Page 1

FEIRA DA MUSICA DE FORTALEZA 2013 CATEGORIA PROJETOS OFICINA DE PRODUÇAO MUSICAL EM ESTUDIOS DOMÉSTICOS O QUE PRETENDE REALIZAR: O duo composto pelas irmas mineiras NSISTA pretende ministrar uma clinica / oficina de Produção Musical em Estúdios Domésticos, compartilhando seu processo criativo 100% autoproduzido, desde a concepção de um tema musical, passando por aspectos tecnicos, de gravaçao e mixagem, chegando a discutir aspectos de licenciamento com Creative Commons e distribuição digital. COMO PRETENDE REALIZAR: Através de uma clínica / oficina de duração a definir de acordo com o cronograma de atividades do evento. Normalmente ministramos clinica de 3 horas (com uma abordagem mais resumida do processo criativo e técnico) ou uma oficina de 6 horas. CONCEITO: Idéias a partir do zero para atender a produção de uma música em um ambiente doméstico, usando o computador como um estúdio virtual. Aplicando princípios básicos, a oficina irá percorrer as várias partes do processo, desde a gravação da música, ao licenciamento e distribuição digital. OBJETIVOS: Conhecer e identificar claramente as fases do processo de produção musical em estúdios caseiros, otimizando os recursos de cada um, tanto a nível teórico como técnico e artístico no momento de produzir um tema musical. Esta experiência gerará um potente intercâmbio de informações, tecnologias e contatos, estreitando a rede de informação entre pares e coletivos de ação cultural urbana independente da qual NSISTA faz parte. Outro resultado esperado é a de criar redes e oportunidades para a projeção artística do grupo no Brasil, fortalecendo o elo entre as artistas mineiras e a sociedade, sensibilizando os cidadãos para a temática de mulheres criativas, sua relação com as novas tecnologias e os novos tempos. PUBLICO ALVO: O perfil de público que pretendemos atingir é composto basicamente jovens de 20 a 45 anos, com interesse em arte independente, música e novas tecnologias. Jovens musicos, produtores, dj´s, mc´s e interessados em geral. ONDE PRETENDE REALIZAR: Espaço (sala de aula ou auditorio) com capacidade para 20 pessoas.


NECESSIDADES TÉCNICAS: 1 mixer (8 canais mínimo) 2 autofalantes / sistema de som 1 microfone 1 mesa (física) _1,5 x 0,7 x 1m _ para montar o sets 1 projetor de video 1 telao JUSTIFICATIVA: O projeto incentiva a liberdade de criação, a igualdade no acesso a informação e intercâmbio, valorizando a identidade, respeitando a diversidade, a participação social e o compromisso dos artistas e agentes culturais no incremento de oportunidades laborais e geração de renda, além de promover o intercâmbio a nivel local, nacional e internacional. CURRICULO: NSISTA é o surpreendente duo brasileiro das irmãs mineiras que vivem na ponte Brasil / Europa desde o principio do milenio, Marise e Amarilis Cardoso, criado em 2007. Todo o seu trabalho discografico (5 releases / discos) foram desenvolvidos de forma artesanal em seu estudio casiero. Publicada pela plataforma de 189MHz, a música de NSISTA é um lúcido manifesto de umaa artistas que compreenderam que para criar uma linguagem nova e projetarla ao mundo globalizado é preciso fortalecer os laços com suas raízes e que a falta de recursos técnicos ou econômicos não se configuram como limitaçoes no momento de produzir musica nos tempos atuais. Informaçao completa: http://nsista.net/?page_id=169 FICHA TÉCNICA: Marise Cardoso _ beats, voz, teclados, percussao, efeitos Amarilis Cardoso _ voz, percussao, guitarras, efeitos Ricardo Cançado _ VJ Cristobal Saavedra Vial _ engenheiro de som PLANO DE VIABILIDADE FINANCEIRA: Parceiros a serem contactados para viabilizar a proposta: _ Programa Musica Minas (passagens aéreas) _ Feira de Musica Brasil (para viabilizar a oficina _ tecnica e logisticamente) _ Outros a definir _ agradecemos sugestões ;o)


FEIRA DA MUSICA DE FORTALEZA 2013 CATEGORIA MOSTRA DE MUSICA INDEPENDENTE NSISTA CURRICULO: NSISTA é o nome do virtuoso duo das irmãs mineiras que vivem na ponte Brasil / Europa desde o começo do milênio, composto por Marise aka djiiva (compositora, dj e produtora) e Amarilis Cardoso (cantora e percussionista). Sua música é deliciosamente fresca e original, composta a partir de beats eletrônicos, samplers de raíz afrolatina, envolventes jogos vocais e uma impactante cenografia. Marise e Amarilis, são arquitetas e inquietas. Nasceram numa casa repleta de discos seu pai é colecionador de vinil – e começaram a experimentar com a música desde pequenas, estudando em conservatórios, tocando em orquestras, cantando em corais e bandas de rock e posteriormente tocando como DJ no Brasil. Vivem e trabalham na ponte Europa / Brasil desde o começo do milênio e começaram com o projeto NSISTA no ano de 2007. Duas mulheres, vozes de diferentes registros, beats orgânicos, tocando ao vivo percussão analógica e digital, em uma performance surpreendente, com intervenções cênicas e total integração com o público. Remixes de suas raízes brasileiras, mas com o toque cosmopolita de quem rodou o mundo. “Nosso trabalho é totalmente autoral. Cuidamos de cada detalhe, seja como referência musical ou na performance cênica. Nossa ideia é envolver o público de maneira lúdica. Nossos discos foram totalmente compostos e produzidos a quatro mãos, dentro do mais puro espírito DIY (do it yourself), inspirados na cultura afro brasileira e em reflexões sobre a atualidade. Trazem faixas que reverenciam as forças da natureza, reverenciando o momento presente, tudo a ver com a diversidade musical que nossa terra inspira”, comenta Marise Vitale Cardoso. Beats, música, letras, roupas, acessórios, maquilagem, 100% feito a mão por NSISTA. DISCOGRAFIA:

INFORMAÇAO COMPLETA: www.nsista.net www.nsista.tnb.art.br/ www.189mhz.bandcamp.com/


Imigrantes brasileiras em Barcelona, as NSISTA não só reconhecem sua origem mestiça, mas também indagam sobre ela até chegar às profundezas dos mitos e sons da cultura afro brasileira, para a partir daí projetar uma música e expressão cênica que representa a tradição, convertendo-a em vanguarda. Editada pela plataforma 189MHz, a musica de NSISTA é o lúcido manifesto de umas músicas que compreenderam que para criar uma linguagem nova e projetá-la ao mundo globalizado é preciso estreitar os vínculos com suas raízes. Concreto, ao mesmo tempo que espiritual, tão respeitoso como arriscado, na mesma distância da terra úmida, que da pista de baile, a musica destas irmas mineiras é um convite ao assombro e ao encantamento. www.nsista.net PRINCIPAIS FESTIVAIS: REC BEAT (Recife, 2013), GLOCAL (Valparaiso, Chile, 2013), Festival de Teatro de Caracas (Caracas, Venezuela, 2013), FUSION FESTIVAL (Alemanha), UNIVERSO PARALELLO (Pratigi, Bahia, 2011), MUSEU de ARTE MODERNA de SALVADOR (Salvador, 2012), FESTIVAL MED (Algarve, Portugal, 2011), FESTIVAL VISA POUR LA IMAGE (Perpignan, França, 2011 e 2012), IRIS FEEST (Bruxelles, Belgica, 2011 e 2012), OFFF FESTIVAL (Barcelona), VJ FESTIVAL (Istambul, Turquiz, 2011), FESTIVAL ANTIC goes ELECTRIC, vol.4 (BARCELONA), FESTIVAL CASIOPEA (Berlin, Alemanha, 2011), entre muitos outros.


SINOPSE DO ESPETÁCULO: NOME: NOW or NOW _ NSISTA MUSICOS INTEGRANTES: 2 (Marise Cardoso e Amarilis Vitale Cardoso) ARTISTA COMPLEMENTAR: 1 VJ (VideoJokey, responsável pela parte visual do espetáculo) ENGENHEIRO DE SOM: Cristobal Saavedra DURAÇAO: 1 hora IDIOMAS: português, castellano, yorubá, catalá, tupi-guarani RESUMO: A proposta de NSISTA se baseia na releitura do universo rítmico e mitológico afrobrasileiro, resultado de uma profunda investigação que as irmãs mineiras vem desenvolvendo desde o ano de 2009, e que tem como resultado os discos CABOCLA, MOYUGBÁ, ECHOES of MOYUGBÁ (remixes) e NOW or NOW, todos editados por 189 MHz _ Frequência Criativa e produzidos na ponte Brasil / Europa. Uma performance audiovisual vanguardista e impactante, onde lendas, narrativas e crenças populares se plasmam em um espetáculo contundente, levando sutilmente o espectador a viajar entre historias e lendas, revisitadas e atualizadas com muito critério artístico por estas duas mulheres hiper criativas. Também encontramos a reflexão pessoal das irmas mineiras sobre o estado tumultuado e complexo do mundo atual, temática de seu ultimo EP NOW or NOW, lançado em Dezembro de 2012, cuja música e letras tecem uma narrativa muito mais sociopolítica do que nos álbuns anteriores. Utilizando peças de eletrônica artesanal, desenvolvidas a partir de elementos rítmicos afro brasileiros, percussões orgânicas e digitais tocadas ao vivo, aliadas ao potente trabalho vocal de Marise e Amarilis, a proposta do espectaculo NOW or NOW é de grande impacto a nivel musical e cênico. Uma épica coleção de magia sônica e psicodelia, que vai mais além da simples interpretação musical, oferecendo doses estimulantes de percussões, ambientes dub, break beats e baixos potentes. NOW or NOW conta com cenografia, figurinos e maquiagem especialmente desenvolvidos pelas irm ãs para esta performance, e tambem com a mágica aportação do VJ EletroIman nas visuais, complementando o conceito do espetáculo, que se transforma em uma experiencia sensorial completa, fusionando melodias, poesia audiovisual, ritmo e muitas surpresas. O que emerge no final é um reflexo de esperança em tempos difíceis, esperançosos no sentido de que nos lembram que crise também significa mudança, fluxo, transformação. Esperançoso, na crença de que nunca é tarde para despertar e trabalhar juntos na construção do mundo que queremos para viver. www.nsista.net


ROOMING LIST: Quarto 1: Marise Vitale Cardoso _ RG: 1039542 SSP / DF Quarto 2: Amarilis Vitale Cardoso _ RG: 26643636-5 SSP / DF Quarto 3: Ricardo Silveira Cançado (VJ) _ RG: 5895255 SSP / MG e Cristobal Saavedra Vial (engenheiro de som) _ Passaporte: X-6212727-J MAPA DE PALCO:

RIDER TÉCNICO: AUDIO 2 D.I (direct box / entrada Jack/P10) para (computador + placa de som MOTU Mk3 + controladores MIDI ) 2 microfones SH58 con pés (vozes) _ entrando em 2 modulos de efeito BOSS VE-20 (vocal processer) 2 microfones SH57 con pés (percussão) 2 monitores / retornos (minimo) 6 plugs / tomadas 1 tomada 220V 1 mesa / riser _1,5 x 0,7 x 1m _ para montagem do set, coberta com tecido preto. Montagem do set: 15 minutos Prova de som: 40 minutos Tempo necessario para preparação das artistas antes do show: 1 hora (em camarim com espelho e luz).


VIDEO set up básico: 1 projetor de 3200 lumens (mínimo) 1 telão de 3 x 4 metros (mínimo) centralizado atrás do palco set up extra: (dependendo das condições técnicas do evento, podemos montar uma cenografia específica para o espaço do show, utilizando mais projetores, telões ou paredes, criando uma ambientação mais espetacular) 1 o mais projetores de 3200 lumens (mínimo) telões, paredes blancas e/ou panos brancos (translucidos, por exemplo) LUZ Mix standard de cores (3 minimo: ambar, vermelho e azul, por exemplo) localizadas em frente e atrás do palco, além de 1 spot branco frontal focando a cada músico.

IMPRENSA – alguns destaques: NSISTA, las arquitectas brasileñas que mueven el mundo a ritmo de electrónica. “Más allá de la música, las artistas han apostado por una puesta en escena estridente. Utilizan máscaras, exóticos maquillajes e indumentarias y proyecciones visuales compuestas para el espectáculo. Un ritual artístico que tiene como objetivo transmitir un discurso positivo hacia la búsqueda de lo personal y promover el respeto por las fuerzas de la naturaleza.” LA VANGUARDIA / Jornal Impresso / Espanha - Janeiro 2012 NSISTA e a força do candombé 2.0 “A força do trabalho do NSISTA está na habilidade em mesclar ritmos brasileiros como o forró, o maxixe e guizado com música eletrônica, mas fazê-lo com o desprendimento de artistas vivendo no exterior, a exemplo do que faria um hipotético Tetine folclórico, por exemplo – e inserir reminiscências de Fela Kuti.” ONE rpm / BLOG / Brasil – Março 2012 PRESS COMPLETA _ http://nsista.net/?page_id=46


PROJETO _ OFICINA PRODUÇAO MUSICAL EM ESTUDIOS DOMESTICOS + MOSTRA MUSICA INDEPENDENTE  

FEIRA MUSICA DE FORTALEZA 2013 PROJETO _ OFICINA PRODUÇAO MUSICAL EM ESTUDIOS DOMESTICOS + MOSTRA MUSICA INDEPENDENTE ___ NSISTA www.nsista....

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you