MUSEU DE LAMEGO | apontamentos março 2014

Page 15

edições

“Tapeçarias Flamengas do Museu de Lamego”

Textos Maria Antónia Quina e Rafael Moreira

Data de edição 1ª edição, junho de 2005

Depósito Legal 229.198/05

ISBN 972-776-072-4

Edição Instituto Português de Museus | Museu de Lamego

Que tapeçarias são estas? Confrontam-se com o testemunho de um encomendador, de um mecenas, de Disponível também em inglês: The Flemish Tapestries in the Museu de Lamego Disponível na loja do Museu.

um prelado - de uma, de duas, de quantas encomendas? E porquê estes temas raros, quase únicos, aparentemente únicos, como no caso de Édipo? são os testemunhos remanescentes de uma coleção de que dimensões? Que significado têm na história da tapeçaria em Portugal?

Esta obra apresenta um estudo aprofundado sobre as seis tapeçarias renascentistas do Museu de Lamego, no que respeita às suas origens, conceção, temáticas apresentadas e sua simbologia, devidamente enquadradas na relação com exemplares do mesmo período existentes em coleções internacionais. Por outro lado, também se contextualiza a cidade de Lamego no século XVI, como importante foco de convergência de diversos interesses artísticos e culturais. 15 | APONTAMENTOS

13 | APONTAMENTOS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.