Page 1

n ALEGRIA

n CIDADANIA

n HISTÓRIA

n HOMENAGEM

CDL de Maracanaú

Promoveu a 38ª Ação Global no Bairro Cidade Nova >> p4

Casarão de Dona Nair

Rainha da Vaquejada

Humor e muita diversão em Maranguape >> p3

VII Festival de Humor

Câmara aprova projeto tornando de Interesse Público >> p7

Ana Paula Viana, símbolo da beleza da Vaquejada de Itapebussu 2015 Um veículo da:

Ano III Edição XXVI Outubro 2015 R$ 0,60

metropolitano Leia online

jornalexpressometropolitano.com

n ARTIGO

Escola de Cidadania – ética, não violência e espiritualidade

jornalexpressometro

Expressando nossa gente

Rainha da Vaquejada 2015

n POLÍTICA

PTC de Maranguape realiza convenção

>> p6

n PROJETO DE INCLUSÃO

ETM promoveu encontro em Maracanaú >> p7

Texto e fotos: Luciano Moreira Baixe o APP QR Code e acesse o Expresso digital Edições Anteriores

O Partido Trabalhista Cristão, realizou dia 13 de setembro, convenção na Câmara Municipal de Maranguape, elegendo por

Circulação mensal no Vale da Serra da Aratanha (Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba)

aclamação João Gilvan Caitano Morais, para presidência e demais membros da executiva municipal: Juvenal de Moura

Sampaio, Adriano de Freitas da Silva, Larissa da Silva Oliveira, Jheymison de Lima Silva, Antonio Cristiano Andrade dos Santos, Francisco Edson Sousa Lima, Marcos Leandro B. de Souza, Paulo Roberto Caitano de Morais Filho, Francisco Gilson Alves, Ana Carla Silva Rocha, José Mauro Peixoto de Lima e Antônio Fauro Lima Costa. Onde também deliberaram: I.Leitura do estatuto a) Direitos e deveres dos filiados; b)Das disciplinas e fidelidade partidária; c) Das atribuições dos membros das comissões executivas; d) Do funcionamento parlamentar; e) Do patrimônio das finanças, do orçamento e da contabilidade do partido. II. Eleição, por voto direto e secreto, de: a) 13 (treze) Membros Titulares do Diretório Municipal e 01 (um) suplente; b) 01 (um) Delegado à Convenção Estadual. III. Eleição da Comissão Executiva, após a Eleição do Diretoria.

Texto: Luciano Moreira

Junto com a tradição da Vaquejada de Itabebussu, veio também a tradição de escolher uma Rainha, para abrilhantar a festa da vaqueirama, escolhendo a jovem Maracanauense, Ana Paula Viana, 20 anos, estudante de Enfermagem, como a Rainha da Vaquejada 2015. Que definiu sua participação como: Ser Rainha da Vaquejada é...” Já é uma grande satisfação participar do evento e o motivo que me leva a concorrer é a oportunidade de entrar para história dos 70 anos da tradicional vaquejada de Itapebussu e representar as milhares de mulheres lindas que se fazem presente nas vaquejadas do Brasil a fora e, tenho a certeza, que será emocionante está aqui presente para comemorar os 100 anos da maior e melhor vaquejada do Brasil.” O Concurso também elegeu a jovem Mariana Cavalcante, 18 anos, estudante de acordeom, como a Princesa da Vaquejada, “A vaquejada para mim vai mais além de um esporte ou uma festa de vaqueiro, ela é minha paixão, sou cabocla sonhadora, trago no meu gibão amor pelo sertão, na minha sanfona os acordes da alegria, toco noite e dia.” Mylena Abreu, 17 anos, Estudante do Ensino Médio, ficou em 3º lugar na disputa pelo titulo, também é de Itapebussu, filha do grande Vaqueiro Afonso Guedes e carrega consigo os traços da Cultura da Vaquejada.


OUTUBRO 2015

Maranguape

MOLECAGEM CEARENSE

VAQUEJADA

70 anos de história e tradição marcam a Vaquejada de Itapebussu Texto: Ingrid Freitas

A vaquejada de Itapebussu chega em 2015 com 70 anos de muita história e tradição, unindo várias gerações em quatro dias de muita cultura, competição e comemoração da festa de apartação. Durante os dias 24, 25, 26 e 27 de setembro (quinta-feira a domingo), o Parque Novilha de Prata recebeu os maiores e melhores nomes da vaquejada brasileira, que disputaram um prêmio de R$150 mil nas categorias “Profissional”, “Amador” e “Aspirante”.

A Vaquejada de Itapebussu começou em 1945 e de lá pra cá, anualmente, a só aumenta, arrastando, em média, um público de 150 mil pessoas de todo o país. Há exatos 20 anos a vaquejada ganhou um galope a mais com a construção de uma mega estrutura fixa de modernos padrões arquitetônicos, tornando-se um dos parques mais imponentes no seguimento. O Parque Novilha de Prata está localizado as margens da CE 455, no distrito de Itapebussu, ha aproximadamente, 35 km da sede de Maranguape. Como toda boa e tradicional Fotos: Paulo Moreira / Pegasus Drone

vaquejada, em Itapebussu não poderia ser diferente. O forró começou na quinta-feira após a abertura do evento e só terminou no domingo. Foram cerca de 15 atrações que se apresentaram em diferentes pontos, como clube e barracão. Entre os artistas que garantiram o bom arrastado da bota no chão, Ítalo e Reno, Bonde do Brasil, Forró Real e muito mais. Uma novidade nesse ano foi que parte da arrecadação com os ingressos da festa foi revestida a Associação Peter Pan. Uma das características da Vaquejada de Itapebussu é a religiosidade, que tem momento especial durante a abertura da festa de gado. A tradicional missa do vaqueiro aconteceu após uma linda cavalgada, com vaqueiros ao estilo pé de mourão. Ainda na abertura houve uma benção na pista de competição, por onde dispararam as duplas em busca do tão esperado “valeu o boi”. Além da tradição, a vaquejada tem tornado Itapebussu conhecido Brasil a fora, além de gerar grandes benefícios para a cidade, como geração de negócios, oportunidade de renda e diversão aos moradores.

04 05

Meu filho tem aprontado Bastante na escola e em casa, confiram... Biologia Moderna. Na aula de biologia a professora pergunta para o Eltom Junior: - Eltom Junior, onde podemos encontrar as baleias? Aí ele respondeu: - São bichos tão grandes que é impossível perdê-los!

06 07

É Lógica! A professora pergunta aos alunos: - Se eu for à feira e comer 3 peras, 7 bananas, 15 laranjas e 1 melancia, qual será o resultado? Do fundo da sala, Eltom Junior grita: - Uma dor de barriga!

08

Ensinando Ortografia. Eltom Junior foi à escola. Sua professora disse: - Eltom Junior, fale uma palavra com “c”. Eltom Junior respondeu: - Vassoura. - Mas onde está o “c”? - perguntou a professora. - No cabo! - respondeu Eltom Junior. Tem Muita Lógica. Eltom Junior na escola Depois que Eltom Junior voltou da escola, a mãe pergunta: -Oi, meu filho. Como foi a escola hoje? Eltom Junior responde contente: - Foi bem! A mãe pergunta novamente: - Que bom! Aprendeu tudo? Eltom Junior responde: -Acho que não mamãe, porque amanhã vou ter de ir para a escola de novo.

HUMORISTA

Habitue seu filho a ler jornal.

Eltom Andrade 9 8818-7455 /9 9625-6741 eltomhumor@gmail.com eltom100h e historias na minha pagina. Fb.com/


OUTUBRO 2015

Maranguape DIVERSÃO

Humor e muita diversão marcam o VII Festival Nacional de Humor de Maranguape Texto: Luciano Moreira Fotos: Rita Belarmino / Divulgação

O VII Festival Nacional de Humor de Maranguape que realizou-se nos dias 17 e 18 de setembro, deixou um gostinho de quero mais. A população pôde conferir as diversas atrações na Praça Capistrano de Abreu, com a apresentação de Alex Nogueira. Foi palco de vários humoristas,

04

FEIRA

Agromap realiza 16ª edição

Fotos: Christiane Conde

05

entre eles André Lucas, filho de Chico Anysio, e Tirulipa. O evento também contou com muita música, com a presença das bandas Leite de Rosas e os Alfazemas, Os Transacionais, e varios humoristas locais. Aconteceu também por toda a semana do festival, o Pré-Festival, levando alegria aos quatros cantos de Marangauape, com muitas piadas e gargalhadas e uma vasta programação nas escolas.

06 07 08

Texto: Luciano Moreira

Aconteceu dia 13 de setembro, mais uma edição da já consagrada Feira da Agricultura Familiar de Maranguape, na Estação de Assis, em Ladeira Grande, ao lado do Pesque Pague, que se realiza sempre no segundo domingo de cada mês. A Feira é uma iniciativa dos produtores com o apoio da Prefeitura de Maranguape, através da Semade, que tem a frente Paulo Neves, que declarou “ além de apoiarmos os produtores, a gestão do Prefeito Átila Câmara, mantém o local, a fim de oferecer a todos uma boa infraenstrutura” Como de costume, produtos

fresquinhos, comida típica, musica regional, bingo e desta feita sorteios, promovidos pela CDL de Maranguape, sob a liderança de Norma Suely Braga Araújo, Atacarejo O Irmão e Jornal Expresso Metropolitano, que também apoiam os feirantes. A Agromap, tornou se um ponto de encontro de conterrâneos, amigos e politicos; registramos a presença do Dep. Federal Raimundo Matos, dos Vereadores: Elisiário e Sabrina Cordeiro. Encontramos ainda uma turma de estudantes do Curso Serviço Social da Fak, que buscavam ouvir feirantes e autoridades, a cerca da Agromap.


OUTUBRO 2015

Maracanaú SERVIÇO

CDL de Maracanaú vai a Cidade Nova e realiza Ação Global Texto: Luciano Moreira

Aconteceu na manhã de sábado, dia 19 de setembro, a 38ª Edição da Ação Global, promovida pela CDL de Maracanaú, que tem a frente o dinâmico Presidente Antônio Câmara, é a CDL móvel indo aos bairros, desta feita na Cidade Nova, no Campo de Futebol society, que leva o nome da Vereadora Tia Rita, que representa aquele bairro e patrocinou a Ação. Contou com o apoio de vários parceiros dentre eles: Escola Técnica de Maracanaú, Prefeitura, Alivita, Coelce, Sebrae, onde realizaram vários serviços como: Consultas ao SPC, Emissão de RG, 2ª Via do CPF, Carteira de Trabalho, Ofertas de Cursos, Corte de Cabelo, Assistência ao Consumidor, ANIVERSÁRIO

Em comemoração aos 32 anos do Conjunto Timbó, foram realizadas, ações sociais, show de humor, com bandas de forró e banda Católica, exposição fotográfica, competições esportivas, espaço para crianças e esportes radicais, exposição do clube de carros antigos, momento ecumênico, sorteios, feira de artesanato e outras atividades. As ações aconteceram na Praça São Judas Tadeu, comemorados entre os dias 25 e 27 de setembro. A data de aniversário foi iniciativa da vereadora Helenita Sousa. O evento já faz parte do calendário oficial da agenda do município.

05 06

Fotos: Assessoria Ver. Tia Rita

07 08

Orientação ao Empreendedor, Aferição de Pressão Arterial, Saúde Bucal e Atração Cultural. O Presidente da CDL de Maracanaú, Sr. Antônio Câmara, agradeceu a todos parceiros, pela participação e colaboração, para a edição de mais uma Ação e em particular a Vereadora Tia Rita, pelo apoio e disponibilização do espaço.

Conjunto Timbó comemora 32 anos Texto: Luciano Moreira

04

COMEMORAÇÃO

Cesf: 17 anos a serviço da educação Texto: Luciano Moreira

O Centro Educacional São Francisco – CESF , fundado em 04 de outubro de 1997, pelo Professor Rodrigues Menezes, vem garantindo nesses 17 anos ensino de qualidade e acesso a uma formação completa, oportunizando o desenvolvimento das potencialidades afetivas, sociais e cognitivas. Da pequena escola, que começou no Conjunto Timbó, se tornou referência em Maracanaú, hoje com quatro unidades: CESF Matriz, Rua 17 nº 160 - Timbó, CESF Kids I, Rua 10 nº 307- Jereissati I, CESF Kids II, Rua 20 nº 323 - Jereissati I, CESF Integral, Rua José Ferreira

da Costa, 99 - Pajuçara. Mais a Comercial CESF, Artigos para Escritório, Livraria, Papelaria e Uniformes, na Rua 114 nº 410 Timbó, com a preocupação de servir bem a comunidade.

COMUNICADO IMPORTANTE Visando a melhoria no atendimento de nossos clientes, informamos que a empresa SAGANOR NORDESTE COMÉRCIO DE MOTOS E SERVIÇOS LTDA. (SAGANOR MARACANAÚ), localizada na Av. Padre José Holanda do Vale, 1.820 - Piratininga, Maracanaú - CE, não é mais concessionária autorizada da marca. A lista completa das concessionárias autorizadas da marca YAMAHA pode ser consultada no seguinte endereço eletrônico: www.yamaha-motor.com.br Para mais informações, consulte o nosso SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) pelo telefone (11) 2431-6500, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou por e-mail: sac@yamaha-motor.com.br - SAC Consórcio: 0800-774-3233 ou e-mail: sac.consorcio@yamaha-motor.com.br - SAC Banco: 0800-774-8283 ou e-mail: sac.banco@yamaha-motor.com.br - ou ainda o CAS - Atendimento aos portadores de deficiência auditiva ou de fala: 0800-774-1415. YAMAHA MOTOR DO BRASIL LTDA. YAMAHA MOTOR DA AMAZÔNIA LTDA. YAMAHA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO LTDA. BANCO YAMAHA MOTOR DO BRASIL S.A.


04 OUTUBRO 2015

Pacatuba

05 LANÇAMENTO

06

Projeto de Inclusão Profissional para jovens e adultos

07 08

CIDADANIA

Texto e Fotos: Luciano Moreira

A Escola Técnica de Maracanaú, que tem a frente o Professor Evaldo Dantas, lançou na tarde do dia 25 de Setembro, o Projeto de Inclusão Profissional para jovens e adultos, em parceria com os Poderes Públicos Municipais Executivos, Legislativos e a Comunidade. Um projeto ousado que visa alcançar 59 municípios dentre os quais já fazem parte: Aracoiaba, Baturité, Barreiras, Capistrano, Canindé, Fortaleza, Maracanaú e Maranguape. O projeto terá contra partidas da ETM que oferecerá bolsas com 60% de desconto e ticket refeição e as Prefeituras, garantirão o transporte e o estágio em suas unidades, evitando assim outro deslocamento dos alunos

em busca de estágio, retendo benefícios para as comunidades assistidas. Aos parlamentares, cabe a tarefa de articular junto aos gestores e suas comunidades a fim de divulgar o projeto. O Professor Evaldo citou o exemplo de Redenção, que há mais de 6 anos apoia a ETM e que estagiários foram efetivados nos quadros do município, através de concurso publico. Os Coordenadores: Jonnys Leite, falou da trajetória dos 22 anos da ETM e sua contribuição na formação profissional de mais de 70 mil alunos. Atila Silva, destacou o trabalho de receptividade com os alunos novatos que chegam inseguros para vencerem seus desafios.

MODA & BELEZA Texto: Tomé Gomes

Isabele Bernardo, a sedução do movimento O movimento mais que prefeito, poderia ser Mozart se fosse uma sinfonia ou até Wagner se fosse uma Valquíria, mas é a Isabele Bernardo que se move como se ouvisse musica e os seus movimentos são uma sinfonia para quem a vê.

O BABS & Mister P tem esse trabalho de descobrir para todos a beleza do movimento, em breve aqui no seu Expresso Metropolitano. Texto e Fotos: Tomé Gomes Facebook.com/ BABS & Mister P.

Semana do Trânsito - Cidade para pessoas: proteção e prioridade ao pedestre Foto: Divulgação

O Departamento Municipal de Trânsito realizou de 19 a 25 de setembro diversas atividades nas escolas do município dentro da programação da III Semana de Trânsito de Pacatuba. Os agentes realizaram blitzes

educativas nas principais vias da cidade onde distribuiram panfletos informativos. Realizaram palestras com foco na educação para um trânsito mais seguro e com menos vítimas. Fonte: Governo Municipal


05 OUTUBRO 2015

Redação Escola de Cidadania – ética, não violência e espiritualidade POLÍTICA - POLÍTICO – POVO

Atualmente vivemos em um verdadeiro dilema de incerteza, que envolve a sociedade e o quadro político brasileiro, em função dos diversos fatos ocorridos nesses últimos meses, em nosso país, quando diariamente surgem novas situações que nos leva a pensar que o ser humano não dispõe mais de condição de mudança em reforma de ordem moral. Por essa razão vamos tentar analisar esse quadro político atual verdadeiramente necessário a cada um de nós, para que possamos fazer uma reflexão profunda como deveremos nos comportar nesses próximos meses que envolve a mudança da estrutura política em nosso país. POLÍTICA – ciência dos fenômenos relativos ao Estado. Arte de BEM GOVERNAR OS POVOS. Habilidade no trato das relações humanas. Esse conceito ditado pelo catedrático Aurélio Buarque, nos impulsiona a refletir que estamos vivendo um quadro de completo descompasso do que está acontecendo bem próximo de nós. Em nosso entendimento social cientifico, a arte de bem governar deveria se relacionar com o quadro real da grande necessidade das aplicações de normas relativas às resoluções dos problemas sociais, que hoje são crônicos, na sociedade brasileira. Essa arte citada nas aplicações dos diversos princípios humanos, hoje deixar muito a desejar diante de toda a sociedade, que faz com que seus membros desacreditem nesses princípios humanitários. Sendo assim o conceito de POLÍTICA, fica bem distante de cumprir a grande necessidade de um bom trato nas relações humanas. POLÍTICO – dá, ou próprio da política. Que trata ou se ocupa de política. Cortês, polido. Esperto. (Aurélio Buarque) Um entendimento difícil de compreender, quando identificamos o indivíduo que se ocupa da política e que por sua própria opção se apresenta a uma sociedade, demonstrando reais interesses de buscar através de suas ações soluções para uma sociedade. O que encontramos no convívio da sociedade, no mundo político, são pessoas portadoras de entusiasmos “esperto”, que através de

um aprimoramento de conversações nefastas a comunidade que vive, deixa muito a desejar nas ações que poderiam ser de melhoria para um povo. A falta de compromisso. Hoje o que vemos, constitui uma grande falange de políticos representativos, interessados em sua melhoria de vida pessoal e através do que estamos acostumados a conviver no nosso dia, passa a ser uma situação extremamente normal para todos, que é reforçada com uma frase habitual: ”todo político é igual.” POVO – conjunto de indivíduos que falam (em regra) a mesma língua, tem costumes e hábitos idênticos, uma história e tradições comuns. Esse conjunto de indivíduos que somos, fazemos parte da mais importante célula da sociedade, onde a política e os políticos deveriam sobreviver de nossa participação ativa em todo o processo seletivo eleitoral para que a política e os políticos realmente cumprissem com a sua real missão de habilidades limpas, governasse bem a sua comunidade representativa. Hoje nós cidadãos, estamos mergulhados em desespero de opções por não mais acreditar nesses indivíduos que se infiltram principalmente nas pequenas comunidades, em que à informação não chega na sua real autenticidade, servindo esses processos de aliciamento, para ENGANAR, SOBREPUJAR, DESTRUIR, a todos. Daí passa a prevalecer, os verdadeiros interesses políticos que resultam na ascensão da melhoria de sua vida pessoal. A SOCIEDADE, precisa analisar melhor os momentos que se aproximam, procurando fazer uma real analise de situação principalmente sobre uma avaliação reflexiva e prática, daqueles que conseguiram chegar no pódio do poder e nada apresentaram de suas propostas. Cap NUNES R1 EB – Diretor 9 88013780 – 9 97637971 francisconunesmusic@bol. com.br facebook.com/Francisco Nunes Nunes

ARTIGO: SEUS DIREITOS

Partilha de bens na união estável exige comprovação do esforço comum Quando um casal desenvolve uma relação afetiva contínua e duradoura, conhecida publicamente e estabelece a vontade de constituir uma família, essa relação pode ser reconhecida como união estável, de acordo com o Código Civil de 2002 (CC/02). Esse instituto também é legitimado pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 226, parágrafo 3º. E durante muito tempo reinou o entendimento de que ante a dissolução da união estável impunha-se a partilha automática dos bens adquiridos onerosamente pelo casal durante o relacionamento, na proporção de 50% para cada um deles. Embora a caracterização a união siga necessitando de convivência pública, contínua, duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família, os procedimentos de divisão de bens referentes de sua dissolução têm se modificado com tempo. Por ser uma união que em muito se assemelha ao casamento, a jurisprudência dos Tribunais vinha acolhendo a tese de que ao final da convivência, haveria de se ter a partilha automática do patrimônio adquirido pelo caso. O próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ) vinha reforçando este entendimento. Contudo, em recente decisão, entendeu que tal instituto não pode ser aplicado de forma automática, devendo ser verificado no caso em questão o esforço em comum havido na constância da convivência. Para o Tribunal “O regime de comunhão parcial de bens (União Estável) não implica em presunção absoluta da união de recursos e/ ou esforços para o incremento patrimonial. Assim, caso uma das partes adquira patrimônio com recursos exclusivamente seus, sem colaboração da outra, não terá que dividir automaticamente este patrimônio quando da dissolução da união estável.” O referido julgado pode servir de parâmetro para outras decisões judiciais, tendo em vista que o STJ é a instância máxima de leis abaixo da Constituição. Elias Kleberson de Brito Advogado OAB/CE Nº 23.111 Tel.: 8844.6136

06 07

Trovas Líricas

EXPEDIENTE

UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES UBT de Maranguape

EXPRESSO METROPOLITANO é um veículo da Publicmais – Edição de Jornais e Revistas (registro nº 423498, de 15 de Agosto de 2013). Fundador e Editor: Luciano Moreira de Araújo Jornalista Reg./DRT/Ce nº 3411 Filiado a Aceji Mat. nº 1593. Projeto Gráfico: Mayara de Araújo Redação: Luciano Moreira Fotografia: Tomé Gomes e Paulo Moreira Design Gráfico Comercial: Raimundo Tinôco Adm/Financeiro: Christiane Conde financeiropublic@gmail.com Colaboradores: Aluízio de Araújo, Érika Alessandra e Rita Berlamino Comercial: Luciano Moreira (85) 8823.0050 e 9998.9426 lucianopublic@gmail.com Tiragem 5.000 exemplares Circulação Mensal no: Vale da Serra da Aratanha (Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiuba) Distribuição Gratuita para: Anunciantes, Academias, Assembleia, Associações, CDL, Bibliotecas, Câmaras, Comércio, Clínicas, Salões de Beleza, Escolas, Faculdades, Indústrias, Prefeituras, Sindicatos, Sine, Shoppings e Mailing via email e WhatsApp, para nossos contatos.

Queria ver a ciência Unida a sabedoria Uma gerando potência Outra total harmonia. Raimundo Rodrigues de Araújo A ciência só não prova O meu amor por você Mas, em um simples trova Te mostro meu bem querer. Luiz Carlos Brandão Louvo a materna ciência Que não se aprende na escola --Menina, tome “tenência”! Dizia a mãe da Carola. Maria Ruth Bastos A. Brandão O advento da ciência Contrapõe o divinal Passou a clarividência Para o concreto, o real. José Aureilson Cordeiro de Abreu Quem nos protege e sustenta Em nossa fidelidade É o dom que reinventa: A ciência, irmandade. Moreira Lopes (Dedé Lopes) Ciência tem é Jesus Que multiplicou o pão. Ainda tem anti-Cristo Que até se acha sabichão. Olga Rosália Silva Pedrosa Um homem tem o saber de ser dono da ciência, mas é preciso viver com singela consciência. Antônio Ivancy do Nascimento Se você tem piedade Do mais carente, do aflito Traz a si felicidade É verdade não é mito. João Osvaldo Soares (Vaval) Piedade e compaixão É natal do seguidor De Cristo o seu irmão Dando graças e louvor. Antônio Andrade Contato: ubt.mpe@gmail.com

08

Rua 110 nº 131 – A CEP 61.936-100 Conjunto Timbó – Maracanaú/ CE CNPJ 17.725.171/0001-80 Fone: (85) 3382.3270 jornalexpressometro@gmail.com facebook.com/jornalexpressometro www.jornalexpressometropolitano.com

O Jornal mensal mais lembrado na região


06 OUTUBRO 2015

Redação

07

Câmara aprova Projeto tornando de interesse público o Casarão de Dona Nair Matos Fotos: L M / Fitec

Texto: Luciano Moreira

Foi Aprovado na Câmara Municipal de Maranguape, Projeto de Indicação nº 223/2015, tornando de Interesse Público o Casarão de Dona Nair Cavalcanti Matos, situado na Rua Major Agostinho, 500, no Centro de Maranguape. O Projeto que teve como autor o Vereador Antônio de Castro, aguarda sanção do Prefeito Átila Câmara. O Expresso, ouviu a Senhora Edna Matos, filha de Dona Nair, que nos falou com saudosismo das experiências vividas com sua família naquele Casarão, “Antes, ali funcionou o Colégio Santa Rita, que foi fundado em 1930 pelas irmãs do Amparo e funcionava como internato e semi-internato. Era a melhor escola daquela época e nosso Pai, Jeová Figueiredo Matos, que era Coletor Federal em Maranguape, sempre foi um benfeitor da escola, então quando as irmãs, resolveram vender deram a preferência a ele, pela afinidade que havia. Essa iniciativa de preservação

nos agrada muito, apesar de alguns familiares pensarem em vender mas, acredito que haverá um entendimento pois é, muito importante resguardarmos nossa história, contribuindo assim para as futuras gerações.” Segundo o Vereador Antônio de Castro, em sua propositura o prefeito, na hora da desapropriação vai pagar aos herdeiros para que não traga nenhum prejuízo para os mesmos. Quanto ao município, não há problema porque existe projetos na esfera federal para aquisição desses bens, através da Lei Rouanet, e outros no Ministério da Cultura. Homenagem justa, o projeto inclui ainda sugestão de criação do Centro Cultural Nair Cavalcanti Matos, além disso, deverão ser preservados os bens tombados que compõem o conjunto arquitetônico do imóvel, Inclusive há também uma iniciativa de se construir uma estátua de Dona Nair, no jardim do casarão.

LETRAS

Almece comemora 32 anos de contribuição a cultura cearense

O Jornal mensal mais lembrado na região

Habitue seu filho a ler jornal

Aconteceu na noite de 29 de setembro, a solenidade de comemoração dos 32 anos da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, na Casa de Juvenal Galeno. Na ocasião foi lançado a V antologia da Almece 2015, com a participação de 21 acadêmicos. A intenção do Presidente Lima Freitas, é envolver o maior número possível de membros na próxima edição. Durante a solenidade foram agraciadas várias personalidades com comendas e títulos, dentre elas Luciano Moreira de Araújo, com o Título de Sócio Honorário, indicado por Francinete Azevedo, Secretária da ALMECE e Lima Freitas seu Presidente, pelos relevantes serviços prestados através do Jornal Expresso Metropolitano. http://almece.webnode.com.br

08


OUTUBRO 2015

Guaiúba RELIGIÃO

SERVIÇO

Caminhada homenageia São Francisco de Assis Ação Guaiúba - O Poder público nas ruas Fotos: Divulgação

Texto: Luciano Moreira

A Paróquia Jesus, Maria e José, com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaiúba realizou, no último domingo, 27 de setembro, a quinta caminhada de Assis, com concentração e saída às 2hs da manhã, da Praça do Santo Cruzeiro, em direção ao distrito de Água Verde. Foram 14 km de caminhada, acompanhada por mais de 2 mil fiéis que propagam a cultura religiosa da sede e distritos, do município. A caminhada que deu início às festividades em homenagem a

São Francisco de Assis, padroeiro da localidade de Água Verde. Que contou durante todo o percurso, com o acompanhamento da Polícia Militar, Comando de Policiamento Rodoviário, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, além de uma equipe do Samu. O objetivo é estimular o desenvolvimento turístico-religioso no município e fortalecer a tradição religiosa, resgatando os valores da família cristã, possibilitando uma efetiva participação da população.

O Governo Municipal de Guaiúba, promoveu no último dia, 26 de setembro, no Bairro Helder Bezerra, em frente a Igreja Matriz, um dia de serviços à população. O prefeito Kaio Holanda, a vice prefeita dona Verônica e a primeira dama, Juliane Silveira, estiveram presentes durante toda Ação, conversando com as pessoas e esclarecendo dúvidas sobre a administração #‎construindoumnovotempo. Durante o evento, aconteceram apresentações de alunos da professora Meiriane, alunos de

Acordeon do professor Ícaro, além de serviços como: Verificação de Pressão Arterial; Pesagem para o Bolsa Família; Contação de Histórias; Vacinação preventiva, H1 N1, tétano...; Atendimento Odontológico; Controle de Obesidade, além de outras. O prefeito Kaio Holanda, afirmou que o projeto Ação Guaiúba, continuará em outros Bairros e localidades, seguindo calendário que será divulgado posteriormente. Fonte: Prefeitura Municipal

Fotos: Divulgação

Jornal Expresso Metropolitano outubro 2015  

Jornal mensal. Circulação nos municípios cearenses, que compõem o Vale da Serra da Aratanha (Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiuba). Um...

Advertisement