Issuu on Google+

Boletim Informativo Bimestral Fundação Fé e Alegria/SP

Fevereiro/Março 2014

Educação é a nossa causa! De qualidade, para todas e todos!

GRAJAÚ EM FOCO

FÉ E ALEGRIA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA - FUMCAD

O Projeto Grajaú em Foco iniciou com muita disposição. Em março a turma saiu com máquinas fotográficas, cadernos, lápis a mão e uma enorme vontade de explorar! O destino escolhido foi o atracadouro da Balsa Bororé*. Antecedendo a saída, foi proposto um debate sobre o documentário "Grajaú, onde São Paulo começa" de João Cláudio de Sena, discutindo sobre as riquezas, as belezas, a arte e contradições da região onde vivem e crescem. Já no inicio da caminhada, se sensibilizaram com as muitas paisagens, flores, animais... Um mundo novo aos olhos que brilhavam a cada nova descoberta. De volta ao Centro Social, encantados com as belezas do caminho, perceberam quanto potencial há em sua comunidade e que é desconhecido pelos moradores da região e por grande parte da população da cidade de São Paulo.

Na última quarta feira (19/03/2014), houve a audiência pública referente ao decreto 54.799 de 29 de janeiro de 2014, realizada na Câmara Municipal de São Paulo, que confere nova regulamentação à Lei 11.247 de 01 de outubro de 1992 que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, estipulando as diretrizes para manutenção do fundo e seus trâmites legais. Fé e Alegria esteve presente, representado pelos seus colaboradores Clodoaldo Mushinski (Coordenador Regional São Paulo) e Jefferson Rodrigues (Coordenador Centro Social Grajaú). Na ocasião, foi submetida à mesa carta pública defendendo alterações no decreto em defesa dos direitos das crianças e adolescentes que se beneficiam do fundo. Assinaram o documento, além de Fé e Alegria, as instituições: Pastoral Fé e Política, Pastoral da Educação, Pastoral do Menor, Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo, Conselho Tutelar de Santo Amaro e Fórum Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente.

*A Balsa Bororé parte do bairro do Grajaú, a pouco mais de 2 km do Centro Social Fé e Alegria com destino à Ilha do Bororé. Da Ilha do Bororé sai a Balsa Taquacetuba em direção a São Bernardo do Campo. A Balsa João Basso transporta a maior quantidade de passageiros e chega ao Riacho Grande, também em São Bernardo do Campo. Todas atravessando o Reservatório Billings.O sistema de balsas é gratuito e funciona 24 horas.

ESCOLA DE BELEZA RESGATANDO DIGNIDADE DAS FAMÍLIAS Desde o dia 22 de Novembro de 2013, funciona em parceria com a paróquia São Luís Maria G. Monfort e com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), o Pólo da Escola de Beleza Fé e Alegria. Esta parceria tem possibilitado às famílias e a toda comunidade do entorno, a reconstrução da dignidade, com a profissionalização para qualificá-las a atuarem no campo da estética gerando e ampliando a renda da família e elevando a auto-estima. A escola de beleza oferece cursos em 4 modalidades da área de estética assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure, depilação e design de sobrancelha e maquiagem - atendendo por curso 10 pessoas a cada 2 meses. As inscrições acontecem no centro educativo de Taipas na rua Estrada de Taipas, 3630, às 4ª feiras, no período da manhã das 9:00h às 11:00h e no período da tarde das 14:00h às 16:00h. Maiores informações no telefone 3941-0077.

SELEÇÃO FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL - VOLUNTARIADO No dia 11 de março às 18:00 horas, Fé e Alegria São Paulo compareceu à sede do Banco Itaú Unibanco na Conceição para apresentar sua atuação ao comitê de voluntariado da Fundação Itaú Social, participando de processo seletivo de escolha de instituição a ser beneficiada com ações de voluntariado de grupo de Trainees do banco. O processo, que contou com a participação de outras organizações, foi organizado pela empresa Apoena Sustentável www.apoenasustentavel.com.br . Selecionado pelo comitê, o Centro Social Grajaú recebeu em 15 de março a visita do grupo de voluntários do banco para levantamento de ações. Entusiasmados, o grupo fez o levantamento e apresentou ações a serem realizadas no dia 12 de abril. Dentre as ações propostas destacam-se ações de infraestrutura voltadas para melhorias nos espaços e ações educativas e recreativas com educandos e seus familiares. Lançado em 2003, o Programa Itaú Voluntário é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Banco Itaú a partir do interesse dos colaboradores em engajar-se em ações sociais. Ele foi estendido gradualmente para as áreas administrativas e, em 2005, expandido para a rede de agências. Conta com mais de sete mil pessoas entre colaboradores e seus familiares e aposentados do Banco.

SALA TELEMÁTICA: VIDEOGAME E EDUCAÇÃO O Centro Social Taipas iniciou o ano com uma nova proposta educativa, a utilização de jogos de videogame no conteúdo pedagógico das atividades socioeducativas. "Um novo Papo" é um programa socioeducativo que traz de maneira inovadora a reflexão acerca do ALCOOLISMO NA FAMÍLIA, utilizando como estratégia o videogame promovendo momentos de reflexão a partir do jogo "Papo&Yo (Papai e Eu), que tem sua narrativa centralizada no realismo fantástico de uma favela onde moram Quico, um jovem garoto e seu melhor amigo, o "Monster", uma fera enorme, de dentes afiados, benevolente e dócil. No entanto, quando Monster avista e come um dos sapos venenosos presentes no jogo, seu vício, ele entra em um estado de extrema violência. Ainda assim, Quico não tem medo de sair em uma perigosa jornada para encontrar a cura para seu melhor amigo. O jogo é uma grande alegoria a história de seu criador, Vander Caballero, e seu pai alcoólatra e agressivo. "Um novo Papo" é realizado em parceria com a ONG Jogos pela educação, proporcionando uma atividade divertida, educativa e de rápida apreensão, respeitando a liberdade do jogo e a experiência estética em essência, junto ao favorecimento da reflexão e da aprendizagem.

FORTALECENDO A POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Em Taipas, desde 2013 é articulada a rede socioassistencial com organizações da sociedade civil e poder público para fortalecer e criar políticas públicas de assistência social. A rede, que recebeu o nome “Nós no Território”, tem por finalidade alimentar o observatório de políticas publicas em consonância com os serviços ofertados pelo poder público, organizações e as demandas existentes em cada atendimento. Para 2014, a rede “Nós no Território” definiu como temas de trabalho o aprofundamento da política de assistência social na cidade de São Paulo, a caracterização dos serviços tipificados e a caracterização do território. Rede Nós no Território: Fé e Alegria São Paulo, os Centros de Referência de Assistência Social de Pirituba e do Jaraguá, os Serviços de Assistência social à família Taipas e Pirituba, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos / Centro para Criança e Adolescentes Jardim Rincão e Padre Pio, o Núcleo de Assistência Social à Família da Unidade Básica de Saúde Parada de Taipas, o centro de Convivência da Associação AMORA e o Serviço de Acolhimento Institucional do Jaraguá

Fé e Alegria São Paulo - Rua Mairinque, 231 - Vila Mariana - 55 11 5549 8216 www.fealegria.org.br / www.facebook.com.br/fealegriasp


AÇÃO SP