistas sociais e médicos, que se preocupam em melhorar a qualidade de vida da população, através de pesquisas e ações engendradas em todas as áreas. O chamado Índice de Valores Humanos (IVH) é uma média de três outros índices que consideram a vivência e a percepção da população nas áreas da saúde (IVH-S), da educação (IVH-E) e do trabalho (IVH-T). Em uma escala de 0 a 1, são pontuados, por exemplo, o respeito no atendimento médico, a qualidade da convivência escolar e familiar e as experiências positivas no ambiente profissional. O Brasil, que hoje ocupa a 75 ª posição no ranking mundial com um IDH de 0,813, deve investir em programas multifocais que melhorem a qualidade do serviço prestado na saúde, na educação e no trabalho para que saia de um índice baixo de 0,59 para um mais próximo de 1.


Tenho observado ao longo de anos como Médica, o comportamento do ser humano, para entender questões que afetam a sua saúde e a sua qualidade de vida. Percebi que estamos vivendo dias com uma pressão enorme sobre nós. A necessidade de urgência com que as situações Ano 1 se- 01 desenvolvem tem tirado de nós a preocupação com algo essencial para a vida: o bem estar e, principalmente, nossa saúde!!! A rotina gera um estresse diário onde os exercícios, a alimentação, o tempo para família e o nosso tempo ficam por vezes deixados de lado. Qualidade de vida faz total diferença!!!. Acredito que, de vez em quando, precisamos parar e renovar as nossas forças , buscar inspiração, investir em nós mesmos. Sair do dia-a-dia corrido e ousar provar algo novo e fresco. Você não vai se arrepender!. Sou a favor da mudança de hábitos, aquela mudança que traz novos horizontes e nos proporciona viver de forma melhor e mais saudável. Todo dia é um novo começo, tempo de cuidar de si!

Um dia completo de Bem-Estar Dicas para uma vida saudável.

Qualidade de vida faz total diferença! por Dra. Denise Portugal


Um dia completo de Bem-Estar Dicas para uma vida saudável.

Aqui vão algumas dicas de como você pode, com simples ações, transformar o seu dia. Caminhe. Acorde com a disposição para fazer deste dia, um dia único, Uma caminhada de 30 min pela manhã nunca é uma má idéia. Se movimentar faz seu dia começar muito bem! Tome um café da manhã caprichado. Esta é a melhor refeição do dia, você vai se sentir muito melhor depois de um delicioso café. Se movimente, não fique fazendo o tempo todo movimentos repetitivos. Levante, ande, mude de posição. Tenha contato com a água. Ela faz muito bem ao ser humano! Te deixa mais feliz! Assista ao pôr do sol. Tome água de côco. Veja uma linda paisagem.

Um dia completo de Bem-Estar

Todo dia é um novo começo, tempo de cuidar de si!

Dicas para uma vida saudável.

Qualidade de vida faz total diferença! por Dra. Denise Portugal

Ano 1 - 01


“Mudei meus hábitos alimentares e mudei de vida”

por Marta Oliveira, paciente da Clínica Denise Portugal Começei o tratamento com a Dra. Denise Portugal e desde o início percebi que este seria um tratamento diferente. Já havia passado por muitos médicos mas ainda não havia tido o resultado esperado. A abordagem pessoal e dedicada da Dra. Denise fez grande diferença no meu tratamento, e além disso, todo o apoio que recebi de toda a estrutura da clínica me ajudou a mudar radicalmente meus hábitos alimentares. Ao contrário do que muitos pensam, não precisei fazer dietas super rígidas para emagrecer e voltar à um peso ideal. Apenas controlei minha alimentação de acordo com as direções da Dra. Denise. Continuei comendo comidas deliciosas mas dentro dos padrões que eram necessários para meu corpo. Com vontade e esforço fui fazendo com que cada dia fosse um novo dia e transformando cada alimentação em uma conquista. Aos poucos fui vendo o resultado e ficando muito feliz. Hoje posso dizer, sem medo de errar, que minha alimentação está balanceada e isto acrescentou qualidade de vida ao meu dia-a-dia. Eu definitivamente mudei meus hábitos alimentares e mudei de vida.


Ano 1 - 01

Os pacotes incluem um mínimo de 10 sessões para cada tratamento. Para mais informações entre em contato com a clínica.


Ano 1 - 01

www.deniseportugal.com.br contato@clinicadeniseportugal.com.br (21) 2463-6751


Vida Update