Page 1

n HUMOR

8º Festival Nacional

n COMUNIDADE

n MÚSICA

Esporte

Violão e flauta

1º Torneio Beneficente de Futebol Socety em Maracanaú >> p4

de humor na cidade de Maranguape >> p3

Soarte promove oficinas em Pacatuba >> p5

n MEIO AMBIENTE

José Nizan Barros

Rezador e ambientalista nato

Um veículo da:

Ano III Edição XXXIV 28 de Junho 2016 R$ 0,60

metropolitano Leia online

jornalexpressometropolitano.com

jornalexpressometro

Expressando nossa gente

ACADEMIA

ACLA Empossa nova Diretoria para o biênio 2016 / 2018 Foto: LM

Luciano Moreira jornalexpressometro@gmail.com

O Jornal mensal mais lembrado na região Baixe o APP QR Code e acesse o Expresso digital Edições Anteriores

Academia de Ciências Letras e Artes de Columinjuba - ACLA, empossou sua nova Diretoria, na manhã de domingo 26 de junho, que irá guiar os destinos daquela arcádia no período de junho de 2016 a junho de 2018. Coube ao Cel. Èlio de Abreu Braga, presidir a Assembléia que empossou os novos diretores, que foram eleitos na Assembleia Geral de 29 maio passado, tendo sido eleita por aclamação a CHAPA PESIDENTE

`

EMÉRITO – AMÉRICO DE ABREU, com os acadêmicos infra relacionados: 1. DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente Pedro João de Abreu, 1º Vice Presidente Isla Maria Vidal de Assis, 2º Vice Presidente Paulo Roberto Neves Pereira, 1º Secretário Francisco José Moreira Lopes, 2º Secretário Maria Ruth de Abreu Brandão, 1º Tesoureiro Aluízio Moreira de Araújo, 2º Tesoureiro Iris Braga de Vasconcelos. 2. CONSELHO FISCAL:

Membros Efetivos: Pedro Jorge de Abreu Braga, Pedrina de Abreu Veras, José Antunes Teixeira Filho. Membros Suplentes: Maria Glice Sales Alcântara, Luciano Moreira de Araújo, Francisco Suedo Rodrigues. 3. CONSELHO DE ADMIN.: Membros Consultivos: Patronesse Clotildes de Abreu Pereira, Patronesse Alice Augusta de Abreu Brasil. Membros Deliberativos: Ex Presidente José Aramir Bezerra Pinto, Ex Presidente Elio de Abreu Braga, Ex Presidente José Eduardo Machado de Almeida, Ex Presidente Jose Aureilson Cordeiro de Abreu, Ex Presidente Walter de Borba e Veloso, Ex Presidente Nadia de Abreu Braga. Ficando o Presidente e o Secretário do Conselho de Administração a serem escolhidos pelos membros deliberativos entre os membros deliberativos, em posterior ocasião.

Circulação mensal no Vale da Serra da Aratanha (Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba)

REZADOR DA SERRA DE MARANGUAPE

No mês que se comemora o dia do meio ambiente (5 de junho), o Jornal Expresso Metropolitano, cumprindo seu papel de “Expressar nossa gente”, homenageia o Sr. José Nizan Barros, rezador da Serra de Maranguape, um ambientalista nato. Seu Zé Nizan, como é conhecido, nasceu e mora no Sitio Santo Agostinho, Pirapora, há 74 anos, aos seis, se iniciou como rezador, aos dez, começou a trabalhar com as raízes e plantas medicinais fazendo remédios caseiros, com os ensinamentos que recebeu de seu avô. De lá pra cá, perdeu as contas de quantas pessoas já curou, com seus saberes e práticas, em forma de remédios da terra, bênçãos e rezas, na busca de equilíbrio para o corpo e espirito. Pai de 11 filhos de dois casamentos, 80 netos, 49 bisnetos e 8 tataranetos, esse raizeiro tem o dom de perceber as doenças das pessoas, trabalhou como guia, trabalhou vacinando animais domésticos e conhece a Serra de Maranguape, de ponta a ponta. Atende as pessoas em suas residências, como diz” De dia e de noite, toda hora, nunca deixei de atender ninguém pois, me sinto bem com o que faço.”


JUNHO 2016

Maranguape

TIRADAS DO TITOLÉ

AÇÕES

Notícias do Meio Ambiente - SEAC em ação Texto e fotos: Lauriston Trindade

04 05

“A RESENHA DO FEIJÃO”

Essas piadas sobre feijão já encheram o saco... Mas é uma pena que não foi de feijão.

06

Quer ficar rico? Levanta cedo e vá plantar feijão.

Na manhã do dia 16 de junho foi recebido no Parque Professor Amorim Sobreira alguns alunos da APAE Maranguape. Na ocasião foi realizado um

piquenique com muita alegria, música, interação entre todos e educação ambiental. Foi uma ótima oportunidade de socialização para todos.

A SEAC e a EITA estão integradas nas ações de oportunizar ferramentas sociais e pedagógicas para melhor desenvolver a todos. Muito obrigado a Apae Maranguape por se fazer presente e integrar nossa semana de atividades de Meio Ambiente.

O Parque Municipal Professor Amorim Sobreira esteve, por toda esta semana, recebendo alunos. Tivemos música, conversas sobre educação ambiental e oficinas de reciclagem de materiais. Mais um mecanismo de transmissão de conhecimento foi estabelecido. Mais um canal de parcerias. A SEAC e a EITA produzindo interação.

07 08

O iPhone já é caro com um símbolo de uma maçã, imagine se fosse um feijão. A crise não está fácil, antigamente se ostentava com caviar, lagosta e camarão, hoje eu só com arroz e feijão já pago de bacana.

O feijão está tão caro, que em festa beneficente com doação de alimentos, quem dá feijão vai para área VIP. O feijão está tão caro, mas tão caro, que agora andar com casca de feijão no dente é ostentação. Decepção agora é abrir o pote de sorvete pensando ser feijão e encontrar sorvete. TITOLÉ & CIA Humorista Eltom Andrade (85) 99960.9738/ 98895.4594 titoleecia@gmail.com


JUNHO 2016

Maranguape ESPORTE

Inaugurado ginásio poliesportivo da Escola Municipal José Fernandes Vieira

HUMOR

8º Festival Nacional de Humor de Maranguape Luciano Moreira jornalexpressometro@gmail.com

Por Liliane Freitas

Os alunos da Escola Municipal José Fernandes Vieira, no Conjunto Pedro Câmara II, na Área Seca, têm um motivo a mais para comemorar. Após 30 anos de fundação, os estudantes terão um lugar apropriado para realizar as práticas esportivas. O prefeito Átila Câmara inaugurou dia 23, na unidade de ensino, com a presença da comunidade, o ginásio poliesportivo Prof. Raimundo Lúcio de Castro Coelho. O equipamento conta com um vestiário feminino e masculino, depósito e arquibancada. O ginásio poliesportivo faz parte do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), do Ministério do Esporte e conta com recursos próprios da Prefeitura de Maranguape. Segundo o diretor da escola José Fernandes Vieira, Eli

Foto: Divulgação

Mendes, o ginásio é uma grande conquista que veio para fortalecer a cidadania da localidade por meio da prática esportiva. Para o prefeito Átila Câmara, a obra garante um espaço digno para a juventude e a comunidade. “Estou muito feliz! Hoje, com os problemas que temos e enfrentamos, uma quadra poliesportiva é um dos maiores investimentos que um prefeito pode fazer na prevenção da violência, porque garante ao jovem um espaço digno para praticar esportes, além de garantir também que as famílias tenham um local para fazer um aniversário ou um evento e que a escola tenha um espaço próprio para fazer o seu festival de quadrilha, de pop rock, entre outros. Assim, a juventude passa a ter mais espaço” destacou Átila.

Risos para todas as idades, foi assim nos dias 24 e 25 de junho, na Praça Capistrano de Abreu, em Maranguape, onde aconteceu a 8ª maratona de gargalhadas. O Prefeito Átila Câmara e o Presidente da FITEC Fundação Viva Maranguape de Turismo Esporte e Cultura, André Cordeiro, fizeram a abertura do evento que já faz parte do calendário cultural maranguapense, desejando a todos muita diversão. Desde 2008 é assim, todo ano artistas locais e convidados prestam homenagem ao Mestre

do Humor Chico Anysio, com atrações reconhecidas pela sua arte de fazer rir, na sexta apresentaram-se Nikita, Elton Andrade, Ery Soares, Madame Mastrogilda, Barroada e a participação da banda The Dillas. Sábado subiram ao palco: Alex Nogueira, Manguaça, Anderson Justos, Rapadura e Dudu Riso, ficando o encerramento com o cantor Falcão. O Festival, abre portas para iniciantes na arte do humor, que vão se revelando para o mercado da cultura local e região pois, o Ceará é um verdadeiro celeiro de bons humoristas.

04 05 06 07 08

Fotos: Rita Belarmino / LM

n CIDADANIA

Prefeitura Promove VI Conferência da Cidade de Maranguape Luciano Moreira jornalexpressometro@gmail.com

O Prefeito Átila Câmara, presidiu na manhã de 15 de junho, a abertura da VI Conferência Municipal da Cidade de Maranguape, no auditório da Faculdade Kurios - FaK, no Bairro Outra Banda. Os trabalhos foram conduzidos pelo Professor Francisco Humberto de Carvalho Junior, do IFCE, onde ministra o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, por tanto um doutor no assunto. A Conferência foi promovida pela Prefeitura e teve como

Foto: LM

organizadores as equipes: André Câmara – Conselhos, Isla Marcia – Coordenadoria da Juventude, Silvio Nunes e Nilda Prata - Defesa Civil, Lauriston Trindade, Artur Abreu, Mariana Gurgel e Geraldo Fernandes – Seac, Cmt. Alfredo Mendes – Guarda Municipal. Em sua fala o Prefeito Átila, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e aos participantes pois, com a contribuição de cada um teremos um Maranguape melhor para se viver. Os objetivos da Conferência

são: propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos do Município, com os diversos seguimentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e o Desenvolvimento Urbano; sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes; propiciar a participação da sociedade em sua pluralidade e a realização de avaliações sobre a função da cidade e da propriedade, entre outros.


JUNHO 2016

Maracanaú CIDADANIA

Dr. Vicente Piauilino é Cidadão Maracanauense Foto: LM

Luciano Moreira jornalexpressometro@gmail.com

A Câmara Municipal de Maracanaú, realizou na manhã no último 22, Sessão Solene de Outorga de Titulo Honorífico de Cidadão Maracanauense, ao médico Dr. Vicente Amandio Piauilino,(foto: prestigiado por seu irmão Servulo Piauilino), uma iniciativa da Vereadora Beth Rosado, na ocasião também foram agraciados com o mesmo título o Professor José Giovani Gomes, por outorga do Vereador Cláudio Freitas e o Secretário de Infraestrutura Carlos Eduardo Borges Evangelista (Caê Pessoa),

indicado pela Vereadora Aline do Hospital. Antes da concorrida sessão foi servido um caffee-break, aos convidados, a sessão que teve como Mestre de Cerimônia o Radialista Gean Amorim e foi presidida pelo Vereador Carlos Gomes de Matos, Presidente da Casa. O evento muito prestigiado por parentes, amigos, empresários, políticos, dentre eles Dr. Roberto Pessoa Ex-Prefeito de Maracanaú, Deputada Federal Gorete Pereira, Deputada Estadual Fernanda Pessoa, Secretários, lideranças e a imprensa local, que prestigiaram os homenageados.

FORMAÇÃO

Escola Técnica de Maracanaú Realiza Formatura 2016.1 Fotos: LM

Luciano Moreira jornalexpressometro@gmail.com

Noite festiva, que teve como palco o auditório do Teatro Doriam Sampaio, em Maracanaú, sábado 25 de junho, assim, a Escola Técnica de Maracanaú realizou a Formatura 2016.1. Concludentes dos cursos de Enfermagem, Radiologia, Laboratório de Análises Clínicas e Administração, Diretores, Professores, familiares e Amigos, lotaram o Teatro para celebrar a Colação de Grau, dos alunos da Escola Técnica

de Maracanaú, são mais trinta e nove profissionais, que em breve integraram o mercado de trabalho. O Diretor-Presidente da ETM Evaldo Dantas de Castro, acompanhados dos Diretores e filhos: Daniel Dantas e Evaldo Filho, do Amigo Marcelo Cordeiro, um dos fundadores da Escola, Coordenadora do Núcleo de Estágio Elany Soares, Weydton Lopes Coordenador do Curso de Enfermagem, Coordenadora

Pedagógica Raquel Arruda e o Professor Antônio Eudes Representante do Conselho de Educação. Já o cerimonial ficou por conta da dupla Gabriel Rodrigues e Marilac Araújo e o musical com a formanda Suelane Costa e Michele Xavier. Evaldo Filho Diretor Pedagógico, falou representando os mestres da ETM, Daiana Ferreira falou em nome das turmas, Maria Melo Moreira, representou os formandos. O Prof. Antônio Eudes, do Conselho de Educação, Conclamou a todos a seguirem firmes em suas escolhas profissionais. No encerramento o Professor Evaldo Dantas, agradeceu a Deus, por mais esta conquista e aos familiares que contribuiram para os alunos alcançarem suas metas, desejando-lhes muito sucesso.

04

COMUNIDADE

1º Torneio Beneficente de Futebol 05 Socety Evangélico na Vila da Paz e Jardel, o escalonamento dos 06 times e orientação aos atletas, Luciano Moreira Jornalexpressometro@gmail.com

Com o apoio da Escola Técnica de Maracanaú, do NAMA Núcleo de Assistência Médica de Maracanaú, e com a organização da Pra. Rosa Dantas, realizouse na manhã de domingo 12, o 1º Torneio Beneficente de Futebol Socety Evangélico na Vila da Paz em Maracanaú, que teve a participação de quatorze times das diversas comunidades, cabendo aos pastores Nilson

que no ato da inscrição doaram alimentos para a manutenção dos programas assistências do NAMA. Paralela as atividades esportivas, houve também a prestação de serviços, como corte de cabelo, teste de glicemia e aferição de pressão arterial. Para a Pra. Rosa Dantas, o objetivo é o congraçamento das comunidades através do esporte e a promoção do lazer.

07

08

Fotos: Luciano Moreira / Jardel


04 JUNHO 2016

Pacatuba ENTRE UMAS & OUTRAS

05 MARKETING & POLÍTICA

MÚSICA

Oficinas de violão e flauta doce em Pacatuba Luciano Moreira jornalexpressometro@gmail.com

A CDL de Maracanaú, logo mais dia 13 de julho, completará 23 anos, crescendo com comércio local e para comemorar essas conquistas o presidente Antônio Câmara e toda Diretoria, já estão nos preparativos para celebrar dia 16, na sede da CDL, Av III nº 696 Jereissati I. Na ocasião haverá prestação de serviços para associados e a comunidade, também serão homenageados Empreendedores Lojistas destaques 2015.

A SOARTE - Sociedade Artística, promove oficinas de violão, flauta doce e teoria musical para a comunidade. Todas as atividades pedagógicas na área de música, são orientadas pelo professor e maestro Paulo Ferreira.

Um tabalho social que tem como propósito de fazer com que um grande número de jovens e adolescentes crescam e se interessem pela arte cada vez, mudando a vida da comunidade. Um local de encontro das linguagens artísticas, arte e cultura, que se aliam a educação.

FESTA DA COMUNICAÇÃO ACEJI - Associação de Jornalistas do Interior, fundada em 30 de junho de 1963, portanto comemorando 53 anos, convida a todos associados, familiares e amigos, para a Festa da Comunicação, numa parceria com Clube Icaraí , sábado 9 de julho, a partir das 8h da manhã, um dia de muita diversão, com banho de piscina, trenzinho da alegria, feijoada e muito forró com Vanessa Barros e banda. No decorrer do evento haverá um bingo e a renda será destinada a reforma do auditório da ACEJI. O Presidente João Ferreira, conclama a todos Jornalistas, Radialistas, Blogueiros e demais comunicadores da Web, para divulgar a festa em seus meios. Serviço: ACEJI e Icaraí Club promovem Festa da Comunicação Data: 9 de julho (sábado) Local: Clube Icaraí - Praça da matriz S/N, Caucaia Horário: A partir das 8h Mais informações: (85) 3318.1688 / 99732.5010 Luciano Moreira Jornalista - DRT/CE Nº 3411 ACEJI Matricula 1593 jornalexpressometro@gmail.com

A Arte da guerra eleitoral06 III Fotos: Divulgação

Chegamos ao terceiro fator que segundo o Mestre Sun Tzu, deve ser observado para que possamos vencer uma guerra: A DOUTRINA. “Por doutrina, refiro-me à organização, controle, atribuição do posto apropriado aos oficiais, a regulação das rotas de suprimento e a provisão dos itens importantes usados pelo exército.” Sun Tzu. Vamos abordar cada detalhe a começar pela organização: Uma campanha política em muitos momentos assemelha-se a uma organização empresarial, ambas devem deixar claro o escopo de sua atuação e cuidar para que a cultura organizacional seja compreendida e assimilada por todos. Tenha a certeza de que seus colaboradores, a militância e apoiadores, sabem exatamente o que você – candidato – deseja, seus princípios e bandeiras, devem estar claros e totalmente assimilados pela equipe, dessa forma, não importa quem vai desenvolver determinada ação, se ele conhece o NORTE da campanha e os princípios e valores do candidato e da candidatura, saberá traçar o melhor caminho para o sucesso. Outro fator destacado por Sun Tzu é o que chama de CONTRLE, afinal é fundamental manter o controle de todas as ações, como já diziam Robert Kaplan e David Norton, autores da metodologia BSC Balanced Scorecard “O que não é medido não é gerenciado”. Dizem que metade do dinheiro de uma campanha vai para o ralo. O problema é quem não se sabe que metade. Tenha certeza de ter um bom sistema de gestão para campanha. Não basta controlar apenas o financeiro, é fundamental controlar material de campanha, lideranças por bairro e localidade, quantidade de eleitores por local de votação, principais adversários, suplentes, número de residências, enfim, é necessário se municiar do maior número possível de informações, para que se possa ter o controle efetivo da campanha. Campanha não é coisa para amador.

07

08

Jorge Costa Consultor Marketing e Política http://jorgewcosta.com.br

MODA & BELEZA A Barbara é uma daquelas mulheres que toda a vida foi prejudicada por ser alta de mais, foi, porque agora não é mais. Encontrou no BABS & Mister P o espaço onde a sua altura é invejada por todas as que querem ter um espaço no mundo da moda. E ela faz jus à sua altura e não deixa por menos utilizar esse dom

que a natureza lhe deu para brilhar, do alto do seu 1,82 ela brilha mesmo, a sua vontade de estar na passarela fez com que mesmo depois de ouvir várias vezes não, tivesse esse querer de conseguir ouvir o sim e ai está ela desfilando, esse é o espírito BABS e aqui você vai ver em exclusivo no seu Expresso metropolitano.

Facebook.com/ BABS & Mister P. / jornalexpressometropolitano.com

Fotos: Tomé Gomes


05 JUNHO 2016

Redação A Minha trova modesta chega ser rica de amor sou capaz de fazer festa quando o tema é trovador. Raimundo Rodrigues de Araújo UBT-Maranguape/CE Trovador é um poeta de Sublime inspiração com linda rima dileta que enternece o coração. José Aureilson C. de Abreu UBT-Maranguape/CE Uma bela poesia E retratada na trova Tal qual uma sinfonia Que o bom trovador aprova. Moreira Lopes (Dedé Lopes) UBT-Maranguape/CE Em quatro linhas, diz tudo Se revela o trovador É sua voz, seu escudo Um poeta, um cantor. Luiz Carlos Abreu Brandão UBT-Maranguape/CE Aprendi a fazer trova Com um grande professor aqui perto está a prova Dedé Lopes – trovador. João Osvaldo Soares (Vaval) UBT-Maranguape/CE O Trovador não se cansa de trovar seu próprio nome e neste tema se lança para ver se mata a fome. Raimundo Rodrigues de Araújo UBT-Maranguape/CE Lá na casa do Vaval, é trova vai, trova vem. O trovador é legal, mas trova só pro seu bem. Olga Rosália Pedrosa UBT-Maranguape/CE Não posso ser Trovador com tanta guerra no ar. O Brasil só tem terror faz poesia mingar. Olga Rosália Pedrosa UBT-Maranguape/CE Soberano o trovador da vida tira poemas, extrai beleza, amor e existenciais problemas. Teresinha Vidal de Assis UBT-Maranguape/CE

Primeira Sessão Solene do Centro Cultural do Ceará Manhã cultural, realizou se no último dia 25, a Primeira Sessão Solene do Centro Cultural do Ceará - CCC. Cerimônia aconteceu na Casa Juvenal Galeno, Rua General Sampaio, 1128, no Centro de Fortaleza. A sessão foi dirigida pelo Presidente do CCC, Dr. Ernani Rocha Machado, e o Diretor da Casa de Juvenal Galeno, Dr. Antonio Galeno, que saudou a todos em nome da Casa e o Idealizador do CCC Francisco de Assis Clementino - Tizim, que convidou a todos para uma reflexão religiosa e saudou os novos acadêmicos: Francisca Liduina do Nascimento; Maurício Cabral Benevides Filho; Franklin Dantas Freire; Nicodemos Gomes Freire e Edmar Fernandes de Araújo. A acadêmica Vanessa Gomes de Moraes, fez a entrega aos novos acadêmicos do diploma de Membro Titular. O acadêmico Maurício Cabral Benevides Filho, falou em nome dos novatos.

UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES-UBT Maranguape ubt.mpe@gmail.com

Vanessa Morais e Nicodemos Gomes

Neuzimar Gomes, Mauríco Benevides, Dr. Ernanio Rocha, Antonio Galeno Júnior e Francisco de Assis Clementino - Tizim

Antonio Galeno e Luciano Moreira

Tizim, Liduina Nascimento e filho

07

EXPEDIENTE

Trovas Líricas

ESPAÇO ACADÊMICO

06

EXPRESSO METROPOLITANO é um veículo da Publicmais – Edição de Jornais e Revistas (registro nº 423498, de 15 de Agosto de 2013). Fundador e Editor: Luciano Moreira de Araújo Jornalista Reg./DRT/Ce nº 3411 Filiado a Aceji Mat. nº 1593. Projeto Gráfico: Mayara de Araújo Redação: Luciano Moreira Fotografia: Tomé Gomes e Paulo Moreira Design Gráfico Comercial: Raimundo Tinôco Adm/Financeiro: Christiane Conde financeiropublic@gmail.com Colaboradores: Aluízio de Araújo, Érika Alessandra e Rita Berlamino Comercial: Luciano Moreira (85) 98823.0050 / 99998.9426 lucianopublic@gmail.com Tiragem 5.000 exemplares Circulação Mensal no: Vale da Serra da Aratanha (Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiuba) Distribuição Gratuita para: Anunciantes, Academias, Assembleia, Associações, CDL, Bibliotecas, Câmaras, Comércio, Clínicas, Salões de Beleza, Escolas, Faculdades, Indústrias, Prefeituras, Sindicatos, Sine, Shoppings e Mailing via email e WhatsApp, para nossos contatos.

08

Rua 110 nº 131 – A CEP 61.936-100 Conjunto Timbó – Maracanaú/ CE CNPJ 17.725.171/0001-80 Fone: (85) 3382.3270 jornalexpressometro@gmail.com facebook.com/jornalexpressometro www.jornalexpressometropolitano.com

O Jornal mensal mais lembrado na região

Mauricio Benevides Benevides

Filho

e

Mauricio


06 JUNHO 2016

Redação

07 08

LEGISLATIVO

Patriarca faz solicitação em prol da Lagoa do Mingau no Conjunto Industrial Por: Valdelise Farias e Chagas Gomes

O vereador e médico Patriarca parabeniza o Prefeito Firmo Camurça, pela conclusão da Avenida Presidente José Alencar e a Duplicação da Avenida Pe. José Holanda do Vale, a qual está em conclusão. Com essas obras a população poderá fazer caminhada e outros tipos de atividades física, além de melhorar a acessibilidade e a segurança dos cidadãos. O Edil, que sempre tem

reivindicado ações de lazer para população de Maracanaú, por entender ser o lazer uma condição indispensável para uma vida mais saudável, solicitou ao Prefeito Firmo Camurça, a instalação de uma Pista de Skate localizada ao lado da Lagoa do Mingau, no Conjunto Industrial. A solicitação foi feita através do Requerimento Legislativo 317/2014, e atenderá os jovens do Conjunto Industrial e Esplanada do Mondubim.

LITERATURA

Lançada Coletânea Literária Integração Cultural Interestadual no Palácio da Luz

Fotos: LM

Fotos: Divulgação

TEATRO

Grupo Gama na estrada levando arte para o Ceará

Fotos: LM

Por França de Assis

Por Luciano Moreira jornalexpressometro@gmail.com

Com a participação de 66 coautores, dentre eles Neves Pereira, José Odmar De Lima Odmar, Pio Barbosa e Vicente Alencar, foi lançada nesta 4ª feira 15, na Academia Cearense de Letras - ACL, no Palácio da Luz, a Coletânea Literária Integração

Cultural Interestadual - Fortaleza/ Mossoró. Um projeto idealizado pela Escritora Maria Socorro Cavalcanti, organizado pela Jornalista Dyandreia Valverde Portugal, Prefaciado pelo presidente da ACL José Augusto Bezerra e Posfácio de Diogenes da Cunha Lima - Presidente

da Academia Norteriograndense de Letras. O evento contou com a presença da caravana cultural maranguapense, liderada pelo Professor Aureilson Abreu, representando a UBT e ACLA, para prestigiar o amigo e confrade Paulo Roberto Neves.

O Grupo de Artes Maracanãs – GAMA dá sequência a seu projeto GAMA na Estrada. No ano de 2015 o grupo de teatro de Maracanaú circulou com seus espetáculos; Em Pratos Limpos e A Peleja de Mazé com a Mulher do Diabo, nos municípios de Aracati, Icó e no distrito de Boqueirão de Boa Viagem. Participou do Escambo de Jaduís (RN), em um encontro especial de grupos de teatro de rua em prol da comunidades carentes. Nas apresentações em casa, na execução do projeto “Onde O Povo Está”, esteve na Praça da Liberdade (Conjunto Acaracuzinho), Praça Tenente Mário Lima(Centro) e por vezes na Praça da Alegria (Conjunto Jereissati I). Recentemente apresentou-se na Praça da Matriz de Baturité. A última apresentação ocorreu no domingo (29) com o espetáculo “A Peleja de Mazécom a Mulher do Diabo”. Sequência

de “Em Pratos Limpos”, apresentado anteriormente. A recepção calorosa do público foi fruto do apoio cultural da Prefeitura Municipal de Baturité, através de sua Secretaria de Cultura, que disponibilizou a estrutura necessária para o evento. Está previsto no projeto GAMA na Estrada, viagens para Ipu, Viçosa do Ceará, Guaiuba, Guaramiranga, Caucaia e Maranguape. Na previsão do projeto “Onde O Povo Está”, as praças do Olho D’Água, Industrial e Mucunã. O grupo segue em busca de patrocínio para difundir a arte pelo estado.


JUNHO 2016

metropolitano

“Expressando nossa gente�

Anuncie conosco >> (85) 3382.3270

Contatos Publicmais: (85) 98823.0050 / 99998.9426 lucianopublic@gmail.com

Jornal Expresso Metropolitano junho 2016  

Jornal mensal . Circulação nos municípios cearenses, que compõem o Vale da Aratanha (Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba). Um Veículo...

Advertisement