{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Portfรณlio de Atividades e Colaboradores

189MHz โ€ข Creative Frequency

1


Índice ASSOCIAÇÃO CULTURAL PULGAS MIX!

2

PULGAS MIX

4

FESTIVAL FEMELEK

7

189 MHz - FREQUÊNCIA CRIATIVA!

9

NSISTA

10

O PLANETA AGRADECE

13

DJIIVA

15

PARCERIAS!

17

STUDIO PUBLIC COLLECTIVE

17

OST COLLECTIVE

21

ASOCIACIÓN CULTURAL VISUAL BRASIL

22

CENTRO CÍVIC CONVENT DE SANT AGUSTÍ

23

DONESTECH

23

CRIOLINA

24

ASOCIACIÓN CULTURAL LA FABRICA DEL MARÍTIM

24

PAT COMUNICACIONES

24

FOLCORE

25

CONTINENT VIRTUEL NETWORK

25

ATELIE ABERTO

25

LINKS COMPLEMENTARES!

189MHz • Creative Frequency

26

1


ASSOCIAÇÃO CULTURAL PULGAS MIX

Inicia suas atividades em 2003 na cidade de Barcelona, fruto da reunião de quatro artistas sul americanos radicados na cidade desde o ano 2000, a saber: os brasileiros Marise Vitale Cardoso (arquiteta e dj) e Tomas Presas (artista visual), e os argentinos Matias Panella (dj) e Esteban Billar (ator), para a realização da primeira edição do Pulgas Mix - Festival de Cultura em Ação. Para a primeira iniciativa, realizada em Maio de 2003 em um galpão industrial no bairro do Poblenou / Barcelona, buscavam estimular a circulação e dar visibilidade à produção artística própria (dos organizadores) e de seu entorno próximo (artistas multidisciplinares convidados), fomentando também o intercâmbio de informação entre pares, a reflexão sobre a arte e o consumo inteligente, além de proporcionar o escoamento e venda dos produtos e obras produzidas pelos designers e criadores da área de moda e artes plásticas. O evento foi um sucesso de público (1500 pessoas), aliado ao reconhecimento imediato dos artistas articulados pelo coletivo, de que se tratava de uma proposta inédita na cidade, autêntica e com muitas possibilidades de evolução e crescimento. A rede evoluiu contínua e progressivamente e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis a pequenas iniciativas como o Pulgas Mix, criando solo fértil para este empreendimento, especialmente devido as suas características cooperativistas de produção e promoção do evento e o impacto real conseguido com a grande convocatória de público e a repercussão nos meios de comunicação que se potencializa a cada edição. Trata-se de um modelo de festival pioneiro em Barcelona, de formato diurno, com oferta de atividades para todas as idades, nas áreas de moda (feira de jovens criadores), música, cinema, atividades infantis e arte educação, arte urbano e performances, que tem como objetivo principal incentivar o consumo inteligente e a convivência cidadã, conectando a artistas de várias nacionalidades, especificidades artísticas, níveis de formação e idades. O Pulgas Mix é considerado pois, uma vitrine poderosa para projetar o trabalho dos artistas participantes, gerando forte impacto no desenvolvimento cultural local e regional, proporcionando benefícios diretos e tangíveis para a comunidade, bem como para os artistas, técnicos, arte educadores, parceiros e apoiadores envolvidos (Instituições Culturais e Coletivos Artísticos). Seu modelo de gestão serve de estímulo e incentivo aos agentes culturais locais no sentido da viabilização de um evento que congrega mais de 100 artistas em cada edição, contando com grande participação popular (5000 a 8000 pessoas por edição) e repercussão comprovada nos meios de comunicação (consultar links), com um orçamento bastante ajustado, graças aos esforços e capacidade de articulação da Associação Cultural Pulgas Mix e os coletivos, criadores e apoiadores.

Sob a perspectiva da continuidade e sustentabilidade, os organizadores (atualmente Marise Vitale Cardoso e Matias Panella), seguem investindo e desenvolvendo o projeto com entusiasmo e zelo fazendo com que o Pulgas Mix se mantenha ativo como uma das atividades mais interessantes do panorama cultural da cidade de Barcelona.

189MHz • Creative Frequency

2


Em 2012 celebram os 10 anos de atividade regular da Associação, com produção de 17 edições oficiais do evento, além de outros projetos relacionados, descritos a seguir, com uma assistência de público que supera 80.000 pessoas. O principal objetivo da Associação Cultural Pulgas Mix é criar um vínculo estreito entre artistas de diferentes áreas e a sociedade, estabelecendo uma plataforma de expressão e de comunicação direta com o público, promovendo o empreendedorismo, a criatividade e os valores sociais e culturais, além de potencializar a reflexão sobre temas atuais como a consciência ambiental, a reciclagem do lixo doméstico e o consumo consciente através de técnicas de arte participativa, arte educação e das atividades entre pais e filhos.

Principais Projetos desenvolvidos 1. Pulgas Mix - Festival de Cultura en Acción 17 edições (2003 - 2011), realizadas em espaços arquitetônicos emblemáticos do centro histórico da cidade de Barcelona ao longo de 10 anos, a saber: Convent de Sant Agusti, Plaza dels Angels, Plaza de la Merce, Frontó Colon, Maremagnum.

1.1. Pulgas Mix Visita Experiência em pequeno formato do festival, visitando o bairro de Sarriá /San Gervasi, em evento realizado na Casa Sagnier em dezembro de 2007, e no Teatro Grec, dentro das atividades paralelas do Festival Mas i Mas durante todo o mês de agosto de 2008.

1.2. Pulgas Nit Vertente noturna do Festival, com desfiles, performances audiovisuais, shows e dj set realizados na discoteca City Hall nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010.

2. Festival FEMELEK Dona, Art i Tecnologia - Festival Internacional dedicado a mulher, arte e tecnologia, com 6 edições realizadas (2006 - 2011) no Centro Cívico Convent de Sant Agusti, que descreveremos posteriormente. Os recursos necessários para a realização de cada evento são pagos com recursos próprios da entidade, além dos ingressos gerados pelas bilheterias dos festivais ou provenientes de produções paralelas ao avento (Pulgas Mix Visita ou Pulgas Nit, por exemplo) e também da subvenção do Institut de Cultura de Barcelona, através de edital anual de apoio cultural. Recursos Humanos: 1 diretora geral e curadora, 2 coordenadores de área, 1 coordenador de produção (infra estrutura técnica e logística), 1 equipe de desenho gráfico, 1 empresa de assessoria de imprensa, 1 equipe de registro de áudio e vídeo, equipe de montagem e desmontagem, técnicos de som e luzes, brigada de limpeza, relações públicas, voluntários, seguranças (30 pessoas no total).

189MHz • Creative Frequency

3


PULGAS MIX Festival de Cultura en Acción

O festival é dividido em diferentes áreas, que desenvolvem atividades diversas e complementares: FEIRA de jovens criadores, PULGAS MUSIC, com a participação de djs e bandas emergentes, CINE PULGAS, mostra de cinema, ARTE URBANO, PERFO PULGAS com performances e circo e PULGAS PETIT, espaço de encontro e oficinas educativas dedicada às crianças.

FEIRA DE JOVENS CRIADORES Nestes 10 anos de atividade, já participaram do PULGAS MIX mais de 800 artistas de especialidades variadas, a saber: moda, acessórios, ourivesaria, pintura, cerâmica, artes gráficas, design etc, proporcionando uma plataforma de expressão e venda para esses jovens designers que entram no mercado e provar com o público o resultado e/ou impacto de suas criações. Os artistas são selecionados mediante edital público que filtra 60 a 70 marcas por evento. Provenientes de todo o mundo, com ênfase de curadoria aos criadores radicados em Barcelona (estrangeiros sul americanos, europeus, catalães e espanhóis - nesta ordem), priorizando aqueles que participam pela primeira vez no evento (60% dos expositores em cada edição). 70% dos artistas participantes vivem na cidade de Barcelona, dos quais uma porcentagem de 20% são latino americanos residentes na Catalunha (aproximadamente 1/3 de brasileiros). Como se sabe, Barcelona é um destino que atrai e congrega artistas de todo o mundo e o Pulgas Mix objetiva também oferecer oportunidades concretas de inserção destes artistas no mercado da moda e design a nível cidade, país e Europa, focando na sua projeção e visibilidade, colaborando assim para o desenvolvimento e evolução das carreiras de inúmeras marcas nouvelles, através do convite personalizado a lojas (possibilitando contatos e vendas a posteriori), distribuidores, diretores de feiras e semanas de moda da Espanha e Europa, curadores, jornalistas e meios de comunicação especializados. Criadores brasileiros que iniciaram sua trajetória participando do PULGAS MIX: Caboclo Brasil (http:// www.caboclobrasil.com), Ciclus (http://www.ciclus.com)

PULGAS MUSIC Plataforma musical onde se cria o ambiente mágico do Festival. Dj´s e bandas convidadas brindam o público com experimentos sonoros de alta qualidade. No palco do PULGAS MIX já passaram mais 100 artistas, entre eles, os brasileiros: NSISTA, Brazuca Matraca, Trio Cumbuca, Chicas do Brasil, Tambor de Saia, Grupo Tok, mmagicGroove Sound System, Djiiva, dj Paulão, dj Julio Marks, dj Wagner Pa, dj Neto, entre outros, além de Black Gandhi (Cuba/Argentina), Candomble Cool (Uruguay), Che Sudaka (Argentina), Violentango (Argentina), Misnoma (Inglaterra/Catalunya), 2-inPar, Supakanja Crew, Mensey, da Espanha, entre muitos outros, e alguns dos dj´s destacados da cena de Barcelona e Europa, como Panko (Ojos de Brujo), dj Merey e Pablo Sanchez (Venezuela), os argentinos Martin Ene, Gustavo Lopez, Junior Lopez, Two Faces, Le Freak Selector, Andre Buljat, os chilenos Elástico, Equipo e Hermético, os catalães Scanner Fm dj’s, Marula Café dj´s, entre muitos outros. 189MHz • Creative Frequency

4


PULGAS URBAN No que diz respeito à arte urbano, o PULGAS URBAN congrega artistas gráficos e grafiteiros de renome internacional, que deixaram sua marca no Festival, criando murais ao vivo e realizando “painting acts” inovadores para cada edição do festival. Também se propõe a estes artistas que realizem oficinas de desenho e pintura com as crianças. Já participaram do PULGAS URBAN o brasileiro Tom14, os catalães Zozen, Mazen, El Pez, Tiby Boy, Wild Boys, o japonês Sozuko, as francesas Diva, Miss Van, entre outros.

CINE PULGAS No CINE PULGAS se projetam curtas metragens, vídeo clipes, documentários, animações e vídeo arte. O Pulgas Mix abre espaço a coletivos e festivais de cinema independente da cidade de Barcelona para que apresentem uma seleção de seus melhores trabalhos neste Festival de Cultura em Ação, para citar alguns: Festival Visual Brasil, Quick Flick World, Cortocircuito (dinamizados por brasileiros residentes na Europa), L´Ovul, Microbert, Cortalamos, Visual Sound, ECIB - Escuela de Cine de Barcelona, 9Zeros, Escuela de Animacíon de Catalunya etc.

PERFO PULGAS PERFO PULGAS é a área de artes cênicas onde já atuaram mais de 50 performances nestes dez anos de vida: dança, clown, circo, teatro e cabaret.

PULGAS PETIT A área estrela do Pulgas Mix é, definitivamente o PULGAS PETIT, área de oficinas e espetáculos dedicados às crianças, com enfoque na consciência ambiental, funcionando como um laboratório experimental de dimensões artísticas e de convivência social. São desenvolvidas diferentes atividades lúdicas e educativas, utilizando materiais de reciclagem, com o objetivo de despertar nos participantes novas condutas de consciência ambiental e de educação dentro da sustentabilidade através de atividades intergeneracionais. Coordenado e dinamizado pelo coletivo EL PLANETA AGRADECE, tem como objetivo principal catalisar em cada participante sua capacidade criativa de reutilização de materiais, ampliando assim, a consciência global a respeito dos 3R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), além de estimular o trabalho em equipe, o reaproveitamento dos materiais, a reciclagem do lixo caseiro, a socialização, conceitos de representação e identidade.

189MHz • Creative Frequency

5


LINKS - PULGAS MIX VIDEO RESUMO GERAL - com entrevista com Marise Cardoso e criadores brasileiros. http://www.youtube.com/watch?v=IXchpsmjlM8 PULGAS MIX 2011 VIDEO RESUMO http://www.youtube.com/watch?v=Dj-A0FKRUfI DOSSIER - informação completa http://issuu.com/189mhz/docs/pulgasmix_2011_dossier_prensa?mode=window&viewMode=doublePage

PRESS CLIPPING http://issuu.com/189mhz/docs/clipping_pulgasmix_2011?mode=window&viewMode=doublePage

MEMÓRIA http://issuu.com/189mhz/docs/memoria_pulgas_2011_icub_2

PROGRAMA EXTRARRADIO - COM Radio http://comradioblocs.com/extraradi/2011/10/14/pulgas-mix-2011/

PROGRAMA VIDA VERDE - RTVE - entrevista com Marise Cardoso e Planeta Agradece http://www.rtve.es/alacarta/audios/vida-verda/vida-verda-fem-amb-roba-16-1011/1222145/ PULGAS MIX 2010 VIDEO RESUMO - entrevista com Marise Cardoso http://www.youtube.com/watch?v=JGL6D_I5th8

DOSSIER - informação completa http://issuu.com/189mhz/docs/dossierprensa_pulgasmix_16edicion_2010

PRESS CLIPPING http://issuu.com/189mhz/docs/memoria_2010_pulgasmix_2

189MHz • Creative Frequency

6


FESTIVAL FEMELEK Mulher, Arte e Tecnologia

Festival dedicado à mulher artista que utiliza a tecnologia como meio de expressão. Trata-se de um encontro anual realizado desde o ano 2006, para a apresentação de criadoras tecnológicas, músicas e das artes visuais de vanguarda e tem por objetivo fomentar e promover o desenvolvimento da mulher no mundo da criação e das novas tecnologias. Além disso, FEMELEK busca criar planos educativos para a sociedade em diferentes formatos: oficinas, conferências, encontros e atividades interdisciplinares dedicadas à reflexão sobre gênero, arte e tecnologia. É uma iniciativa que concretiza o uso do modelo de gestão inovador, impulsionado por 189 MHz. Do próprio centro de sua equipe de organização e curadoria, formada pelas artistas Marise Vitale Cardoso, Alba G. Corral e Beth Pibernat utilizam do trabalho em rede para a execução completa do festival, trabalhando de diferentes cidades e países (Berlim, Barcelona, Madri, Brasil). O evento, edição após edição, representa e visibiliza um grande elenco de mulheres criadoras que "conectadas a qualquer hora e em qualquer lugar", individual ou coletivamente, avançam com a essência da arte eletrônica, algumas pela primeira vez de forma profissional participando deste festival. Depois de seis edições apresentando mais de uma centena de artistas locais e internacionais, tanto emergentes quanto profissionais, FEMELEK já foi palco de projetos musicais de vanguarda como o show de estréia das brasileiras NSISTA em 2007, a dinamarquesa Miss Q, a russa Zhanna, a premiada colombiana do projeto The Sound of Lucrecia, ou as catalãs Nikka e Stendhal Syndrome, e nas artes visuais, inúmeras exposições interativas como a das brasileiras Gisele Freyberger, Luciana Crepaldi, Lorraine Gallard e Renata Faccenda, para citar algumas artistas. A curadoria artística está a cargo de Marise Vitale Cardoso e Alba G. Corral, através de carta convite, priorizando artistas que se apresentam no festival pela primeira vez, com ênfase nas criadoras radicadas em Barcelona (estrangeiras sul americanas, européias, catalãs e espanholas). Também busca fomentar o intercâmbio de informação entre mulheres e a sociedade, com foco na profissionalização do oficio artístico, incrementando assim o número de criadoras, fortalecendo a rede de mulheres artistas a nível local, regional e mundial, e incentivando portanto, valores sociais como o respeito e a convivência. Além disso, o festival se nutre continuamente de todo um tecido de atividades periféricas como debates, ações artísticas, instalações efêmeras ou exposições que complementam o desejo de que o evento resulte em um encontro realmente representativo e eficaz para este coletivo, oferecendo à sociedade o maior número possível de atividades criativas realizadas por mulheres.

189MHz • Creative Frequency

7


LINKS - FEMELEK FEMELEK 2011 VIDEO RESUMO http://www.youtube.com/watch?v=BlvKFFF33uI PROGRAMA LA MALLA TENDÉNCIES http://vimeo.com/36431797 DOSSIER - informação completa http://issuu.com/189mhz/docs/2011_femelek_dossier_de_prensa PRESS CLIPPING http://issuu.com/189mhz/docs/clipping_femelek_baja_resolucion Programa Artisteando - In Out Radio - entrevista com Marise Cardoso http://www.ivoox.com/femelek-vi-edicion-3-4-marzo-audios-mp3_rf_554697_1.html FEMELEK 2010 VIDEO RESUMO - Barcelona TV - com entrevista com Marise Cardoso http://www.youtube.com/watch?v=-DBugIg-TPs PROGRAMA Wauu TV - com entrevista com Marise Cardoso http://vimeo.com/10034488 DOSSIER - informação completa http://issuu.com/femelek/docs/femelek_2010_dosier_prensa RECOMPILATÓRIO MUSICAL - free download - revista PHLOW.ES http://www.phlow.es/mp3-descargar-libre/electronic/2412-femelek-la-dona-i-la-musica-electronica-abarcelona FEMELEK 2009 VIDEO RESUMO http://www.youtube.com/watch?v=N4VtKxMUYsg DOSSIER - informação completa http://issuu.com/conventagusti/docs/dossier_femelek_2009 FEMELEK 2007 VIDEO RESUMO - parte I http://www.youtube.com/watch?v=R6Sv-KHaaXg VIDEO RESUMO - parte II - com trecho do show de estrÊia de NSISTA http://www.youtube.com/watch?v=2HjQzqveAQY

 #"3$&-0/"

.6+&3 "35&:5&$/0-0(Âś"

189MHz • Creative Frequency

8


189 MHz - FREQUÊNCIA CRIATIVA Plataforma de negócios independente, que tem como objetivo promover atividades culturais e projetos multidisciplinares, inovadores e sustentáveis, fomentando a criatividade, a arte e as ações culturais participativas em seus multiplos aspectos. Especializada nas áreas de música, artes visuais, curadoria e produção de festivais e eventos singulares realizados em contextos geográficos diversos como Brasil e Europa, difundindo seu lema * Cultura em Ação * A fundadora e coordenadora de 189MHz é a incansável arquiteta e artista brasileira, Marise Vitale Cardoso, que congregou neste projeto as ações que desenvolve  dirigindo a Associação Cultural Pulgas Mix em Barcelona desde 2003 e as vertentes de Selo Discográfico e Agência de Booking e Comunicação, consolidando suas atividades no mundo dos espetáculos e ações educativas, vinculando música, artes visuais, tecnologia e reciclagem. Tem por objetivo a criação, produção, realização, circulação, difusão, distribuição e comercialização (através da venda na rede) de projetos artísticos vinculados ao uso da tecnologia digital e da consciência ambiental. 189 MHz _ Selo discográfico, funciona desde 2011, sob coordenação do músico chileno, produtor e professor de tecnologias digitais Cristóbal Saavedra aka Equipo. Lançou até o momento, o primeiro álbum de NSISTA - Moyugbá em Maio de 2011, com grande repercussão na Europa e América do Sul. Em Outubro lança Echoes of Moyugbá, disco de remixes, apresentando releituras inovadoras do trabalho de NSISTA por Alfredo Bello aka dj Tudo (Brasil), Cristóbal Saavedra aka Equipo (Chile), djiiva* (Brasil) e Vinilette (Berlin). Ambos trabalhos são lançados nos formatos digital e CD físico _ para free download e venda em lojas digitais e portais de distribuição, além do uso dos CD´s para promoção e venda em shows. Em Dezembro de 2011 edita o single 2012 da banda Velotroll, com remixes de NSISTA, exclusivamente em formato digital para free download. ALBUMS 189 MHZ www.189mhz.net/ O objetivo maior do selo é difundir a cultura livre _ através da disponibilização de todo nosso acervo para free download e para isso, propomos juntamente aos autores, a livre distribuição das obras musicais, licenciadas com Creative Commons. Esta decisão, é nossa maneira de contribuir ao intercambio livre de cultura através dos novos meios tecnológicos. A presença dos releases de 189 MHz nas lojas virtuais e portais de distribuição digital (Itunes, por exemplo), cujo retorno econômico relativo às vendas é bastante simbólico, caminha mais no sentido de estarmos presentes nestes catálogos virtuais, ampliando assim o raio de ação e visibilidade dos produtos. 189 MHz _ Agência de booking, promoção e comunicação de projetos artísticos audiovisuais, funciona desde 2011, sob coordenação de Agatha Babani. Agencia de produção, promoção e circulação dos projetos NSISTA (performance audiovisual), El Planeta Agradece (musical infantil e oficinas de reciclagem criativa), djiiva (dj set), na Europa e América do Sul, com mais de 50 shows realizados até o primeiro trimestre de 2012. Consultar AGENDA completa de atividades 2012 / 2011 - www.189mhz.net/

189MHz • Creative Frequency

9


NSISTA

2 irmãs, 2 vozes, 1 projeto

NSISTA é o nome do virtuoso duo das irmãs brasileiras, Marise Cardoso aka djiiva e Amarilis Vitale Cardoso. Sua música é deliciosamente fresca e original, composta a partir de beats eletrônicos, samplers de raiz afro latina, envolventes jogos vocais e uma impactante cenografia. Duas mulheres, vozes de diferentes registros, beats orgânicos, tocando ao vivo percussão analógica e digital, em uma performance surpreendente, com intervenções cênicas e total integração com o público. Remixes de suas raízes brasileiras, mas com o toque cosmopolita de quem rodou o mundo. Beats, música, letras, roupas, acessórios, maquilagem, 100% feito a mão por NSISTA. “Nosso trabalho é totalmente autoral. Cuidamos de cada detalhe, seja como referência musical ou na performance cênica. Nossa ideia é envolver o público de maneira lúdica. O nosso novo cd MOYUGBÁ foi totalmente inspirado na cultura afro brasileira e traz faixas que reverenciam orixás e as forças da natureza, tudo a ver com o sincretismo musical e religioso que nossa terra inspira”, comenta Marise Vitale Cardoso. Marise e Amarilis são arquitetas e inquietas. Nasceram numa casa repleta de discos - seu pai é colecionador de vinil - e começaram a experimentar com a música desde pequenas, estudando em conservatórios, tocando em orquestras, cantando em corais e bandas de rock e posteriormente tocando como dj no Brasil. Vivem e trabalham na ponte Barcelona / Brasil desde o começo do milênio e começaram com o projeto NSISTA no ano de 2007.

Lançamentos de NSISTA

189MHz • Creative Frequency

10


MOYUGBÁ - Primeiro disco de NSISTA “Eu te saúdo”, dizem as irmãs NSISTA. E não se expressam em português ou espanhol, mas sim na língua africana Yoruba. Imigrantes brasileiras em Barcelona, as NSISTA não só reconheceram sua origem mestiça, mas também indagaram sobre ela até chegar às profundezas dos mitos e sons da cultura afro brasileira, para a partir daí projetar uma música e expressão cênica que representa a tradição, convertendo-a em vanguarda. Editado pela plataforma 189 MHz, a música de NSISTA é o lúcido manifesto de umas músicas que compreenderam que para criar uma linguagem nova e projetá-la ao mundo globalizado, é preciso estreitar os vínculos com suas raízes. Concreto, ao mesmo tempo que espiritual, tão respeitoso como arriscado, na mesma distância da terra úmida, que da pista de baile, a música destas irmãs mineiras é um convite ao assombro e ao encantamento. Em outubro de 2011 as irmãs lançam o disco de remixes ECHOES of MOYUGBÁ, uma particular interpretação de suas canções por quatro produtores internacionais, a saber: o brasileiro Alfredo Bello aka dj Tudo, o chileno Cristóbal Saavedra aka Equipo, a barcelonesa radicada em Berlin Vinilette e a própria Marise Vitale Cardoso, com seu pseudônimo de djiiva. E finalizam o prolífico ano, editando em dezembro o single 2012, um presente de fim de ano aos seus fãs de todo o mundo, ambos através da plataforma 189 MHz - Frequência Criativa.

PRINCIPAIS FESTIVAIS 2012: CAU D´ORELLA (Barcelona / Spain), UNIVERSO PARALELO Festival (Bahia/Brasil), MUSEU de ARTE MODERNA de SALVADOR _ Zona Mundi _ Circuito Eletronico de Som e Imagem (Bahia/Brasil), CRIOLINA (Brasilia/Brasil), 2011: FUSION FESTIVAL (Alemanha), CASSIOPEIA (Berlin), IRIS FEEST (Bruxelas), ALIMENTATION GERENERALE (Paris), DIM TEATRE (Itália), OFFF FESTIVAL (Barcelona), VJ FESTIVAL (Istambul), FESTIVAL VISA POUR LA IMAGE (França), FESTIVAL ANTIC goes ELECTRIC, vol.4 (BARCELONA), MUSEO DE SALVADOR ALLENDE (Chile), BANG FESTIVAL (Brasil), FADE FESTIVAL (Catalunha), DIA de BRASIL (Barcelona), CENTRO ARTE ALAMEDA (Santiago, Chile), CONSERVATÓRIO JK (Brasil), Entre outros, com mais de 35 shows realizados no ano de 2011, agenciados através de 189 MHz.

189MHz • Creative Frequency

11


LINKS - NSISTA Informação completa sobre o projeto, free download de todos os seus discos, vídeos, entrevistas e videoclips, fotos, performances e clipping de imprensa ano a ano.

www.nsista.net FREE DOWNLOAD de toda a DISCOGRAFIA PÁGINAS de NSISTA e 189 Mhz nos portais de venda DIGITAL ONE RPM: https://pt.onerpm.com/#/disco/profile&album_number=650024684 ITUNES: http://itunes.apple.com/es/artist/nsista/id446295529 SPOTIFY: http://open.spotify.com/artist/1p8i3swomwBFoOkHnucabu JUNO DOWNLOAD: http://www.junodownload.com/artists/Nsista/ GROOVESHARK: http://grooveshark.com/#/artist/NSISTA BANDCAMP: http://189mhz.bandcamp.com/ OUTRAS PÁGINAS TOQUE NO BRASIL: http://nsista.tnb.art.br/ SOUNDCLOUD: http://www.soundcloud.com/djiiva_nsista VIDEOS NSISTA @ UNIVERSO PARALELO - 2012 - 2 min video NSISTA @ FUSION FEST - 2011 - 2 min video NSISTA presenta MOYUGBÁ (novo disco) - 2 min video NSISTA - AfroMitoLogik - 2 min video CABOCLA - videoclip IMPRENSA - destaques LA VANGUARDIA - janeiro 2012 NSISTA, las arquitectas brasileñas que mueven el mundo a ritmo de electrónica. “Más allá de la música, las artistas han apostado por una puesta en escena estridente. Utilizan máscaras, exóticos maquillajes e indumentarias y proyecciones visuales compuestas para el espectáculo. Un ritual artístico que tiene como objetivo transmitir un discurso positivo hacia la búsqueda de lo personal y promover el respeto por las fuerzas de la naturaleza.” SI se PUEDE, el periódico de la Integración - setembro 2011 NSISTA, una apuesta musical rompedora, sin perder de vista los orígenes brasileños. “Embrujo electrónico: El embrujo de la electrónica, sin olvidar sus raíces musicales, les ha llevado a crear un mundo creativo en el que los beats y los ritmos afrolatinos se fusionan en composiciones que hablan un lenguaje musical nuevo, muy personal. En mayo, editaron su álbum MOYUGBÁ, con el que se han subido a escenarios de Catalunya y de países como Alemania, Francia, Brasil y Chile.” ONE RPM Blog - outubro 2011 NSISTA e a força do candombé 2.0 “A força do trabalho do NSISTA está na habilidade em mesclar ritmos brasileiros como o forró, o maxixe e guizado com música eletrônica, mas fazê-lo com o desprendimento de artistas vivendo no exterior, a exemplo do que faria um hipotético Tetine folclórico, por exemplo – e inserir reminiscências de Fela Kuti.” PRESS CLIPPING 2011 2010 2009 - BRASIL TOUR 2007 / 2009 ENTREVISTAS El TALLER SONOR de NSISTA - programa para a TV catalã YO DJ _ 2011 MES a PROP 2007

189MHz • Creative Frequency

12


O PLANETA AGRADECE Espetáculo Infantil Interativo e Workshops de Reciclagem e Consciência Ambiental

Projeto desenvolvido e fomentado pela arquiteta, arte educadora e musicista Amarilis Vitale Cardoso focado em promover ações que fomentem a reciclagem e consciência ambiental na forma de performances musicais, oficinas de reciclagem criativas e outras atividades pedagógicas. O projeto tem participado de diversas ações artísticas na Europa e no Brasil desde o ano de 2008, colaborando com coletivos multidiscilinares.

Musical Interativo “O Planeta Agradece” Experiência sonora e visual que estimula os 5 sentidos e cria nas crianças consciência da necessidade de respeitar o Planeta Terra e todos os seres vivos. As irmãs Fysis e Tekne ensinam os costumes do seu lar, um lugar muito especial, onde se recicla e reutiliza todo material descartado no lixo caseiro e também se tenta reduzir ao máximo o consumo de produtos desnecessários. O objetivo principal do musical é estimular a capacidade criativa das crianças para a reutilização de materiais, além de expandir a conscientização global sobre o uso diário dos 3R (Reduzir, Reciclar e Reutilizar) captando a atenção da população no sentido de transmitir uma mensagem eficaz, motivando então este público-alvo a agir, questionar e atuar através de comportamentos positivos e ativos sobre a questão fundamental da reciclagem nos dias de hoje.

Oficina de Reciclagem Criativa Atividade lúdica na qual os participantes, pais e filhos, são convidados a trabalhar os conceitos básicos de reciclagem como reduzir, reciclar, reutilizar e recuperar todos os tipos de objetos descartados no lixo caseiro diariamente. Oferece uma oportunidade aos participantes, que através do uso da criatividade, possam explorar suas habilidades manuais através de diversas práticas artísticas, fomentando novas condutas e promovendo o diálogo entre pais e filhos. A proposta traz um forte impacto na conscientização das famílias sobre o uso do lixo e a importância da coleta seletiva, gerando um aumento da consciência ecológica a nível global, além de trabalhar conceitos de socialização, identidade, cidadania, em um ambiente divertido de brincadeira e aprendizagem.

PRINCIPAIS AÇÕES CARNAVAL RECICLADO do POBLENOU (Barcelona - fevereiro 2012), CASA DO PAPAI NOEL (Pouso Alegre - MG - dezembro 2011), PULGAS MIX - Festival de Cultura en Accíon, 17º Edición (Barcelona / outubro 2011), Festes de Poblenou (Barcelona / Setembro 2011), BUG UP (Bruxelas / maio 2011), CONCRETE JUNGLE (Bruxelas / maio 2010), FABRICA DE SONHOS (Campinas, SP / dezembro 2009).

189MHz • Creative Frequency

13


LINKS - O PLANETA AGRADECE Informação completa sobre o projeto, free download das canções do musical, vídeos, fotos e clipping de imprensa. www.elplanetaagradece.com DOSSIER DO MUSICAL - informação completa http://issuu.com/189mhz/docs/dossierepa_2011_2012?mode=window&viewMode=doublePage OFICINAS MINISTRADAS / DOSSIER PEDAGÓGICO RECICLAGEM CRIATIVA http://issuu.com/189mhz/docs/tallerreciclajecreativo?mode=window&viewMode=doublePage CRIAÇÃO DE ESPETÁCULO http://issuu.com/189mhz/docs/tallercreacionespectaculo?mode=window&viewMode=doublePage SAPATEADO - SONS DO CORPO http://issuu.com/189mhz/docs/tallerclaque_amarilis?mode=window&viewMode=doublePage VÍDEOS VÍDEO RESUMO MUSICAL http://www.youtube.com/watch?v=JCAzEApiGXM VÍDEO CASA DO PAPAI NOEL - Pouso Alegre - MG - entrevista com Marise Cardoso http://www.viaeptv.com/multimidia/VID,0,1,51082;4,criancas+fazem+a+festa+na+casa+do+papai+noel +em+pouso+alegre.aspx BUG UP / Bruxelas http://vimeo.com/31031686 CARNAVAL RECICLADO - Poblenou 2012 http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=NxUAEiNavZ

189MHz • Creative Frequency

14


DJIIVA

djiiva* é o pseudônimo musical de Marise Vitale Cardoso, arquiteta, musicista, dj e produtora cultural brasileira que chegou em Barcelona no ano 2000. Dinâmica, hiperativa e super criativa, Marise é um multitalento. Amante da música e uma coleção de discos impressionante, o curriculum musical de djiiva* começa aos 8 anos, estudando violoncelo, tocando em orquestras, para em seguida, fazer backing vocals em bandas de rock de Brasília, nos anos 80. A carreira de arquiteta e as festas universitárias dão a oportunidade de realizar suas primeiras sessões como dj no Brasil com um repertório 100% de música brasileira, com o qual chega a Barcelona, sendo calorosamente recebida pela cena musical vibrante da cidade do ano 2000. O gosto refinado pela música e o domínio dos beats levaram esta dj a participar em poderosos sistemas de som, colaborando com músicos de grupos locais como Macaco, Ojos de Brujo, Brazuca Matraca, entre outros. Também atuou ativamente na cena underground do Poblenou Barcelonès nos anos de 2003 a 2007, coordenando a programação musical do lendário Club LOLA, deliciando o público com seus experimentos musicais percussivos. No inverno de 2007, djiiva* lançou o projeto NSISTA, realizado a quatro mãos com sua irmã mais nova, a cantora Amarilis, cuja estréia foi no Festival FEMELEK 2007. Para NSISTA, djiiva* compoz e produziu a maioria das canções do primeiro trabalho discográfico MOYUGBÁ, editado em maio de 2011 por 189 MHz. O trabalho musical de djiiva* como dj e produtora se pode resumir em uma viagem onde a música eletrônica aparece recheada de influências rítmicas do Brasil, África e América Latina, fruto de suas vivências pelo mundo afora. Ecletismo musical de base negra e matiz feminino que não deixa ninguém indiferente. Sob o pseudônimo de Aviid * - versão mais experimental de sua investigação musical, Marise compõe trilhas sonoras para dança contemporânea (Cia de Danza Pepe Hevia), performance (The Sewing Box Berlim 2010) e documentários (Randon Lelart, Donas de Ciutat Vella, SexBox etc). As músicas de Aviid* exploram nuances ambientais e eletrônicas, com letras que falam do aqui e agora, onde a voz e os instrumentos acústicos aparecem de maneira sutil. Centradas no mesmo motor criativo, Aviid* & djiiva*, interligadas neste inusitado capicua, de alma brasileira, vida aventureira, espírito inquieto energia contagiante, sensibilidade, respeito e amor supremo pela música.

189MHz • Creative Frequency

15


LINKS - DJIIVA PÁGINAS http://nsista.net/?page_id=162

www.myspace.com/djiiva

SOUNDCLOUD http://soundcloud.com/djiiva_nsista/djiiva-globalmashup-2011 http://soundcloud.com/djiiva_nsista/rita-indiana-mash-up-djiiva

Feira Música Brasil 2010 - djiiva* artista editada http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/09/iii-feira-musica-brasil/

VIDEOS djiiva* live - FEMELEK 2008 http://www.youtube.com/watch?v=TdnyN_NL_oo The Sewing Box - performance installation - trilha sonora Aviid* http://www.youtube.com/watch?v=AhZdXKdOr74 AUDIO djiiva* live - Contrabanda Radio 2009 http://desconciertos25hombres.blogspot.com.es/2009/04/proximo-des-concierto-03042009.html

189MHz • Creative Frequency

16


PARCERIAS Coletivos artísticos e Instituições Culturais

STUDIO PUBLIC COLLECTIVE Studio Public é uma associação criada em 2006 na França para a produção multidisciplinar e difusão de imagens que questionam a arte e os modos de vida das nossas cidades, através de estúdios de fotografia abertos ao público, workshops participativos, criando plataformas de encontro e intercâmbio. Embora orientado para a produção fotográfica, Studio Public é um grupo multidisciplinar que reúne fotógrafos, artistas gráficos, jornalistas, programadores, arquitetos e construtores do qual Marise Vitale Cardoso faz parte desde o ano de 2008. Convida aos participantes a examinar, através da imagem, conceitos de representação, de território, identidade, imaginário coletivo e realidade. Projeta e desenvolve ferramentas e técnicas que se propõem a transformar temporariamente ou permanentemente espaços diversos, funcionando como um laboratório experimental de dimensões artísticas e sociais. Studio Public desenvolve dispositivos artísticos e utiliza técnicas audiovisuais participativas. Estas ferramentas encorajam o público a expressar-se através da produção de imagens e ações poéticas, envolvendo-o diretamente na tomada de fotografias, produção de vídeos ou outros documentos relacionados com a sua própria realidade. O resultado pode então assumir diversas formas: exposição (permanente, temporária ou efêmera), instalação, workshops, projeções, fotos individuais ou coletivas, imagens para distribuição etc. www.studio-public.org Trabalhando em conexão com Marise Vitale Cardoso e 189 MHz desde 2008 - desenvolvendo coletivamente neste período os seguintes projetos:

DAQUILO QUE ME HABITA - CCBB - Brasília - março 2012. www.daquiloquemehabita.art.br/projeto.htm Intervenção artística em site especifico, workshop e ação educativa, exposição na área externa do CCBB de Brasília de 24 de março a 13 de maio de 2012. www.daquiloquemehabita.art.br/studio.htm Projeto que convida os participantes e transeuntes a examinar, através de imagem desenvolvida na cidade, conceitos de representação, território, identidade e mobilidade urbana. Evento produzido por Atelie Aberto Produções Conteporâneas (Campinas, SP, Brasil), patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Brasil, com o apoio da UNB. Daquilo que me Habita - PRONAC: 113625 A produção da obra Inside Out e o material fotográfico para o workshop e ação educativa foi desenvolvido em 3 semanas de convivência e trabalho na Residencia Artística do coletivo Criolina de Brasília.

189MHz • Creative Frequency

17


PULGAS MIX - Festival de Cultura en Acción - Convent de Sant Agustí Barcelona - Out.2011.

Estúdio Foto Participativo a partir de oficina de máscaras recicladas dinamizada por El Planeta Agradece. http://studio-public.org/STUDIO-PUBLIC.ORG/PULGASMIX.html Com esta ação transformamos o Pulgas Mix em um cenário de intercâmbio e jogos entre os participantes, trabalhando aspectos como a socialização, representação, território e identidade. Realização: Asociación Cultural Pulgas Mix (Barcelona - ES).

CONVIVÈNCIES - La Casa Musicale - Perpignan, FR - julho 2011 Projeto colaborativo , com a criação de uma plataforma de encontro e intercâmbio entre artistas de diferentes procedências - França, Brasil, Colombia. http://lalettredelaphotographie.com/archives/by_date/2011-09-01/3839/picturetank-presentsconvivencies Performance audiovisual de NSISTA dentro das atividades paralelas ao Festival Visa pour la Image de Perpignan. Eventos coordenados e viabilizados pela agência de cooperação artística PICTURETANK (Paris, França) e Festival Visa Ouf de arte de rua. Público estimado: 500 pessoas.

189MHz • Creative Frequency

18


BUG UP - Museu Magritte - Bruxelas - Bélgica - maio 2011 Projeto de arte no espaço público através de intervenções in loco e arte educação participativa, onde convidados internacionais produzem colaborativamente as ações do evento. São fotógrafos, designers gráficos, arquitetos, músicos, atores, sociólogos, cineastas e arte educadores que se unem durante uma semana para a produção de uma ação artística de 8 horas. VIDEO - http://vimeo.com/31031686 Coordenado por OST Collective (Bruxelas, Bélgica), dentro das celebrações do Iris Feest aniversário da cidade e dia sem carro, promovido pela prefeitura de Bruxelas. GALERIA de FOTOS http://studio-public.org/STUDIO-PUBLIC.ORG/bugup.html Público estimado: 500 pessoas.

ELECTROCHOC - Femelek Festival - Convent de Sant Agustí - Bcn, Mar 2011.

Performance eletrofotográfica & estúdio foto participativo. GALERIA de FOTOS http://studio-public.org/STUDIO-PUBLIC.ORG/electrochoc_femelek.html Realização: Asociacion Cultural Femelek e Asociación Cultural Pulgas Mix.

189MHz • Creative Frequency

19


CONCRETE JUNGLE - Museu Magritte - Bruxelas - Bélgica - maio 2010 Projeto de arte no espaço público através de intervenções in loco e arte educação participativa, onde convidados internacionais produzem colaborativamente as ações do evento. São fotógrafos, designers gráficos, arquitetos, músicos, atores, sociólogos, cineastas e arte educadores que se unem durante 1 semana para a produção de uma ação artística de 8 horas GALERIA de FOTOS http://studio-public.org/STUDIO-PUBLIC.ORG/concrete_jungle.html Coordenado por OST Collective (Bruxelas, Bélgica), dentro das celebrações do Iris Feest aniversário da cidade e dia sem carro, promovido pela prefeitura de Bruxelas. Público estimado: 500 pessoas.

FÁBRICA DE SONHOS - Cooperativa Brasil - Campinas - SP - nov de 2009 Oficina de criação de máscaras e fantasias usando materiais reciclados a cargo do projeto Planeta Agradece, doados pela Cooperativa Brasil - Centro de Cultura e Convívio, mas imagens da coleção “Mascarade” de Studio Public. Foram realizados registros das criações dos participantes da oficina, através de um estudio-foto-natural, utilizando como fundo a vegetação presente no local. Coordenado pela Cooperativa Brasil e Planeta Agradece. GALERIA DE FOTOS http://www.studio-public.org/STUDIO-PUBLIC.ORG/cooperativa_brasil.html

189MHz • Creative Frequency

20


ESCULTURAS DE PELO - Femelek Festival - Convent de Sant Agustí Barcelona - Março 2008. Estúdio foto participativo. VIDEO http://www.youtube.com/watch?v=8XuBT2jZb3Y Realização: Asociacion Cultural FEMELEK.

OST COLLECTIVE O Coletivo OST incentiva a criação de projetos de arte no espaço público através de intervenções in loco. Seus membros são fotógrafos, designers gráficos, sociólogos, cineastas, construtores, músicos, promotores e artistas multimídia. Desenvolvem e utilizam de técnicas participativas em torno das artes visuais e funcionam como um laboratório dimensão artística experimental e social, implicando criadores e público a questionar noções de identidade, representação e imaginação e promovendo a abertura e o compartilhamento de informação para fins educacionais. Suas iniciativas conectam a artistas de várias nacionalidades, especificidades e idades. www.ostcollective.org Trabalhando em conexão com Marise Vitale Cardoso e 189 MHz desde 2010 - desenvolvendo coletivamente neste período os seguintes projetos:

BUG UP - Museu Magritte - Bruxelas - Bélgica Ver descrição acima: BUG UP em parceria com Studio Public.

CONCRETE JUNGLE - Museu Magritte - Bruxellas - Bélgica - maio 2010 Ver descrição acima: CONCRETE JUNGLE em parceria com Studio Public.

189MHz • Creative Frequency

21


Campanha gráfica para os seguintes projetos de 189 MHz Desenvolvidos pela artista visual membro ativo de OST Collective, a belga Deborah Robbiano: FEMELEK – 2009 e 2011 PULGAS MIX 2011 ECHOES of MOYUGBÁ _ remixes (disco de NSISTA _ Outubro 2011) 2012 _ single (disco de NSISTA _ Dezembro 2011)

ASOCIACIÓN CULTURAL VISUAL BRASIL Coletivo liderado pelo artista visual brasileiro Ricardo Cançado, que organiza o Festival Visual Brasil e outras ações ligadas a reflexão sobre as artes visuais na Europa e Brasil, debatendo, mapeando e exibindo novas técnicas e conceitos da cena audiovisual contemporânea. Celebra junto a artistas locais e internacionais encontros que trabalham conceitos de interculturalidade dentro das pesquisas artísticas no campo da vídeo arte, performances audiovisuais e trabalhos com novas mídias. Atividades que enfocam a produção atual de mapping, a cultura livre e novos formatos colaborativos. http://festivalvisualbrasil.com/ Trabalhando em conexão com Marise Vitale Cardoso e 189 MHz desde 2010 - desenvolvendo coletivamente neste período os seguintes projetos:

Festival Visual Brasil - Punt Multimedia - Barcelona - jun 2012 e jul 2011. Consultoria na área de música e logística da 9º e 10º edição deste Festival de Performances Artísticas dedicadas a imagem e som em tempo real.

Festival Visual Brasil - Punt Multimedia - Barcelona - outubro 2009. Performance audiovisual de NSISTA.

189MHz • Creative Frequency

22


CENTRO CÍVIC CONVENT DE SANT AGUSTÍ O Convent de Sant Agustí é o espaço cultural que acolhe as ações de 189MHz desde o ano de 2003, onde se realizaram 12 das 17 edições do Pulgas Mix – Festival de Cultura em Accíon e as 6 edições do Femelek Festival. O equipamento está localizado em um edifício de grande valor arquitetonico no distrito de Ciutat Vella em Barcelona, no qual se destaca o claustro gótico, onde realizamos grande parte das atividades dos dois festivais. Se posiciona como o eixo motor da vida associativa do bairro de La Ribeira. A programação, com um marcado caráter cultural e social, se desenha focada na territorialidade, fomentando a arte emergente, especificamente vinculando a música, as artes visuais e as novas tecnologias. www.bcn.es/centrecivicsantagusti

DONESTECH Coletivo catalão de investigadoras sociais e ativistas que trabalham relações de gênero e novas tecnologias, e que se dedica a criação e difusão de conteúdos digitais, produção audiovisual e a comunicação em rede. http://donestech.net Trabalhando em conexão com Marise Vitale Cardoso e 189 MHz desde 2010 - desenvolvendo coletivamente neste período os seguintes projetos:

Documentário: Descifrando el código LeLa - 2009 Discute as relações das mulheres com as tecnologias no mundo atual, de forma interessante e arriscada, analisando casos específicos de criadoras das áreas de música, arte visuais e robótica. Capitulo: Música Eletrônica http://www.donestech.net/ca/node/1175 http://vodpod.com/watch/1075512-desxifrant-el-codi-leladonestech Informação completa sobre o Documentário: http://www.donestech.net/ca/documental http://donestech.net/es/agradecimientos_avanza Entrevista completa com Marise Cardoso, base do documentário: http://www.donestech.net/ca/marise_cardoso

189MHz • Creative Frequency

23


Documental: Tecnólogas Artísticas - 2010 Um aprofundamento a reflexão do documentário anterior sobre mulheres, criadoras e sua relação com a tecnologia. http://www.mefeedia.com/watch/45483388 Entrevista com Marise Cardoso para tese doutoral da investigadora Nuria Verges, do Internet Interdisciplinary Institute, centro de investigação dirigido por Manuel Castells da UOC Universidad Oberta de Catalunya. Genero e TIC: O processo de auto inclusão das mulheres e as tecnologias. http://in3.uoc.edu/opencms_portalin3/opencms/es/doctorat/projectes_i_tesis_doctorals/ lectura_tesi/2011/agenda_061

Mesa redonda Femelek / Donestech - Mulher, Arte e Tecnologia - 2011 http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1924817758514&set=t.566047334&type=3

CRIOLINA Coletivo brasiliense representado pelos inquietos dj´s e artistas gráficos Rodrigo Barata, Tiago Pesão e Rafael Oops, que atuam incansavelmente a mais de 5 anos no sentido de estimular a circulação de artistas (locais, nacionais e internacionais) e fomentar a cena musical e artística da capital. Trabalhando em sintonia com 189 MHz desde 2009, através do intercâmbio artístico de seus membros e em 2012 proporcionaram a rica experiência de convivência e trabalho durante 3 semanas na residência artística do coletivo, no Lago Norte de Brasília, durante a elaboração e produção da obra de Studio_Public para o projeto Daquilo que me Habita no Centro Cultural Banco do Brasil em Março. www.criolina.com

ASOCIACIÓN CULTURAL LA FABRICA DEL MARÍTIM Associação de vizinhos do bairro da frente marítima do Poblenou _ Barcelona, está orientada a fomentar a participação e a convivência cidadã através da organização de diferentes atividades, lúdicas, sócio culturais e de consciência ambiental no seu entorno próximo. Colaboram com 189 MHz desde seus princípios, nos projetos Pulgas Mix visita, Femelek, Nsista e Planeta Agradece. www.lafabricadelmaritim.blogspot.com

PAT COMUNICACIONES Gabinete de relações públicas, comunicação, assessoria de imprensa e management da cidade de Barcelona, especializado em projetos culturais relacionados a música, arte, tecnologia, moda e projetos solidários. Trabalha em parceria com 189 MHz desde o ano de 2011, realizando a assessoria de imprensa a nivel europeu dos projetos Pulgas Mix, Femelek, NSISTA , Planeta Agradece e djiiva*. http://www.patcomunicaciones.com 189MHz • Creative Frequency

24


FOLCORE Folcore é um coletivo de investigação audiovisual de artistas sul americanos, com base em Barcelona. Trabalha sobre a fusão de sons e imagens não lineares, buscando a relação entre as influências regionais de cada artista e sua posterior integração com a realidade europeia, resultando em projetos híbridos, em sintonia com o movimento migratório global atual. NSISTA e djiiva* fazem parte do coletivo desde o ano de 2011. www.folcore.org http://www.youtube.com/watch?v=wwQzFLpFvlY

CONTINENT VIRTUEL NETWORK Continent Virtuel é uma rede de geometria variável que reúne artistas internacionais interessados em investigar e relacionar as artes visuais fixas e animadas, som, programação, instalações interativas e performance. Reúnem-se em torno de projetos polimórficos desenvolvidos entre Barcelona, Bruxelas e Paris. É o ramo digital dos coletivos Studio Public e OST. www.continent-virtuel.org Trabalhando em conexão com Marise Vitale Cardoso e 189 MHz desde 2010 - desenvolvendo coletivamente neste período os seguintes projetos:

FEMELEK Festival - Convent de St Agustí - BCN - mar de 2011, 2009 e 2008. Intervenção visual e Vj set. VIDEO http://www.youtube.com/watch?v=wwQzFLpFvlY

ATELIÊ ABERTO O Ateliê Aberto Produções Contemporâneas é um organismo independente que vive da criação, formação, produção, difusão e investigação em arte, design e cultura contemporânea. Colabora com 189 MHz desde 2011, através do agenciamento de NSISTA no interior de São Paulo, ações de arte educação relacionadas a informática musical e mais concretamente em 2012, com o convite a Studio – Public para a realização de obra, workshop e ação educativa para o projeto Daquilo que me Habita, no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasilia no mês de Março. http://www.atelieaberto.art.br

189MHz • Creative Frequency

25


LINKS COMPLEMENTARES TV BANDEIRANTES - O mundo segundo os brasileiros - Especial Barcelona Entrevista com Marise Cardoso http://www.youtube.com/watch?v=WV5kO4exg6c

OVERMUNDO - Brasil http://www.overmundo.com.br/overblog/brazelona-a-capital-catala-brazuca-e-cosmopolita

CLUSTER MAGAZINE - Itália http://www.cluster.eu/djiiva/

CONTATO: Marise Vitale Cardoso 189 MHz - frequência criativa 189mhz@gmail.com•marisecardoso@hotmail.com www.189mhz.net

189MHz • Creative Frequency

26

Profile for Marise Cardoso

PORTIFOLIO _ 189 MHz _ 2012  

PORTIFOLIO _ 189 MHz _ 2012

PORTIFOLIO _ 189 MHz _ 2012  

PORTIFOLIO _ 189 MHz _ 2012

Profile for 189mhz
Advertisement