Relatorio de sustentabilidade 2010

Page 33

Desempenho Desempenho Ambiental ambiental | 33

Conservação do solo é prioridade Solo saudável e de boa qualidade é fator preponderante para os negócios da Cosan, pois é nele que brota e se desenvolve a principal matéria-prima da Companhia – a cana-de-açúcar. Portanto, a conservação do solo e o combate à erosão são prioridades para a Cosan, bem como para todo o setor. Tais ações estão previstas no Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro, do qual a empresa é signatária. A Cosan utilizou aproximadamente 700 mil hectares, dos quais 350 mil são de terras próprias e arrendadas. Nessas, todo o trabalho, desde a preparação do solo até a colheita, é feito pela empresa, que conta com um sistema de georreferenciamento para otimizar e assegurar a qualidade necessária à conservação do solo (leia mais no capítulo Novas Tecnologias). O solo é preparado com fertilizantes químicos e naturais – insumos provenientes da cana processada. A vinhaça, subproduto da destilação do caldo, é utilizada como fertilizante com 1,5 a 3 kg de K2O/m3. Esse uso reduziu a necessidade de fertilizante potássio em 50% da área própria em 2009. A dose para aplicação no canavial é definida pela análise química do solo, e há um monitoramento segundo normas estabelecidas pela Cetesb. Para cada litro de álcool são produzidos, em média, dez litros de vinhaça. A torta de filtro – proveniente da filtragem do caldo – e a cinza das caldeiras – obtida da queima do bagaço – são usadas na adubação do solo como fertilizantes orgânicos, transformando em insumo o que, no passado, era resíduo do processo produtivo. A torta possui 70% de umidade, importante para plantios realizados em épocas secas. É rica também em cálcio e fósforo. Agregado às cinzas, o adubo tem maior concentração de nutrientes. Novas técnicas estão otimizando, a cada ano, o uso desses subprodutos, contribuindo para uma significativa redução no uso de fertilizantes químicos. Com

isso, além de agredir menos o meio ambiente, a prática gera economia. Com seu uso, hoje, a Cosan deixa de utilizar 45 mil toneladas de fertilizantes sintéticos, em média, a cada safra. Uma parte do combate às pragas da cana é feito por meio de controle biológico, ou seja, usando inimigos naturais. Com isso, a empresa tem um ganho de 35% no uso de herbicidas e fungicidas. Seguindo as boas práticas citadas no Protocolo Agroambiental, é feita a tríplice lavagem dos recipientes dos defensivos agrícolas no próprio campo. As embalagens são descaracterizadas, e o plástico é enviado para reciclagem. Cosan Combustíveis e Lubrificantes O risco de contaminação de solo nas atividades da CCL envolve, principalmente, a logística do combustível transportado para os postos de bandeira Esso – transporte realizado, em sua totalidade, por rodovias. Na área interna da unidade, onde estão localizados os tanques de armazenagem de matérias-primas, combustíveis e lubrificantes, o Sigo (Sistema Integrado de Gestão das Operações) assegura que todos os requisitos de segurança sejam atendidos, excedendo, inclusive, as regras previstas pelas normas regulamentadoras (NRs) e as exigências de agências ambientais estaduais. Um exemplo de cuidado que excede o exigido por lei envolve o fundo duplo nos tanques verticais. Embora não seja uma exigência das agências ambientais, os tanques verticais da CCL, em sua maioria, possuem o fundo duplo. Um plano diretor de meio ambiente prevê, para um futuro próximo, a instalação de fundo duplo nos tanques que ainda não o possuem, permitindo que haja maior controle em qualquer tipo de incidente ambiental.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.